ESEV - DPCE - Artigo em ata de evento científico nacional
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- Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissionalPublication . Pinto, Ana; Pacheco Figueiredo, Maria; Menezes, Luís“Aprender a ser professora: três reflexões sobre a Iniciação à Prática Profissional” foi o Relatório Final de Estágio (RFE) desenvolvido para a conclusão da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). Este relatório aborda três dimensões educativas, o contexto/ambiente, a relação e a ação/intervenção. O texto toma como base o relatório elaborado pela primeira autora, com a orientação dos outros dois autores, para refletir sobre aquilo que é o Relatório Final de Estágio deste curso, como é vivido por uma aluna e que impacto tem na aprendizagem de futuros professores e educadores. A reflexão produzida em torno das três dimensões propostas, cruzando experiências formativas e leituras sobre as temáticas abordadas, deixa transparecer as suas potencialidades para o vir a ser professor.
- Competência intercultural e performance criativa: práticas formativas na licenciatura em Publicidade e Relações Públicas.Publication . Cavadas, Leandro Ricardo; Figueiredo, Maria Pacheco; Martins, AmílcarApresentam-se resultados de uma investigação enquadrada no paradigma qualitativo que partiu do questionamento sobre uma prática artística para trazer para um plano reflexivo a presença das Artes em comunhão com a interculturalidade num contexto de Ensino Superior Politécnico, nomeadamente na Licenciatura de Publicidade e Relações Públicas. Tendo como partida a unidade curricular “Performance Criativa”, do 2.º ano do plano de estudos do curso, foi desenvolvido um percurso formativo onde se explorou uma prática performativa tendo como tema de fundo a interculturalidade. Este percurso teve a duração de um semestre letivo no qual participaram todos os discentes do 2.º ano do curso. Com este estudo procuramos o reforço das Artes nos currículos de formação não artística, realçando a importância da prática artística como uma componente fulcral na formação do aluno e onde fortalecemos as ligações entre o universo artístico e a dimensão cultural, presente através da interculturalidade, lançando propostas concretas que possam inspirar e ampliar a presença das Artes noutros contextos.
- Conceções e práticas de professores sobre a educação para a cidadania no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rocha, João; Costa Lopes, Ana Maria; Cardoso, Ana PaulaO trabalho de investigação desenvolvido visa sensibilizar a comunidade científica e, principalmente, todos os professores, para a necessidade de incluir a Educação para a Cidadania, de forma transversal, na sua prática pedagógica diária, tal como é preconizado pela tutela. A partir do estudo empírico realizado damos a conhecer algumas conceções e práticas dos professores, principalmente aquelas que podem ser encaradas como resistências dos mesmos à abordagem desta área. Trata-se de um estudo com caráter descritivo, recorrendo ao inquérito por questionário como técnica de recolha de dados. O instrumento elaborado para o efeito foi aplicado à população dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do concelho de Viseu, fazendo parte da amostra total da investigação noventa e um professores de quatro agrupamentos de escolas. De entre os resultados obtidos, salientamos que as metodologias que os docentes referem aplicar mais vezes para desenvolverem competências nesta área são os processos de trabalho reflexivo e de trabalho cooperativo entre os alunos. As dimensões da Educação para a Cidadania, definidas nos documentos orientadores, que os professores afirmam estar mais evidentes nas suas práticas são, em primeiro lugar, a educação ambiental/desenvolvimento sustentável, a educação para a igualdade de género e a educação para os direitos humanos. A extensão do currículo e a demasiada importância atribuída aos testes e exames são as maiores dificuldades apontadas pelos docentes à abordagem da Educação para a Cidadania.
- Diversidade familiar e escola: Um olhar sobre as famílias homoparentaisPublication . Xavier, PaulaEm Portugal, continuam a verificar-se reservas ao reconhecimento social da homoparentalidade, apesar da pesquisa científica internacional e das posições das associações profissionais, como é o caso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, reiterarem que o desenvolvimento e bem-estar de crianças e adolescentes são mais determinados pela dinâmica familiar e suporte social à família do que pelo género ou orientação sexual dos pais/mães. Tratando-se de uma temática que suscita opiniões e tomadas de posição nos diversos setores da sociedade, revela-se pertinente a reflexão sobre os eventuais desafios experimentados pelas famílias homoparentais ao longo do seu ciclo vital. Nesse sentido, o presente artigo propõe o enfoque na relação com os contextos escolares. Após o enquadramento do conceito e a sistematização dos consensos da comunidade científica resultantes da investigação realizada neste domínio, mormente no panorama internacional, terá lugar a análise do cenário do desenvolvimento das famílias homoparentais em Portugal. Concomitantemente, serão apresentados resultados parciais do estudo realizado no âmbito do doutoramento da autora, nomeadamente as perspetivas de pessoas sem e com filhos em torno dos projetos e vivências da homoparentalidade, em particular os aspetos percebidos como desafios e facilitadores na relação com o exterior, no contexto nacional. Por fim, serão apresentadas implicações para os contextos escolares, considerando também questões relacionadas com a formação dos profissionais. Pretende-se suscitar a reflexão crítica em torno da temática, reconhecendo o papel das escolas nos processos de transformação social promotores da afirmação e respeito pela diversidade, particularmente no que concerne às famílias homoparentais.
- Escola e práticas organizacionais: estudo dos processos de articulação do trabalho docente numa escola privadaPublication . Rocha, João; Ramalho, HenriqueO presente texto patenteia os resultados de uma investigação aplicada no âmbito organizacional de uma escola privada do distrito de Viseu, reportando-se ao trabalho organizacional desenvolvido pelos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) que aí exerciam a sua atividade profissional. Os principais procedimentos metodológicos contemplaram a entrevista exploratória semiestruturada, a observação direta não participante e a análise documental. O principal objetivo da investigação reportou-se à identificação de indicadores, no sentido de incrementar procedimentos organizacionais que viessem a promover, quer uma melhor articulação entre a ação dos atores organizacionais, a comunidade e a gestão educativa, quer condições facilitadoras da melhoria dos resultados escolares dos alunos. As principais conclusões apontam para a necessidade de: i) concretizar métodos e procedimentos promotores de uma mais substancial articulação do trabalho educativo, envolvendo, diretamente, as lideranças (de topo e intermédias) e os professores; ii) incrementar práticas de planificação a longo, a médio e a curto prazo, que viabilizem e justifiquem a colaboração e a cooperação articuladas ente os diferentes atores, seja numa perspetiva de trabalho de lecionação, seja no que concerne aos processos de tomada de decisão e planificação do trabalho escolar ocorrido no contexto organizacional em análise; iii) rever e atualizar, ainda que de forma flexível, o referencial normativo e programático, que deverá orientar as práticas dos atores/órgãos envolvidos na definição, planificação, orientação e supervisão do trabalho escolar realizado.
- Estudo Comparativo sobre o consume de produtos alimentares sustentáveis em Portugal e na turquia durante a pandemia de Covid-19Publication . Guiné, Raquel P. F.; Costa, D.; Celik, S.; Florença, Sofia De Guiné E; Ferreira, Manuela; Cardoso, Ana Paula; Cetin, S.; Costa, Cristina Amaro DaResumo: Os sistemas de agricultura biológica são sugeridos para substituir a agricultura convencional de forma a minimizar o impacto ambiental e preservar a biodiversidade. Pretendeu-se investigar as tendências dos consumidores e os hábitos de consumo de alimentos obtidos através da agricultura biológica em Portugal e na Turquia. Foi utilizado um inquérito por questionário online. Para o tratamento de dados, foram utilizadas técnicas estatísticas básicas complementadas com uma classificação em árvore destinada a avaliar a influência de fatores sociodemográficos no conhecimento sobre este tipo de alimentos. Os resultados mostraram que os padrões de consumo são semelhantes em ambos os países, com muitos participantes a consumir alimentos biológicos, especialmente vegetais e frutas, consumindo-os na sua maioria 2 ou 3 refeições por semana. As motivações mais fortes para consumir incluem benefícios para a saúde humana e menores impactos ambientais, enquanto a razão mais substancial para não consumir é o preço. Em ambos os países as pessoas têm bons conhecimentos sobre as vantagens dos alimentos biológicos em relação aos convencionais. Finalmente, a perceção do valor atribuído pela sociedade aos alimentos biológicos foi consideravelmente maior em Portugal. Estes resultados confirmam as tendências atuais dos consumidores para fazer escolhas alimentares mais sustentáveis, motivadas pelo percecionado impacto negativo da agricultura convencional nos ecossistemas e na saúde humana.
- Estudo Internacional do nível de conhecimento sobre insetos comestíveisPublication . Guiné, Raquel P. F.; Florença, Sofia De Guiné E; Ferreira, Manuela; Costa, Cristina Amaro Da; Correia, Paula; Cardoso, Ana Paula; Campos, Sofia; Anjos, Ofélia; Chuck-Hernandez, C.; Saric, M.; Papageorgiou, M.; Baro, J.; Korzeniowska, M.; Bizjak, M.; Bartkiene, E.; Tarcea, M.; Boustani, N.; Djekić, I.; Klava, D.; Damarli, E.Resumo: Introdução – O consumo de insetos é uma prática tradicional ao longo da história humana, mas o seu consumo é muito variável de acordo com a região do globo. Objetivos – Pretendeu-se investigar o nível de conhecimento sobre insetos comestíveis numa amostra de participantes de treze países. Métodos – Os dados foram recolhidos em 2021 por questionário online. Obtiveram-se 6899 respostas válidas. Para a análise dos dados usou-se análise fatorial, análise de clusters e testes qui-quadrado. Resultados – Foram usados 27 itens para medir o conhecimento, utilizando uma escala do tipo Likert de cinco pontos. Aplicando análise fatorial obteve-se uma solução que explica 55% da variância total observada. Esta inclui 4 fatores que retiveram 22 dos 27 itens iniciais: F1 = Sustentabilidade (8 it); F2 = Nutrição (8 it); F3 = Fatores de Produção (2 it); F4 = Preocupações com a Saúde (4 it). A análise de clusters produziu três grupos de participantes (indivíduos 'receosos', 'agricultores' e 'ecológicos'). A caracterização dos clusters revelou que a idade não influenciou a inclusão nos clusters, enquanto sexo, escolaridade, país, meio onde reside, área profissional e rendimento influenciaram a composição dos clusters. Conclusões – O nível de conhecimento sobre insetos comestíveis é altamente variável de acordo com as características individuais e localização geográfica. Por outro lado, a segmentação permitiu identificar 3 tipos de indivíduos, 'receosos', 'agricultores' e 'ecológicos'.
- Evaluating phenolic compounds in ethanolic extracts of cherry pitPublication . Dulyanska, Y.; Lima, M. J. Reis; Correia, Paula; Ferreira, Manuela; Fragata, Anabela; Cardoso, Ana Paula; Barroca, Maria João; Silva, A.; Cruz-Lopes, Luísa; Esteves, Bruno; Ferreira, José; Domingos, Idalina; Guiné, Raquel P. F.The climatic conditions in Portugal favoured the adaptation of the cherry tree allowing its cultivation in several regions of the country. Studies made by the Portuguese Bureau of Statistics – INE 1, showed that the Portuguese sweet cherry production has an implemented area of 6,387 ha, producing 9,241 tons of this fruit. Its production extends mainly to two regions: the North (area of 3,099 ha and production of 6,586 tons) and the Centre (3,177 ha and 2,510 tons), while the rest of the country and islands accounts for only 1.6% of the cherry production. There are several varieties of cherry in Portugal, and the most important traditionally cultivated are: “Saco da Cova da Beira”, “Saco do Douro”, “Lisboeta”, “São Julião”, Big Burlat, Maring, Napoleon-big-foot and Big Windsor, being the first four varieties native from Portugal. Cova da Beira is the most important cherry production area in Portugal, either in terms of production volume, or also in area. Additionally, the evolution of technological indicators associated with culture reveals a high degree of specialization of the “new” farms, almost always associated with other fruit crops, which coexist in a very significant number of smaller farms, of a family type, that constitute the historical legacy of cherry production on the hillside north of the Serra da Gardunha. Sweet cherry seeds result from processing sweet cherry for sweets, juices and jams’ production. Generally, seeds are considered a production waste, which gains a strong interest due to the environmental aspects related to waste disposal 2. Additionally, it is well documented that production waste, such as peels, seeds, and pomace, contain high-value bioactive compounds 3. Hence, the present work investigated the extraction of some bioactive compounds from cherry pits that originate from food manufacturing industries. The waste management company Nutrofertil, located in Portugal, namely in the district of Viseu (Tondela), provided the Seeds of Sweet Cherry (SSC) for this study. The seeds were milled and dried for stability and then used for extraction with ethanolic solutions at different percentages (from 50 to 100% water v/v). Variable temperatures were also tested and the extracts were used for quantification of phenolic compounds through spectrophotometric techniques. The material was analysed to verify that it was exempt of hydrocyanic acid. Statistical techniques were used to treat the data: (a) Hierarchical cluster analysis using squared Euclidean distance and average linkage between groups method; (b) Principal component factor analysis with Varimax rotation. The results indicated that extraction at 40 ºC with magnetic stirring and using aqueous solutions of ethanol (water:ethanol ratio = 80:20, % v/v) constitute a separate cluster. Also, extracts obtained with similar conditions but for the temperature of 35 ºC constitute another isolated cluster. Factor analysis revealed a grouping structure with four clearly distinct clusters (Figure 1). Group G1 accounts for the samples with water:ethanol 80:20 (% v/v) and a temperature of 35 ºC, corresponding to the extraction of higher amounts of anthocyanins. Group G3 includes the extractions with 100% water at 70 ºC (G3), with lowest contents of anthocyanins and flavonols. The remaining groups are divergent according to the values of total phenolic compounds. In group G4 are included samples in which were quantified high values for total phenolic compounds, flavonoids, proanthocyanidins, ortho-diphenols and phenolic acids, while G2 corresponds to samples with smaller amounts of those compounds. In conclusion, investigating the extraction potential of different conditions it was allowed to optimize the experimental conditions more favourable to maximize the recovery of certain bioactive compounds, which can have multiple applications as antioxidant substances after rigorous quality control regarding possible concentrations of hydrocyanic acid.
- Formação Inicial de Professores: um modelo emergente de supervisãoPublication . Rocha, JoãoOs desafios da complexidade, da globalidade, da mutação, da contextualização, da interatividade, da flexibilidade e da preparação para o incerto, os paradigmas de formação, as diversas óticas de desenvolvimento profissional e as diferentes perspetivas de supervisão sobre a Prática de Ensino Supervisionada na formação inicial de professores, estimulam as instituições de ensino superior para a mudança e para novas e diferentes responsabilidades na formação e desenvolvimento profissional de professores. As oportunidades de mudança plasmadas no atual regime jurídico de habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, colocaram novas exigências e alterações à Formação Inicial de Professores, nomeadamente à Prática de Ensino Supervisionada, abrindo oportunidades de renovação do ensino superior. A investigação que desenvolvemos, enquadrada na atual conjuntura de transição paradigmática e de complexidade, tem como finalidade, construir conhecimento no âmbito da supervisão, tendo em vista a identificação da possível emergência de um novo modelo supervisivo nos discursos sobre a supervisão, perspetivado para uma maior qualificação dos futuros profissionais do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Para alcançar o objetivo proposto, propusemo-nos desenhar e realizar uma investigação centrada numa abordagem de natureza qualitativa, relacionada com o paradigma fenomenológico-interpretativo, utilizando como instrumento de recolha de dados, o inquérito por entrevista. A entrevista foi aplicada a responsáveis educativos que participaram na criação e/ou adequação dos cursos de Formação Inicial de Professores do 1.o Ciclo do Ensino Básico aos diplomas legais que regulam a referida formação e a especialistas nacionais de supervisão. Procurando uma leitura global dos resultados obtidos, destaca-se a necessidade de adequar as práticas supervisivas aos desafios colocados pelas sociedades contemporâneas, pelo que, dos discursos dos interlocutores emerge um novo modelo de supervisão, mais adaptado às novas contingências e conjuntura (em que a formação é bietápica e a prática perde espaço) e perspetivado para uma maior qualificação dos futuros profissionais da educação e para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, que denominamos bioecodesenvolvimentista e integrador e que é necessário aproveitar e pôr em prática, possibilitando uma formação mais adequada aos futuros professores do 1.o Ciclo do Ensino Básico.
- Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formaçãoPublication . Rocha, João; Mendes, Adriana; Aguiar, Maria CristinaA formação inicial de professores ao nível musical tem vindo a ser estudada e discutida ao longo dos tempos. Neste sentido, apoiados em diferentes estudos e autores, considerando que a prática musical continua a ser muito reduzida no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), e que os professores deste nível de ensino possuem uma formação musical insuficiente, desenvolvemos um estudo onde pretendemos identificar e compreender as perspetivas dos professores acerca da sua formação musical para a lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical (EEM). Estas questões avolumaram-se aquando da realização da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), uma vez que não foram observados quaisquer momentos de prática musical nas escolas cooperantes. Foi realizada uma investigação suportada por uma metodologia quantitativa, de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, aplicado a cento e trinta e três professores do 1.º CEB de quatro Agrupamentos de Escolas do concelho de Viseu. Foi possível concluir que a grande maioria dos docentes não possui uma formação inicial adequada para lecionar a área disciplinar de EEM, o que condiciona a aprendizagem dos alunos. Todavia, embora os docentes reconheçam a importância da música para o desenvolvimento global do aluno e para o desenvolvimento das suas competências e capacidades, e apesar de considerarem que a sua formação inicial é pouco adequada para a lecionação da EEM, a maioria não procura formação especializada com o intuito de atualizar os seus conhecimentos. Refira-se que a música é remetida, por grande parte dos docentes, para as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), não tomando em consideração o caráter facultativo da frequência das mesmas. Por fim, constatámos que a quase totalidade dos inquiridos considera que a lecionação da EEM deve ser da responsabilidade de um professor especializado em música com a colaboração do docente titular de turma.