ESEV - DCEN - Livro, como autor ou coautor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCEN - Livro, como autor ou coautor by Title
Now showing 1 - 10 of 22
Results Per Page
Sort Options
- Actas do XIII Seminário de Investigação em Educação MatemáticaPublication . Menezes, Luís; Cunha, Helena; Tavares, FernandaEste livro contém um conjunto de artigos de investigação resultantes do XIII Seminário de Investigação em Educação Matemática.
- Actas do XXI Seminário de Investigação em Educação MatemáticaPublication . Gomes, H.; Menezes, Luís; Cabrita, IsabelEste livro contém os textos integrais das comunicações apresentadas no XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática.
- Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemáticas.Publication . Martinho, Maria Helena; Tomás Ferreira, Rosa; Boavida, Ana Maria; Menezes, LuísEste livro contém os textos das conferências plenárias e das comunicações orais, após revisão por pares.
- Geometria e medida no ensino básicoPublication . Breda, Ana; Serrazina, Lurdes; Menezes, Luís; Oliveira, Paulo; Sousa, HéliaEste livro fundamenta o tema Geometria e Medida do PMEB, incluindo também algumas tarefas.
- Histórias com... matemáticaPublication . Menezes, Luís; Rodrigues, Cátia; Ferraz, Liliana; martins, ana patríciaMatemática e Literatura, porque não? A ideia de associar a Matemática à Literatura, não sendo nova, é contudo pouco discutida e, menos ainda, concreti- zada em Portugal. Escrever sobre Matemática, para crianças e de modo ficciona- do, implica, em primeiro lugar, considerar que esta área do conhecimento pode ser um tema interessante para desenvolver. Em segundo lugar, é imprescindível que os autores tenham uma certa proximidade com esta área do saber, facto que envolve a posse de um conjunto mínimo de conhecimentos sobre os quais se vai ficcionar. Os problemas que existem no nosso país com a aprendizagem da Ma- temática, a imagem social que a disciplina ainda tem e uma certa visão da Litera- tura e da Matemática como áreas opostas têm contribuído para que a ficção de autores portugueses, nesta área, seja diminuta. Ainda assim, vale a pena destacar alguns livros, como Figuras figuronas, de Maria Alberta Menéres, e O pequeno livro de desmatemática, de Manuel Pina. Enquanto o primeiro livro fala da poesia que é possível encontrar nas formas geométricas, o segundo mostra, de forma divertida, a Matemática nos números e nas operações.
- Histórias. .. com Matemática IIIPublication . Menezes, Luís; Novo, Sónia; Lucas, António; Silva, Miguel; Batista, CláudiaTrata-se de um livro com 10 histórias destinadas a crianças e jovens sobre Matemática, escritas em prosa e poesia. Os autores são crianças e professores (de Matemática, de Português e Educadores matemáticos).
- Histórias... com Matemática IPublication . Menezes, Luís; Rodrigues, Cátia; Ferraz, Liliana; martins, ana patríciaEste livro apresenta 14 histórias infantis, alusivas à matemática, criadas por crianças de 9 a 12 anos de idade.
- Histórias... com Matemática IIPublication . Menezes, Luís; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Cosme, CatarinaEste livro é constituído por nove histórias infantis sobre a matemática.
- Histórias... com Matemática IVPublication . Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; martins, ana patrícia; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Menezes, Luís; Amador, ConstançaEscrever sobre Matemática pode assumir diversas formas. Uma das mais interessantes é construir histórias que mobilizem, de forma direta ou indireta, conceitos matemáticos. Na escrita destas histórias, os autores fazem uso do seu conhecimento matemático para criarem contextos imaginativos nos quais as personagens realizam ações compreensíveis à luz desse conhecimento. A escrita das histórias tem valor educativo, contribuindo para desenvolver a criatividade, ao mesmo tempo que desenvolve a capacidade de comunicação escrita e o aprofundamento de conceitos matemáticos. Cientes disso, a Área Disciplinar de Matemática da Escola Superior de Educação de Viseu realiza, desde 2007, o concurso literário “Histórias… com Matemática”. Algumas dessas histórias foram selecionadas e, juntamente com histórias de autores convidados, deram origem a três publicações: Histórias… com Matemática I, II e III. O livro que agora se apresenta é o quarto volume desta coleção, contando com seis histórias provenientes deste concurso (apresentadas entre 2011 e 2020) e de duas histórias escritas por dois trios de professores da ESEV convidados, das Áreas Disciplinares de Matemática e de Português. Neste quarto volume, à semelhança dos anteriores, a ilustração das histórias e toda a edição do livro esteve a cargo dos estudantes da ESEV. Desta vez, o trabalho foi realizado no âmbito de uma unidade curricular de Técnica e Tecnologias Artísticas, do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Com este livro, esperamos contribuir para a criação de momentos prazerosos de leitura em torno de ideias Matemáticas.
- Humor in mathematics teaching: tasks for the classroomPublication . Menezes, Luís; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Ribeiro, António Augusto Gaspar; martins, ana patrícia; Flores, Pablo; Viseu, Floriano; Oliveira, A. M.; Balula, João Paulo; Delplancq, VéroniqueThis book, Humour in Mathematics Teaching: tasks for the classroom, is a corollary of Humat Research Project (Humour in Mathematics Teaching), developed by the Higher School of Education of Viseu (Portugal), in partnership with the University of Minho (Portugal), the University of Granada (Spain) and the University of Mendoza (Argentina), with the support of the Polytechnic Institute of Viseu (Portugal) and of the CI&DETS. The project rests upon two fundamental assumptions. On the one hand, it assumes that humour plays a crucial role in creating a learning environment that can boost the students’ motivation and encourage them to learn mathematics. On the other hand, it assumes that the understanding of humour and the learning of Mathematics are two activities that require a good reasoning capacity. It also recognises that the exploratory teaching of mathematics, based on the work of the students leading to the completion of challenging mathematical tasks, provides a high potential for learning. All those considerations led to the birth of this book that offers mathematical tasks with a humorous twist and whose main goal is to fulfil these two functions: to persuade students to learn and make them think about humorous situations that involve mathematical concepts. To achieve this goal, the book is organised into two sections. The first is devoted to a brief introduction to the concept of humour and the other concepts that are associated to it approaches the concept initially in a broader sense, then focusing on the teaching of Mathematics. The largest section of the book, the second, is devoted to the presentation of mathematical tasks that are based on panels or comic strips involving humorous and witty content. The tasks suggested were planned for an exploratory-type teaching of mathematics and therefore they generally have an open nature. Almost invariably, we start by asking the student to describe the situation presented and to say whether or not they consider it funny. After this first request, we present others of a more specific nature. The selected tasks focus on mathematical topics that are taught in basic education. Our proposals can be used in two different circumstances. Some were designed to introduce new topics and others to consolidate previously learned knowledge. Tasks can be used and explored at different school levels, as long as we adapt the questions’ instructions or the way we guide the students’ work. The tasks are different according to the kind of reaction they are meant to trigger in students. Some tasks value affective/emotional aspects as they seek to seize the students’ attention and keep them engaged in their learning, thinking about an unexpected situation presented. Other tasks are focused on the development of cognitive and intellectual aspects. With those tasks, the students’ work goes far beyond the mere focus on learning. It represents challenges that arise from the cognitive ruptures that were conveyed by the proposed situations/tasks. For each task, we present a brief description of the situation and then we come up with didactic considerations about the several questions involved.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »