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Recent Submissions
- EditorialPublication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Pato, Lúcia; Amaral, Odete; Relvas, Susana; Fidalgo, Susana
- Humor as a new teaching perspective for allPublication . Oliveira, Ana MariaThe importance of humour has been increasing the interest in its potential applications in a variety of professional domains. This is the case of education which was traditionally seen as a serious undertaking where there was no place for humour. However it is now understood that it is possible and very advantageous to make learning fun. In the classroom, teachers should assume the role of learning mediators. so it seems pertinent to assess teachers’ ability to process humour information through humorous texts.
- Iluminados pelos Livros – Promoção da Leitura através da Animação ArtísticaPublication . Balula, João Paulo; Almeida, Lina; Souto E Melo, Ana LuísaA leitura é uma atividade crítica para o desenvolvimento e para o progresso social. Esta atividade é imprescindível para compreender e interpretar o mundo que nos rodeia. Apesar da diversidade, cada vez maior, dos suportes para a leitura, justifica-se, ainda hoje, realçar a centralidade do livro, que se mantém, na cultura ocidental, há vários séculos. O póster “Iluminados pelos livros” resulta da reflexão, e pretende fazer refletir, sobre a promoção do livro e da leitura através da animação artística. Assim, destaca-se o impacto de uma instalação, parte do projeto “Procissão dos Livros”, implementado no âmbito do Mestrado em Animação Artística, na Escola Superior de Educação de Viseu, como apogeu de uma performance artística que percorreu as ruas da cidade, entre o parque Aquilino Ribeiro e a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva. Esta instalação voltou a ser apresentada ao público, num segundo momento, como forma de celebrar o dia mundial do livro (23 de abril de 2014). Adereços da “procissão”, manequins, livros e lâmpadas, tendo o ritual como mote inspirador, provocaram milhares de utilizadores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, uma instituição direcionada para a formação científica, cultural, artística e técnica de profissionais do desporto, da educação, da comunicação e das artes, num átrio coberto por um lanço de escadas suspensas e ladeado por três painéis que integravam texto e imagem. A forma como, no projeto, houve a apropriação do ritual para promover a leitura despertou o interesse de um público diversificado e permitiu-lhe uma forma diferente de fruir uma manifestação artística, ao mesmo tempo que era interpelado para a leitura.
- Valezim: 1201 (Tradução do Foral de Valezim de 1201)Publication . Balula, João PauloTradução para Português (a partir do texto em Latim) do primeiro foral de Valezim, datado de 1201, dado pelo senhorio dessas terras que pertenciam ao Convento de Santa Cruz de Coimbra. É por este foral que Valezim passa a ser vila.
- A Língua Gestual Portuguesa (LGP) na construção da cidadania: uma face do cosmopolitismoPublication . Silva, Ana Isabel; Oliveira, Ana Maria
- Para um desenvolvimento de competências interculturaisPublication . Silva, Ana Isabel; Dosh, Sara; Castro, Silvia; Gueidão, Gina; Garbarino, Sandra; Hidalgo Downing, Raquel; Salum, Se Hong ChanEl grupo de Galapro “Intercomprensión e interculturalidad”, está compuesto por participantes de lenguas romances, en su mayoría formadores, que han decidido relacionar de alguna manera la intercomprensión entre las lenguas de una misma familia con cuestiones relacionadas con la diversidad de culturas y costumbres. El objetivo marcado es la realización de un artículo o trabajo que analice un aspecto concreto de la interculturalidad en una sesión del Chat de una plataforma anterior, denominada Galanet, donde se investigaba y ponía en práctica la intercomprensión. Concretamente, hemos decidido tratar las formas de la cortesía en este lugar y entre lenguas/culturas distintas. Pero para ello, presentaremos primero una serie de características que nos sitúen en esa nueva forma de comunicación que es el Chat. Tras los análisis concretos de distintos aspectos de la cortesía (traducción e interculturalidad, otros aspectos y las negaciones y sus respuestas) propondremos algunas aplicaciones didácticas posibles en base a todo lo estudiado. En concreto, ofrecemos un cuestionario para los participantes en chats de diversas lenguas para conocer las representaciones sobre la interculuralidad y la cortesía que manejan. Algunos de los objetivos de estas propuestas didácticas podrían ser: encontrar modos de potenciar la interculturalidad, conocer las costumbres y modos lingüísticos corteses y descorteses de otras culturas para evitar el conflicto, deconstruir mitos y anular estereotipos, etc. Los materiales utilizados para componer este artículo han sido en primer lugar, ejemplos de Chats extraídos de Galanet que trataban diferencias culturales y/o lingüísticas. Entre ellos tenemos, una sesión que se ocupaba de lo no verbal y lo gestual entre extranjeros, otra que trataba sobre los falsos amigos, un Chat denominado “Agua”, pero que se dedicaba a las interferencias entre lenguas romances y experiencias en el extranjero de los participantes y finalmente, el Chat “Comida” que es el que hemos elegido para realizar nuestro análisis y que incluye varios temas “interculturales” como el orden de las comidas o la forma de leer la hora. Además de esta base de datos que recopila ejemplos empíricos se han incluido en los foros otros artículos de carácter teórico, como aquel que trata las formas de gestionar el conflicto en los chats y foros , varias fichas de lectura tomadas de Galanet y Galapro y se nos ha animado a visitar los ficheros específicos de esta segunda plataforma que trataban sobre la intercomprensión.
- O papel da educação na promoção da diversidade e sustentabilidadePublication . Oliveira, Ana MariaNa sequência de todos os problemas do foro ambiental, económico e de todas as calamidades sociais que têm caracterizado as sociedades actuais, encontramo-nos perante uma «autêntica emergência planetária», que exige uma rápida mudança nos nossos hábitos e comportamentos (Gil-Pérez &Vilches, 2006). Como a educação desempenha um papel crucial na mudança que se faz sentir, no seu 57th encontro em Dezembro de 2002, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclama os anos 2005 a 2014, como a Década para o Desenvolvimento Sustentável, enfatizando que a educação é um elemento indispensável para alcançar o desenvolvimento sustentável: «there is a world where everyone has the opportunity to benefit from education and learn the values, behavior and lifestyles required for a sustainable future and for positive societal transformation» (UNESCO, 2004: 4). A educação para o desenvolvimento sustentável é vista como um processo de aprender para mudar, uma aprendizagem sobre como tomar decisões que considerem os futuros da economia, da ecologia e da igualdade de todas as comunidades a longo prazo (Tilbury & Podger, 2004). A educação para o desenvolvimento sustentável passa pelo desenvolvimento de capacidades pessoais de análise, avaliação, criatividade, comunicação, cooperação, assim como pelo fortalecimento da motivação e coragem necessárias para a efectiva implementação da mudança. A educação tem como objectivo alcançar a sustentabilidade, diferindo dos enfoques anteriores da educação ambiental, uma vez que visa desenvolver relações mais próximas entre a qualidade ambiental, a equidade humana, os direitos humanos e a paz, não se focalizando apenas na dimensão ambiental. Contudo, importa salientar que não existe um modelo universal de educação para o desenvolvimento sustentável, tem de ser adaptada aos contextos em que decorre, tendo em conta não só os aspectos económicos, sociais e culturais mas, principalmente, as necessidades, expectativas e contextos vivenciais dos educandos. Ela é tão importante e relevante para os países desenvolvidos como para os países em vias de desenvolvimento. Assim, cada país, em cada região, em cada escola, deve criar o seu próprio modelo de educação, definindo objectivos e prioridades de forma a ir ao encontro das condições ambientais, sociais, económicas e culturais que vivencia. Importa salientar que a educação para o desenvolvimento sustentável é destinada a todos e a sua perspectiva de aprendizagem é para a vida inteira, envolvendo diferentes espaços, formais e informais, da infância até a fase adulta. Assim, a par de uma educação que consciencialize os alunos para os problemas do foro ambiental e económico-político que ameaçam o nosso Planeta, é imprescindível integrar a diversidade linguística e cultural no quadro de uma educação para o desenvolvimento sustentável, que prepare os alunos para a convivência, para o respeito e diálogo intercultural num mundo globalizado. Esta interdisciplinaridade e integração curricular da sensibilização à diversidade linguística e a educação para o desenvolvimento sustentável é imprescindível uma vez que os problemas globais que hoje enfrentamos implicam que os cidadãos actuais e das gerações futuras sejam capazes de estabelecer interligações entre diferentes assuntos, de compreender interacções que lhes permitam entender como se organiza e evolui a sociedade, bem como descodificar os desafios dos nossos tempos. E somente uma integração do desenvolvimento sustentável no currículo de forma global e transdisciplinar pode preparar os alunos para pensarem da forma holística, interactiva e crítica.
- Há um falar e dois entenderesPublication . Oliveira, Ana Maria; Adão, TeresaHá um falar e dois entenderes numa perspectiva da psicolinguística, mostrando que o conteúdo de uma palavra ou expressão pode/tem sempre um segundo "entender"