Loading...
20 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 20
- O encontro da arte digital com a aprendizagem das lĂnguas estrangeiras no ensino superior em Portugal: uma experiĂŞncia de interdisciplinaridadePublication . Delplancq, VĂŠronique; Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, EmĂlia; Oliveira, Isabel; Pereira, JosĂŠ; Lopez Garcia, Patricia; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, SusanaUm dos desafios atuais do Ensino Superior (ES) ĂŠ inovar nas suas prĂĄticas, con-siderando o estudante como ator ativo da sua aprendizagem, na perspetiva das exigĂŞncias do mercado do trabalho, a sua rĂĄpida evolução e a variedade de ca-pacidades requeridas. A criação de narrativas digitais nĂŁo lineares dinâmicas com o Korsakow 6 revelou ser uma ferramenta poderosa na aprendizagem ati-va das lĂnguas estrangeiras (LE): estimula a mobilização de competĂŞncias em diversas ĂĄreas e constitui uma forte motivação para os estudantes do sĂŠculo XXI. O projeto JASM (Janela aberta sobre o mundo: LE, criatividade multimodal e inovação pedagĂłgica no ES), desenvolvido por uma equipa pluridisciplinar de docentes do ES, utiliza este sistema para produzir curtas-metragens, em francĂŞs e inglĂŞs, por alunos do curso de licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tendo por base o percurso de vida e as tradiçþes de imigrantes em Viseu. Recorre a abordagens diversas, de criação e de diferentes modos, com o objetivo de levar os estudantes a desenvolver uma consciĂŞncia multilingue e multicultural, num ambiente criativo, colaborativo e interdisciplinar. O recurso Ă s novas tecnologias permitiu prosseguir o trabalho Ă distância, assegurando a continuidade da produção de conteĂşdos e o refina-mento da qualidade dos documentos. O artigo problematiza a metodologia adotada, apresenta os resultados em termos de conteĂşdos produzidos, de aquisição de competĂŞncias, mas tambĂŠm de avaliação por parte dos alunos e dos docentes.
- Ensinar as lĂnguas estrangeiras no ensino superior na era digital: uma experiĂŞncia de inovação pedagĂłgicaPublication . Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, A. M.; Rego, Belmiro; Fidalgo, Susana; Delplancq, VĂŠronique; Amante, Susana; Relvas, SusanaIntrodução: A aprendizagem das LĂnguas Estrangeiras (LE) no Ensino Superior (ES) nĂŁo se limita Ă transmissĂŁo de saberes linguĂsticos. Deve preparar os aprendentes para o contacto intercultural e proporcionar experiĂŞncias bem-sucedidas e inovadoras que favoreçam a motivação e a inserção profissional. Numerosas publicaçþes sublinham a importância das LE nos processos de recrutamento, na criação de oportunidades de emprego com perspetivas de maior responsabilidade e remuneração e na progressĂŁo na carreira. Os recursos digitais, de acesso fĂĄcil e rĂĄpido, revolucionaram a educação e criaram novos desafios para o ensino, nomeadamente no ES. O contexto de aprendizagem torna-se mais dinâmico, permitindo uma aproximação Ă realidade do mundo do trabalho. A utilização da internet e a exploração de recursos on-line sĂŁo prĂĄticas educativas bem instaladas hoje. No sentido de estimular a aprendizagem ativa, o confronto dos estudantes com as realidades linguĂsticas e profissionais pode ser realizado recorrendo Ă s redes sociais e a um mĂŠtodo de trabalho ao âmenuâ, implicando-os como atores que interagem na sala de aula e com o exterior, mobilizando competĂŞncias transversais a Unidades Curriculares (UC) nucleares do curso. MĂŠtodos: As experiĂŞncias de trabalho que nos propomos apresentar centram-se na UC de âLE aplicadas aos novos media e ao ciberespaçoâ, com o francĂŞs e o inglĂŞs como lĂnguas-alvo trabalhadas em conjunto, uma UC do 2.Âş ano da Licenciatura em Comunicação Social da ESEV/IPV (Portugal), cursada em 2016/17 e 2017/18. ConclusĂľes: A progressĂŁo dos aprendentes torna-se evidente atravĂŠs das novas ideias que surgem e da melhor organização dos trabalhos, da maior facilidade e rigor em redigir textos e propor produçþes orais, da atitude em geral e da aquisição de mais autonomia na procura do desenvolvimento de competĂŞncias.
- Humour in mathematics teaching: A study in Portugal and SpainPublication . Menezes, LuĂs; Viseu, Floriano; Flores, Pablo; Amante, Susana; Costa Lopes, Ana MariaThis study analyses humour in a school context in Portugal and Spain. The study aims to respond to the following questions: (1) Do mathematics teachers consider that they have a sense of humour? (2) What conception do they have of humour? (3) Do they consider humour to be compatible with the teaching of mathematics? and (4) If teachers use humour in the teaching of mathematics, how do they use it and for what purpose? To carry out this study, we adopted a mixed methodology. Mathematics teachers, Portuguese and Spanish, teaching from primary school level to higher education, were asked to respond to a questionnaire, comprising open and closed questions. Data analysis combines statistical with content analysis. The main results reveal that most teachers claim they appreciate/value humour and acknowledge its educational relevance. Most teachers claim they use it regularly and present examples of its use. These examples show small differences between Portuguese and Spanish teachers.
- EditorialPublication . Delplancq, VĂŠronique; Costa Lopes, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, JosĂŠ LuĂs; Pato, LĂşcia; Amaral, Odete; Relvas, Susana; Fidalgo, Susana
- ABRIR AS PORTAS DA SALA DE AULA: SERIOUS GAMES - O IMPACTO DA GAMIFICAĂĂO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LĂNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO SUPERIOR (APSASEG)Publication . Delplancq, VĂŠronique; Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Martins, Joana; Pereira, JosĂŠ; Martin, Justine; CasaĂą Pitarch, Ricardo; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, SusanaA aprendizagem no ES tem deixado pouco espaço ao jogo. ---- surgimento dos serious games. Esta ferramenta pedagĂłgica, resultado da associação da vertente lĂşdica, com recurso ao digital, Ă s estratĂŠgias de aprendizagem, das LĂnguas Estrangeiras para fins especĂficos, representa um desafio original de potencial melhoria para o ensino-aprendizagem neste contexto mais especĂfico de cursos do ES em ĂĄreas que nĂŁo as LE. --- Motivar e encorajar os estudantes, estabilizar os conhecimentos e promover e reforçar a aprendizagem.
- Janela aberta sobre o mundo: lĂnguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagĂłgica no ensino superior (JASM)Publication . Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro Da; Coutinho, EmĂlia; Oliveira, Isabel; Pereira, JosĂŠ; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana; Delplancq, VĂŠroniqueA inovação das suas prĂĄticas ĂŠ um dos desafios atuais do Ensino Superior (ES), perspetivando as exigĂŞncias do mercado do trabalho, a sua rĂĄpida evolução e a variedade de capacidades requeridas. O estudante ĂŠ ator ativo da sua aprendizagem, nesta mudança de paradigma. Forte motivação para os estudantes do sĂŠculo XXI e estimulação da mobilização de competĂŞncias em diversas ĂĄreas, a criação de narrativas digitais nĂŁo lineares dinâmicas com o Korsakow 6 revelou ser uma ferramenta poderosa na aprendizagem ativa das lĂnguas estrangeiras. O projeto JASM (Janela aberta sobre o mundo: LE, criatividade multimodal e inovação pedagĂłgica no ES), desenvolvido por uma equipa pluridisciplinar de docentes do ES, utiliza esta plataforma para a produção de curtas-metragens, em francĂŞs e inglĂŞs, por estudantes do curso de licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). O percurso de vida e as tradiçþes de imigrantes em Viseu sĂŁo as bases do trabalho. As abordagens diversas, de criação e de diferentes modos, com o objetivo de desenvolver, nos estudantes, uma consciĂŞncia multilingue e multicultural, num ambiente criativo, colaborativo e interdisciplinar constituem as originalidades do projeto. O recurso Ă s novas tecnologias contribuiu para a renovação de prĂĄticas e para a motivação dos aprendizes, o aumento do empenho e a melhoria das performances. O papel do docente transitou de elemento centralizador para orientador do processo de aprendizagem, mais disponĂvel e mais flexĂvel.
- âTradução e Re-IMAG[EM]Inação como Locus e Foco Central em The Adventures of Tom SawyerâPublication . Amante, Susana; Delplancq, VĂŠronique; Costa Lopes, Ana Maria; Relvas, SusanaTanto os Estudos de Tradução como a Literatura Infantil e Juvenil foram ĂĄreas negligenciadas e apenas recentemente começaram a despertar interesse junto da comunidade acadĂŠmica, cruzando fronteiras e passando a ser estudadas numa abordagem multidisciplinar e holĂstica. Contudo, esta abordagem, ao intersetar ĂĄreas de saber, em especial traduzindo lĂnguas e culturas â e, de modo particular, tendo crianças e jovens como pĂşblico preferencial â levanta questĂľes ĂŠticas. Pretende-se, pois, reacender a discussĂŁo em torno das representaçþes que sĂŁo veiculadas em textos de partida e, sobretudo, nas respetivas traduçþes, questionando: a. esses livros seguem estratĂŠgias de domesticação ou de estrangeirização? b. poderĂŁo as traduçþes ser consideradas como um lugar de resistĂŞncia ou serĂŁo, por outro lado, locais que nos permitem imaginar naçþes diferentes como comunidades exĂłticas, relegando-as para um espaço fora dos limites das paisagens modernas? Neste artigo, procuraremos abordar estas questĂľes, centrando-nos em The adventures of Tom Sawyer, de Mark Twain. Como conclusĂŁo principal, destacamos a recente tendĂŞncia de leitura das traduçþes como espaços liminares, de mediação; elas sĂŁo o Terceiro Espaço que constrĂłi pontes rumo a um diĂĄlogo intercultural produtivo e Ă compreensĂŁo mĂştua.
- The Korsakow platform and nonlinear narratives as a means to enhance foreign language learning in HEPublication . Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Pereira, JosĂŠ; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana; Delplancq, VĂŠroniqueThe Covid-19 pandemic has posed great challenges to higher education (HE) and, in particular, to foreign language (FL) teaching. If, on the one hand, the lockdown and remote learning measures have brought constraints to teaching and research activities, on the other hand, they have fostered resilience, promoted creativity, and accelerated the use of technologies and digital transformation. The use of the Korsakow platform and the creation of non-linear storytelling are the strategies underlying an innovative methodology concerning the learning process of French and English as FL, in HE in Portugal. The JASM project (Open window onto the world: foreign languages, multimodal creativity, and pedagogical innovation in higher education) involves a group of students attending the bachelorâs course in Media Studies of the School of Education in Viseu. Students develop their assignments based on data analysis, related to diverse cultural and linguistic contexts within the city of Viseu, including interviews, photographs, and narratives centred on a migrantâs tradition. Digital art and online tools ensure greater motivation in acquiring multilingual skills and developing multilingual awareness. In this way, the various dimensions of language (aesthetic, emotional, and cognitive) are reinforced, in a remote teaching scenario/context, which is creative and collaborative while also mobilizing interdisciplinary skills. Such a reflection appears to be particularly relevant at a time when one needs clearly to adapt teaching and learning to the needs of society and rely upon pedagogical innovation, with students whose HE training has specific objectives other than the ones of those enrolled in language courses. The methodology is discussed, and the results of this project-based learning are presented.
- Pandemia ou o Perigo da Narrativa Ănica. Pensamento FilosĂłfico, Teoria Cultural e Literatura-Mundo em Chimamanda N. AdichiePublication . Relvas, Susana Rocha; Sardo, Anabela; Costa Lopes, Ana Maria; Amante, SusanaEste estudo obedece a um referencial teĂłrico que se inscreve nas novas perspetivas impulsionadas pelos Estudos Culturais, PĂłs-coloniais, Decoloniais, Globais, Transnacionais e Estudos de Ărea, que tĂŞm permitido a formação e ampliação de novos paradigmas e tendĂŞncias nos Estudos Comparativos e, em particular, na Literatura-Mundo. A abordagem da obra The Thing Around Your Neck (2009), da escritora nigeriana Chimamanda N. Adichie, mais especificamente dos contos âThe Thing Around Your Neckâ e âA Private Experienceâ, faz-se em consonância com os textos teĂłricos de Boaventura Sousa Santos, A Cruel Pedagogia do VĂrus(abril 2020), e de Slavoj Ĺ˝iĹžek, Pandemic: Covid-19 Shakes the World (maio 2020), procurando apurar as temĂĄticas que perpassam a escrita de Adichie e como se cruzam com os problemas tratados pelos pensadores referenciados, preocupaçþes que dominam, nas primeiras dĂŠcadas do sĂŠculo XXI, a opiniĂŁo pĂşblica, a polĂtica internacional e a comunidade acadĂŠmica. Dos diferentes tipos de pandemia que assolam a humanidade, destacamos o perigo da narrativa Ăşnica: eurocĂŞntrica, ocidental, entre outras, hoje postas em causa pelas teorias decoloniais que colocam o foco nas epistemologias do sul.
- Digital tools for foreign language learning in higher education in PortugalPublication . Delplancq, VĂŠronique; Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, I.M.; Martins, Joana; Pereira, JosĂŠ; Martin, J.; CasaĂą Pitarch, R.; Gillain, R.; Amante, Susana; Fidalgo, SusanaPedagogical innovation in higher education is a delicate subject that has already been the object of many studies. Today, it is clear that students must play a very active role in their own learning, in a process that is both increasingly individualised and collaborative, in line with the ever-changing demands of the labour market and society as a whole. Pedagogical innovation can be based on various active methodologies which rest upon numerous tools, among which digital tools currently hold a prominent place. However, it is undeniable that the various studies have attempted to draw firm conclusions about the advantages and disadvantages of the different methodologies. What's more, there are so many digital tools readily available to users on the internet that it is often difficult to make a reasoned choice that will guarantee real benefits in terms of learning outcomes right from the beginning of the work with students. In fact, each student has their own particular needs and reactions. This means that teachers need to be highly flexible and able to quickly adapt the teaching sequences they had prepared. They also need to be familiar with a wide range of active methodologies and digital tools to support students' work and they have to be constantly updated to keep pace with the demands of emerging technologies. The challenges are many, but they guarantee motivation for all those involved in the educational process. This article is intended as a contribution to the discussion on the implementation of active methodologies for foreign language (FL) learning in higher education, supported by a wide range of up-to-date digital tools. The experiment presented, which is the result of projects developed at the School of Education of the Polytechnic Institute of Viseu (Portugal), took place during the second semester of the 23-24 academic year, as part of a FL curricular unit (English and French) of the 3-year degree course in Media Studies, with a group of 25 second-year students. The general aim of this curricular unit is to deepen the communicative skills pertaining to the career paths of these students, by mobilising the professional skills of these forthcoming media professionals. Other skills, such as the cultural and intercultural skills inherent to FL, are also worked on. The preferred methodologies are project-based learning, mobile learning, flipped learning, gamification and peer assessment, within a collaborative and constructive environment. In addition to these obvious hard skills, soft skills such as creativity, flexibility, empathy, critical thinking, interpersonal skills are all part of the learning progress. The study shows the evolution of the didactic sequence developed at the beginning of the semester, justifies the decisions taken towards the achievement of positive didactic repercussions particularly with regard to the choice of the digital tools used (for the production and dissemination of documents drawn up by the students or for gamification), systematises the reasons for the adaptation throughout the semester and outlines the difficulties encountered, as well as the advantages of these teaching choices from the point of view of the student, the teacher and the assessment procedures. It concludes with prospects for future research, in particular by considering AI as an inevitable asset within teaching- learning contexts.