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MOTA ROBOREDO AMANTE, FÁTIMA SUSANA

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  • O encontro da arte digital com a aprendizagem das lĂ­nguas estrangeiras no ensino superior em Portugal: uma experiĂŞncia de interdisciplinaridade
    Publication . Delplancq, VĂŠronique; Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, EmĂ­lia; Oliveira, Isabel; Pereira, JosĂŠ; Lopez Garcia, Patricia; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana
    Um dos desafios atuais do Ensino Superior (ES) Ê inovar nas suas pråticas, con-siderando o estudante como ator ativo da sua aprendizagem, na perspetiva das exigências do mercado do trabalho, a sua råpida evolução e a variedade de ca-pacidades requeridas. A criação de narrativas digitais não lineares dinâmicas com o Korsakow 6 revelou ser uma ferramenta poderosa na aprendizagem ati-va das línguas estrangeiras (LE): estimula a mobilização de competências em diversas åreas e constitui uma forte motivação para os estudantes do sÊculo XXI. O projeto JASM (Janela aberta sobre o mundo: LE, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ES), desenvolvido por uma equipa pluridisciplinar de docentes do ES, utiliza este sistema para produzir curtas-metragens, em francês e inglês, por alunos do curso de licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tendo por base o percurso de vida e as tradiçþes de imigrantes em Viseu. Recorre a abordagens diversas, de criação e de diferentes modos, com o objetivo de levar os estudantes a desenvolver uma consciência multilingue e multicultural, num ambiente criativo, colaborativo e interdisciplinar. O recurso às novas tecnologias permitiu prosseguir o trabalho à distância, assegurando a continuidade da produção de conteúdos e o refina-mento da qualidade dos documentos. O artigo problematiza a metodologia adotada, apresenta os resultados em termos de conteúdos produzidos, de aquisição de competências, mas tambÊm de avaliação por parte dos alunos e dos docentes.
  • Ensinar as lĂ­nguas estrangeiras no ensino superior na era digital: uma experiĂŞncia de inovação pedagĂłgica
    Publication . Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, A. M.; Rego, Belmiro; Fidalgo, Susana; Delplancq, VĂŠronique; Amante, Susana; Relvas, Susana
    Introdução: A aprendizagem das Línguas Estrangeiras (LE) no Ensino Superior (ES) não se limita à transmissão de saberes linguísticos. Deve preparar os aprendentes para o contacto intercultural e proporcionar experiências bem-sucedidas e inovadoras que favoreçam a motivação e a inserção profissional. Numerosas publicações sublinham a importância das LE nos processos de recrutamento, na criação de oportunidades de emprego com perspetivas de maior responsabilidade e remuneração e na progressão na carreira. Os recursos digitais, de acesso fácil e rápido, revolucionaram a educação e criaram novos desafios para o ensino, nomeadamente no ES. O contexto de aprendizagem torna-se mais dinâmico, permitindo uma aproximação à realidade do mundo do trabalho. A utilização da internet e a exploração de recursos on-line são práticas educativas bem instaladas hoje. No sentido de estimular a aprendizagem ativa, o confronto dos estudantes com as realidades linguísticas e profissionais pode ser realizado recorrendo às redes sociais e a um método de trabalho ao “menu”, implicando-os como atores que interagem na sala de aula e com o exterior, mobilizando competências transversais a Unidades Curriculares (UC) nucleares do curso. Métodos: As experiências de trabalho que nos propomos apresentar centram-se na UC de “LE aplicadas aos novos media e ao ciberespaço”, com o francês e o inglês como línguas-alvo trabalhadas em conjunto, uma UC do 2.º ano da Licenciatura em Comunicação Social da ESEV/IPV (Portugal), cursada em 2016/17 e 2017/18. Conclusões: A progressão dos aprendentes torna-se evidente através das novas ideias que surgem e da melhor organização dos trabalhos, da maior facilidade e rigor em redigir textos e propor produções orais, da atitude em geral e da aquisição de mais autonomia na procura do desenvolvimento de competências.
  • Humour in mathematics teaching: A study in Portugal and Spain
    Publication . Menezes, LuĂ­s; Viseu, Floriano; Flores, Pablo; Amante, Susana; Costa Lopes, Ana Maria
    This study analyses humour in a school context in Portugal and Spain. The study aims to respond to the following questions: (1) Do mathematics teachers consider that they have a sense of humour? (2) What conception do they have of humour? (3) Do they consider humour to be compatible with the teaching of mathematics? and (4) If teachers use humour in the teaching of mathematics, how do they use it and for what purpose? To carry out this study, we adopted a mixed methodology. Mathematics teachers, Portuguese and Spanish, teaching from primary school level to higher education, were asked to respond to a questionnaire, comprising open and closed questions. Data analysis combines statistical with content analysis. The main results reveal that most teachers claim they appreciate/value humour and acknowledge its educational relevance. Most teachers claim they use it regularly and present examples of its use. These examples show small differences between Portuguese and Spanish teachers.
  • Editorial
    Publication . Delplancq, VĂŠronique; Costa Lopes, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, JosĂŠ LuĂ­s; Pato, LĂşcia; Amaral, Odete; Relvas, Susana; Fidalgo, Susana
  • ABRIR AS PORTAS DA SALA DE AULA: SERIOUS GAMES - O IMPACTO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO SUPERIOR (APSASEG)
    Publication . Delplancq, VĂŠronique; Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Martins, Joana; Pereira, JosĂŠ; Martin, Justine; CasaĂą Pitarch, Ricardo; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana
    A aprendizagem no ES tem deixado pouco espaço ao jogo. ---- surgimento dos serious games. Esta ferramenta pedagógica, resultado da associação da vertente lúdica, com recurso ao digital, às estratÊgias de aprendizagem, das Línguas Estrangeiras para fins específicos, representa um desafio original de potencial melhoria para o ensino-aprendizagem neste contexto mais específico de cursos do ES em åreas que não as LE. --- Motivar e encorajar os estudantes, estabilizar os conhecimentos e promover e reforçar a aprendizagem.
  • Janela aberta sobre o mundo: lĂ­nguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagĂłgica no ensino superior (JASM)
    Publication . Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro Da; Coutinho, EmĂ­lia; Oliveira, Isabel; Pereira, JosĂŠ; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana; Delplancq, VĂŠronique
    A inovação das suas pråticas Ê um dos desafios atuais do Ensino Superior (ES), perspetivando as exigências do mercado do trabalho, a sua råpida evolução e a variedade de capacidades requeridas. O estudante Ê ator ativo da sua aprendizagem, nesta mudança de paradigma. Forte motivação para os estudantes do sÊculo XXI e estimulação da mobilização de competências em diversas åreas, a criação de narrativas digitais não lineares dinâmicas com o Korsakow 6 revelou ser uma ferramenta poderosa na aprendizagem ativa das línguas estrangeiras. O projeto JASM (Janela aberta sobre o mundo: LE, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ES), desenvolvido por uma equipa pluridisciplinar de docentes do ES, utiliza esta plataforma para a produção de curtas-metragens, em francês e inglês, por estudantes do curso de licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). O percurso de vida e as tradiçþes de imigrantes em Viseu são as bases do trabalho. As abordagens diversas, de criação e de diferentes modos, com o objetivo de desenvolver, nos estudantes, uma consciência multilingue e multicultural, num ambiente criativo, colaborativo e interdisciplinar constituem as originalidades do projeto. O recurso às novas tecnologias contribuiu para a renovação de pråticas e para a motivação dos aprendizes, o aumento do empenho e a melhoria das performances. O papel do docente transitou de elemento centralizador para orientador do processo de aprendizagem, mais disponível e mais flexível.
  • “Tradução e Re-IMAG[EM]Inação como Locus e Foco Central em The Adventures of Tom Sawyer”
    Publication . Amante, Susana; Delplancq, VĂŠronique; Costa Lopes, Ana Maria; Relvas, Susana
    Tanto os Estudos de Tradução como a Literatura Infantil e Juvenil foram áreas negligenciadas e apenas recentemente começaram a despertar interesse junto da comunidade académica, cruzando fronteiras e passando a ser estudadas numa abordagem multidisciplinar e holística. Contudo, esta abordagem, ao intersetar áreas de saber, em especial traduzindo línguas e culturas – e, de modo particular, tendo crianças e jovens como público preferencial – levanta questões éticas. Pretende-se, pois, reacender a discussão em torno das representações que são veiculadas em textos de partida e, sobretudo, nas respetivas traduções, questionando: a. esses livros seguem estratégias de domesticação ou de estrangeirização? b. poderão as traduções ser consideradas como um lugar de resistência ou serão, por outro lado, locais que nos permitem imaginar nações diferentes como comunidades exóticas, relegando-as para um espaço fora dos limites das paisagens modernas? Neste artigo, procuraremos abordar estas questões, centrando-nos em The adventures of Tom Sawyer, de Mark Twain. Como conclusão principal, destacamos a recente tendência de leitura das traduções como espaços liminares, de mediação; elas são o Terceiro Espaço que constrói pontes rumo a um diálogo intercultural produtivo e à compreensão mútua.
  • The Korsakow platform and nonlinear narratives as a means to enhance foreign language learning in HE
    Publication . Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Pereira, JosĂŠ; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana; Delplancq, VĂŠronique
    The Covid-19 pandemic has posed great challenges to higher education (HE) and, in particular, to foreign language (FL) teaching. If, on the one hand, the lockdown and remote learning measures have brought constraints to teaching and research activities, on the other hand, they have fostered resilience, promoted creativity, and accelerated the use of technologies and digital transformation. The use of the Korsakow platform and the creation of non-linear storytelling are the strategies underlying an innovative methodology concerning the learning process of French and English as FL, in HE in Portugal. The JASM project (Open window onto the world: foreign languages, multimodal creativity, and pedagogical innovation in higher education) involves a group of students attending the bachelor’s course in Media Studies of the School of Education in Viseu. Students develop their assignments based on data analysis, related to diverse cultural and linguistic contexts within the city of Viseu, including interviews, photographs, and narratives centred on a migrant’s tradition. Digital art and online tools ensure greater motivation in acquiring multilingual skills and developing multilingual awareness. In this way, the various dimensions of language (aesthetic, emotional, and cognitive) are reinforced, in a remote teaching scenario/context, which is creative and collaborative while also mobilizing interdisciplinary skills. Such a reflection appears to be particularly relevant at a time when one needs clearly to adapt teaching and learning to the needs of society and rely upon pedagogical innovation, with students whose HE training has specific objectives other than the ones of those enrolled in language courses. The methodology is discussed, and the results of this project-based learning are presented.
  • Pandemia ou o Perigo da Narrativa Única. Pensamento FilosĂłfico, Teoria Cultural e Literatura-Mundo em Chimamanda N. Adichie
    Publication . Relvas, Susana Rocha; Sardo, Anabela; Costa Lopes, Ana Maria; Amante, Susana
    Este estudo obedece a um referencial teórico que se inscreve nas novas perspetivas impulsionadas pelos Estudos Culturais, Pós-coloniais, Decoloniais, Globais, Transnacionais e Estudos de Área, que têm permitido a formação e ampliação de novos paradigmas e tendências nos Estudos Comparativos e, em particular, na Literatura-Mundo. A abordagem da obra The Thing Around Your Neck (2009), da escritora nigeriana Chimamanda N. Adichie, mais especificamente dos contos “The Thing Around Your Neck” e “A Private Experience”, faz-se em consonância com os textos teóricos de Boaventura Sousa Santos, A Cruel Pedagogia do Vírus(abril 2020), e de Slavoj Žižek, Pandemic: Covid-19 Shakes the World (maio 2020), procurando apurar as temáticas que perpassam a escrita de Adichie e como se cruzam com os problemas tratados pelos pensadores referenciados, preocupações que dominam, nas primeiras décadas do século XXI, a opinião pública, a política internacional e a comunidade académica. Dos diferentes tipos de pandemia que assolam a humanidade, destacamos o perigo da narrativa única: eurocêntrica, ocidental, entre outras, hoje postas em causa pelas teorias decoloniais que colocam o foco nas epistemologias do sul.
  • Digital tools for foreign language learning in higher education in Portugal
    Publication . Delplancq, VĂŠronique; Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, I.M.; Martins, Joana; Pereira, JosĂŠ; Martin, J.; CasaĂą Pitarch, R.; Gillain, R.; Amante, Susana; Fidalgo, Susana
    Pedagogical innovation in higher education is a delicate subject that has already been the object of many studies. Today, it is clear that students must play a very active role in their own learning, in a process that is both increasingly individualised and collaborative, in line with the ever-changing demands of the labour market and society as a whole. Pedagogical innovation can be based on various active methodologies which rest upon numerous tools, among which digital tools currently hold a prominent place. However, it is undeniable that the various studies have attempted to draw firm conclusions about the advantages and disadvantages of the different methodologies. What's more, there are so many digital tools readily available to users on the internet that it is often difficult to make a reasoned choice that will guarantee real benefits in terms of learning outcomes right from the beginning of the work with students. In fact, each student has their own particular needs and reactions. This means that teachers need to be highly flexible and able to quickly adapt the teaching sequences they had prepared. They also need to be familiar with a wide range of active methodologies and digital tools to support students' work and they have to be constantly updated to keep pace with the demands of emerging technologies. The challenges are many, but they guarantee motivation for all those involved in the educational process. This article is intended as a contribution to the discussion on the implementation of active methodologies for foreign language (FL) learning in higher education, supported by a wide range of up-to-date digital tools. The experiment presented, which is the result of projects developed at the School of Education of the Polytechnic Institute of Viseu (Portugal), took place during the second semester of the 23-24 academic year, as part of a FL curricular unit (English and French) of the 3-year degree course in Media Studies, with a group of 25 second-year students. The general aim of this curricular unit is to deepen the communicative skills pertaining to the career paths of these students, by mobilising the professional skills of these forthcoming media professionals. Other skills, such as the cultural and intercultural skills inherent to FL, are also worked on. The preferred methodologies are project-based learning, mobile learning, flipped learning, gamification and peer assessment, within a collaborative and constructive environment. In addition to these obvious hard skills, soft skills such as creativity, flexibility, empathy, critical thinking, interpersonal skills are all part of the learning progress. The study shows the evolution of the didactic sequence developed at the beginning of the semester, justifies the decisions taken towards the achievement of positive didactic repercussions particularly with regard to the choice of the digital tools used (for the production and dissemination of documents drawn up by the students or for gamification), systematises the reasons for the adaptation throughout the semester and outlines the difficulties encountered, as well as the advantages of these teaching choices from the point of view of the student, the teacher and the assessment procedures. It concludes with prospects for future research, in particular by considering AI as an inevitable asset within teaching- learning contexts.