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  • Os desportos de combate nas aulas de educação física
    Publication . Figueiredo, Abel
    Desde algum tempo que elogiamos a utilização das situações de Desportos de Combate em aulas de Educação Física, apresentando uma caracterização e uma proposta de fundamentos curriculares coerentes com a actualidade. Essa caracterização pretende não ser redutiva ou antológica: pretende ser uma caracterização estruturalista. Partimos da análise da situação de "luta" (não como modalidade mas como situação) para referenciar a importância das situações duais de oposição em complemento com as situações duais e colectivas de cooperação, e colectivas de oposição, sem esquecer as situações mais ou menos individuais. Pressupomos conceptualmente que as tarefas abertas de responsabilidade individual apelativas à marcialidade sejam instrumentos interessantes para a abordagem curricular a uma diversidade de problemas, entre os quais destacamos: (a) respeito pelo outro, (b) controlo da violência física e seu enquadramento social (o que não pode ser deixado no mundo interior do virtual – jogos, filmes, etc.), (c) estimulação da auto estima (autoconfiança pelo aumento da auto-segurança em situações de luta), (d) meditação e raciocínio lógico (inerente principalmente às artes marciais orientais) e assim, da atenção e concentração em situações de exercitação corporal. Neste trabalho, pretende-se fazer uma breve apresentação da nossa proposta metodológica para a utilização das tarefas de Desportos de Combate nos programas de Educação Física.
  • Desporto, Desenvolvimento e Bem Estar - Fórum politécnicos #4
    Publication . Rodrigues, José; Figueiredo, Abel; Murta, Luís; Bezerra, Pedro; Damásio, Sérgio; Figueiredo, Teresa; Fonseca, Teresa
    Livro das comunicações do Fórum da REDESPP.
  • Implementation of educational adaptations.
    Publication . Pereira, Antonino; Figueiredo, Abel; Mendes, Francisco; Leiva-Arcas, Alejandro; Maciá-Andreu, M. J.; Raquel Vaquero-Cristóbal; Delgado Nadal, Maria; Meroño, Lourdes
    Many research studies have highlighted the need to promote inclusive policies and practices for the benefit of all students. However, despite the existence of legislation on equal educational opportunities, many higher education institutions are still not prepared to respond to the needs of students with disabilities, to promote their inclusion and personal development. Among the barriers that these people must face, we find physical barriers, negative attitudes from some teachers, and the use of teaching methodologies that do not favour inclusion. Faced with such constraints, we argue that higher education institutions should implement policies and practices that provide a differentiated pedagogy that allows for the use of strategies and methodologies that result in an effectively inclusive education. The three fundamental axes of the intervention, for the promotion of equality and success in higher education, will have to be found at the institutional level, in educators (especially in their training), and in the teaching-learning process.
  • Desenvolvimento do Desporto e Qualidade de Vida – Ensino, Investigação e Intervenção
    Publication . Figueiredo, Abel; Rodrigues, José; Murta, Luís; Bezerra, Pedro; Damásio, Sérgio; Figueiredo, Teresa; Fonseca, Teresa
    O presente livro é fruto das comunicações e conferências realizadas durante o 2º Fórum da REDESPP, realizado no Politécnico de Leiria a 5 e 6 de novembro de 2018. Apresenta diversos sentidos, confirmando a diversidade temática sustentadora do olhar dos investigadores das Escolas com formação na área do Desporto: a investigação sobre a atividade física, o bem-estar e a saúde num cruzamento de interações e influências; os estudos sobre a educação física e o desporto no ambiente escolar; os trabalhos sobre a formação dos profissionais que promovem a qualidade de vida, e a intervenção profissional nos contextos do turismo e do lazer; e a pesquisa no desenvolvimento da performance, no ambiente do treino desportivo.
  • Self-perception of dual career barriers and athletic identity in student-athletes with disabilities according to disability type and level of professionalization
    Publication . Maciá-Andreu, M. J.; Vaquero-Cristóbal, R.; Meroño, L.; Abenza-Cano, L.; García-Roca, J. A.; Cánovas-Álvarez, F. J.; Díaz-Aroca, A.; Capranica, L.; Stanescu, M.; Pereira, A.; Doupona, M.; Mendes, F.; Figueiredo, Abel; Isidori, E.; Sánchez‑Pato, A.; Leiva‑Arcas, A.
    The objective of this study was to analyze the perceived barriers to dual career success and athletic identity of student-athletes according to disability type and level of professionalization. The final sample consisted of 203 student-athletes with disabilities from five European countries. The questionnaires used were ESTPORT, EBBS and AIMS. Depending on disability type, it was found that student-athletes with hearing and physical impairment showed the highest difficulty in reconciling sports and studies (p = 0.001); that student-athletes with a hearing impairment showed the highest score in the barrier ‘the cost of education is high’ (p = 0.023); that student-athletes with a physical impairment had the highest scores in the barrier ‘Exercise tires me’ (p = 0.013); that student-athletes with cerebral palsy showed the highest scores in the barrier ‘I do not have enough university/educational institution support’ (p = 0.014) and ‘Exercise facilities do not have convenient timetables for me’ (p = 0.001). Depending on sports professionalization level, semi-professional student-athletes showed the highest values in the barrier ‘the university/educational institution is far from my training center’ (p = 0.040); while professional student-athletes had the highest score in the barrier ‘exercise takes too much time from family responsibilities’ (p = 0.034). In most of the variables related to identity as athletes, professional student-athletes showed the highest values, followed by semi-professional athletes (p = 0.043- < 0.001). In conclusion, the self-perception of barriers is quite relevant, with differences arising from disability type and level of professionalization, whereas the identity as an athlete is only different according to the level of professionalization.
  • Individual inclusion, mentoring and single needs
    Publication . Pereira, Antonino; Figueiredo, Abel; Mendes, Francisco
  • Articulação Pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico - Uma Proposta Ecológica a Partir da Actividade Física e Desportiva (AEC)
    Publication . Avelar-Rosa, B; Figueiredo, Abel
    O presente documento incide nas possibilidades de articulação pedagógica que conferem as diferentes Actividades de Enriquecimento Curricular, assumindo por eixo de observação a Actividade Física e Desportiva. Nesta linha são observados os blocos de conteúdos programáticos das diferentes actividades considerados articuláveis, apresentando, neste seguimento, um projecto de reciclagem de material de desperdício para posterior utilização deste como material desportivo. Este projecto, com carácter ecológico, enfatiza a educação para o consumo e o respeito pelo meio ambiente, dando ainda resposta às necessidades de material desportivo específico da maioria das escolas.
  • A influência dos recursos na atividade motora das crianças em idade pré-escolar - Estudo realizado nos Jardins de Infância dos Agrupamentos das cidades de Viseu e Ovar
    Publication . Silva, Patrícia; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Azevedo, António Manuel Tavares; Figueiredo, Abel
    A organização pedagógica dos jardins de infância pressupõe criar um ambiente encorajador do processo criativo de aprendizagens e descobertas, cabendo a(o) educador(a) evidenciar e tirar partido das potencialidades dos diferentes espaços, com o intuito de diversificar e enriquecer as oportunidades específicas de atividade motora (Ministério da Educação, 2016). A prática da atividade motora implica não só pensar o espaço em função dessa atividade, como também dotá-lo de recursos capazes de o otimizar. O estudo tem como objetivos: a) conhecer os recursos humanos, materiais e espaciais dos Jardins de Infância do nosso estudo; b) apurar como os Jardins de Infância operacionalizam as atividades de recreio das crianças; c) aferir sobre a importância dos recursos para as atividades, lúdicas e organizadas pelos educadores. Este estudo é de natureza quantitativa com recurso a um questionário, previamente construído e validado para o efeito. A aplicação dos questionários foi realizada entre os dias 04 e 20 de junho de 2018; o grupo estudado englobou os agrupamentos das cidades de Viseu e Ovar, representando 70,33% dos educadores de infância. Recorreu-se ao software estatístico IBM SPSS 25 (Statistical Package for the Social Sciences, versão 25) para o tratamento de dados, com recursos aos processos de análise descritiva e inferencial. Relativamente às conclusões do estudo parece ser consensual, para os inquiridos, a necessidade de existir um trabalho cooperativo entre o educador de infância e o técnico de exercício físico das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF); é comum a dificuldade na renovação dos espaços e na aquisição de materiais para os momentos de educação física; a tipologia do espaço exterior (recreio) dos jardins é tradicional, cabendo aos educadores refletir sobre as suas potencialidades, nomeadamente na introdução de novos materiais e espaços para a aprendizagem, pela influência que têm estes recursos os espaços exteriores e consequentemente no brincar, na promoção das interações, estimulação social, o contacto e exploração de materiais naturais, mas também para a construção pedagógica dos educadores. Desta forma, seria importante que estes tivessem acesso a recursos de qualidade para a educação física, bem como para outros domínios de modo a proporcionar à criança momentos ricos em aprendizagem.
  • O bullying e o karate em idade escolar
    Publication . Simões, Hugo; Pereira, Beatriz; Figueiredo, Abel
    O bullying, enquanto fenómeno social, tem nos últimos trinta anos sido reconhecido como uma das principais causas de episódios de violência e intimidação entre pares em idade escolar. Independentemente do contexto ou meio social, o fenómeno de bullying ocorre sempre quando comportamentos de agressão ou intimidação (Pereira, 2008) são utilizados de forma repetida (semanas, meses ou anos) com intenção de magoar terceiros, que por si, não se conseguem defender (Olweus, 1993; Solberg & Olweus, 2003) . Investigadores sugerem a prática de artes marciais como atividade de complemento à intervenção biopsicossocial na redução de comportamentos de bullying dado o seu potencial educativo (Avelar-Rosa & Figueiredo, 2015). Esta prática é inclusivamente utilizada nalguns contextos específicos como um dos métodos de intervenção preferencial junto de crianças e jovens comcondutas regulares de comportamentos agressivos (Twemlow et al., 2008). No karate, os praticantes mais graduados não só conseguem desenvolver respostas motoras mais controladas, bem como, conseguem uma maior capacidade de antecipação na fase inicial da atenção sustentada, ou seja, o nível de prática melhora a flexibilidade neuronal, a qual permite uma melhor adaptação ao controlo cognitivo exigido na resolução de situações de conflito (SanchezLopez, Fernandez, Silva-Pereyra, Martinez Mesa, & Di Russo, 2014). O propósito desta apresentação, e estando esta temática na fase inicial de um Projeto de Doutoramento, é verificar se a prática regular de karate afeta de forma significativa a proatividade de crianças e jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos perante fenómenos de bullying.
  • The Object of Study in Martial Arts and Combat Sports Research – Contributions to a Complex Whole
    Publication . Figueiredo, Abel
    Sport is social and, in martial arts and combat sports, sociology and philosophy, at pair with other sciences, contribute to the theoretical core of sport science studies. Wushu, Wrestling, Taekwondo, Sumo, Sambo, Muaythai, Kickboxing, Kendō, Karate, Judō, Ju-jitsu, Fencing, Boxing and Aikidō are sports integrated in GAISF. A large part of them became institutionalized in Asian countries during end of XIX century and earlier XX century, leaded by Japan with Budō and Sumo. Other ones came from Europe and become part of program in earlier Olympic Games, like Fencing or Boxing. All of them maintain certain noted relationships with fighting techniques used in real fight. But ritualizing the dead with institutionalized rules, the objective of the symbolic fight becomes not killing opponent, rather than personal transcendence motivated by practice of fighting actions with common construction or norms, values and symbols on accepted rules, looking for the visibility of a win and a loose, symbolizing the life and dead. Commonly we found general references to these symbolic and ritualized contexts of human culture as “Martial”, “Fighting”, “Combat”, etc., mixed with “Arts”, “Sports”, “Activities”… Some times we found also on such denominations precisions as “Traditional”, “Classical”, “Modern” or even “Sportive”… Similar multi-references are usual with “Sport”, “Physical”, etc., mixed with “Education”, “Culture”, “Activities”, “Science”… And names as “Kinesiology”, “Kineantropology”, “Kinetics”, “Movement”, “Motricity”, etc., become references for models in institutions, courses, conferences, etc. This paper contributes to reflecting and understanding the “general system” [Bachelard 1938, p. 11], and the “complex whole” [Ziman 2000, p. x]. We will present the construction of this broad model for object of study in Martial Arts and Combat Sports as a subsystem of another one: Sport as complex context of Human Motricity.