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Bártolo Macário, Maria João

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  • Itinerarios de la lectura a través de la literatura para la infancia
    Publication . Melão, Dulce; Macário, Maria João
    O presente estudo é norteado pelo objetivo de compreender de que modo a literatura para a infância pode ser tela propiciadora de motivação para a leitura, de estudantes futuros profissionais da Educação, contribuindo para fazer germinar percursos autónomos, visando a fruição na leitura. Para tal, foi realizada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Os participantes deste estudo foram vinte e três estudantes inscritos na unidade curricular de Literatura para a Infância I, no ano letivo de 2020/2021, integrando o plano de estudos da licenciatura em Educação Básica de uma instituição de ensino superior politécnico portuguesa. Os instrumentos de recolha de dados foram 23 reflexões integradas no Portefólio elaborado pelos estudantes, entregue no final da unidade curricular. O convite feito aos estudantes para a leitura integral de dois livros-álbum e as partilhas em sala de aula que daí resultaram permitiram-nos compreender que a literatura para a infância estimula a motivação para a leitura, tendo repercussões positivas nas abordagens didáticas que os futuros profissionais da Educação terão junto dos seus públicos.
  • Pensa globalmente, age localmente: as vozes da diversidade no livro-álbum
    Publication . Macário, Maria João; Sá, Cristina Manuela
    As exigências do mundo globalizado atual, pleno de diversidade, tornam premente a preparação de indivíduos capazes de uma efetiva cidadania global, com vista ao desenvolvimento sustentável de todas as culturas e ao respeito pelos direitos humanos. A preocupação pelo bem comum está, por isso, no cerne de uma educação para a cidadania global, promotora de competências associadas a conhecimentos e atitudes e valores nos indivíduos, futuros cidadãos ativos, que exerçam um papel consciente da importância da ação local para um mundo globalizado mais justo. Neste artigo, centramo-nos na literatura para a infância, procurando descortinar caminhos de reflexão sobre a cidadania global. A formação de leitores verdadeiramente comprometidos com a diversidade, a justiça social e o desenvolvimento sustentável encontra na literatura para a infância oportunidades de reflexão. A partir de uma abordagem intertextual centrada em potenciais reflexões sobre diversidade de dois livros-álbum analisados - Bernardino (Bacelar, 2005) e Monstro Rosa (Dios, 2013) -, procedemos a uma análise de conteúdo com recurso a categorias a priori, construídas a partir do referencial definido pela OXFAM (2015a, 2015b), relativo à educação para a cidadania global. Os resultados do estudo apontam para dois livros-álbum que retratam a importância da diversidade para uma (con) vivência feliz e completa. O sentido de pertença, a construção da identidade e a autoestima brotam do reconhecimento da riqueza decorrente das diferenças. Assim, num quadro fruitivo e de reflexão, a literatura para a infância e, particularmente, os dois livros-álbum analisados revestem-se de oportunidades para a promoção de uma educação para a cidadania global.
  • Análise crítica do discurso: proposta didática de abordagem com estudantes do ensino superior
    Publication . Macário, Maria João; Silva, Ana Isabel
    A análise crítica dos discursos mediatizados permite compreender os textos para além dos próprios textos, através da análise das estratégias discursivas e da construção de significados dos atores sociais. A compreensão sobre os contextos sociais no funcionamento (social) dos discursos justifica-se no ensino da Pragmática com estudantes do ensino superior. Tal é o caso dos alunos que frequentam cursos de Comunicação Social, na medida em que a transformação dos discursos para serem difundidos através dos meios de comunicação de massas (quer sejam os tradicionais ou os novos média) será certamente objeto de trabalho nas suas práticas profissionais futuras. Exemplificando como o ensino da Pragmática poderá ser mobilizado para a vida profissional destes estudantes, este artigo centra-se nos resultados de uma proposta didática de análise crítica de discursos mediatizados por estudantes finalistas de Comunicação Social. Esta investigação de abordagem qualitativa foi desenvolvida no ano letivo de 2021/2022 e envolveu uma análise de conteúdo a partir das práticas de análise discursiva dos estudantes, que dispunham de um guião didático para apoiar o seu trabalho de análise. Este estudo de caso, envolvendo 60 participantes, revelou-nos a oportunidade desta proposta para os estudantes compreenderem os discursos como práticas sociais, que resultam e dão origem (simultaneamente) a fenómenos sociais, que importa conhecer. Ao mesmo tempo, esta proposta permitiu contribuir para o desenvolvimento de capacidades analítico-críticas e reflexivo-interpretativas, importantes para a ação profissional futura destes participantes.
  • Pensa globalmente, age localmente: as vozes da diversidade no livro-álbum
    Publication . Macário, Maria João; Sá, Cristina Manuela
    As exigências do mundo globalizado atual, pleno de diversidade, tornam premente a preparação de indivíduos capazes de uma efetiva cidadania global, com vista ao desenvolvimento sustentável de todas as culturas e ao respeito pelos direitos humanos. A preocupação pelo bem comum está, por isso, no cerne de uma educação para a cidadania global, promotora de competências associadas a conhecimentos e atitudes e valores nos indivíduos, futuros cidadãos ativos, que exerçam um papel consciente da importância da ação local para um mundo globalizado mais justo. Neste artigo, centramo-nos na literatura para a infância, procurando descortinar caminhos de reflexão sobre a cidadania global. A formação de leitores verdadeiramente comprometidos com a diversidade, a justiça social e o desenvolvimento sustentável encontra na literatura para a infância oportunidades de reflexão. A partir de uma abordagem intertextual centrada em potenciais reflexões sobre diversidade de dois livros-álbum analisados - Bernardino (Bacelar, 2005) e Monstro Rosa (Dios, 2013) -, procedemos a uma análise de conteúdo com recurso a categorias a priori, construídas a partir do referencial definido pela OXFAM (2015a, 2015b), relativo à educação para a cidadania global. Os resultados do estudo apontam para dois livros-álbum que retratam a importância da diversidade para uma (con) vivência feliz e completa. O sentido de pertença, a construção da identidade e a autoestima brotam do reconhecimento da riqueza decorrente das diferenças. Assim, num quadro fruitivo e de reflexão, a literatura para a infância e, particularmente, os dois livros-álbum analisados revestem-se de oportunidades para a promoção de uma educação para a cidadania global.
  • Estatuto do português no mundo atual: reflexões sobre a sua abordagem na formação de futuros profissionais da educação
    Publication . Sá, Cristina Manuela Branco Fernandes de; Macário, Maria João; Silva, Maria Cristina Vieira da
    Uma proficiente comunicação oral e escrita faz parte das competências essenciais a serem desenvolvidas na sociedade do século XXI. Neste contexto, cabe refletir sobre as representações de (futuros) professores acerca da Língua Portuguesa (LP) e da forma como esta é ensinada/aprendida, já que estas terão repercussões nas aprendizagens dos seus (futuros) alunos. Apresentamos um estudo exploratório tendo por informantes futuros professores em formação, a frequentar o 1.º ano de uma licenciatura em Educação Básica, no ano letivo de 2015/2016. Foram recolhidas as respostas dadas pelos 85 estudantes a um questionário. Recorremos a uma combinação de estatística descritiva (frequências absolutas e relativas) e análise de conteúdo e usámos categorias a posteriori, desenvolvidas em estudos anteriores. Neste artigo, apresentamos os resultados relativos às representações dos estudantes sobre o estatuto da LP no mundo. A sua interpretação revelou que os nossos inquiridos: apresentavam uma conceção da LP com contornos de natureza afetiva; tinham dificuldade em situá-la entre as línguas mais faladas no mundo e no ciberespaço; estavam muito focados no espaço geográfico nacional; definiam lusofonia maioritariamente em função de critérios geográficos; posicionavam-se relativamente ao Português do Brasil de forma ambivalente, oscilando entre uma espécie de amor (resultante do seu contributo para o conhecimento da língua materna da maioria deles) e de ódio (derivado da perda de “pureza” da LP nesse território outrora colonizado por Portugal). Face a estes resultados, é importante pensar formas de promover a educação numa sociedade multicultural e multilingue para uma vivência sociocultural mais consciente, por parte destes futuros profissionais.
  • Educação em Português e promoção da cidadania global: uma revisão sistemática de estudos publicados
    Publication . Macário, Maria João; Sá, Cristina Manuela Branco Fernandes de; Mesquita, Luciana; António Manuel Ferreira; Carlos Morais; Maria Fernanda Brasete; Rosa Lídia Coimbra
    As alterações trazidas pelo ambiente digital em que vivemos têm vindo a modificar as representações sobre o mundo, os valores a adotar, as competências exigidas aos cidadãos e as formas de aceder à informação e de (co/re)construir conhecimento. Rapidamente, a evolução digital entrou na vida das pessoas, que hoje já não concebem um mundo em que não possam estar constantemente ligadas a pessoas e lugares próximos e distantes, através da web. As possibilidades trazidas pela era digital, nomeadamente tendo a internet a suportá-la, promovem também o contacto com o que se passa localmente e a nível global de uma forma mais rápida e fácil. Pelo menos em teoria, isso deveria trazer-nos uma maior consciência da complexa rede de relações de que fazemos parte, da forma como todos nos influenciamos mutuamente, como as decisões de uns têm impacto na vida de outros. Neste quadro, sendo hoje as sociedades mais interdependentes, são também mais diversas e exigem que os seus cidadãos tenham representações de cidadania mais amplas e inclusivas (Banks, 2017).
  • Anais do VI Simpósio Mundial de estudos da língua portuguesa da união à diversidade: Tomo 1
    Publication . Teixeira, Madalena; Tavares, Teresa Cláudia; Gorgulho, Ana Rita; Macário, Maria João; Rodrigues, Patrícia
    No VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP) “Da união à diversidade”, que teve lugar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, pretendeu-se proporcionar um espaço aglutinador de discussões entre professores, pesquisadores, estudantes, em áreas como a linguística, a literatura, a cultura, a tradução, a educação, e, ainda, profissionais de outras áreas para quem a língua portuguesa se traduziu num ponto de interesse.
  • O pluricentrismo da língua portuguesa nas vozes de estudantes de ensino superior
    Publication . Macário, Maria João
    A globalização e a facilidade de comunicação e movimentação que lhe está associada continua a caracterizar o século XXI e essa realidade afeta também as línguas, que estão em maior contacto umas com as outras, logo são supranacionais e adaptam-se aos contextos, às culturas, às realidades vividas pelos seus falantes. A língua portuguesa não é exceção e apresenta diferentes normas com estatutos diferentes, em função das relações de poder económico, político, cultural que se estabelecem entre elas, pelo que a variação intralinguística que apresenta faz dela uma língua pluricêntrica. O estudo que aqui apresentamos parte deste pressuposto. Foi desenvolvido no ano letivo de 2021/2022, numa escola superior de educação portuguesa, tendo como participantes 23 estudantes de um curso técnico superior profissional, no âmbito de uma unidade curricular de língua portuguesa. Tínhamos como objetivos i) identificar as representações dos participantes quanto à variação e difusão da língua portuguesa e ii) compreender o modo como os participantes sentem a língua portuguesa. A consecução destes dois objetivos permitiu-nos refletir sobre propostas didáticas no âmbito da educação em português promotoras da sensibilização para o caráter pluricêntrico da língua portuguesa. Para isso, recolhemos dados através de reflexões desenvolvidas num fórum de discussão online e de respostas a um questionário2 de escolha múltipla enquadrado num jogo online (kahoot). A análise de conteúdo que realizámos permitiu-nos identificar a necessidade de um maior aprofundamento dos estudantes relativamente às características de variação e difusão da língua. Apesar disso, os estudantes apresentam uma relação afetiva com a língua portuguesa e de constatação da sua presença no mundo, sob diferentes roupagens, que resultam na sua enorme riqueza. Estes resultados levaram-nos a refletir sobre a necessidade de promoção de uma sensibilização por parte dos estudantes sobre o caráter pluricêntrico da língua portuguesa.
  • ERA DA WEB SOCIAL E NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS
    Publication . Macário, Maria João; Sá, Cristina Manuela
    O objetivo deste artigo é estabelecer um ponto de partida para uma reflexão sobre os mais recentes cenários educacionais promovidos pela era da web social. De onde partimos quando queremos aprofundar conhecimento sobre este tema? Neste artigo, propomo-nos proceder a uma revisão de literatura. Começaremos por procurar uma clarificação do conceito de web social, para, de seguida, nos focarmos no seu papel no campo da Educação, particularmente, no Ensino Superior, centrandonos depois nas comunidades emergentes que surgem nesses contextos educacionais.