Loading...
Person
dos Santos Vasconcelos Gomes, Helena Margarida
8 results
Search Results
Now showing 1 - 8 of 8
- ‘It’s a lot of work’: A tailor’s measuring tape in the dollhousePublication . Figueiredo, Maria Pacheco; Menezes, Luís; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; martins, ana patrícia; Ribeiro, António; Marchese, Myriam; Soares, Isabel; Zhang, LinStructured around Bishop’s six fundamental mathematical activities, this book brings together examples of mathematics education from a range of countries to help readers broaden their view on maths and its interrelationship to other aspects of life. Considering different educational traditions and diverse contexts, and illustrating theory through the use of real-life vignettes throughout, this book encourages readers to review, reflect on, and critique their own practice when conducting activities on explaining, counting, measuring, locating, designing, and playing. Aimed at early childhood educators and practitioners looking to improve the mathematics learning experience for all their students, this practical and accessible guide provides the knowledge and tools to help every child.
- A história da matemática na formação e na prática profissional dos professores portuguesesPublication . Pinto, Hélder; martins, ana patrícia; Gomes, Helena Margarida dos Santos VasconcelosO projeto (H)isto é Matemática procura descrever e compreender a utilização da História da Matemática (HM) na prática de ensino da disciplina em Portugal e o trabalho realizado na formação de professores. Ao longo do projeto foram efetuados estudos incidindo na formação em HM (inicial e contínua) de professores de matemática de diferentes ciclos de escolaridade e nas suas conceções e práticas profissionais sobre o uso da HM como ferramenta pedagógica. Efetuou-se um estudo similar incidindo em futuros professores dos anos iniciais, isto é, com o curso de Licenciatura em Educação Básica. No que se segue, apresentamos e comparamos os resultados obtidos nesses estudos; realçamos o facto da HM ser bastante valorizada pelos professores como potencial ferramenta pedagógica, opinião que não se traduz, contudo, numa prática efetiva e continuada em sala de aula, sendo a utilização da HM, em contexto escolar, ainda bastante residual. Estas conclusões, como mostraremos, estão alinhadas com os estudos efetuados em outros países.
- Penso, comunico, resolvoPublication . Menezes, Luís; Ribeiro, António Augusto Gaspar; martins, ana patrícia; Rodrigues, Cátia; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Novo, SóniaEsta brochura destina-se a alunos do ensino básico (1.º a 9.º anos), tendo como objetivo fornecer informação sobre as capacidades transversais que o novo Programa de Matemática português (2007) veio destacar.
- El humor en clases de matemática puede ser cosa seria?Publication . Menezes, Luís; Flores, Pablo; Balula, João Paulo; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; martins, ana patrícia; Oliveira, A. M.; Delplancq, Véronique; Matos, Isabel Aires de; Viseu, Floriano; Guitart, MónicaEn este texto presentamos algún trabajo desarrollado en el proyecto HUMAT (Humor in Mathematics Teaching) que se inició con la pregunta que sirve de título a este póster: ¿el humor en clases de matemáticas puede ser cosa seria? Para responder a esta pregunta, se definieron líneas de acción: (1) Conocer el uso que los profesores hacen del humor para enseñar matemáticas; (2) Desarrollar recursos didácticos, en forma de tareas matemáticas, basadas en humor gráfico; y (3) Comprender el impacto en el aprendizaje de las Matemáticas del empleo de tareas matemáticas basadas en humor gráfico. En este póster presentamos algunos de los principales resultados ya obtenidos de los dos primeros.
- Humor no ensino da Matemática: tarefas para a sala de aulaPublication . Menezes, Luís; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Ribeiro, António Augusto Gaspar; martins, ana patrícia; Flores, Pablo; Viseu, Floriano; Oliveira, Ana Maria; Matos, Isabel Aires; Balula, João Paulo; Delplancq, VéroniqueEste livro, Humor no Ensino da Matemática: Tarefas para a sala de aula, surge no âmbito do projeto de investigação HUMAT (Humor in Mathematics Teaching), desenvolvido pela Escola Superior de Educação de Viseu (Portugal), em parceria com a Universidade do Minho (Portugal), a Universidade de Granada (Espanha) e a Universidade de Mendoza (Argentina), com o apoio do Instituto Politécnico de Viseu (Portugal) e CI&DETS. O projeto assume duas ideias fundamentais. Por um lado, assume a importância que o humor tem na criação de um ambiente de aprendizagem que pode impulsionar a motivação para aprender Matemática. Por outro lado, assume que a compreensão do humor e a aprendizagem da Matemática são duas atividades que exigem boa capacidade de raciocínio. Admite ainda que o ensino exploratório da Matemática, baseado no trabalho dos alunos com tarefas matemáticas desafiantes, tem um elevado potencial para a aprendizagem. Nesta medida, surge este livro de tarefas matemáticas de cunho humorístico, que procuram cumprir estas duas funções, ou seja, predispor os alunos para aprender e levá-los a raciocinar sobre situações humorísticas que envolvem conceitos matemáticos.
- Histórias... com Matemática IVPublication . Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; martins, ana patrícia; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Menezes, Luís; Amador, ConstançaEscrever sobre Matemática pode assumir diversas formas. Uma das mais interessantes é construir histórias que mobilizem, de forma direta ou indireta, conceitos matemáticos. Na escrita destas histórias, os autores fazem uso do seu conhecimento matemático para criarem contextos imaginativos nos quais as personagens realizam ações compreensíveis à luz desse conhecimento. A escrita das histórias tem valor educativo, contribuindo para desenvolver a criatividade, ao mesmo tempo que desenvolve a capacidade de comunicação escrita e o aprofundamento de conceitos matemáticos. Cientes disso, a Área Disciplinar de Matemática da Escola Superior de Educação de Viseu realiza, desde 2007, o concurso literário “Histórias… com Matemática”. Algumas dessas histórias foram selecionadas e, juntamente com histórias de autores convidados, deram origem a três publicações: Histórias… com Matemática I, II e III. O livro que agora se apresenta é o quarto volume desta coleção, contando com seis histórias provenientes deste concurso (apresentadas entre 2011 e 2020) e de duas histórias escritas por dois trios de professores da ESEV convidados, das Áreas Disciplinares de Matemática e de Português. Neste quarto volume, à semelhança dos anteriores, a ilustração das histórias e toda a edição do livro esteve a cargo dos estudantes da ESEV. Desta vez, o trabalho foi realizado no âmbito de uma unidade curricular de Técnica e Tecnologias Artísticas, do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Com este livro, esperamos contribuir para a criação de momentos prazerosos de leitura em torno de ideias Matemáticas.
- Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprenderPublication . Menezes, Luís; Flores, Pablo; Viseu, Floriano; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Ribeiro, António Augusto Gaspar; martins, ana patríciaA boa disposição e o bem-estar facilitam o trabalho e a aprendizagem. O humor tem essa particularidade, de bem-dispor e fazer rir as pessoas, aliviando situações de stress e facilitando a comunicação. De entre as diversas formas de humor, o humor gráfico, baseado em tiras e cartoons, tem larga difusão em revistas, nos jornais e na internet. No projeto HUMAT: Humor no ensino da Matemática criámos um conjunto de tarefas matemáticas baseadas em diversas situações de humor gráfico que estão disponíveis na internet e em revistas, de diversos autores, e que incidem sobre vários conteúdos matemáticos, que são trabalhados em diversos anos de escolaridade. Este é, portanto, um livro destinado a alunos, tendo como objetivo apoiar a aprendizagem da Matemática, tanto em contextos de sala de aula como extra sala de aula, de uma forma bem-disposta. Em todas as tarefas deste livro, apresentamos uma tira ou um cartoon e colocamos, a propósito dela, um conjunto de questões que estimulam o pensamento matemático dos alunos, ao mesmo tempo que, esperamos, despertem momentos de boa disposição. Em todas as tarefas, a questão inicial procura levar os alunos a descrever a situação e a apreciar o humor nela presente. Para apoiar a resposta a esta questão, propomos o seguinte roteiro, focado em quatro pontos: Ambiente (em que contexto/cenário ocorrem os eventos? quais são os elementos do desenho que nos fazem identificar esse cenário?); Sujeitos (quem são os personagens? o que se sabe sobre eles? o que representam?); Ação (o que acontece?); Choque de expectativas/final inesperado (o que causa humor? qual é a circunstância que torna a situação engraçada?). Para além das tarefas se dirigirem a diferentes anos de escolaridade e de versarem conteúdos matemáticos diversos, têm também uma duração estimada diferenciada. Algumas são curtas, outras são mais longas. Em todos os casos, esperamos que delas resulte um texto escrito. Podendo ser realizadas individualmente ou em grupo, podem depois ser partilhadas e discutidas as suas resoluções. O projeto HUMAT tem um site onde se podem partilhar as resoluções produzidas em sala de aula ou fora dela.
- Criatividade na atividade matemáticaPublication . martins, ana patrícia; Gomes, Helena Margarida dos Santos VasconcelosFalar de criatividade exige criatividade. Fazer com criatividade exige, ainda, mais criatividade. A Matemática é vista por muitos, ainda, como uma ciência pouco aberta e que serve o mundo com a resposta a inúmeros problemas. Num mundo onde abundam ideias, problemas e soluções, distinguem-se aqueles que são diferentes porque são mais eficientes, porque são inovadores ou, simplesmente, porque são únicos. Conjugar a natureza de uma ciência como a Matemática com métodos e processos mais abertos e mais criativos é algo que começou, muito recentemente, a tomar forma. Mas, o que significa ser criativo no trabalho em Matemática? Neste artigo procuramos reunir ideias da literatura que respondem a esta questão, apresentamos, também, as perspetivas de profissionais que diariamente trabalham com a Matemática, a nível da investigação, do ensino ou da divulgação e, por fim, referimo-nos a manifestações da Matemática em áreas distintas. Acima de tudo, queremos deixar a porta aberta para se continuar a pensar com criatividade sobre aquilo que pode ser a criatividade na atividade matemática.