ESTGV - DG - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGV - DG - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Amaro, Suzanne Fonseca"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A dinamização do marketing interno no Grupo TestaPublication . Correia, Filipe Marques Cruz; Amaro, Suzanne FonsecaO presente relatório visa expor as atividades realizadas em contexto de estágio curricular realizado no Grupo Testa, no âmbito do Mestrado em Marketing pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão Viseu, do Instituto Politécnico de Viseu. O estágio teve duração de 6 meses, a primeira metade realizada no departamento de marketing na sede do Grupo Testa, e a segunda metade no departamento de termorresistentes da empresa Tria Portugal, a primeira empresa do grupo. A vontade de ganhar experiência e conhecimentos colocados na prática são os principais objetivos para a escolha de realizar o estágio, num ambiente diferente do que o mestrando tinha vivenciado anteriormente, enriquecendo o currículo profissional e académico. O relatório de estágio divide-se em quatro capítulos, nos quais é apresentada a sustentação teórica, onde é demonstrada a relevância do tema, e a ligação do tema para o contexto de estágio. Ao longo do relatório é possível consultar a revisão de literatura, alguns conceitos chave para o entendimento do que é o marketing interno e a sua relevância e das características e perfil desejado para um comercial. Posto isto, é apresentado o local de estágio e uma caracterização do local, de valores e missão do grupo. Na parte final do relatório encontra-se uma conclusão e uma apreciação geral do relatório de estágio, assim como algumas sugestões de melhoria.
- Estratégia de Marketing na GrapelandPublication . Vieira, André Filipe da Bárbara Monteiro; Amaro, Suzanne FonsecaO presente relatório foi realizado no âmbito do estágio curricular do segundo ciclo de estudo, do curso Mestrado em Marketing, do Instituto Politécnico de Viseu, o mesmo decorreu na empresa Grapeland Adventure and Tourism. O estágio teve como objetivo primordial implementar, na prática, as questões abordadas durante as unidades curriculares. Este documento transborda as atividades executadas durante os seis meses de período de estágio, no qual foram executadas estratégias de Marketing para a entidade de estágio, na área do branding, marketing digital e marketing de relacionamento. De modo a suportar o trabalho realizado, o presente documento é composto por uma revisão da literatura, um contexto de estágio com abordagem ao mercado em que a empresa se insere, os concorrentes da mesma, a persona e depois sim as respetivas atividades desenvolvidas. A nível teórico foram abordados conceitos como o setor do turismo no Alto Douro, o marketing no turismo, marketing digital, as redes sociais, Search Engine Optimization (SEO), Inbound marketing, marketing de conteúdo, marketing de relacionamento e o design gráfico como auxiliar de marketing, uma vez que as estratégias do estágio terem estes tópicos como pilares. Foram desenvolvidas atividades de redes sociais, uma restruturação do Website, um branding de elementos e documentos visuais, novas formas de apresentar os serviços da empresa e, ainda, ações da marca Grapeland na sociedade.
- Estratégias de marketing e gestão de redes sociais na PapayyaPublication . Guzman, Valeria Daniela González; Amaro, Suzanne FonsecaO seguinte relatório descreve o estágio curricular realizado na entidade 2045 – Digital Health Solutions Lda. Papayya entre outubro de 2023 a abril de 2024, para a obtenção de grau de Mestre em Marketing. No primeiro ponto, temos uma introdução do relatório, seguido do segundo ponto, onde temos um enquadramento teórico sobre o trabalho remoto e a adaptabilidade ao mesmo depois da época de pandemia, a Inteligência Artificial, origem, uso desta ferramenta no marketing, desenvolvimento de conteúdo para as redes sociais e implicações sobre o seu uso. No terceiro ponto, podemos encontrar uma apresentação extensa sobre a entidade, a sua caraterização e serviços prestados. Seguido de uma apresentação das atividades desenvolvidas no estágio e conclusão. Este trabalho tem o objetivo de entender o papel que pode jogar a Inteligência Artificial no marketing e no desenvolvimento de estratégias e conteúdos no marketing e nas redes sociais, perceber como os profissionais de marketing se podem beneficiar desta ferramenta e as questões e limitações que esta ferramenta apresenta ainda. No estágio estas tarefas foram envolvendo pesquisa de mercado e copywritting, para melhor analise e concessão do estudo; de forma externa, foi feita uma pesquisa extensa, através de artigos científicos e outras fontes, sobre os temas e áreas a desenvolver neste relatório.
- O impacto do marketing territorial na promoção da cidade de ViseuPublication . Marques, Andreia da Silva; Amaro, Suzanne FonsecaO presente relatório tem como objetivo destacar as atividades realizadas ao longo dos seis meses de Estágio Curricular, na Viseu Marca - Associação de Cultura, Eventos e Promoção, enquadrado no 2º Ano do Mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. Sendo a Viseu Marca a associação de marketing territorial e de branding de Viseu, o relatório inclui um enquadramento teórico sobre estes temas. A globalização faz com que as cidades cada vez mais se preocupem em desenvolver iniciativas de promoção dos seus territórios, produtos e serviços. As atividades desenvolvidas ao longo do estágio enquadraram-se nesta área, nomeadamente no apoio a eventos enoturísticos, como o Vinhos de Inverno e Festival Literário Tinto no Branco e, também, na organização da Feira de São Mateus 2020 que, devido às circunstâncias do presente ano, a pandemia COVID-19, foi cancelada. Outras atividades realizadas foram o clipping, o planeamento estratégico de Redes Socias e Website, elaboração de bases de dados, estudos dos públicos dos eventos, criação de regulamentos e formulários, entre outras atividades. Por último, é feita uma reflexão crítica sobre o estágio e são efetuadas algumas sugestões à Viseu Marca.
- O marketing aplicado ao setor de real estate crowdfunding: Estudo de caso da plataforma BrikkAppPublication . Guimarães, Manuella Lima; Amaro, Suzanne FonsecaEste relatório de estágio discute o marketing digital aplicado ao setor de real estate crowdfunding aplicado na empresa BrikkApp. O conteúdo é baseado em literatura recente e no que está acontecendo atualmente relacionado a aplicação direta de uma empresa de investimentos do setor imobiliário, a BrikkApp, na qual foi realizado um estágio de 6 meses. Frente à mudança do mercado em direção ao digital, o ramo do marketing digital tornou-se uma necessidade evidente em todas as empresas dos mais diversos setores e abriu porta para novos mercados. Um destes é o setor do real estate crowdfunding, que consiste no investimento coletivo no setor imobiliário a partir de plataformas online, como a BrikkApp. Esta start-up está no mercado há dois anos e nela realizei, por um período de 6 meses, um estágio no setor do Marketing, onde foram desenvolvidas funções na área do marketing research, data research e, principalmente, de marketing digital. Neste relatório serão discutidos o mercado no qual a empresa está inserida, as estratégias de marketing digital atuais, como o Marketing de conteúdo e o Search Engine Optimization, além das suas ferramentas. Será também abordada a forma como estas estratégias foram implementadas na BrikkApp e todas as ferramentas utilizadas para auxiliar na função de marketing exercida durante o estágio. O estágio foi alocado na na República Checa e foi realizado no âmbito do Mestrado em Marketing pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.
- Marketing no setor hoteleiro: Estágio no Lamego Hotel & LifePublication . Pereira, Alessia Rosa; Amaro, Suzanne FonsecaCom o objetivo de obter o Grau Mestre em Marketing pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu foi elaborado o presente relatório de estágio. O principal objetivo do mesmo consistiu em aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado e aplicá los em contexto laboral. A mestranda teve a oportunidade de realizar o estágio de seis meses no Lamego Hotel & Life, no departamento de marketing. O tema do relatório de estágio é sobre o marketing no setor hoteleiro. A revisão de literatura permitiu perceber a importância do setor do turismo e da hotelaria para Portugal, bem como a importância do marketing para os mesmos. Para além disso, permitiu perceber que estratégias como o marketing digital, marketing relacional e marketing de experiências são de interesse para o setor. O presente relatório contempla a caracterização da empresa, bem como as atividades desenvolvidas ao longo do estágio e as estratégias adotadas com o objetivo de obter os melhores resultados para a empresa. No final são apresentadas a análise crítica e as sugestões apresentadas pela mestranda à empresa.
- O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor ImobiliárioPublication . Santos, Ana Sara Lopes Corveira dos; Amaro, Suzanne FonsecaO presente relatório tem como objetivo expor as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular realizado na empresa Area Casa, integrado no mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. Este estágio teve a duração de 6 meses e foi realizado ao abrigo do programa Erasmus na empresa Area Casa, dedicada à mediação imobiliária na cidade de Barcelona, Espanha. O objetivo primordial para a realização do estágio nestas circunstâncias nasce do desejo de adquirir conhecimentos a nível prático na área do marketing num ambiente diferente da realidade nacional revestindo esta experiência de outros matizes de aprendizagem, nomeadamente um outro idioma e a gestão das relações laborais num contexto multicultural. O relatório divide-se em 5 capítulos nos quais se pretende demonstrar de que forma é que esta experiência se desenvolveu, o suporte teórico que a norteou e as aprendizagens adquiridas. Ao longo deste trabalho é possível encontrar um enquadramento teórico do marketing no setor imobiliário, como diferentes dimensões deste como o marketing digital, o marketing interno ou o marketing de conteúdo podem ser trabalhadas para este setor. Entrando no tema do estágio, é apresentada uma caracterização da empresa e do contexto em que desenvolve a sua atividade para depois, com mais pormenor, se descrever as atividades que em concreto compuseram o período de estágio, como a relação com portais imobiliários e redes sociais. Na parte final do relatório é feita uma apreciação crítica do período de estágio, enunciando as aprendizagens adquiridas e os pontos positivos e negativos desta experiência, assim como, sugestões de alterações a implementar de forma a impulsionar a empresa no futuro.