ESTGV - DEMGI - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGV - DEMGI - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri) by advisor "Lopes, Maria Odete Monteiro"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Gestão da manutenção de um parque eólico e análise de indicadores de desempenhoPublication . Rodrigues, Carlos Jorge Pinto; Lopes, Maria Odete Monteiro; Oliveira, Serafim Paulo Melo deA procura por energia, e consequentemente por energias limpas faz com que o setor das energias renováveis esteja em constante desenvolvimento tecnológico, onde se destaca a produção de energia eólica. A maximização dos ativos é essencial para o crescimento das empresas e um parque eólico apesar de todas as especificidades que possui, não deixa de ser uma instalação industrial para a produção de energia elétrica. O objetivo principal deste estudo de caso foi a aplicação de algumas metodologias de gestão Lean focalizadas na melhoria contínua e na manutenção produtiva total (TPM), com base nas normas internacionais (ISO) e as normas europeias (EN) que definem os vários tipos de manutenção bem como os indicadores chave de performance da manutenção (KPI’s). No trabalho desenvolveu-se uma metodologia para a identificação e seleção de indicadores da manutenção, para isso foi necessário efetuar o levantamento, registo e análise de todas as atividades operacionais e registos de paragens dos aerogeradores para o período em estudo. Desta forma foi possível a quantificação, análise e aplicabilidade de diversos indicadores de manutenção, que se tornam ferramentas indispensáveis na tomada de decisão. No âmbito deste estudo de caso selecionaram-se os indicadores mais importantes que serão usados nos relatórios gráficos (dashboards), e que são fundamentais para desenvolvimento de planos futuros e melhorias a implementar na operação e manutenção do parque eólico. A imprevisibilidade no parque eólico, provocada por fatores externos como o excesso de vento ou chuva, condiciona muitas vezes a planificação dos trabalhos, forçando a que o processo de manutenção seja dinâmico e flexível. Apesar do processo de manutenção ser dinâmico todos os indicadores apresentaram resultados bastante satisfatórios salientando-se zero acidentes para os indicadores de manutenção ao nível da higiene, segurança e saúde no trabalho. Ao nível operacional destaca-se a redução de 13% no tempo reportado em tarefas administrativas e um aumento nas atividades fundamentais para a exploração do parque eólico.
- Implementação e análise de resultados de sistemas Poka Yoke em linhas de produção de uma empresa do ramo automóvelPublication . Almeida, André de; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes; Lopes, Maria Odete MonteiroDevido à crescente pressão que se faz sentir na indústria automóvel, a diferenciação face à concorrência é fundamental para a competitividade das empresas do sector. É, por isso, indispensável procurar ferramentas que promovam a eficiência operacional e garantam a qualidade do produto final. O presente projeto, desenvolvido na empresa Forvia SASAL, fabricante de capas para a indústria automóvel, consistiu na implementação da ferramenta Poka Yoke nas linhas de produção. Esta ferramenta, incluída na metodologia LEAN, permite a identificação e correção de falhas de forma proativa, evitando a ocorrência de erros e defeitos durante o processo produtivo. O principal objetivo é garantir que o cliente receba um produto de alta qualidade que satisfaça, ou exceda, as suas expectativas. O trabalho desenvolveu-se em três fases distintas. Numa primeira fase, foram identificados os problemas e os postos de trabalho nas linhas de costura das capas para a aplicação da ferramenta Poka Yoke. Na segunda fase, foram desenvolvidas as soluções e a forma de implementar o sistema Poka Yoke nos dois postos de trabalho. Por fim, na terceira fase, foram cuidadosamente analisados os resultados obtidos, tanto em termos produtivos, como em termos de qualidade do produto entregue ao cliente. No final do estudo efetuado, são apresentadas as evidências do impacto positivo do sistema Poka Yoke na empresa Forvia SASAL, bem como as conclusões do trabalho desenvolvido. Este projeto permitiu fornecer uma visão geral da vantagem competitiva que aquela abordagem pode trazer para outras empresas do setor automóvel, estimulando assim a procura contínua pela excelência operacional e satisfação do cliente.
- Implementação e certificação de um sistema de gestão da qualidade numa microempresaPublication . Reguenga, Diana Alexandra Queirós; Lopes, Maria Odete Monteiro; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesCada vez é mais evidente o quadro competitivo no qual as empresas fazem valer as suas estratégias. A decisão de certificar um Sistema de Gestão da Qualidade é uma decisão estratégica, aplicável a qualquer organização incluindo microempresas que, se encarada como uma mais valia, pode conduzir a vários benefícios. O objetivo do trabalho de projeto foi o de planear e implementar o Sistema de Gestão da Qualidade, e acompanhar o processo de auditorias e certificação, de acordo com os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade: Requisitos - numa microempresa de prestação de serviços de manutenção. Como ponto de partida do projeto, foi necessário efetuar um diagnóstico inicial para avaliar a situação da empresa face ao referencial normativo. Feito o diagnóstico, foram identificadas, planeadas e implementadas as ações necessárias ao desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade, tendo esta parte do trabalho culminado com a realização da auditoria interna. O trabalho de projeto ainda incluiu o acompanhamento da auditoria de concessão para a obtenção da certificação, bem como a elaboração e execução do plano de ações corretivas e de melhoria que decorreram das auditorias. Por último, é apresentada uma proposta de metodologia para futuras implementações de Sistemas de Gestão da Qualidade pela norma de referência, baseada na experiência do presente projeto e em métodos e ferramentas de gestão de projetos aplicáveis à implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade em microempresas.
- Projeto de melhoria de uma linha de engarrafamento de vinhos: automatização da secção de abastecimento e reestruturação do posto de rolhamentoPublication . Silva, Carlos Manuel Rodrigues da; Contente, Olga Maria de Sousa; Lopes, Maria Odete MonteiroEste projeto surge no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), como trabalho final conducente ao grau de Mestre. O presente projeto foi desenvolvido em parceria com a cooperativa vinícola UDACA, que se dedica ao engarrafamento e a comercialização de vinhos da região do Dão, no mercado nacional e internacional. Os objetivos definidos para o projeto foram sustentados pela filosofia de produção Lean, e compreenderam a identificação e implementação de melhorias no centro produtivo da cooperativa, tendo estas sido definidas em conjunto com os responsáveis de produção e da administração da cooperativa. O projeto iniciou-se com uma análise ao fluxo produtivo da linha de engarrafamento, através da qual foi possível diagnosticar que a estação de trabalho de rolhagem era responsável pela baixa produtividade da linha. Identificada aquela como o posto gargalo, foram efetuados estudos para uma nova estação de rolhagem, que possibilitasse um aumento da capacidade produtiva. Para aumentar o nível de automatização da fase inicial da linha de engarrafamento foi sugerida também a criação de um protótipo para abastecimento de garrafas. Durante o desenvolvimento do protótipo foram efetuados estudos sobre soluções existentes no mercado e de viabilidade económica para que a solução encontrada pudesse vir a ser implementada no local. Contudo, não foi possível concluir todas as funcionalidades inicialmente previstas para a estação automatizada de abastecimento de garrafas à linha. Estas limitações surgiram, quer por razões de falta de recursos financeiros, quer por limitações dos recursos de software disponíveis na versão de estudante utilizada, quer ainda por limitações de tempo na ligação e aquisição de equipamento para distribuição de ar comprimido, não obstante os esforços realizados. Através da implementação das melhorias sugeridas e com a implementação de um sistema real à escala, de características análogas à do protótipo construído, foi possível reduzir o prazo de entrega do produto final ao cliente. Esta melhoria na capacidade de engarrafamento deve-se à automatização do processo abastecimento à linha de engarrafamento e da redução do tempo de ciclo das linhas de enchimento.
- Sistema de informação e Logística na Gestão da ManutençãoPublication . Alves, Edgar José Mendonça; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes; Lopes, Maria Odete MonteiroA gestão da manutenção é mais do que uma atividade, é uma ciência estratégica na atividade industrial do futuro. Ela combina ações de gestão técnico-económicas e de engenharia no sentido de aumentar a disponibilidade dos equipamentos e infraestruturas a baixos custos. O principal objetivo do trabalho de projeto é a análise da organização e o estudo do sistema de informação e logística da gestão da manutenção, com vista à preparação de um caderno de encargos para a implementação de um software de gestão da manutenção (CMMS) nas diversas fábricas da empresa Carmo Wood. A base da metodologia da TPM (Total Productive Maintenance), já existente dentro da empresa, ajudou à redução das falhas, defeitos e outras formas de perdas e desperdícios. No decorrer dos trabalhos, foram feitos novos planos de manutenção e alterado e atualizado o sistema de manutenção preventiva e autónoma dos equipamentos. O método SSM (Soft System Methodology) para apoio na modelação de sistemas foi um bom início e ajudou a definir claramente os requisitos do sistema de informação a adquirir para a gestão da manutenção. A aplicação do método SSM tornou mais objetivo a análise dos sistemas atuais e a criação dos modelos de fluxo de informação. O estudo do levantamento dos requisitos para uma definição clara e objetiva do software, e a definição do caderno de encargos para a aquisição do CMMS é muito importante e permite antecipar problemas e estabelecer cenários hipotéticos que se descobrem problemáticos.
