ESTGV - DEMGI - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Parametrização da Carroçaria de um Automóvel por Modelação 3D: Construção de um ProtótipoPublication . Figueiredo, José Virgílio da Silva; Ferreira, Hugo Heitor Moreira Enes; Lopes, Francisco José Sacadura Martins CoelhoCom este trabalho pretende-se trazer, de novo, à estrada um automóvel da curta, mas muito interessante indústria automóvel portuguesa da década de 50. Este automóvel, composto de chassis/longarinas e carroçaria é anterior à era dos atuais automóveis ligeiros em monobloco. O veículo está mecanicamente completo, mas sem carroçaria, destruída num acidente em competição. Sem acesso aos desenhos técnicos da carroçaria e dispondo apenas do documento para aprovação do modelo na então DGV, desenho sem detalhe e apenas com as cotas principais, tornou-se necessário o recurso a novas técnicas de parametrização e de modelação, técnicas que a empresa de restauro não domina. Neste trabalho de projeto construiu-se o modelo virtual 3D do veículo, no seu todo, a partir do qual se construirão os gabaritos necessários à moldação dos diferentes painéis da carroçaria, recorrendo a uma roda inglesa. Este trabalho permitirá, assim, não só a reconstrução do automóvel, mas também servir de suporte técnico para a aprovação do veículo para circulação junto da entidade competente IMT. Com este estudo dá-se também a conhecer as tentativas para trazer para Portugal a indústria automóvel, as falhadas e as concretizadas, bem como as marcas de automóveis portuguesas. As dificuldades e as lutas daqueles que tiveram a audácia de dar início a uma indústria automóvel em Portugal.
- Implementação e análise de resultados de sistemas Poka Yoke em linhas de produção de uma empresa do ramo automóvelPublication . Almeida, André de; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes; Lopes, Maria Odete MonteiroDevido à crescente pressão que se faz sentir na indústria automóvel, a diferenciação face à concorrência é fundamental para a competitividade das empresas do sector. É, por isso, indispensável procurar ferramentas que promovam a eficiência operacional e garantam a qualidade do produto final. O presente projeto, desenvolvido na empresa Forvia SASAL, fabricante de capas para a indústria automóvel, consistiu na implementação da ferramenta Poka Yoke nas linhas de produção. Esta ferramenta, incluída na metodologia LEAN, permite a identificação e correção de falhas de forma proativa, evitando a ocorrência de erros e defeitos durante o processo produtivo. O principal objetivo é garantir que o cliente receba um produto de alta qualidade que satisfaça, ou exceda, as suas expectativas. O trabalho desenvolveu-se em três fases distintas. Numa primeira fase, foram identificados os problemas e os postos de trabalho nas linhas de costura das capas para a aplicação da ferramenta Poka Yoke. Na segunda fase, foram desenvolvidas as soluções e a forma de implementar o sistema Poka Yoke nos dois postos de trabalho. Por fim, na terceira fase, foram cuidadosamente analisados os resultados obtidos, tanto em termos produtivos, como em termos de qualidade do produto entregue ao cliente. No final do estudo efetuado, são apresentadas as evidências do impacto positivo do sistema Poka Yoke na empresa Forvia SASAL, bem como as conclusões do trabalho desenvolvido. Este projeto permitiu fornecer uma visão geral da vantagem competitiva que aquela abordagem pode trazer para outras empresas do setor automóvel, estimulando assim a procura contínua pela excelência operacional e satisfação do cliente.
- Projeto de melhoria de uma linha de engarrafamento de vinhos: automatização da secção de abastecimento e reestruturação do posto de rolhamentoPublication . Silva, Carlos Manuel Rodrigues da; Contente, Olga Maria de Sousa; Lopes, Maria Odete MonteiroEste projeto surge no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), como trabalho final conducente ao grau de Mestre. O presente projeto foi desenvolvido em parceria com a cooperativa vinícola UDACA, que se dedica ao engarrafamento e a comercialização de vinhos da região do Dão, no mercado nacional e internacional. Os objetivos definidos para o projeto foram sustentados pela filosofia de produção Lean, e compreenderam a identificação e implementação de melhorias no centro produtivo da cooperativa, tendo estas sido definidas em conjunto com os responsáveis de produção e da administração da cooperativa. O projeto iniciou-se com uma análise ao fluxo produtivo da linha de engarrafamento, através da qual foi possível diagnosticar que a estação de trabalho de rolhagem era responsável pela baixa produtividade da linha. Identificada aquela como o posto gargalo, foram efetuados estudos para uma nova estação de rolhagem, que possibilitasse um aumento da capacidade produtiva. Para aumentar o nível de automatização da fase inicial da linha de engarrafamento foi sugerida também a criação de um protótipo para abastecimento de garrafas. Durante o desenvolvimento do protótipo foram efetuados estudos sobre soluções existentes no mercado e de viabilidade económica para que a solução encontrada pudesse vir a ser implementada no local. Contudo, não foi possível concluir todas as funcionalidades inicialmente previstas para a estação automatizada de abastecimento de garrafas à linha. Estas limitações surgiram, quer por razões de falta de recursos financeiros, quer por limitações dos recursos de software disponíveis na versão de estudante utilizada, quer ainda por limitações de tempo na ligação e aquisição de equipamento para distribuição de ar comprimido, não obstante os esforços realizados. Através da implementação das melhorias sugeridas e com a implementação de um sistema real à escala, de características análogas à do protótipo construído, foi possível reduzir o prazo de entrega do produto final ao cliente. Esta melhoria na capacidade de engarrafamento deve-se à automatização do processo abastecimento à linha de engarrafamento e da redução do tempo de ciclo das linhas de enchimento.
- O TPM e o indicador OEE no sector de embalamento e rotulagem de uma Empresa FarmacêuticaPublication . Fortunato, José Roberto de Moraes; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesO setor farmacêutico é extremamente rigoroso e exige elevado nível de qualidade no processo de fabrico de medicamentos, aliado às características do atual mercado. Este exige novas metodologias de produção, com redução de desperdícios para permanecer líder ou manter sua posição no mercado industrial. Este documento é o relatório do trabalho de projeto no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da ESTGV, e que teve como objectivo o desenvolvimento e aplicação da TPM e do indicador OEE no setor de embalagem e rotulagem na empresa farmacêutica Hikma S.A. O trabalho de projecto, baseado num estudo de caso, fez a avaliação, análise e mapeamento do fluxo do processo de produção, seguida da aplicação da gestão visual e dos 5s no sector de embalamento. Posteriormente foi definida a metodologia para recolha e análise de dados necessários para o cálculo do indicador OEE, naquele mesmo setor. Os dados de máquinas e equipamentos do setor de embalagem começaram a ser recolhidos durante o segundo semestre de 2020. Através destes dados foi possível calcular o indicador OEE, e desta forma identificar onde estão as maiores perdas e ineficiências dos equipamentos e processos do sector. O parâmetro do indicador OEE que possui maior impacto no resultado do OEE é o do desempenho, e o principal motivo para este valor são as ocorrências de microparagens durante o processo de embalagem dos lotes, provocando uma instabilidade no indicador global OEE. O indicador OEE necessita de um acompanhamento permanente com o envolvimento dos trabalhadores diretamente ligados aos processos, de forma a garantir ou acelerar a implementação do indicador. Para implementação de uma nova metodologia na organização, como a TPM, é imprescindível a mudança de “mindset” e a comunicação entre operadores e gestores para a consolidação de processos de melhoria.
- Estudo e conceção de um equipamento de reciclagem de material resultante de impressão 3DPublication . Lopes, João Filipe; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes
- Gestão da manutenção de um parque eólico e análise de indicadores de desempenhoPublication . Rodrigues, Carlos Jorge Pinto; Lopes, Maria Odete Monteiro; Oliveira, Serafim Paulo Melo deA procura por energia, e consequentemente por energias limpas faz com que o setor das energias renováveis esteja em constante desenvolvimento tecnológico, onde se destaca a produção de energia eólica. A maximização dos ativos é essencial para o crescimento das empresas e um parque eólico apesar de todas as especificidades que possui, não deixa de ser uma instalação industrial para a produção de energia elétrica. O objetivo principal deste estudo de caso foi a aplicação de algumas metodologias de gestão Lean focalizadas na melhoria contínua e na manutenção produtiva total (TPM), com base nas normas internacionais (ISO) e as normas europeias (EN) que definem os vários tipos de manutenção bem como os indicadores chave de performance da manutenção (KPI’s). No trabalho desenvolveu-se uma metodologia para a identificação e seleção de indicadores da manutenção, para isso foi necessário efetuar o levantamento, registo e análise de todas as atividades operacionais e registos de paragens dos aerogeradores para o período em estudo. Desta forma foi possível a quantificação, análise e aplicabilidade de diversos indicadores de manutenção, que se tornam ferramentas indispensáveis na tomada de decisão. No âmbito deste estudo de caso selecionaram-se os indicadores mais importantes que serão usados nos relatórios gráficos (dashboards), e que são fundamentais para desenvolvimento de planos futuros e melhorias a implementar na operação e manutenção do parque eólico. A imprevisibilidade no parque eólico, provocada por fatores externos como o excesso de vento ou chuva, condiciona muitas vezes a planificação dos trabalhos, forçando a que o processo de manutenção seja dinâmico e flexível. Apesar do processo de manutenção ser dinâmico todos os indicadores apresentaram resultados bastante satisfatórios salientando-se zero acidentes para os indicadores de manutenção ao nível da higiene, segurança e saúde no trabalho. Ao nível operacional destaca-se a redução de 13% no tempo reportado em tarefas administrativas e um aumento nas atividades fundamentais para a exploração do parque eólico.
- Desenvolvimento de um sistema de batente de caixilharia em alumínio com rotura térmicaPublication . Pereira, Tiago Jorge Fernandes Correia de Araújo; Romão, Cristina Maria Nogueira; Oliveira, Serafim Paulo Melo deA atual conjuntura, aos mais variados níveis, quer nacional quer internacional, tem levado empresas das mais variadas áreas a procurar novas formas de se manterem competitivas e eficientes. Este projeto, inserido no contexto de uma empresa distribuidora de perfis de alumínio para caixilharia, a ALEDI – Comércio de Alumínios, Lda., pretende desenvolver a partir de um dos vários produtos existentes, um novo sistema de batente de caixilharia em alumínio com rotura térmica que esteja ao nível dos mais recentes avanços e exigências do setor, ao mesmo tempo que permita à empresa consolidar a sua atual posição no mercado e dispor, pela primeira vez, de um produto exclusivo. O aumento da oferta por parte da concorrência, de sistemas cada vez mais variados em termos de medidas de largura, obriga à redução dos incrementos entre as medidas dos produtos existentes. Assim, não interessa desenvolver apenas mais um sistema semelhante aos existentes, mas sim desenvolver um sistema que ocupe uma posição específica no mercado. O trabalho é iniciado pela pesquisa dos produtos já existentes no mercado, avaliando os condicionamentos das leis e regulamentos e dos processos de fabrico disponíveis, de forma a obter a estrutura base e a lista de pontos críticos a abordar no desenvolvimento do sistema. A pesquisa é complementada com a abordagem aos departamentos técnico e comercial da empresa, sob o escrutínio da gerência desta, para confirmar e delinear quais os pontos críticos que necessitam de melhoria ou alteração no projeto do novo sistema. É assim definido que o desenho dos novos perfis será focado na melhoria do canal de drenagem, de forma a prevenir eventuais infiltrações e a corrigir problemas já evidenciados nos atuais sistemas. O projeto é tornado prático através do esboço e posterior desenho técnico dos novos perfis e da análise de compatibilidade com as tipologias pretendidas, ferragens existentes padronizadas e já certificadas e com os métodos de montagem disponíveis por parte dos clientes da empresa. É assim decidido que a criação dos novos perfis se deve então basear no sistema mais vendido pela empresa, a partir do qual se irá desenvolver um novo com maior largura de base. O aumento da medida de largura do sistema permite, para além da total remodelação dos canais de drenagem, um aumento da medida das caixas de esquadro de aperto e da largura destes, ação que permite fortalecer as uniões das esquadrias. É também consequência do dito aumento de largura dos perfis, a necessidade da utilização de outro formato de poliamida e de vedação central. Concluído e aprovado internamente o desenho final dos perfis necessários é realizado, externamente, pela empresa de extrusão o desenvolvimento e produção das matrizes. Estas permitem obter, na forma de barras de alumínio, os perfis desenvolvidos que são depois sujeitas a análise e verificação das suas cotas por comparação com os desenhos técnicos dos mesmos. A lacagem e cravação dos perfis, e a sua posterior montagem com os acessórios e ferragens existentes, permitem verificar a correta funcionalidade e compatibilidade dos perfis, levando o projeto à sua conclusão e à obtenção de um novo sistema.
- Sistema de informação e Logística na Gestão da ManutençãoPublication . Alves, Edgar José Mendonça; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes; Lopes, Maria Odete MonteiroA gestão da manutenção é mais do que uma atividade, é uma ciência estratégica na atividade industrial do futuro. Ela combina ações de gestão técnico-económicas e de engenharia no sentido de aumentar a disponibilidade dos equipamentos e infraestruturas a baixos custos. O principal objetivo do trabalho de projeto é a análise da organização e o estudo do sistema de informação e logística da gestão da manutenção, com vista à preparação de um caderno de encargos para a implementação de um software de gestão da manutenção (CMMS) nas diversas fábricas da empresa Carmo Wood. A base da metodologia da TPM (Total Productive Maintenance), já existente dentro da empresa, ajudou à redução das falhas, defeitos e outras formas de perdas e desperdícios. No decorrer dos trabalhos, foram feitos novos planos de manutenção e alterado e atualizado o sistema de manutenção preventiva e autónoma dos equipamentos. O método SSM (Soft System Methodology) para apoio na modelação de sistemas foi um bom início e ajudou a definir claramente os requisitos do sistema de informação a adquirir para a gestão da manutenção. A aplicação do método SSM tornou mais objetivo a análise dos sistemas atuais e a criação dos modelos de fluxo de informação. O estudo do levantamento dos requisitos para uma definição clara e objetiva do software, e a definição do caderno de encargos para a aquisição do CMMS é muito importante e permite antecipar problemas e estabelecer cenários hipotéticos que se descobrem problemáticos.
- Implementação de Sistema de Gestão da Manutenção em Equipamentos e Instalações TécnicasPublication . Figueiredo, Nuno Filipe Carvalho; Paiva, Luís Manuel Gonçalves; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesA gestão da manutenção assume, cada vez mais, um papel de extrema importância no seio das empresas e serviços, sendo reconhecida pelo seu contributo para o bom desempenho produtivo, a qualidade do produto e serviço, a segurança, as boas relações interpessoais, a rentabilidade económica do processo produtivo e a preservação dos investimentos. No presente trabalho, serão abordados os principais conceitos e definições da gestão da manutenção e aplicados com vista à implementação de um Sistema de Gestão da Manutenção de equipamentos e instalações técnicas, numa Unidade de Cuidados Continuados Integrados, que integram os serviços da Santa Casa da Misericórdia de Vouzela. Em primeiro lugar, foi feito um levantamento e avaliado o modelo de informação da gestão da manutenção existente na Unidade em análise. De seguida, foi projetada a implementação de um Sistema de informação da Gestão da Manutenção, com a recolha e análise dos dados técnicos dos equipamentos e dos dados relativos aos custos de intervenção de cada equipamento. Finalmente, foram estabelecidos diversos indicadores de desempenho que assumirão um elevado nível de importância no apoio à gestão da unidade de saúde. Como conclusão, constatou-se que um sistema de informação na área da gestão da manutenção é uma mais-valia para o desempenho e qualidade da prestação do serviço de manutenção dos equipamentos e infraestruturas na área da saúde.
- Análise e Criação de Valor em Ambiente IndustrialPublication . Simões, Patrícia Geraldo; Paiva, Luís Manuel Gonçalves; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesNum mundo globalizado, o mercado procura soluções inovadoras que respondam às suas necessidades e, por sua vez, as organizações dedicam os seus esforços no sentido de garantir as melhores soluções que acrescentem valor e assegurem elevados níveis de rentabilidade. A presente tese de mestrado teve como objetivo um estudo e avaliação das potencialidades da norma de Gestão do Valor, que proporcionou a seleção e a aplicação, num caso real, de uma das suas abordagens, neste caso, a metodologia de Engenharia do Valor. A realização do trabalho permitiu avaliar a implementação da metodologia, seguindo as diretrizes da norma de Gestão do Valor e o desenvolvimento de um esquema e roteiros próprio das fases da Análise do Valor (AV) / Engenharia do Valor (EV) para futuras aplicações. Foi fundamental a dinamização de uma equipa de trabalho na organização em estudo, com vista ao desenvolvimento do processo criativo da conceção e desenvolvimento de um produto e da aplicação das metodologias da Análise e Criação de Valor, quando enquadrados no âmbito em ambiente industrial. O resultado da aplicação prática da metodologia de Engenharia do Valor, no desenvolvimento de um produto, permitiu a sua conceção, com base na relação entre o desempenho das funções e os custos e recursos necessários à sua realização, ou seja, o seu Valor.