ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Barros, Samuel Ferreira"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Atratividade setorial. Uma aplicação ao comércio a Retalho de Material Ótico.Publication . Ramos, Amândio Gomes; Antunes, Joaquim; Barros, Samuel FerreiraCom a presente investigação pretende-se dar um contributo no desenvolvimento do setor do comércio a retalho de material ótico, através da aplicação prática da metodologia de análise da atratividade, sobretudo numa época em que a crise financeira faz sentir os seus efeitos e o poder de compra é ténue, a par de uma basta oferta nacional e de um aumento do número de empresas a operar no mercado. O objetivo deste trabalho é analisar o referido setor em Portugal, dando-o a conhecer em mais profundidade aos seus principais intervenientes e ser útil para a avaliação de investimentos futuros nas diferentes oportunidades que possam surgir, podendo assim com esta análise, avaliar quais são os fatores que influenciam a atratividade no setor da ótica em Portugal, numa tomada de decisão. A atratividade terá por base a análise de uma abordagem teórica proposta pelo modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter, onde será possível analisar os impactos que cada força implica dentro do negócio, destacando qual destas forças tem maior influência na forma da atratividade do negócio. Irá também ser feita a avaliação da atratividade do setor, através da utilização prática de ferramentas como o VAS, e a matriz GE/Mckinsey. Este setor será analisado, nas várias perspetivas que caracterizam o meio envolvente, com particular incidência na recolha de informação de natureza económica e financeira, das empresas a operar no setor. Abstract: This present investigation intends to make a contribution through the practical application of the attractiveness methodology, especially at a time when the financial crisis has a big effect in the purchasing power, making it reduced and tenuous, together with a high national supply and a high number of companies operating in the market. The main objective of this article is to provide an accurate analysis of the Optical setor in Portugal, examining it in more depth to their stakeholders and be useful for evaluating future investments and numerous opportunities that may appear. With this analysis we pretend to evaluate the assets and factors influence attractiveness in the Portugal Optic filed within a decision making. The attractiveness will be based on the approach of Michael Porter’s competitive five forces analysis, it’s possible to describe the impacts of each force in the business, highlighting which of these parameters has a greater influence on the shape and attractiveness of the business. We will evaluate the setor attractiveness, through the practical use of tools such as VAS, the model of Five Forces of Porter and the matrix GE/Mckinsey. This setor will be analyzed by various perspectives that characterize whit particular emphasis on collecting economic and financial information of the companies that operate in the market.
- Contributos para um plano estratégico para o turismo do Porto Santo: a importância do geoturismoPublication . Castro, Cristina Letícia de Freitas; Antunes, Joaquim Gonçalves; Barros, Samuel FerreiraCom a realização deste trabalho pretendemos dar um contributo para a elaboração de um plano estratégico para o turismo do Porto Santo. Em rigor, o trabalho tem como finalidade principal, demonstrar a possibilidade da inserção do Geoturismo no mercado turístico da ilha. Consideramos que o Geoturismo poderá desempenhar um papel relevante no combate à sazonalidade, que consideremos ser o principal problema no turismo do Porto Santo. Porto Santo situa-se a nordeste da ilha da Madeira. É conhecida como Ilha Dourada ou “Caraíbas da Europa” devido á sua extensa praia de areia fina e dourada e às águas cálidas de cor turquesa. Mais recentemente, para além do lazer, passou a ser apreciada também pelas suas qualidades terapêuticas e medicinais. Apesar dos esforços já investidos quer pelas entidades competentes, quer pelos investidores particulares, na criação e no melhoramento das infraestruturas, a realidade é que isso não basta, uma vez que as acessibilidades para a ilha assim não o permitem. A promoção continua a ir no sentido do produto Sol & Praia, sem nunca considerar a hipótese de criar novos produtos e divulgar Porto Santo como um destino de férias para o ano inteiro. Assim, com este projeto, apresentam-se novos e possíveis produtos para colmatar a lacuna turística de Porto Santo, visando melhoras qualitativas da oferta e diversificando as alternativas para o desenvolvimento e crescimento da ilha como destino de excelência no Geoturismo.
- Contributos para um plano estratégico para o turismo do Município de Castro DairePublication . Almeida, Sandra Filipa da Silva; Barros, Samuel Ferreira; Novais, Cristina Maria de Jesus BarrocoPretende-se com este estudo dar um contributo para a elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento turístico do Município de Castro Daire, que possa constituir uma ferramenta de trabalho para os vários players do território Castrense. É apresentado um enquadramento dos conceitos chave (Plano Estratégico para o Desenvolvimento Turístico de Territórios, Turismo de Natureza e Turismo de Saúde e Bem-Estar) e efetuada uma análise estratégica que inclui 32 entrevistas realizadas a agentes conhecedores do setor do Turismo Castrense e 400 inquéritos aplicados na Bolsa de Turismo de Lisboa e na Feira Ibéria de Turismo. A análise estratégica efetuada permitiu identificar os fatores críticos de sucesso, mas também os pontos fortes e os pontos fracos do território, a nível Turístico, bem com elencar as oportunidades e as ameaças relativas ao setor, de que resultou uma matriz SWOT. A partir da análise estratégica é apresentada uma proposta com possíveis linhas orientadoras futuras, com vista à valorização sustentada do Território Castrense e ao impulsionamento da atividade turística, as quais assentam nos seus principais recursos endógenos, de que se destacam o Rio Paiva, a Serra do Montemuro, as Termas do Carvalhal, a Gastronomia Local, as Tradições, o Património e as Rotas Culturais.
- ECO Casas do Carvalhal: Projeto de turismo em espaço ruralPublication . Seabra, Neuza Filipa de Almeida; Abrantes, José Luís; Barros, Samuel FerreiraO sector de atividade do Turismo é um dos sectores mais importantes no contexto da economia portuguesa. Portugal ocupa o décimo terceiro lugar entre os países europeus que têm o ambiente mais atrativo para o desenvolvimento da indústria de Viagens e Turismo. As ótimas condições climatéricas, excelentes infraestruturas de alojamento para a prática de vários desportos, gastronomia de renome internacional, espírito de hospitalidade, o enorme acervo cultural (monumentos, museus, manifestações culturais, etc.) e a experiência em receber eventos internacionais, faz de Portugal um destino com uma grande capacidade de atração. O Turismo em Espaço Rural (TER) em particular, tem-se assumido, nos últimos anos, como um dos produtos turísticos de excelência em Portugal atraindo turistas nacionais e estrangeiros. Segundo o Secretário de Estado do Empreendedorismo e Inovação, Carlos Oliveira, “O empreendedorismo de base mais local e territorial (…) pode constituir uma resposta para muitas pessoas que estão no desemprego e que nunca pensaram que poderiam criar a sua própria empresa e resolver o seu problema criando e apostando em áreas onde têm competências e que dominam” (Lusa, 2012). O objetivo deste projeto é a criação de um plano de negócios e marketing para uma estrutura de alojamento e spa na Serra do Caramulo, uma área estratégica de desenvolvimento turístico na região centro de Portugal – ECO Casas do Carvalhal.ABSTRACT: Tourism is one of the most important economic sectors in the Portuguese economy. Portugal occupies the thirteenth place among the European countries who present a more attractive environment for the Travel and Tourism industry development. The good climate conditions, excellent infrastructures to sports practice, internationally renowned cuisine, hospitality, the cultural heritage (monuments, museums, cultural events, etc..) and experience in hosting international events, makes Portugal a very attractive destination. Rural Tourism (TER) in particular, has become in recent years as one excellence tourist products in Portugal attracting domestic and foreign tourists. According to the Secretary of State for Entrepreneurship and Innovation, Carlos Oliveira, "The more local and territorial entrepreneurship (...) may be an answer to many people who are unemployed and who never thought they would able to create their own company and solve their problem by creating and investing in areas where they have skills "(Lusa, 2012). The aim of this project is to create a business plan and marketing structure for a Lodgement and Spa business in Serra do Caramulo, a strategic area for tourism development in the central region of Portugal - ECO Homes Carvalhal.
- Plano de desenvolvimento do MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTELPublication . Barbosa, Vera Luísa Fonte Pereira; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Barros, Samuel FerreiraO turismo industrial permite desenvolver a notoriedade e imagem de um lugar ou marca promovendo o seu património industrial. Abrir as portas e mostrar o seu processo de fabrico, as suas competências e os seus dinamismos potencia a visita de turistas a uma região o que contribui para o seu desenvolvimento económico. O MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL visa explorar um segmento de turismo ligado à atividade industrial e a sua história, numa perspetiva da indústria viva desde a origem à evolução ao longo do tempo, da fábrica de Porcelana da Vista Alegre. O objetivo deste trabalho é elaborar o plano de desenvolvimento do MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL com vista à determinação das orientações estratégicas para o sucesso do empreendimento. Neste sentido, foi efetuada a revisão de literatura do turismo industrial analisando os seus benefícios como fator de desenvolvimento económico de uma região. Em Portugal destaca-se um caso de sucesso deste produto turístico, São João da Madeira. Efetuada a análise do meio envolvente contextual e transacional e a análise interna e realizado o estudo de mercado (inquérito), foram identificados os fatores críticos de sucesso que, com a matriz SWOT, permitiram formular uma proposta de orientação estratégica para o hotel. A aplicação do inquérito por questionário aos agentes e operadores turísticos permitiu concluir das potencialidades deste tipo de turismo. Contudo, demonstrou também o desconhecimento ainda existente do MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL como destino de turismo industrial. A análise estratégica do hotel permitiu suportar uma proposta de diretrizes estratégicas que se fundamentam na herança cultural da unidade de produção de porcelana da Vista Alegre. É preconizado o crescimento do volume de negócios do hotel, baseado na excelência do serviço e assente numa oferta diversificada e inovadora, suportadas pelo desenvolvimento de parcerias e pela qualificação dos seus recursos humanos.
- Projeto de Internacionalização Mazaltur Rio de Janeiro - BrasilPublication . Salles, Vital Ferreira; Seabra, Cláudia; Barros, Samuel Ferreira; Figueiredo, AntónioO mercado turístico passa atualmente por um momento de grandes transformações à escala mundial, em consequência principalmente da crise económica a nível mundial, das novas tecnologias e da globalização, fenómenos que com o decorrer dos tempos moldam toda a cadeia produtora e prestadora de serviços turísticos. Atualmente um cliente quando pensa em comprar um produto turístico e/ou fazer uma viagem, tem acesso às informações que, anteriormente, eram restritas aos profissionais da área de turismo, principalmente aos Agentes de Viagens. O cliente moderno pode adquirir as suas informações e viagens nas diversas páginas webs das companhias aéreas, rede hoteleira, operadores turísticos, rent-a-car, entre outros. Ao Agente de Viagem, torna-se obrigatório que esteja sempre disponível para obter muitas e novas competências profissionais, tornando-se desta forma um “Consultor de Viagens”. São tomadas novas medidas para o desenvolvimento profissional deste novo conceito de profissional, com o objetivo de se manter atualizado e cada vez mais dinâmico. O Consultor de Viagens terá de aprender que a competência na nova função depende da consciencialização mútua do agente de viagens e das agências de viagens rumo à absorção de políticas e programas de qualificação profissional, fazendo-se necessário que os consultores compreendam as novas configurações para que o turismo continue a ser uma atividade fundamental neste novo cenário, para a prestação de serviço de consultoria em viagens. Outro fator que levou a profundas alterações no comportamento das empresas turísticas e agentes de viagens foi sem dúvida a crise económica à escala mundial. Quanto à crise económica é importante ressaltar que o setor turístico foi um dos poucos mercados que conseguiu ultrapassar uma das maiores crises a nível mundial. Por tudo isso, pode-se entender que surge uma oportunidade para a internacionalização, desde que o promotor do projeto opte por um país, região ou cidade que atenda a sua zona de conforto. A Mazaltur considerando a importância da internacionalização num mercado globalizado, pretende através deste Plano de Internacionalização fazer uma análise estratégica e de viabilidade económica e financeira para abrir um escritório na cidade do Rio de Janeiro no Brasil.
- Quinta do Salgueiral: projeto de turismo em espaço ruralPublication . Duarte, Rui Manuel Valadares; Seabra, Cláudia; Barros, Samuel FerreiraO turismo é um agente para o desenvolvimento económico, mas também é visto como um agente de mudança. Tornou-se uma indústria muito competitiva, onde os consumidores turísticos tornaram-se mais sofisticados. É uma procura presente para a tranquilidade. As atividades ao ar livre e em ambiente familiar, em edifícios abandonados em aldeias em declínio ou em explorações agrícolas e quintas, podem-se tornar segundas residências para os moradores urbanos (Jafari, J.: 2000). O Turismo em Espaço Rural (TER) pode fortalecer a atratividade e a competitividade das regiões e dos países. Pode contribuir, apoiar e fortalecer o desenvolvimento regional. Este tema aborda essencialmente como é que o Turismo pode contribuir para o desenvolvimento de uma região. Numa época em que o Turismo é tido unanimemente como um dos maiores veículos de desenvolvimento e que também se estimula tanto ao incremento da agricultura e campos rurais, como são exemplo os incentivos de jovens agricultores (estímulos à instalação dos mesmo), penso que será de todo pertinente o estudo de uma atividade que, a par da agricultura, poderá ser das maiores valias para a economia do País. Será, portanto, primordial o aproveitamento do potencial agrícola dos campos, dos recursos naturais, culturais, históricos e paisagísticos, e a exploração turística destes patrimónios (Silva, 2007a: 39‑67). O objetivo deste projeto consiste na criação de uma unidade de alojamento na modalidade de Turismo em Espaço Rural, na elaboração de um plano de negócios e marketing, e a viabilidade económico-financeira para uma estrutura de alojamento deste tipo na região de Castro Daire - Serra do Montemuro. A intenção de criar uma estratégia empresarial sólida poderá tornar este projeto apetecível e capaz de contribuir para o desenvolvimento turístico desta região.