Departamento de Psicologia e Ciências da Educação (DPCE)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Psicologia e Ciências da Educação (DPCE) by advisor "Aguiar, Maria Cristina"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A canção como meio facilitador na aquisição de vocabulário em educação infantilPublication . Gomes, Cátia Sofia Soares Santos; Gomes, António Ferreira; Aguiar, Maria CristinaResumo No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico é efetuada uma reflexão crítica sobre o percurso realizado na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Inicialmente será feita uma contextualização dos locais onde foram desenvolvidas as práticas profissionais e posteriormente será apresentada uma reflexão sobre as práticas concretizadas, bem como uma análise dos conhecimentos e competências desenvolvidos. Em relação ao trabalho de investigação foi realizado um estudo de caso, relativo à exploração de canções em creches, de forma a averiguar se as canções são um meio facilitador na aquisição de vocabulário. A recolha de dados é efetuada através da observação direta de crianças com idades compreendidas entre um e três anos, através de inquéritos por entrevista, tendo como intervenientes várias educadoras de infância. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no caso específico onde ocorreu a recolha de dados e de acordo com os sujeitos entrevistados, as canções auxiliam as crianças com idades inferiores a três anos na aquisição de vocabulário.
- O contributo da expressão e educação musical para motivar os alunos a aprender portuguêsPublication . Ferreira, Jéssica Amaral; Gomes, António Ferreira; Aguiar, Maria CristinaResumo Neste documento é apresentada uma síntese de todo o percurso efetuado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no que às unidades curriculares das práticas de ensino supervisionada diz respeito, bem como o trabalho de investigação solicitado. É concretizada uma breve contextualização dos locais onde foram desenvolvidas as diferentes Práticas de Ensino supervisionada, uma reflexão crítica de todas as decisões tomadas ao longo das mesmas e ainda uma autoavaliação de acordo com o Perfil Específico do Docente. Quanto ao trabalho de investigação, este apresenta um estudo que ambiciona propor uma reflexão acerca da possível relação existente entre a área de Expressão e Educação Musical e a motivação dos alunos para aprender conteúdos da área de Língua Portuguesa, numa das escolas da cidade de Viseu. A base desta investigação é um estudo de caso, tendo os dados sido recolhidos sob a forma de entrevistas que posteriormente foram analisadas segundo categorias de codificação. No que aos resultados diz respeito verificámos que, para a amostra entrevistada, a Expressão e Educação Musical é uma área capaz de motivar os alunos para aprender conteúdos da área de Língua Portuguesa, sendo a motivação um elemento ao qual atribuem bastante importância em contexto de sala de aula, essencialmente por melhorar e facilitar a aprendizagem aos alunos.
- Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolarPublication . Sousa, Ana Luísa Silva de; Gomes, António Ferreira; Aguiar, Maria CristinaNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, expõe-se este Relatório Final de Estágio como reflexo do percurso efetuado em contexto de Educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. As intervenções que realizámos ao nível da Educação Pré-escolar permitiram ir ao encontro de uma realidade que caracteriza este nível de ensino: o recurso às canções infantis como contributo lúdico para a aprendizagem e facilitador do desenvolvimento de competências associadas às áreas de conteúdo, em particular à Expressão Musical. Neste sentido, empreendemos um estudo de caso em torno das canções infantis na Educação Pré-escolar de modo a averiguar o modo como as canções são exploradas pelo educador de infância. A recolha de dados, efetuou-se através do recurso a observações não-participantes e ao inquérito por entrevista, tendo como intervenientes uma educadora de infância e o seu grupo de crianças. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no caso específico do contexto onde decorreu a recolha de dados, as canções infantis são exploradas pela educadora de infância em função dos conteúdos propostos pela Expressão Musical, nomeadamente, as características do som.
- A expressão e a educação musical como fator de enriquecimento da escrita nos alunos do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Ribeiro, Vera Lúcia Antunes; Cardoso, Ana Paula; Aguiar, Maria CristinaO presente trabalho surge da necessidade de minimizar dificuldades ao nível da escrita identificadas num grupo de alunos a frequentar o 4.º ano de escolaridade, cujos textos escritos que elaboram são curtos e pobres ao nível de ideias. O principal objetivo deste estudo é o de tentar perceber se, de alguma forma, a Expressão e Educação Musical pode contribuir para o enriquecimento da Escrita, nomeadamente no aumento do conteúdo e informação. Escolheu-se a investigação-ação como metodologia a utilizar por se tratar de uma intervenção em pequena escala, com vista a solucionar um problema e, assim, contribuir para a melhoria da ação pedagógica. Como instrumentos de recolha de dados, recorremos ao questionário e aos textos escritos pelos alunos, ambos utilizados antes e após a intervenção. Este estudo foi desenvolvido com um grupo de alunos a frequentar o 4.º ano de escolaridade em várias escolas do centro urbano de Viseu. Em geral, estas crianças não gostam de escrever, mostram-se aborrecidas quando têm de redigir textos, têm dificuldade em se expressar e os textos que escrevem são pouco desenvolvidos e repetitivos. Uma das conclusões deste estudo é a de que trabalhar a Expressão e Educação Musical em simultâneo com a área da escrita ajuda a criar um maior gosto, motivação e interesse por escrever. Verifica-se ainda que os textos escritos, após a intervenção, são mais ricos e extensos, com mais conteúdo e informação. Está na altura dos professores olharem para a Expressão e Educação Musical como área fundamental para a formação do ser humano e como coadjuvante ou estratégia para melhorar outras áreas do currículo como é o caso da escrita.
- A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade : um estudo de casoPublication . Teixeira, Diana Sofia Guimarães; Fernandes, Rosina; Aguiar, Maria CristinaEste trabalho pretende efetuar uma apreciação crítica de todo o percurso de estágio realizado (pré-escolar e 1.º ciclo), bem como apresentar um estudo de caso sobre um aluno com diagnóstico de Perturbação por Défice de Atenção e Hiperatividade, atendendo à experiência de contacto com a problemática em contexto de prática de ensino supervisionada e ao interesse pessoal pela música como possível estratégia de intervenção. Salienta-se que, em geral, a experiência de estágio se revelou muito enriquecedora para a formação no âmbito do mestrado. No que se refere ao estudo de caso, procurou-se conhecer o contexto escolar, familiar e social deste aluno e perceber em que medida é que a música poderia contribuir para o seu desenvolvimento. Para tal, realizaram-se entrevistas ao aluno, encarregada de educação, diretora de turma, professora de Educação Musical e psiquiatra. Alguns professores preencheram também questionários. Os principais resultados revelaram que apesar do desconhecimento sobre a influência da música na perturbação, parece haver apenas algum interesse em explorar esta estratégia complementar de apoio ao aluno no processo de ensino-aprendizagem.
- A importância da musicoterapia nas capacidades e dificuldades de uma adolescente com perturbação do espetro do autismo : um estudo de casoPublication . Brito, Inês Prata; Fernandes, Rosina; Aguiar, Maria CristinaEste estudo pretende explorar a importância da Musicoterapia no âmbito das capacidades e dificuldades de uma adolescente com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Procurou-se perceber a sua relevância como meio facilitador de comunicação, socialização, inclusão e reabilitação psicossocial desta adolescente. Posto isto, a música, cujo efeito sobre a mente é inegável, apresenta a vantagem de geralmente ser apreciada pela adolescente com PEA. A metodologia de investigação foi de natureza qualitativa, recorrendo ao estudo de caso de uma adolescente com 16 anos, diagnóstico de PEA, a frequentar o 3º CEB e sessões de Musicoterapia. Participaram no estudo, elementos da família (a mãe), docentes (professora de educação especial) e técnicos que a acompanham (terapeuta ocupacional e musicoterapeuta). Recorremos a diferentes técnicas de recolha de dados: análise documental do seu processo enquanto aluna; entrevistas e questionários - Questionário de Capacidades e Dificuldades (Fleitlich, Loureiro, Fonseca, & Gaspar, 2005) - aos participantes; e observação de 12 sessões de Musicoterapia (observação naturalista e grelha estruturada - Ficha de Observação da Criança: Oportunidades Educativas). Os resultados permitem-nos concluir que, na perspetiva dos participantes, a Musicoterapia desempenha um papel importante como meio facilitador da promoção de capacidades e minimização das dificuldades desta adolescente com PEA, nomeadamente ao nível da comunicação/interação social. Também a investigadora, nas sessões observadas, verificou estes benefícios. Ainda assim, revela-se fundamental continuar a acompanhar a evolução do caso, visto que será necessário mais tempo de intervenção para se consolidarem estas eventuais mudanças que serão certamente mais evidentes a longo prazo.
- Perceções dos educadores de infância quanto à utilização de canções infantis na aquisição de novas palavras por parte de crianças dos 3 aos 6 anosPublication . Batista, Maria João Paredes; Rocha, João; Aguiar, Maria CristinaO Relatório Final de Estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico compreende duas partes. Uma primeira parte que tem um enfoque na reflexão crítico-reflexiva sobre as práticas em contexto da Educação Pré-Escolar (EPE e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e uma segunda parte que reporta ao estudo desenvolvido num jardim de infância do concelho de Viseu e num jardim de infância da zona de Trás os Montes com o objetivo de averiguar se as canções são um recurso facilitador para a aquisição de novas palavras por parte das crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. A reflexão suportada pelos Padrões de Desempenho Docente debruça-se sobre as práticas educativas implementada e os materiais construídos e utilizados em contexto de estágio dos dois níveis de educação. A investigação realizada é um estudo de cariz qualitativo, relacionado com a utilização de canções infantis na Educação Pré-Escolar, com recurso a entrevistas semiestruturadas, tendo como participantes 7 educadoras de infância pertencentes a dois agrupamentos de escolas distintos, sendo um da zona norte e outro da zona centro de Portugal. A investigação tem como principais objetivos, compreender as perceções dos educadores de infância sobre o papel das canções infantis na aquisição de novas palavras pelas crianças; identificar as dificuldades na promoção de práticas interdisciplinares que integrem a música e o ensino do Português; aferir as práticas curriculares promovidas pelos educadores de infância para o desenvolvimento da linguagem das crianças. Os resultados obtidos através da realização da investigação, permitiram concluir que, nos casos onde ocorreu a recolha dos dados e de acordo com os intervenientes entrevistados, as canções infantis auxiliam as crianças com idades entre os três e os seis anos a adquirir novas palavras.