Departamento de Gestão (DG)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Gestão (DG) by advisor "Amaro, Suzanne Fonseca"
Now showing 1 - 10 of 21
Results Per Page
Sort Options
- Antecedentes e consequências do Brand Hate e a influência dos traços de personalidadePublication . Silva, Rémi Santos da; Amaro, Suzanne Fonseca; Ferreira, Bruno MorgadoA relação entre os consumidores e as marcas é um tema cada vez mais relevante, especialmente no que diz respeito ao impacto das emoções negativas nas avaliações e decisões dos consumidores. O ódio é a emoção mais negativa que um consumidor pode ter para com uma marca, levando a um relacionamento extremamente negativo ao qual vários autores designam de Brand Hate, ou seja, ódio à marca. Dada a importância de aprofundar o estudo das relações entre consumidores e marcas e uma vez que as marcas optam, cada vez mais, por estratégias relacionais, este estudo tem como principal objetivo entender a influência dos traços de personalidade no Brand Hate e nas suas relações com os antecedentes e consequências. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, tendo-se recorrido a um questionário como método de pesquisa. O tipo de amostragem utilizado para a recolha de dados foi não probabilística por conveniência, tendo sido recolhidas 225 respostas. A análise dos dados realizou-se utilizando o SPSS, o SmartPLS e o NVivo. Verificou-se que o Brand Hate é influenciado significativamente pelas experiências negativas passadas e, principalmente, pela incompatibilidade ideológica. Apurou-se, ainda, que o Brand Hate, tem relações significativas, principalmente, para com a reclamação privada e a mudança de marca, mas também com a vingança e a retaliação para com a marca. No âmbito da influência dos traços de personalidade, os indivíduos que sentem Brand Hate apresentam níveis de afabilidade mais baixos do que os que não sentem. Além disso, o impacto do Brand Hate na reclamação pública é maior em pessoas com índices mais baixos de extroversão, bem como com índices mais baixos de conscienciosidade. Concluiu-se, ainda, que o impacto do Brand Hate na reclamação privada é maior em pessoas com um baixo índice de sinceridade impulsiva, bem como com um baixo índice de desejo de aceitação social. Por último, verificou-se um maior impacto do Brand Hate na mudança de marca em pessoas com baixo índice de desejo de aceitação social. Por fim, são propostas implicações práticas que podem ser úteis a gestores de marca cujas marcas estejam inseridas em setores com maior propensão ao Brand Hate.
- Caminhar na era tecnológica em direção a Santiago de Compostela: Estudo do uso de uma app por parte dos peregrinosPublication . Antunes, Ângela Isabel Lopes; Amaro, Suzanne FonsecaO Caminho de Santiago, sendo uma rota de peregrinação importante para o território Português e Galego, que envolve o ambiente paisagístico e o Património Cultural e Religioso, tem demonstrado uma grande afluência de peregrinos nos últimos anos. Aliado a este contexto, e numa era tecnológica em que se vive, pretende-se estudar o impacto das novas tecnologias neste ambiente de peregrinação da era medieval. Mais concretamente, pretende-se perceber a utilização da tecnologia móvel por parte dos peregrinos durante a realização do Caminho de Santiago, assim como quais as características que consideram importantes para uma aplicação móvel de apoio à peregrinação e se estas têm influência na intenção de uso da mesma. Para o desenvolvimento desta investigação procedeu-se a uma exaustiva revisão da literatura sobre a utilização da tecnologia móvel no setor do Turismo, visto esta se revelar escassa no que concerne à peregrinação. Aliado à revisão da literatura, considerou-se relevante fazer um levantamento dos hábitos dos peregrinos e a utilização da tecnologia durante a peregrinação, realizando-se entrevistas exploratórias a 11 peregrinos que contribuíram para a construção do questionário. Após a realização das entrevistas, foi elaborado um questionário que foi distribuído online. Foram obtidas respostas de 1.140 peregrinos que já tinham realizado o Caminho de Santiago pelo menos uma vez. Em relação ao uso das novas tecnologias no geral, a análise fatorial aplicada revelou que os motivos de utilização de dispositivos móveis durante a peregrinação se podem dividir em quatro categorias: Lazer/informações, comunicar, conveniência e entretenimento. Em relação ao uso de uma aplicação específica sobre o caminho, os resultados mostram que apesar da grande maioria de inquiridos (81%) não ter conhecimento de uma aplicação móvel sobre o Caminho Português, mais de 55% afirmou que a probabilidade de usarem uma aplicação móvel de apoio à peregrinação seria elevada. Para analisar quais as características que os peregrinos mais valorizariam numa aplicação móvel de apoio à peregrinação a Santiago, foram identificadas três categorias de conteúdos através de uma análise fatorial: Características Gerais do Caminho, Características Turísticas e Culturais e Características Religiosas. Por último, aplicou-se uma regressão linear múltipla que revelou que os conteúdos relacionados com o Caminho e com os elementos turísticos e culturais são os que mais influenciam a intenção de uso da app por parte dos peregrinos. Considerando-se este estudo pioneiro no que concerne à utilização da tecnologia móvel por parte dos peregrinos, poderá revelar-se um suporte importante para os programadores de aplicações móveis, bem como para o desenvolvimento de estudos futuros.
- Consumer Motivations Towards Second-hand Clothing: a Case Study in PortugalPublication . Simões, Cláudia Pereira; Amaro, Suzanne Fonseca; Reis, Manuel António Lourenço dosThis research aims to explore the current dynamics of second-hand clothing (SHC) consumption among Portuguese consumers, focusing on the motivations behind it, the barriers to its adoption, and other behavioural and attitudinal dimensions to gain a deeper understanding of consumer engagement in this market. A comprehensive literature review was conducted, examining key topics such as consumerism, sustainability, fast fashion, consumer motivations, and the circular economy. This review provided a solid theoretical foundation and underscored the importance of addressing second-hand clothing consumption as a sustainable alternative in the context of contemporary environmental and social challenges. To gather data, an online survey was conducted in Portugal during November 2024. A total of 230 respondents participated, and the survey categorized them as SHC consumers or non-consumers. The questionnaire aimed to capture motivational and attitudinal factors, as well as behavioural patterns, providing a multidimensional perspective on SHC consumption. Factor analysis revealed four motivational factors for SHC consumption: sustainable, economic, hedonic, and ethical motivations, with sustainable and economic motivations being the most significant. Gender differences were observed, with females scoring higher on sustainability and economic motivations. For non-consumers, three barrier factors were identified: contaminated interaction, social perception, and availability of local second-hand stores, with the latter being the most substantial. By identifying these motivations, barriers, and behavioral patterns, this study contributes to a better understanding of how to design effective communication strategies aimed at promoting sustainable consumption practices. Encouraging the reuse of clothing is not only a step toward fostering a circular economy but also a means to combat consumerism and ensure a more sustainable future for society as a whole.
- A dinamização do marketing interno no Grupo TestaPublication . Correia, Filipe Marques Cruz; Amaro, Suzanne FonsecaO presente relatório visa expor as atividades realizadas em contexto de estágio curricular realizado no Grupo Testa, no âmbito do Mestrado em Marketing pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão Viseu, do Instituto Politécnico de Viseu. O estágio teve duração de 6 meses, a primeira metade realizada no departamento de marketing na sede do Grupo Testa, e a segunda metade no departamento de termorresistentes da empresa Tria Portugal, a primeira empresa do grupo. A vontade de ganhar experiência e conhecimentos colocados na prática são os principais objetivos para a escolha de realizar o estágio, num ambiente diferente do que o mestrando tinha vivenciado anteriormente, enriquecendo o currículo profissional e académico. O relatório de estágio divide-se em quatro capítulos, nos quais é apresentada a sustentação teórica, onde é demonstrada a relevância do tema, e a ligação do tema para o contexto de estágio. Ao longo do relatório é possível consultar a revisão de literatura, alguns conceitos chave para o entendimento do que é o marketing interno e a sua relevância e das características e perfil desejado para um comercial. Posto isto, é apresentado o local de estágio e uma caracterização do local, de valores e missão do grupo. Na parte final do relatório encontra-se uma conclusão e uma apreciação geral do relatório de estágio, assim como algumas sugestões de melhoria.
- Estratégia de Marketing na GrapelandPublication . Vieira, André Filipe da Bárbara Monteiro; Amaro, Suzanne FonsecaO presente relatório foi realizado no âmbito do estágio curricular do segundo ciclo de estudo, do curso Mestrado em Marketing, do Instituto Politécnico de Viseu, o mesmo decorreu na empresa Grapeland Adventure and Tourism. O estágio teve como objetivo primordial implementar, na prática, as questões abordadas durante as unidades curriculares. Este documento transborda as atividades executadas durante os seis meses de período de estágio, no qual foram executadas estratégias de Marketing para a entidade de estágio, na área do branding, marketing digital e marketing de relacionamento. De modo a suportar o trabalho realizado, o presente documento é composto por uma revisão da literatura, um contexto de estágio com abordagem ao mercado em que a empresa se insere, os concorrentes da mesma, a persona e depois sim as respetivas atividades desenvolvidas. A nível teórico foram abordados conceitos como o setor do turismo no Alto Douro, o marketing no turismo, marketing digital, as redes sociais, Search Engine Optimization (SEO), Inbound marketing, marketing de conteúdo, marketing de relacionamento e o design gráfico como auxiliar de marketing, uma vez que as estratégias do estágio terem estes tópicos como pilares. Foram desenvolvidas atividades de redes sociais, uma restruturação do Website, um branding de elementos e documentos visuais, novas formas de apresentar os serviços da empresa e, ainda, ações da marca Grapeland na sociedade.
- Estratégias de marketing e gestão de redes sociais na PapayyaPublication . Guzman, Valeria Daniela González; Amaro, Suzanne FonsecaO seguinte relatório descreve o estágio curricular realizado na entidade 2045 – Digital Health Solutions Lda. Papayya entre outubro de 2023 a abril de 2024, para a obtenção de grau de Mestre em Marketing. No primeiro ponto, temos uma introdução do relatório, seguido do segundo ponto, onde temos um enquadramento teórico sobre o trabalho remoto e a adaptabilidade ao mesmo depois da época de pandemia, a Inteligência Artificial, origem, uso desta ferramenta no marketing, desenvolvimento de conteúdo para as redes sociais e implicações sobre o seu uso. No terceiro ponto, podemos encontrar uma apresentação extensa sobre a entidade, a sua caraterização e serviços prestados. Seguido de uma apresentação das atividades desenvolvidas no estágio e conclusão. Este trabalho tem o objetivo de entender o papel que pode jogar a Inteligência Artificial no marketing e no desenvolvimento de estratégias e conteúdos no marketing e nas redes sociais, perceber como os profissionais de marketing se podem beneficiar desta ferramenta e as questões e limitações que esta ferramenta apresenta ainda. No estágio estas tarefas foram envolvendo pesquisa de mercado e copywritting, para melhor analise e concessão do estudo; de forma externa, foi feita uma pesquisa extensa, através de artigos científicos e outras fontes, sobre os temas e áreas a desenvolver neste relatório.
- Estratégias de marketing para o lançamento de um livro autopublicadoPublication . Costa, Neide Isabel Rodrigues da; Amaro, Suzanne Fonseca; Pinheiro, PaulaNo mercado do livro português, as editoras tradicionais demonstram cada vez menos interesse em investir em novos autores nacionais. Em contrapartida, observa-se um crescente número de autores a recorrer à autopublicação. No cenário da autopublicação, o autor fica encarregue de todas as etapas da publicação do livro, desde a escrita à venda do mesmo, incluindo todo o trabalho de marketing. Neste sentido, o presente projeto tem como intuito definir estratégias de marketing para o lançamento de um livro de ficção autopublicado no mercado do livro português. Numa fase inicial, é realizada uma análise a artigos e estudos relacionados com o mercado do livro, uma definição dos processos de publicação tradicional e de autopublicação, uma apresentação de leis de venda de livros, e uma lista de estratégias de marketing. Numa segunda fase foi realizado um estudo qualitativo, em forma de entrevista semiestruturada a três autores portugueses que autopublicaram pelo menos um livro nas suas carreiras. Seguiu-se a realização de um estudo quantitativo em forma de um inquérito por questionário, o qual obteve 203 respostas, a consumidores que leem livros na língua portuguesa. Com os resultados obtidos foi possível concluir que as estratégias de Marketing a utilizar para o lançamento de um livro de ficção autopublicado são a criação de uma marca de autor; definição e planeamento de uma época de divulgação do lançamento do livro; e ainda o planeamento da pré-venda e do evento de lançamento. Entre as estratégias de marketing é importante salientar que a comunicação do produto é realizada maioritariamente online, especialmente em redes sociais. Atualmente, o Instagram é a plataforma mais importante tendo em conta a presença da comunidade do Bookstagram. É necessário ter em conta a realização de outros eventos, para além do lançamento do livro, e a possível criação de merchandising para vender ou oferecer. Os resultados do presente projeto mostram-se importantes no sentido em que descreve estratégias de marketing para o lançamento de livro autopublicados em Portugal. Torna-se relevante, principalmente para novos autores que não têm qualquer conhecimento sobre o mercado.
- Estratégias de promoção turística para o Município de Castro Daire com base no estudo da procura turísticaPublication . Ferreira, Telmo Manuel Paiva; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Amaro, Suzanne FonsecaO objetivo da realização de um estudo da procura turística é a explicação do comportamento dos consumidores de bens e serviços, identificando motivações e preferências. O planeamento estratégico de um destino turístico deve estar sempre associado ao estudo do comportamento da procura e do consumidor em particular. O estudo da procura turística assume um papel determinante para os destinos, com grande preponderância no processo de tomada de decisões na área de comunicação e marketing. Neste sentido, os destinos turísticos devem desenvolver modelos para estudar a procura turística e efetuar previsões fiáveis da mesma, para elaborarem planos de marketing que contribuam decisivamente para a criação de produtos de acordo com as necessidades dos mercados. Neste projeto de Mestrado realizou-se um estudo da procura turística no concelho de Castro Daire, com o objetivo de identificar as motivações e preferências dos visitantes e aferir qual a imagem de destino que estes detêm de Castro Daire. Numa primeira fase, efetuou-se uma abordagem teórica apoiada numa revisão de literatura, sobre as variáveis Imagem de destino e Motivação turística, realizando-se também uma caraterização social, económica e turística de Castro Daire e uma análise dos produtos turísticos diferenciadores e com potencial de desenvolvimento. O estudo da procura turística foi efetuado através de uma metodologia qualitativa e quantitativa, com a realização de entrevistas aos agentes turísticos e aplicação de inquéritos online a visitantes e não visitantes deste destino turístico. Nas entrevistas, os agentes turísticos foram unânimes na atribuição de grande importância à realização do estudo da procura turística em Castro Daire. Através dos inquéritos registaram-se 829 respostas, 510 de pessoas que visitaram este destino e 319 de pessoas que nunca visitaram, sendo que os resultados do estudo permitiram identificar algumas caraterísticas sociodemográficas, motivações e preferências, medindo também a perceção da imagem de Castro Daire e o grau de satisfação em relação à visita. Dado que o estudo da procura turística é determinante para o planeamento, promoção e competitividade dos destinos, este projeto de Mestrado apresenta, também, algumas contribuições para o Turismo em Castro Daire na área da promoção turística, resultantes do estudo da procura efetuado.
- Estudo à intenção de uso do consumidor a sistemas de pagamento móvel recorrendo a near field communicationPublication . Oliveira, David Francisco Ferreira de; Amaro, Suzanne FonsecaA tecnologia Near Field Communication mostra-se como uma solução para a realização de transações monetárias através de dispositivos móveis. Existindo uma tendência crescente à utilização de m-payment a nível mundial, também em Portugal a predisposição do consumidor para a utilização de pagamentos móveis aumenta. Como a utilização desta modalidade de pagamento revela benefícios tanto para o consumidor como para o comerciante, torna-se importante a investigação de possíveis variáveis relacionadas com a intenção de utilização desta modalidade de pagamento por parte do consumidor, que podem ser consideradas em estratégias de marketing com a finalidade de fomentar a adoção a m-payment por via de NFC. Este trabalho tem como objetivo principal um estudo à intenção de utilização de m-payment por via de NFC, focando o consumidor português. Pretende-se analisar que variáveis poderão influenciar o consumidor português a adotar esta tecnologia de forma a sugerir estratégias de marketing para o efeito. É proposto e testado um modelo integrado fundamentado no Modelo de Aceitação de Tecnologias de Davis (TAM), na Teoria de Difusão de Inovações (IDT) de Rogers e na revisão de literatura. Com a formulação de hipóteses, procura-se estudar as relações entre os constructos Atitude, Utilidade Percebida, Facilidade de Uso Percebida, Compatibilidade, Segurança, Conhecimento Tecnológico e Higiene Percebida e averiguar de que forma influenciam o constructo Intenção de Uso. É apresentado o novo constructo Higiene Percebida suportado pela revisão da literatura, proposto para medir de que forma a higiene de um processo de pagamento poderá influenciar na decisão do consumidor em a adotar. Foi adotada uma metodologia quantitativa. Os dados foram recolhidos utilizando um procedimento de amostragem não probabilística por conveniência através de um inquérito por questionário disponibilizado online, onde foram obtidas 214 respostas no total e consideradas para análise 210. Recorreu-se ao software IBM SPSS Statistics Versão 23 para a análise descritiva e para a realização de testes paramétricos aos dados recolhidos e foi utilizado o software SmartPLS Versão 3.3.3 para a validação do modelo e a testagem das hipóteses formuladas. Os resultados demonstram que as variáveis Atitude e Compatibilidade surgem como os constructos com maior influência direta na Intenção de Uso e o constructo Facilidade de Uso Percebida surge como a variável com maior influência indireta. Os constructos Facilidade de Uso Percebida, Utilidade Percebida e Segurança têm influência na Intenção de Uso através da Atitude, em contrapartida, o constructo Utilidade Percebida revela não ter uma influência direta na Intenção de Uso. Apesar da variável Conhecimento Tecnológico não revelar uma influência na Atitude, esta mostra um efeito positivo sobre a Intenção de Uso. O constructo Higiene Percebida tem sucesso em explicar a preocupação de higiene relacionada com a utilização de m-payment, tendo uma influência na Utilidade Percebida e assim, influenciando indiretamente a Intenção de Uso através da Utilidade Percebida e Atitude. Com base nesses resultados, este estudo propõe estratégias de marketing destinadas a aumentar a adoção de pagamentos móveis NFC por parte do consumidor.
- Fatores influenciadores nas compras por impulsoPublication . Lopes, António Luís Ferreira; Amaro, Suzanne FonsecaO estudo das compras por impulso tem atraído a atenção de investigadores há mais de 70 anos, dada a importância financeira que representam para os espaços comerciais e para as marcas. No entanto, existem poucos estudos sobre alguns dos fatores influenciadores das compras por impulso. Este estudo procura, assim, colmatar esta lacuna e aprofundar a influência dos amigos nas compras por impulso, quais as categorias de produtos mais adquiridas impulsivamente e as gerações mais propensas às compras por impulso. Foi utilizada uma abordagem quantitativa para testar as hipóteses propostas neste estudo, concretizada através da distribuição de um inquérito por questionário, em formato digital. Com uma amostra de 358 respostas válidas e completas, os dados foram tratados no SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), utilizando análises descritivas, que foram complementadas com técnicas de inferência estatística para testar as hipóteses em investigação. Os resultados sugerem que as mulheres são mais impulsivas sozinhas do que quando acompanhadas de uma amiga. A amostra forneceu também evidência de que a impulsividade varia em função da categoria do produto a comprar (produto alimentar, tecnológico, vestuário, etc.), verificando-se maior impulsividade na aquisição de produtos alimentares. Há ainda evidência de que o rendimento está também relacionado com as compras por impulso. Contudo, a amostra não permitiu estabelecer a existência de diferenças na impulsividade da compra no que diz respeito a diferentes gerações, géneros e níveis de habilitações literárias. A todos os envolvidos no marketing interessará compreender melhor os principais fatores das compras por impulso de forma a desenharem estratégias mais eficazes. Deseja-se que os profissionais do marketing que têm responsabilidades no desenho de estratégias consigam encontrar nos resultados e conclusões deste estudo, um conjunto de referências que lhes permitam definir novas estratégias comerciais, publicitárias e relacionais.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »