Departamento de Gestão (DG)
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Browsing Departamento de Gestão (DG) by advisor "Antunes, Joaquim Gonçalves"
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- Candidatura do Santuário da Lapa a Monumento NacionalPublication . Dias, Hermínio Carlos Almeida; Antunes, Joaquim Gonçalves; Barroco, CristinaO Turismo tem vindo a crescer no nosso país consideravelmente, contribuindo para o aumento da produtividade das empresas ligadas ao sector, servindo, através de todo o seu desenvolvimento, como alavanca para o desenvolvimento económico do país. É de realçar a importância dada ao Turismo Religioso, tendo em conta a quantidade e qualidade de locais de culto existentes no nosso país. O Turismo Religioso é um pouco mais do que uma visita aos locais sagrados, englobando toda uma vivência espiritual e cultural quer dos residentes, quer dos que visitam por motivos de fé, os chamados peregrinos. A afirmação do Turismo Religioso no Plano Estratégico Nacional de Turismo, como sendo um dos produtos a desenvolver no Turismo em Portugal, constitui o reconhecimento de vários fatores que o incorporam, como a diversidade do património cultural religioso, material e imaterial, crenças, costumes e toda uma envolvência relacionada com a religiosidade. Em 1498 nasceu um culto Mariano, debaixo de um penedo ao qual deram o nome de Senhora da Lapa. Este culto foi entregue à célebre ordem dos jesuítas, que no século XVII tomavam conta do Prelado. O seu desenvolvimento foi de tal forma que, à semelhança de Santiago de Compostela, o Santuário de Nossa Senhora da Lapa chegou a ser o maior centro de peregrinação da Península Ibérica. Tendo em conta o seu valor religioso e a sua importância na história nacional, entendeu-se apresentar uma candidatura a monumento nacional, reconhecendo, desta forma, o valor religioso, histórico e arquitetónico deste Santuário. Pretende-se analisar as influências e o potencial que o Turismo Religioso pode gerar, acreditando que a execução de uma candidatura possa ser uma mais-valia para o desenvolvimento local.
- Contributos para um plano estratégico para o turismo do Porto Santo: a importância do geoturismoPublication . Castro, Cristina Letícia de Freitas; Antunes, Joaquim Gonçalves; Barros, Samuel FerreiraCom a realização deste trabalho pretendemos dar um contributo para a elaboração de um plano estratégico para o turismo do Porto Santo. Em rigor, o trabalho tem como finalidade principal, demonstrar a possibilidade da inserção do Geoturismo no mercado turístico da ilha. Consideramos que o Geoturismo poderá desempenhar um papel relevante no combate à sazonalidade, que consideremos ser o principal problema no turismo do Porto Santo. Porto Santo situa-se a nordeste da ilha da Madeira. É conhecida como Ilha Dourada ou “Caraíbas da Europa” devido á sua extensa praia de areia fina e dourada e às águas cálidas de cor turquesa. Mais recentemente, para além do lazer, passou a ser apreciada também pelas suas qualidades terapêuticas e medicinais. Apesar dos esforços já investidos quer pelas entidades competentes, quer pelos investidores particulares, na criação e no melhoramento das infraestruturas, a realidade é que isso não basta, uma vez que as acessibilidades para a ilha assim não o permitem. A promoção continua a ir no sentido do produto Sol & Praia, sem nunca considerar a hipótese de criar novos produtos e divulgar Porto Santo como um destino de férias para o ano inteiro. Assim, com este projeto, apresentam-se novos e possíveis produtos para colmatar a lacuna turística de Porto Santo, visando melhoras qualitativas da oferta e diversificando as alternativas para o desenvolvimento e crescimento da ilha como destino de excelência no Geoturismo.
- O desafio do Marketing perante a perceção dos empreendedores hoteleiros e dos turistas pelos efeitos da Covid-19Publication . Venâncio, Catarina Pereira; Antunes, Joaquim GonçalvesEsta dissertação tem como objetivo conhecer o impacto que a pandemia “Covid-19” teve no turismo e pretende identificar as estratégias que o setor hoteleiro utilizou para superar o receio dos turistas, procurando perceber se existiram mudanças significativas no período pré e pós pandemia. Para a resolução dos objetivos desta investigação, foram realizadas entrevistas a responsáveis pela gestão dos hotéis sobre as estratégias utilizadas para ultrapassar a situação pandémica. Nesta entrevista, foi possível perceber que ninguém estava preparado para uma situação pandémica, as empresas, tais como toda a gente foram apanhadas de surpresa e sem saberem o que esperar tiveram que fechar durante um tempo para ajudarem a conseguir “travar” o vírus – Covid-19. Tiveram que ser utilizadas estratégias para minimizar os impactos económicos. Essas estratégias focaram-se na sustentabilidade, segurança, higiene e surgiu o selo “Clean & Safe” que representou uma mais valia para dar confiança aos clientes. Houve um aumento muito grande no desenvolvimento digital, as empresas que não estavam no online tiveram que se reinventar e criar o seu próprio site e redes sociais. De seguida procedeu-se à realização de um inquérito online que pretendeu identificar e conhecer os comportamentos dos consumidores turísticos durante e depois da pandemia – Covid-19. Nesse inquérito obtiveram-se 141 respostas. Procurou-se saber se o inquirido “Tem por hábito gozar férias?”, identificando-se que dos 141 inquiridos, 119 responderam “sim” representando a maioria, com 84,4% da amostra. Com os resultados deste estudo foi possível identificar também que com a questão “Realizou férias no período de Covid?” existiram mais pessoas que não realizaram férias neste período do que as que realizaram. No entanto as percentagens não se mostraram muito diferentes, com valores de 52,1% e 47,9% respetivamente. Com o estudo percebeu-se que o selo Clean & Safe teve um papel muito importante durante a pandemia, pois revelou segurança e confiança aos consumidores turísticos permitindo um menor receio na escolha dos hotéis. Na questão “quais os motivos de realizar férias?” realizou-se uma análise multivariada (análise fatorial). Encontraram-se dois fatores o primeiro designa-se por experiências turísticas, com valor próprio de 3,587 e uma variância total de 39,8 %, o Segundo fator com valor próprio de 2,190 e uma variância total de 24,332%. Pode-se designar o primeiro fator como - Experiências turísticas e o fator 2 como – Socializar e relaxar. Também para a questão - “o que o motiva na escolha do hotel” foi realizada a análise multivariada. Neste estudo, encontraram-se dois fatores o primeiro pode designar-se por características do hotel, com valor próprio de 3,473 e uma variância total de 31,6 %, o Segundo fator com valor próprio de 2,606 e uma variância total de 23,7% pode-se designar como condições extra e segurança.
- Efeitos da comunicação ativista nas marcas de luxoPublication . Soares, Bruno Filipe Rodrigues; Antunes, Joaquim GonçalvesA presente investigação focou-se na análise da influência de ações de comunicação ativista nos principais elementos que constituem as marcas de luxo, nomeadamente, a perceção de qualidade, autenticidade, prestígio, legitimidade de praticar preços premium e conexão com a marca, por parte de consumidores de marcas de luxo. Estes consumidores foram categorizados de acordo com os principais comportamentos e motivações de consumo de produtos de luxo e de acordo com a perceção perante o luxo, nomeadamente, se deve ou não ser caro e/ou exclusivo. A metodologia assentou na realização de uma pesquisa exploratória, recolhendo dados primários através da divulgação de um questionário online com duas versões: uma com uma ação de comunicação ativista e outra com uma ação de comunicação sem ser ativista. Após a aplicação de uma análise fatorial e da utilização de testes-T ou de Mann-Whitney U, comparando a amostra que respondeu à versão com comunicação ativista com a amostra que respondeu à versão sem comunicação ativista, os principais resultados obtidos demonstraram que a ação de comunicação ativista não influenciou significativamente a perceção dos fatores analisados. O mesmo foi verificado nos consumidores sem motivações de consumo bandwagon, pelos consumidores com motivações de consumo snob e sem motivações de consumo snob, com e sem motivações hedónicas de consumo, com e sem motivações extrínsecas de consumo, pelos que consideram e pelos que não consideram que o luxo deva ser caro, e pelos consumidores que consideram e que não consideram que o luxo deva ser exclusivo. No entanto, foram encontradas diferenças significativas nos consumidores com motivações de consumo bandwagon, onde a comunicação ativista influenciou negativamente a perceção de qualidade da marca. O estudo permite acrescentar conhecimento nas temáticas de marketing de luxo e de comunicação ativista, auxiliando os profissionais de marketing nas suas tomadas de decisão.
- Estratégias de Marketing na Promoção e Desenvolvimento de uma Cidade: Viseu MarcaPublication . Duarte, Carolina Alexandra Marques; Antunes, Joaquim GonçalvesO presente relatório de estágio enquadra-se no 2º ano de Mestrado em Marketing lecionado pela Escola Superior de Tecnologia a Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu, tendo como objetivo apresentar as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular. Este decorreu, de outubro de 2018 a maio de 2019, na Viseu Marca – Associação de Cultura, Eventos e Promoção. Esta associação está relacionada com o marketing territorial e city branding e tem como principal objetivo o enfoque na promoção da marca Viseu. A sua cultura, tradições, talentos e eventos são valorizados e são objeto de trabalho na associação, com a finalidade de criar valor e dimensão à marca - Viseu. Estudar e perceber quais as estratégias de marketing utilizadas na promoção e desenvolvimento de uma cidade são o enfoque deste estudo. Estabelecer laços e parcerias com empresas, marcas, organizações e instituições passam pela estratégia da associação para aumentar o seu crescimento com o intuito de potencializar a sua ação no mercado. Tornar Viseu um destino turístico de excelência, valorizando o que de “melhor se faz por cá”, é o principal objetivo da Viseu Marca. As funções desempenhadas durante o estágio e o enfoque das minhas atividades estiveram na gestão de comunicação, sponsoring e ativação da Viseu Marca. A comunicação é um dos pilares para o sucesso da promoção de uma marca, assim como estabelecer parcerias e patrocínios que alavancam e valorizam o seu desenvolvimento sendo peças fundamentais para potencializar o seu trabalho. O presente relatório está dividido em quatro partes, nomeadamente, a caraterização e apresentação da empresa acolhedora, a Viseu Marca, bem como a sua contextualização no mercado envolvente; uma revisão da Literatura sobre a temática e os principais temas abordados durante o estágio, que vão de encontro ao papel da Viseu Marca e os seus objetivos; a descrição e apresentação das atividades realizadas ao longo do período de estágio, e por último uma breve reflecção e apreciação crítica do trabalho realizado e desenvolvido, assim como, uma descrição das competências adquiridas durante este percurso.
- Estudo das (Des)motivações para a prática de Turismo em Espaço Rural: o caso da Região CentroPublication . Gonçalves, Patrícia Alexandra da Silva; Antunes, Joaquim Gonçalves; Novais, Cristina Maria de Jesus BarrocoO Centro é uma região com um enorme potencial turístico, estando cada vez mais associada a projetos de desenvolvimento sustentável no Turismo em Espaço Rural (Gomes, 2015). O Turismo em Espaço Rural (TER) tem recebido mais atenção de pesquisadores, políticos e gerentes, associado ao reconhecimento da "crise rural" e ao desejo de resolvê-la (Kastenholz, 2013), sendo uma estratégia de desenvolvimento importante para algumas áreas rurais. O TER pode ser visto não só como uma alternativa turística, mas também como um fator importante para o desenvolvimento económico do meio rural. Irá, também, permitir ao turista o desenvolvimento da sua cultura pessoal e ter a oportunidade de adquirir novas experiências e conhecimentos. Os estudos realizados até à data têm-se centrado, essencialmente, nas motivações dos frequentadores das unidades TER sem analisar os motivos dos não frequentadores. O objetivo deste trabalho é perceber quais as principais desmotivações/ constrangimentos que levam o turista a não procurar o produto TER, na região Centro de Portugal. Para alcançar este objetivo, metodologicamente, recorreu-se a uma revisão de literatura dos conceitos associados ao TER, tais como o enquadramento histórico, o conceito e os principais objetivos da modalidade, o perfil do turista de TER, bem como as suas motivações e constrangimentos para a prática do mesmo e uma análise estatística a nível nacional e uma análise da região Centro. Posteriormente, procedeu-se a entrevistas a proprietários de alojamentos da modalidade TER e aplicaram-se 507 inquéritos por questionário, em que 150 foram inquiridos pessoalmente e os restantes através de um inquérito online, tentando abranger a região Centro, para recolha de informação e dados, aplicados entre os meses de julho e outubro de 2019. Os resultados permitem concluir que os constrangimentos mais significativos para a prática de TER, incidiram na preferência por outro tipo de turismo, a falta de gosto pelo campo e pela natureza, unidades de alojamento TER localizadas em territórios despovoados e com grande envelhecimento da população e, ainda, existência de poucas atividades complementares (equipamentos desportivos, animação, entre outros). Por outro lado, quanto às principais motivações, observou-se que os turistas de TER valorizam, principalmente, a fuga à vida citadina, o contacto com a natureza, o refúgio da vida quotidiana, o relaxamento físico e mental e a boa hospitalidade e receção nos estabelecimentos.
- Experiências Enogastronómicas nas Regiões Demarcadas do Douro e do Dão dirigidas aos turistas internacionais que visitam o AlgarvePublication . Sampaio, Maria de Lurdes Bento Afonso; Antunes, Joaquim GonçalvesAs crescentes mudanças no setor turístico, devidas sobretudo à crescente competição e mudanças do comportamento do consumidor, direcionaram os destinos, não só para a necessidade de desenvolverem experiências autênticas, sustentáveis e memoráveis, como também, para serem vistos como verdadeiras marcas com o objetivo de diferenciar o seu destino no mercado. A enogastronomia é considerada um ativo estratégico qualificador que enriquece a experiência turística acrescentando valor ao território e alavancando ativos diferenciadores dos destinos. O desenvolvimento da enogastronomia nas regiões produtoras de vinho em todo o mundo tornou-se uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável das zonas rurais e uma resposta aos novos desafios que se impõem atualmente ao turismo (Carlsen & Boksberger, 2015; Iglesias & Navarro, 2014). O desenvolvimento de experiências enogastronómicas na Região Demarcada do Douro e na Região Demarcada do Dão, dirigidas aos turistas internacionais que visitam o Algarve, aproveitando a linha aérea regional Bragança-Portimão, é objetivo geral deste projeto de mestrado. Para se atingir o objetivo proposto, adotou-se uma abordagem mista, ou seja, a utilização dos métodos de investigação qualitativo e quantitativo. No método de investigação qualitativo foram desenvolvidas oito entrevistas exploratórias: seis entrevistas às quintas de Enoturismo e Enogastronomia das Regiões Demarcadas do Douro e do Dão; uma entrevista à agência de viagens Rosatours e uma entrevista ao Aeródromo Municipal de Viseu. No método de investigação quantitativo foi aplicado o questionário em que a amostra é constituída por 214 turistas internacionais que visitaram o Algarve, 121 turistas na época de verão e 93 turistas na época de inverno. Com a conclusão da investigação foi possível desenvolver um conjunto de experiências enogastronómicas na Região Demarcada do Douro e na Região Demarcada do Dão, que vão ao encontro das expetativas mais valorizadas, nomeadamente, sentir-se protegido e em segurança; provar a gastronomia local e desfrutar a paisagem, e das motivações mais valorizadas, nomeadamente, oportunidade para relaxar; prova de vinhos e comer no restaurante de uma adega, dos turistas internacionais que visitam o Algarve. As experiências enogastronómicas propostas neste projeto visam, não só promover a Região Demarca do Douro e a Região Demarcada do Dão, como destinos enogastronómicos de excelência do nosso País, mas também, combater a sazonalidade da atividade turística no distrito de Viseu.
- Frutos vermelhos: Perceção e valorização destes produtos por parte dos consumidores residentes em PortugalPublication . Silva, Otília Cristina Martins Gomes da; Antunes, Joaquim Gonçalves; Malva, Maria Madalena de Freitas“o mais importante da comunicação é ouvir o que não está sendo dito” Peter Drucker. Portugal, nas últimas décadas tem visto crescer a produção agrícola dos pequenos frutos. Atualmente, representa um forte potencial pela distinta qualidade dos produtos e pelo valor estratégico que assumiu. Qualquer organização necessita de marketing para se expandir, para criar necessidade no cliente, porém não é comum às entidades do sector agrícola a integração do marketing e não existe desenvolvimento de estratégias para o sector. Este trabalho tem como propósito analisar o perfil do consumidor de frutos vermelhos, as suas motivações, onde gosta de comprar por forma a colmatar essa lacuna. Realizou-se uma revisão de literatura sobre a temática, onde se caracterizou o setor. Elaborou-se o questionário para obtenção de dados qualitativos.
- Fruut – Perfil Geral do Cliente ParticularPublication . Costa, António Paulo Correia; Antunes, Joaquim GonçalvesNo âmbito do segundo ciclo de estudos do ensino superior português de Mestrado de Marketing, o relatório aqui evidenciado tem como grande finalidade descrever as inúmeras tarefas desenvolvidas no estágio final de mestrado concretizado na empresa Frueat - Fruut, com a duração de 26 semanas (entre 2 de novembro de 2020 a 2 de maio de 2021). O presente relatório aqui enunciado descreve a adoção das mais distintas técnicas de marketing desde a comunicação, tanto offline como online da marca estabelecida pela empresa, como o reforço e o seu posterior aprofundamento de canais de distribuição emergentes. A grande ênfase deste estágio e aquele que ocupou uma maior porção do tempo, residiu na concretização e implementação de um projeto de caixas de subscrição para a Fruut. Todos os dados obtidos a partir destas três grandes tarefas que formam o estágio no seu todo (reforço da comunicação, aprofundamento de canais de distribuição emergentes e caixas de subscrição) foram previamente estudadas, analisadas com base em diretrizes da empresa e, em consequência disso, estes documentos de análise e investigação minuciosa tinham como principal alvo potenciais clientes e concorrentes que aos olhos da empresa interessavam para a implementação e concretização das tarefas já aqui mencionadas no decorrer deste parágrafo. Note-se que, o não alcance das metas e dos fins previamente definidos e avaliados por parte da empresa não refletem a não concretização dos objetivos. O que se terá de fazer é proceder a uma revisão do que foi feito e proceder-se a uma reavaliação de todo o trabalho de forma a colmatar os desvios verificados. No caso menos positivo reitera-se que, os desvios, embora residuais, são, de facto, positivos para a empresa. No caso mais favorável, com o avançar dos projetos definidos para o estágio, continuar-se-á para o próximo passo das tarefas como forma, numa fase final, de implementação efetiva dos projetos/ tarefas definidas para este estágio. Finalmente, no que toca à estruturação do relatório de estágio final de mestrado, numa primeira instância, irá ser feita uma introdução de enquadramento onde se explicita a temática do estágio e a sua pertinência pessoal, social, científica e profissional, entre outros temas; num primeiro capítulo, a descrição detalhada da instituição acolhedora; num segundo capítulo, uma análise, diagnóstico e estratégia da instituição acolhedora; num terceiro capítulo, uma fundamentação teórico-metodológica do relatório proposto; no quarto capítulo a descrição das atividades desenvolvidas no estágio e as apreciações conclusivas.
- Gestão do Marketing nas Termas da AlcafachePublication . Pinto, João Manuel Farias; Antunes, Joaquim GonçalvesNo âmbito do 2º ano de Mestrado em Marketing, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, foi realizado um estágio nas Termas de Alcafache. Este estágio teve início a 9 de janeiro de 2023 e terminou a 9 de julho de 2023, com uma duração de seis meses. O estágio realizado teve como objetivo a criação de soluções de marketing para as Termas de Alcafache abordando as várias áreas de ação do marketing, desde a gestão das redes sociais com a visão de desenvolver uma maior presença nestes meios, manutenção do website com atualizações das várias ferramentas até à criação de conteúdos e monitorização de campanhas publicitárias nos vários meios físicos e digitais disponíveis. O presente relatório aborda a visão global em que as Termas de Alcafache estão inseridas bem como toda a sua rica história, todo o panorama geral do termalismo na sua base histórica, bem como em Portugal e no mundo, possuindo sempre a conexão com o marketing e todas as atividades desenvolvidas nestes seis meses de estágio curricular.
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