ESEV - DCL - Resumos de eventos científicos não indexados à WoS/Scopus
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Browsing ESEV - DCL - Resumos de eventos científicos não indexados à WoS/Scopus by Author "Balula, João Paulo"
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- Certificação de manuais escolares: estudo exploratório do caso português no início do século XXIPublication . Balula, João PauloApesar de se ter mantido ao longo de várias legislaturas, o processo de certificação de manuais escolares tem sofrido modificações, com frequentes adiamentos e alterações à sua regulamentação. A partir de um estudo de natureza exploratória, baseado numa análise documental, pretende-se avaliar o impacto do processo de certificação nos manuais escolares, em Portugal, tendo como ponto de partida a atividade desenvolvida por uma entidade acreditada para proceder à avaliação no âmbito da disciplina de Português do Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos).
- O contributo dos manuais de Português para práticas de leitura literária - percursos de análise no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Matos, Isabel Aires; Balula, João PauloÉ reconhecido que o processo de avaliação e certificação dos manuais escolares implicou um conjunto significativo de mudanças na reorganização dos mesmos. Relativamente aos manuais de Português destinados ao 1.º CEB, tais mudanças repercutiram-se, sobretudo, no reajustamento dos domínios da Oralidade, da Leitura e Escrita, da Gramática e da Educação Literária. Tendo como quadro teórico de referência o cruzamento da reconceptualização da Educação Literária no Programa e Metas Curriculares de Português (2015) com o desenvolvimento de estratégias didáticas de ensino da compreensão na leitura, traçámos os seguintes objetivos: i) analisar o modo como as atividades propostas nos manuais promovem o cumprimento dos objetivos do domínio da Educação Literária em articulação com a compreensão na leitura; ii) compreender que repercussões terão tais opções para a reconstrução conjunta, de docentes e de alunos(as), de itinerários de leitura que possibilitem cultivar o gosto pela mesma. Relativamente às opções metodológicas, a nossa abordagem foi de natureza qualitativa, tendo sido selecionados três manuais do 1.º CEB adaptados ao Programa e Metas Curriculares de Português. Recorremos à técnica da análise de conteúdo para o estabelecimento de categorias a posteriori, de modo a podermos compreender que tipo de atividades os manuais privilegiam e quais as razões que subjazem a tal escolha. Concluímos que as atividades propostas, embora contribuam para a promoção da Educação Literária, se articulam, por vezes, de forma débil, com o desenvolvimento da compreensão na leitura, o que poderá repercutir-se nos itinerários de leitura partilhados em contexto escolar.
- Ensino explícito de estratégias de leitura no Ensino BásicoPublication . Balula, João PauloO ensino explícito de estratégias de leitura, bem como de recolha e tratamento da informação, reveste-se de particular importância. É igualmente crucial promover a leitura dos textos literários como forma de favorecer a articulação entre o prazer na leitura e o desenvolvimento da compreensão. Esta comunicação pretende apresentar uma reflexão acerca dos resultados de dois estudos sobre o desenvolvimento da compreensão na leitura (Balula, 2007; Miragaia, 2014). Conclui-se que o ensino explícito de estratégias de leitura contribui de forma significativa para o desenvolvimento de competências associadas à compreensão na leitura, para a aprendizagem em termos globais e para o êxito escolar e social dos alunos.
- Feeding students’ creativity with language arts: a project developed at ESEV (2013-15)Publication . Amante, Susana; Silva, Ana Isabel; Matos, Isabel Aires; Balula, João PauloChildren live at a time when the rapid turnover of information and the ongoing changes in the technological, social, cultural, political and economic spheres make it more difficult for teachers to prepare lessons that enhance students’ interest and motivation. There is so much to be learnt outside of the classroom’s four walls that traditional methods of teaching may not be the most effective way to teach today’s learners. When it comes to classes of Portuguese language, teachers are faced with the challenge of teaching culture, literature, grammar and skills such as reading, writing and speaking in a way that involves students as active participants, that is, in a way that engages while also instructing. It means that several strategies need to be adopted, from games to the use of new technologies or, among others, an interdisciplinary approach with maths, (social) sciences and arts, for instance. In an attempt to motivate gifted and talented children that were attending elementary school in a small town near Viseu, in Portugal, The School of Education of the Polytechnic Institute of Viseu was asked to be part of a project in 2013, in a collaborative partnership that proved successful and that was re-enacted in 2015. It is in light of the above that, in this paper, we aim to: a) describe the support that the School of Education provided to these participants, children who were between six and fourteen, by presenting Portuguese language activities that intended to stimulate creative thinking and artistic production; and b) discuss the results of the project, by analysing the students’ productions across verbal and visual modes (ie. script writing and dubbing an excerpt of an animation film, interviews, news reports, drawings, the creation and recitation of poems…). Future activities are on the table, meaning that the School of Education’s commitment to feeding the students’ creativity has shown promising results. Creativity in Portuguese classes is not a guarantee of success but it certainly is food for thought.
- Fractures and disruptions in children's literature: From print to screen and back with Isabel Minhós MartinsPublication . Melão, Dulce; Balula, João PauloRecent years have seen a (r)evolution in children’s literature in Portugal, with particular emphasis on the picturebook, perhaps echoing the challenges of a society where page and screen are providing us new ways of seeing and listening to the world. In order to meet these challenges, educators increasingly need to promote a myriad of ways to motivate children to become lifelong readers. Isabel Minhós Martins recent picturebooks (2013) Este livro está a chamar-te (não ouves?) (This book is calling you (don’t you hear?) and Uma onda pequenina (A tiny wave) invite readers to follow such thought-provoking paths, calling them to interact with printed words mingled with a proposed “digital reading experience”, embracing fractures and disruptions that come along. The objectives of this paper are twofold: i) to briefly review the growing importance of the picturebook in education, namely in school selections (Plano Nacional de Leitura - National Reading Plan); ii) to explore how the interaction between text and image might create fractures and disruptions, allowing creativity to thrive and thus contributing to increase children’s motivation to read. It is hoped that such ways of reading pave the way for many more to come.
- Humor gráfico, criatividade e ensino da MatemáticaPublication . Simões, Daniel; Carvalho, Marta; Menezes, Luís; Balula, João Paulo; Matos, Isabel AiresA criatividade está relacionada com o encontrar de visões ou de soluções originais para determinadas circunstâncias e problemas. A criatividade é também aquilo que associamos à literatura, nomeadamente ao género da banda desenhada (BD). Alguma desta banda desenhada tem uma natureza humorística e incide sobre o tema da Matemática. Nesta comunicação dá-se atenção a este tipo de literatura e procura-se compreender as suas potencialidades para ensinar e aprender Matemática nos anos iniciais da escolaridade.
- A Língua Portuguesa em cenários inclusivos: relato de experiências no âmbito do programa investir na capacidadePublication . Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Matos, Isabel Aires; Balula, João PauloO desiderato da escola inclusiva, equitativa e democrática, bem como o eixo de ação dedicado à educação inclusiva do Quadro Estratégico para a Educação e a Formação para 2020 trazem desafios que se colocam às políticas e práticas educativas corroboradas, também, no Relatório Conjunto da Comissão Europeia e dos Países Membros da União Europeia (2014). A sociedade de conhecimento dificilmente se poderá desligar deste modelo de educação inclusiva, com ela partilhando espaços e tensões que implicam a adaptação de conteúdos curriculares e a (re)criação de instrumentos didáticos. Ainda que o acesso à informação seja mais democrático, rápido e instantâneo, tal inibe o domínio de um assunto com profundidade, bem como a construção de redes de intertextualidades ou de representações mentais. A profundidade, a velocidade, a consistência e a densidade com que se tece o conhecimento e como este se mobiliza são algumas das características apontadas às crianças sobredotadas e talentosas, cujo desempenho e performance poderão ser descritos como extraordinários. Não obstante a prematuridade da investigação no espaço educativo, cabe à escola para todos abrir espaço a crianças precoces e com capacidades acima da média, bem como abrir caminho à reflexão sobre as suas capacidades e talentos. Neste contexto, capitalizar as capacidades das crianças sobredotadas ou talentosas é, também, um objetivo da educação inclusiva. Propomos, nesta comunicação, fazer o relato de experiências levadas a cabo, entre os anos de 2013 e 2015, na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) a partir de uma parceria desenvolvida com um agrupamento de escolas (AEN) do mesmo distrito. Convidada para a operacionalização do Programa Investir na Capacidade (PIC), a participação e envolvimento da ESEV implicaram a conceção e a implementação de um programa de atividades que redimensionam a Língua Portuguesa como espaço de reflexão e como ferramenta para o desenvolvimento da criatividade. A abordagem deste programa de atividades privilegiou o envolvimento dos alunos em tarefas de enriquecimento de conteúdos, pelo acesso a tópicos não abordados no currículo, e pelo facto de se implicarem de forma mais profunda do que a que ocorreria no quotidiano, meta almejada pelo PIC. Tendo como objetivo desenvolver as capacidades de um grupo de alunos do ensino básico, propomo-nos a: a. apresentar as atividades inseridas nos domínios de Criatividade e Comunicação, realizadas com alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos; b. refletir sobre a forma como os alunos desenvolveram as suas capacidades, a partir das diversas dimensões da Língua Portuguesa na resolução de problemas. Como principais resultados evidenciados, salientamos a ampliação do capital lexical nas suas múltiplas dimensões e mobilização para diferentes contextos semântico-pragmáticos; a otimização de estratégias de seleção e organização de informação oral e escrita em diferentes suportes; a exploração e desenvolvimento de estratégias de planificação e o redimensionamento das redes de intertextualidades autorizadas pela exploração estética e semântica de textos de literatura para a infância.
- Literary texts included in textbooks of Portuguese and literacies in L1 educationPublication . Balula, João Paulo; Amante, Susana; Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Castelo, Adelina; Matos, Isabel Aires deAt a time when the tendency is to embrace immediacy and the easy path, the reading of literary texts from different periods, genres and countries becomes an essential activity for gaining linguistic, cultural, historical and world knowledge. Literature, as a complex phenomenon, enables the dialogue between the contemporary reader and the generations that preceded him/her, contributing towards the discovery and interpretation of differences and continuities. The acquisition of a particular semiotic baggage that comes from the reading of literary texts, as well as the ability to question oneself and to intervene in the real world, enhance a reader-text dialogic interaction, which is capable of generating important educational effects. Thus, its relevance to the training of autonomous, competent and critical readers stands out. In light of the above, using as a theoretical framework the Portuguese government guidelines relating to literary education - the National Reading Panel, the Curriculum of Portuguese language for Primary and Middle School Education and the Common Core State Standards for Portuguese - we selected a total of eight textbooks of Portuguese – six for primary school education and two for the first two years of middle school –, by five different publishing houses, and we examined their literary texts, bearing in mind that the work developed in class is strongly influenced by their availability in textbooks. In this paper, we aim to: i) present and discuss the outcomes of our study, by shedding light on the main characteristics of literary texts included in textbooks of Portuguese and their impact on literacy practices; ii) investigate the importance and diversity of the texts included in the textbooks analysed, highlighting the ways in which they might contribute towards the training of autonomous and critical readers. The main results of our research are (1) a great difference in regards to the texts available in textbooks prior to the government guidelines outlined above, prevailing recent narrative texts by authors representing different quadrants of the Lusophone world, and (2) a lack of diversity in literary forms, cultural contexts and time frame, a diversity that we find necessary for the development of lifelong reading habits.
- Literatura para a infância e espaços educativos: a exploração didática do álbum narrativo no âmbito da Educação Pré-EscolarPublication . Pereira, Andreia; Melão, Dulce; Balula, João PauloAtualmente o álbum narrativo tem sido alvo de atenção crescente na literatura de especialidade, sendo realçada a sua mais-valia em contextos educativos diversificados, mormente na Educação Pré-Escolar, favorecendo o prazer de ler, aspetos bem vincados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE, 2016). No entendimento de que as práticas de leitura das crianças em contexto educativo se podem entrelaçar, de forma benéfica, com práticas educativas em contexto familiar, este estudo centra-se na exploração didática de álbuns narrativos, envolvendo a família. Procura-se, assim, responder à seguinte questão de investigação: «Qual o contributo da exploração didática regular de álbuns, envolvendo a família, no que respeita ao desenvolvimento do gosto pela leitura das crianças, no âmbito da Educação Pré-Escolar?». Face à questão colocada, estabelecemos os seguintes objetivos de investigação: i) compreender se o envolvimento da família em atividades de leitura pode motivar as crianças para a mesma; ii) analisar de que modo a exploração didática de álbuns narrativos, no jardim de infância, pode contribuir para motivar as crianças para a leitura; iii) promover momentos lúdicos de contacto com álbuns.
- O manual escolar de Português: das políticas às práticasPublication . Balula, João Paulo; Matos, Isabel Aires; Silva, Ana Isabel; Amante, SusanaO manual escolar tem sobrevivido ao longo dos tempos como artefacto curricular central, independentemente das diferenças políticas, culturais e de ritmos de mudança, bem como de todas as polémicas a ele associadas. Situado, muitas vezes, entre dois planos separados - por um lado, o plano “da conceção, desenho e autorização, nas mãos do perito que domina e concebe o discurso e o regula politicamente” (Bonafé, 2011, p. 89) e, por outro lado, o plano “da aplicação que fica nas mãos do professor, leigo que atua numa posição passiva de recetor dependente daquela em que o discurso o coloca” (Bonafé, 2011, p. 89) – é visto como “uma forma de saber, de circulação legítima do saber e de acesso ao saber” (Bonafé, 2011, p. 16). Considerando que, em Portugal, o processo de elaboração, adoção e utilização deste recurso didático, estabelecido pela lei n.º 47/2006, de 28 de agosto, visa, entre outros aspetos, garantir a sua conformidade com os programas e orientações curriculares, pretendemos, com este trabalho, analisar e discutir as alterações dos manuais escolares causadas pelas mudanças ao nível das orientações programáticas. Foi feita uma análise de conteúdo de onze manuais de Português do ensino básico, publicados por seis editoras diferentes, tendo em conta as seguintes categorias: estrutura global do manual escolar; descritores de desempenho que o manual escolar operacionaliza; e textos destinados a promover a educação literária incluídos no manual escolar. Os resultados da análise indicam que, apesar do ritmo acelerado de mudança da sociedade atual, as orientações programáticas, determinadas politicamente, são o principal fator que influencia as alterações nos manuais escolares de Português e que a informação sobre as práticas está pouco presente neste processo.