Browsing by Author "Guedes, Anabela"
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- Abstract proceedings of International conference on tourism and social support technologies – innovation and local developmentPublication . Lousado, José; Guedes, Anabela; Santos, Paula; Antunes, Sandra Maria Gouveia
- A análise de conteúdo assistida por NVIVO: estudo da adequação das instituições portuguesas de ensino superior à reforma de BolonhaPublication . Antunes, Sandra Maria Gouveia; Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Lousado, JoséO presente trabalho constitui-se num repositório do desenho metodológico de cariz predominantemente humanístico-interpretativo adotado para o estudo que realizámos sobre os processos de adequação ao Processo de Bolonha empreendidos pelas instituições portuguesas de ensino superior (IPES). São objetivos deste artigo dar conta: dos pressupostos que nortearam a análise de conteúdo; da fundamentação que justificou o recurso ao software NVivo 10.0; e do projeto analítico que foi construído com suporte CAQDAS e alguns dos resultados alcançados. Alicerçada nos pressupostos da metodologia qualitativa, a investigação usou mixed methods (inquérito por questionário aplicado a uma amostra de 381 professores, analisado através do software IBM SPSS Statistics, versão 21.0; e à análise de conteúdo do corpus composto por 27 relatórios de 8 IPES). Os principais resultados que apresentamos neste artigo relacionam-se com a análise de conteúdo e evidenciam tendências comuns e diferenças subtis entre os vários subsistemas de ensino, tendo concentrado o seu relato da Reforma de Bolonha nos impactos experimentados nos processos de ensino aprendizagem e, em segundo lugar, nas mudanças introduzidas em elementos e estruturas institucionais, excetuando os politécnicos privados que enfatizaram como segunda área de interesse a concretização das dimensões da Reforma.
- Competências críticas do secretariado ao presentePublication . Marques Dos Santos, Paula; Conde, Manuel; Guedes, AnabelaO presente trabalho procura evidenciar a importância da qualificação dos profissionais de secretariado para o apoio à competitividade das organizações. De facto, pretendemos identificar e caracterizar as competências críticas centrais na formação superior destes profissionais que lhes permitam adquirir a capacidade do apoio especializado para pensar e interpretar as organizações, identificar possibilidades de negócio e/ou de rentabilização das estratégias definidas. O estudo que agora apresentamos segue a metodologia quantitativa, fundamentando-se na pesquisa bibliográfica e exploratória e, além do suporte teórico, baseiase ainda nos resultados obtidos através de um inquérito por questionários a ex-alunos da licenciatura de secretariado de administração de uma instituição de ensino superior.
- Competências e estágio na licenciatura de Secretariado de AdministraçãoPublication . Oliveira, Isabel; Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Antunes, Sandra Maria GouveiaAs exigências do mundo do trabalho e a uniformização a que assistimos no espaço comunitário europeu, ao nível do Ensino superior, têm exigido que os curricula sejam desenhados e pensados de acordo com as competências que os alunos têm de alcançar. O presente trabalho procura analisar a forma como as competências e objetivos são consolidados durante o estágio realizado no sexto semestre da licenciatura de Secretariado de Administração. Além da pesquisa exploratória e bibliográfica, foi utilizado o método de estudo de caso, com base em todos os relatórios de estágio realizados e apresentados pelos alunos (estudo de multicasos), entre 2012 e 2018, com o objetivo de identificar quais as competências mais solicitadas pelas entidades de acolhimento e aquelas que têm sido mais trabalhadas pelos alunos.
- Competências e estágio na licenciatura de Secretariado de AdministraçãoPublication . Oliveira, Isabel; Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Antunes, Sandra Maria GouveiaAs exigências do mundo do trabalho e a uniformização a que assistimos no espaço comunitário europeu, ao nível do Ensino superior, têm exigido que os curricula sejam desenhados e pensados de acordo com as competências que os alunos têm de alcançar. O presente trabalho procura analisar a forma como as competências e objetivos são consolidados durante o estágio realizado no sexto semestre da licenciatura de Secretariado de Administração. Além da pesquisa exploratória e bibliográfica, foi utilizado o método de estudo de caso, com base em todos os relatórios de estágio realizados e apresentados pelos alunos (estudo de multicasos), entre 2012 e 2018, com o objetivo de identificar quais as compe-tências mais solicitadas pelas entidades de acolhimento e aquelas que têm sido mais trabalhadas pelos alunos.
- Designing and implementing an inclusive peer mentoring program in higher educationPublication . Antunes, Sandra; Oliveira, Isabel; Guedes, Anabela; Marques dos Santos, Paula Alexandra
- Efficiency and advisory skils – contemporary administrative assistance profilePublication . Marques Dos Santos, Paula; Guedes, AnabelaOs EUA e a UE têm vindo a perder sistematicamente capacidade competitiva em relação à China e a outros países, no que se refere ao trabalho no segundo setor da economia. De facto, os países industrializados ocidentais não conseguem competir nos setores profissionais menos qualificados, dada a diferença de custo de trabalho em relação a outras regiões do globo, pelo que terão de apostar na promoção do empreendedorismo e da propriedade intelectual (inovação, IT, patentes, etc.). A crise que iniciou em 2008, e a perda de empregos e redução do crescimento do PIB que lhe estão associados no ocidente, demonstra a necessidade urgente de uma transformação para responder ao desafio do empreendedorismo e do crescimento económico. As Instituições de Ensino Superior têm um papel central a desempenhar nesta área, procurando conceder através da formação ferramentas promotoras de uma formação empreendedora e que apoiem a consolidação de PME. Com este artigo pretendemos desenvolver uma primeira abordagem sobre a forma de apostar na qualificação da assessoria administrativa, nas mais diversas áreas do mercado de trabalho.
- Ética como alicerce da Responsabilidade SocialPublication . Guedes, Anabela; Marques Dos Santos, PaulaA Responsabilidade Social tem sido alvo de um intenso e controverso debate que levou à construção do seu conceito, de teorias e abordagens e está, também, relacionado com a evolução do próprio conceito de empresa e da aplicação da ética no contexto organizacional. Neste artigo, investigam-se os fundamentos teóricos e orientações éticas da Responsabilidade Social, esta que aqui é sempre analisada a partir dos fundamentos éticos e que busca na filosofia moral e na teoria dos valores humanos esclarecimentos que permitam definir o conceito e assumindo que deverá ser feita uma análise ao pensamento moral do gestor enquanto responsável organizacional com poder de decisão relevante na empresa, já que é o gestor, enquanto agente central do processo que envolve a adoção, por parte da empresa/instituição, de práticas /políticas alinhadas com as expectativas e necessidades da sociedade.
- Foreign languages communicative skills in Secretarial StudiesPublication . Guedes, Anabela; Oliveira, Isabel; Marques Dos Santos, Paula; Antunes, SandraThe aim of the foreign languages teaching is to enable students to further de-velop and use English language skills in general and specific contexts and this aim is always achieved through the practice of the four skills - reading, writing, listen-ing and speaking. As far as speaking skills are concerned, oral assessment and role-play situations are often used by English teachers to assess students’ skills. Students pursuing a degree in Secretarial Studies and Administrative Assistance at ESTGL and want to become successful administrative professionals must be aware of the importance of English in their future jobs and must be prepared to communicate in real contexts. This paper, using a descriptive humanistic-inter-pretative methodology, aims to acknowledge that role-play is one technique a language teacher can explore and to substantiate the Communicative Language Teaching approach used in the Bachelor of Secretarial Studies and Administrative Assistance. We concluded that it boosts students’ confidence and their personal interaction skills.
- Implementação de ferramentas de gestão estratégica numa organização social – estudo de casoPublication . Santos, Paula Marques; Guedes, AnabelaEste artigo científico tem por objeto a análise da implementação de ferramentas de gestão estratégica nas organizações sociais, através de um estudo de caso de uma organização social portuguesa. Nesse sentido a questão de partida do nosso trabalho é: “Quais as ferramentas de gestão estratégica mais relevantes para garantir a sustentabilidade de uma organização de economia social (OES)?”. Desta forma, foram definidos objetivos de estudo, tais como, conseguir demonstrar que aplicações/ferramentas podem facilitar o trabalho de gestão; conseguir verificar a importância da gestão de recursos humanos; verificar a importância do plano estratégico; e perceber de que forma o meio envolvente influencia a gestão da OES. A par deste estudo, foi realizada uma pesquisa sobre conceitos fundamentais que permitem um maior conhecimento sobre o tema, como gestão estratégica, sustentabilidade financeira e gestão de recursos humanos, foi ainda necessário a recolha de dados junto da organização escolhida, tendo sido aplicada uma checklist como ferramenta de recolha e sistematização de dados, além da análise da documentação interna da mesma OES.