ESEV - DCA - Artigo em ata de evento científico nacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCA - Artigo em ata de evento científico nacional by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 34
Results Per Page
Sort Options
- O triunfo do despotismo soft como maleita da modernidade ou o fracasso do jornalismo regional no desenvolvimento do AlgarvePublication . Barroso, PauloConsiderações sobre a forma como a produção jornalística reflecte ou não as mudanças estruturais na empresa jornalística e no espaço público regional em que se insere. A importância da constituição de um espaço de participação pública e a emergência de uma opinião pública regional crítica e de intervenção na res ("coisa pública").
- Romarias como ideologia e representação da identidade local: crenças e formação do património simbólico e popularPublication . Barroso, PauloNo concelho de Guimarães, milhares de pessoas “alimentam”, durante todo o ano e desde tempos ancestrais, a chama de uma tradição que é, também, a de uma identidade, mediante a realização de manifestações religiosas colectivas que evidenciam a peculiaridade histórica, social e cultural quer da região do Minho quer das suas gentes. Como acontecimentos de envolvente simbolismo e de multifacetada expressividade de uma identidade local e colectiva, apesar de apresentarem denominadores comuns, as romarias são fenómenos que caracterizam e determinam, principalmente, o património histórico-cultural de Guimarães. Património também religioso e popular, que se traduz em festas (não necessariamente patronais, de freguesia ou de paróquia), capazes de aglutinar indivíduos provenientes de diferentes locais, alguns distantes (como os emigrantes), em idênticos rituais de culto num espaço sagrado comum e mediante a partilha e compreensão acordada de símbolos. Como enquadrar e compreender este património ideológico e, acima de tudo, intangível?
- Comunicação do culto e culto da comunicaçãoPublication . Barroso, PauloProcesso transmissor de mensagens entre agentes, a comunicação não se resume às formas verbais (orais ou escritas), mas alarga-se às formas não verbais (gestos, actos, comportamentos, atitudes, padrões culturais, interacções quotidianas, etc.). Eventos de expressivo significado, as romarias constituem palcos privilegiados para o estabelecimento de canais comunicativos entre os crentes e as entidades sagradas. Se, além das interacções quotidianas que preenchem o tempo profano, os crentes têm a oportunidade periódica de estabelecer interlocuções com as entidades sobrenaturais no tempo sagrado, mediante uma experiência religiosa resultante da participação na romaria, com este artigo pretendemos sublinhar o papel imperativo que, segundo uma abordagem antropológica da comunicação, os ritos comunicativos assumem para o culto quer da entidade quer da identidade da festa religiosa.
- Arte e sociedade: comunicação como processoPublication . Barroso, PauloAo partirmos do binómio arte/sociedade subentendemos, antes de tudo, as áreas disciplinares onde se inserem cada um dos elementos em análise: a Estética e a Sociologia. Áreas que, por seu turno, são atravessadas por outras, tornando multidisciplinares os assuntos que abordam. Assumindo como claro este princípio, entendemos correcto falar do campo social e do campo cultural como pautados por modelos de comunicação que visam expressar a sociabilidade. Essas relações contribuem para determinar a dimensão social da arte ou o lugar da arte na sociedade (cf. READ, 1968: 175). Pretendemos explorar aspectos que devem ser contextualizados no âmbito disciplinar que designamos por Sociologia da Arte. Assumimos a pretensão de reflectir, pelo menos, ou descobrir e explicar, ambiciosamente: as relações entre a arte e o meio social; as condições sociais que tornam possível e influenciam a produção artística; o acento das circunstâncias materiais e sociais que condicionam a produção das formas artísticas; a discussão e reflexão do conceito de belo e das funções sociais da experiência estética.
- Comportamentos sociais de manifestação de fé no Algarve contemporâneoPublication . Barroso, PauloNo Algarve, milhares de pessoas manifestam colectivamente a fé, desde tempos ancestrais, através de comportamentos sociais, símbolos religiosos e rituais sagrados e profanos. Conservam, desta forma, uma tradição que é, também, uma forma de expressão da identidade local. Mediante a realização de festas religiosas que evidenciam a peculiaridade histórica, social e cultural quer da região quer das suas gentes, o Algarve tem também uma dimensão patrimonial tão enraizada como muitas vezes desconhecida. Como acontecimentos de envolvente simbolismo e de multifacetada expressividade de uma identidade local e colectiva, apesar de apresentarem denominadores comuns, as festas religiosas (não necessariamente patronais, de freguesia ou de paróquia) são fenómenos que caracterizam e determinam, principalmente, o património histórico-cultural do Algarve. Património também religioso e popular, que se traduz em momentos propiciadores, capazes de aglutinar indivíduos provenientes de diferentes locais, alguns distantes (como os emigrantes), em idênticos rituais de culto num espaço sagrado comum e mediante a partilha e compreensão acordada de símbolos. “Como enquadrar e compreender estes comportamentos sociais de manifestação colectiva de fé?” é a questão central, tendo por base o pressuposto de um património ideológico construído e, acima de tudo, intangível.
- Web Participativa na Educação: Impactos FuturosPublication . Batista, João; Morais, Nídia Salomé; Santos, Rita; Beça, PedroNeste artigo abordam-se os impactos futuros da web participativa na educação e, mais especificamente, no ensino superior. Indicam-se alguns impactos em geral e discutem-se, em particular: os impactos na estratégia das instituições; na aprendizagem, ensino e evaliação; nas fronteiras da sala de aula; e na tecnologia. O artigo termina com uma análise e reflexão crítica.
- Media Participativos na Educação: Ferramentas e Usos Actuais no Ensino Superior PortuguêsPublication . Morais, Nídia Salomé; Beça, Pedro; Santos, Rita; Batista, JoãoA última evolução da Internet, designada como Web 2.0, diluiu a linha que separa os produtores dos consumidores de conteúdos e fez com que o enfoque passasse a estar no acesso às pessoas e não no acesso à informação. Novos tipos de media participativos online, tais como redes sociais, blogues, wikis, e comunidades virtuais, permitem que pessoas com interesses comuns se reúnam, partilhem ideias e colaborem de formas inovadoras. Em contextos de aprendizagem, e mais especificamente a nível do ensino superior, estas ferramentas poderão apresentar-se como soluções capazes de favorecer uma participação mais activa do aluno durante o processo de aprendizagem. Com o presente artigo pretende-se apresentar algumas das ferramentas da Web 2.0 que são usadas no contexto do ensino superior português, bem como tentar perceber, de um modo geral, os seus usos actuais, identificando quem as usa e em que cenários o faz.
- Using Free Software in Higher Education for Creative Purposes: The Case of OpenLab ESEVPublication . Gonçalves, Nelson; Pacheco Figueiredo, MariaOpenLab ESEV is a recent project of the Polytechnic Institute of Viseu’s School of Education that aims to promote, foster and support the use of Free/Libre Open Source Software (F/LOSS) and Free File Formats for creative and educational purposes. During its first year of existence, the project has been particularly active in the fields of document production, software training, and technical support. As an emerging project of use of F/LOSS for creative and artistic purposes, specifically the support to 3D animation students’ projects, we intend to share what we’ve learned by discussing results and some of the changes we want to implement in the near future. The paper includes some core concepts and concerns underlying the project, together with an analysis of the achievements and difficulties, including prefered software packages and workflows and some ongoing students’ work as real case scenarios.
- O Projecto NetInfância e a construção de conhecimento profissional numa licenciatura em Educação de InfânciaPublication . Pacheco Figueiredo, Maria; Gonçalves, NelsonNuma altura de alteração na formação inicial de educadores de infância que, de novo, realça a relação com a investigação e a produção de conhecimento profissional específico, apresenta-se uma análise de estudos desenvolvidos no âmbito de uma licenciatura que focaram a utilização das tecnologias de informação e comunicação (tic) na educação pré-escolar. A análise orientou-se por preocupações relativas à produção de conhecimento por professores e à necessidade de estudos que apoiem a decisão sobre a utilização das tic na educação pré-escolar. Foram apreciadas as instâncias conceptual, substantiva e metodológica dos estudos, em detrimento de uma revisão de resultados. Destacam-se características de investigação realizada por práticos e de conhecimento pedagógico de conteúdo concretizados por alguns desses estudos, bem como as combinatórias metodológicas e os procedimentos de acesso ao campo bem sucedidos. A criação de espaços de produção de investigação nos novos mestrados pode beneficiar da análise destes processos nessas dimensões.
- A Prática partilhada na comunidade RBEP através da sua PlataformaPublication . Santos, Natividade; Lopes, Amélia; Rego, BelmiroAs comunidades de prática conhecem actualmente um desenvolvimento importante. A Rede de Bibliotecas Escolares do Porto (RBEP) é uma comunidade de prática de professores bibliotecários, que recorre a uma plataforma online e que tem como missão apoiar estes profissionais e dar visibilidade ao seu trabalho. Neste artigo, apresentamos a RBEP e a sua plataforma, e reflectimos sobre o conceito de comunidade de prática, baseando-nos em Wenger. Apresentamos dados de um projecto de investigação em curso, relativos a um questionário cuja finalidade consistiu em caracterizar a RBEP como uma comunidade de prática. Também fornecemos dados obtidos numa entrevista a um dos coordenadores da RBEP, acerca da plataforma desta comunidade e desenvolvemos o conceito de prática partilhada com base nas funcionalidades da plataforma da RBEP.