ESEV - DCL - Capítulo em obra nacional, como autor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCL - Capítulo em obra nacional, como autor by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 31
Results Per Page
Sort Options
- O Desenvolvimento da Capacidade de Elaboração EscritaPublication . Silva, Ana IsabelO presente livro, O Desenvolvimento da Capacidade de Elaboração Escrita concretiza, através da análise de uma estrutura da narrativa muito precisa, o conto, a necessidade de desenvolver a elaboração da capacidade escrita em níveis etários fulcrais, para os quais urge certificar a hierarquização das diversas competências expressas,nomeadamente, no Currículo Nacional do Ensino Básico. Trata-se de uma investigação que promove, de forma prática, a análise e a reflexão sobre a língua, fundamental para a expansão da capacidade de produzir e de interpretar textos. A partir dela, é possível explicitar saberes implícitos dos alunos, abrindo espaço à sua reelaboração, no caso da escrita, ou à discussão sobre diferentes sentidos atribuídos ao texto.
- Estratégias de leitura funcional: uma proposta de abordagem didáticaPublication . Balula, João PauloO acesso às fontes da informação e do conhecimento está cada vez mais facilitado devido aos meios colocados à disposição dos cidadãos. A língua escrita é cada vez mais uma fonte privilegiada, assumindo a leitura um papel único no acesso a essa fonte da informação e do conhecimento. Tendo por base um estudo levado a cabo com alunos do ensino básico, no âmbito de um projeto de doutoramento em Didática (Universidade de Aveiro), concluído em 2007, apresenta-se uma proposta de abordagem didática da leitura funcional na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita do Curso de Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Parte-se da definição das linhas diretrizes de um processo de ensino da Língua Materna, orientado para o desenvolvimento de competências em leitura funcional, associadas à recolha e tratamento de informação numa perspectiva multidisciplinar, para a concepção de atividades a implementar em aulas do Ensino Básico.
- A avaliação e certificação de manuais escolares em Portugal: um contributo para a excelênciaPublication . Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Balula, João PauloO século XXI tem trazido à sociedade, em geral, e à Escola, em particular, cada vez mais e maiores desafios. Entre estes desafios, destacam-se os que correspondem à necessidade de assegurar a qualidade do sistema educativo, quando os recursos económicos se tornam escassos. Por outro lado, a necessidade de dar resposta à educação para todos acentuou as responsabilidades dos políticos, dos professores e dos investigadores relativamente à garantia de um sistema orientado para a excelência. Uma das áreas que pode contribuir significativamente para alcançar a excelência é a da conceção e produção de recursos didáticos. Do conjunto dos recursos didáticos, pretendemos destacar os manuais escolares que têm assumido um papel tão importante quanto polémico. Simultaneamente, tem havido uma descentralização de parte da responsabilidade relativa à sua avaliação com vista a garantir a qualidade. A última fase do alargamento da responsabilidade sobre a produção dos manuais escolares consistiu na acreditação de entidades avaliadoras e certificadoras de manuais escolares que deem garantias de poderem proceder à realização de um trabalho que visa assegurar a qualidade científica e pedagógica desses recursos, a conformidade com o currículo nacional e com os programas em vigor e ainda garantir que constituem um instrumento adequado de apoio ao ensino e aprendizagem, bem como à promoção do sucesso educativo. Neste trabalho, pretendemos apresentar uma reflexão sobre o quadro legal que regulamenta este processo, com base nos dados relativos ao envolvimento de uma entidade avaliadora e certificadora de manuais escolares no processo de avaliação e certificação de manuais.
- Acesso à informação: perceções e práticas no Ensino Superior na era da globalizaçãoPublication . Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Balula, João PauloUm dos múltiplos desafios alimentados pela sociedade globalizada tem sido a permanente (re)conceptualização do conceito de literacia, ditada por uma (r)evolução digital que tem transformado a interação dos cidadãos com a informação. Tal mudança tem-se repercutido na arena educativa, convocando uma reflexão ampla sobre o modo adequado de resposta a tal desafio. Os estudantes do Ensino Superior, pela especificidade do seu trabalho académico, têm necessidade não só de selecionar como também de se posicionarem criticamente face ao crescente caudal de informação com que são confrontados. Assim, esta comunicação tem como objetivos: 1) procurar compreender de que modo os estudantes de Comunicação Social e de Publicidade e Relações Públicas percecionam as distintas práticas em literacia digital nas quais se envolvem quotidianamente; 2) distinguir quais os usos mais frequentes que fazem das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), no âmbito da prossecução do seu trabalho autónomo, para aceder à informação de que necessitam e de que modo as percecionam como relevantes; 3) identificar que tipo de pesquisa efetuam para realizar trabalhos académicos e de que forma esta evidencia as suas práticas de acesso à informação. Considerou-se adequada para este estudo exploratório uma abordagem de natureza quantitativa, desenvolvida com base em dados recolhidos através de inquérito por questionário, aplicado a estudantes de dois cursos de uma instituição portuguesa do Ensino Superior Politécnico (Comunicação Social e Publicidade e Relações Públicas). Os resultados evidenciam que apesar de acederem com frequência à Internet e se percecionarem utilizadores proficientes das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), tal não significa que estejam a assumir o posicionamento crítico face à informação, exigido neste nível de ensino. Conclui-se da necessidade de se realizarem estudos de maior amplitude que possam contribuir para uma melhor compreensão das razões que subjazem a tais práticas, bem como formas apropriadas de intervenção.
- Representações sobre a leitura e sua influência em práticas educativas. Um estudo no primeiro ciclo de BolonhaPublication . Melão, DulceNa sociedade atual, os cidadãos são diariamente confrontados com a omnipresença considerável de informação, exigindo um posicionamento crítico promotor de um exercício de cidadania ativo e responsável. Responder a este desafio crescente é uma das responsabilidades dos futuros profissionais de Educação por várias razões: 1) pelo seu papel privilegiado na mediação da relação do leitor com os textos (Azevedo, 2006); 2) pela relevância que a compreensão na leitura assume para os cidadãos na atualidade (Balula, 2007; Martins & Sá, 2008) e 3) pela reconhecida necessidade do (re)investimento constante em práticas educativas que fomentem a compreensão na leitura e a motivação para a mesma (European Commission, 2012; OECD, 2011). Neste sentido, procura-se, no presente estudo, identificar e caraterizar as representações de futuros profissionais de Educação (neste caso, estudantes a frequentar um primeiro ciclo de estudos de Bolonha na área da Educação Básica), sobre: i) a sua motivação para a leitura; ii) o seu desempenho em compreensão na leitura, iii) a forma como perspetivam o seu futuro público em termos de motivação para a leitura e compreensão neste domínio e iv) estratégias didáticas orientadas para a motivação do seu futuro público para a leitura e o desenvolvimento da sua compreensão na leitura. Pretende-se também perceber a influência destas representações nas suas futuras práticas educativas, assim como conceber, implementar e avaliar um plano de formação em Didática do Português, visando a promoção da competência didática dos estudantes orientada para a motivação do seu futuro público para a leitura e o desenvolvimento da sua compreensão na leitura.
- “Enwhisteetkwa/Walk in Water: The Okanagan Version of the History of the Encounter Between Aboriginals and Settlers”Publication . Amante, SusanaThe present essay is dedicated to reflecting upon Jeannette Armstrong’s Enwhisteetkwa Walk in Water, a picture book in which this Okanagan artist, writer and educator is committed to presenting counter-images to the official history of the encounter between Aboriginals and settlers. In fact, as Heather Glebe once pointed out in Cross Canada Writers’ Magazine, Jeannette Armstrong “... is committed to promoting cross-cultural understanding through literature...” (Glebe, 1990: 6), an understanding that brings all of us together, beyond our differences. This understanding and healthy syncretism is even more necessary for the well-being of humankind now at a time when the global economic crisis – and a crisis of values as a consequence (or is the former a consequence of the latter?) – is being felt deeply around the world. It is time for us to open one’s heart and mind to others, respect them and listen actively to their words, for “... it is the duty of each person to care for and take care of one another and seek to resolve conflicts among the people so that the process of life will not be interrupted” (George, “Life is the Gift of Nature but Beautiful Living is the Gift of Wisdom”, 1990: 193). Because these are discourses that matter, I will attempt to show the other side of the story in Enwhisteetkwa Walk in Water and discuss how children’s literature may be the way out of crisis, since it raises one’s awareness and promotes critical thinking.
- A iniciação à prática profissional no curso de Educação Básica: uma reflexão sobre a experiência da Escola Superior de Educação de ViseuPublication . Menezes, Luís; Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, Cristina Azevedo; Balula, João Paulo; Novais, Anabela; Jales Ribeiro, Esperança; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Rocha, João; Nunes, João; Lacerda, Carla; Rodrigues, CátiaOs cursos de Educação Básica (EB) integram, de acordo com a legislação em vigor, uma componente de Iniciação à Prática Profissional (IPP). A forma de organizar essa componente da formação, embora regulamentada por alguns princípios consignados nos documentos legais, é da responsabilidade de cada uma das instituições de ensino superior que ministram o curso. Neste artigo, apresentamos um estudo que tem como objetivos: (i) refletir sobre o modelo de organização e funcionamento da componente de formação da Iniciação à Prática Profissional que implementamos na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV); (ii) conhecer as perspetivas dos alunos do curso da licenciatura em Educação Básica sobre a IPP. Este estudo ocorre no momento em que o terceiro grupo de estudantes está a terminar o curso de Educação Básica (2010, 2011 e 2012) e em que os primeiros estudantes terminaram ou estão a terminar os seus mestrados profissionalizantes no âmbito da formação de professores e educadores de infância (cursos que permitem dar seguimento ao curso de EB). O estudo adota uma metodologia de natureza interpretativa. Participam no estudo alunos (finalistas da licenciatura de EB) e diplomados em EB (a frequentar os mestrados de formação de professores). Os dados foram recolhidos através de inquérito, por questionário e por entrevista, e análise SWOT. Os resultados do estudo apontam para uma boa aceitação por parte dos alunos do modelo de IPP, reconhecendo a importância de contactarem com os três níveis de ensino, em instituições educativas diversas. Para além disso, valorizam as tarefas desenvolvidas no âmbito da IPP, assim como o apoio da equipa multidisciplinar.
- Manuais escolares de português: cenários didáticos de educação literária a partir das Metas CurricularesPublication . Silva, Ana Isabel; Balula, João Paulo; Matos, Isabel Aires; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Melão, DulceA relação entre Literatura e Língua tem vindo a ser reconstruída nos diferentes documentos reguladores da ação docente. Esta alteração, impulsionada pelo documento Metas Curriculares de Português (MCP) para o Ensino Básico, influenciou os manuais escolares entretanto reformulados e avaliados. Neste artigo discutimos: (1) o impacto do domínio da Educação Literária (EL) definido pelas MCP na organização de onze manuais de Português do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), de seis editoras diferentes; (2) as repercussões da aplicação do corpus literário na operacionalização dos domínios da Oralidade, Leitura, Escrita e Gramática. Nesta análise, confrontamos manuais adaptados e não adaptados às MCP, o que nos permite concluir que o domínio da EL tem pouco impacto na macroestrutura dos manuais, mas repercussões significativas nos cenários didáticos associados à exploração dos outros domínios, devido ao corpus literário prescrito, motivando reflexões sobre o papel do texto literário num manual de Português.
- Infografia, para que te quero? Espaços infográficos na imprensa desportiva nacionalPublication . Pereira, Filipa; Silva, Ana Isabel; Eira, PauloAssociada ao jornalismo, a infografia é uma ferramenta que procura facilitar a divulgação e promoção dos mais diversos conteúdos, através do uso de uma linguagem simples, da articulação harmoniosa entre imagens. A nossa análise centra-se na observação e interpretação da informação divulgada em três periódicos desportivos nacionais antes e depois de um clássico do campeonato nacional português: Sport Lisboa e Benfica (SLB) – Futebol Clube do Porto (FCP). Avaliamos a produção de infografias nos três jornais desportivos: A Bola, Record e O Jogo, perspetivando-a a partir da: a. caracterização dos usos da infografia na divulgação de conteúdos jornalísticos desportivos; b. descrição da função da infografia e o impacto que tem no leitor. Refletimos acerca da suas potencialidades, cuja utilização é ainda pouco significativa na imprensa desportiva, mas reconhecida em perceções de alunos do ensino superior.