ESEV - DCL - Capítulo em obra nacional, como autor
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- Acesso à informação: perceções e práticas no Ensino Superior na era da globalizaçãoPublication . Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Balula, João PauloUm dos múltiplos desafios alimentados pela sociedade globalizada tem sido a permanente (re)conceptualização do conceito de literacia, ditada por uma (r)evolução digital que tem transformado a interação dos cidadãos com a informação. Tal mudança tem-se repercutido na arena educativa, convocando uma reflexão ampla sobre o modo adequado de resposta a tal desafio. Os estudantes do Ensino Superior, pela especificidade do seu trabalho académico, têm necessidade não só de selecionar como também de se posicionarem criticamente face ao crescente caudal de informação com que são confrontados. Assim, esta comunicação tem como objetivos: 1) procurar compreender de que modo os estudantes de Comunicação Social e de Publicidade e Relações Públicas percecionam as distintas práticas em literacia digital nas quais se envolvem quotidianamente; 2) distinguir quais os usos mais frequentes que fazem das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), no âmbito da prossecução do seu trabalho autónomo, para aceder à informação de que necessitam e de que modo as percecionam como relevantes; 3) identificar que tipo de pesquisa efetuam para realizar trabalhos académicos e de que forma esta evidencia as suas práticas de acesso à informação. Considerou-se adequada para este estudo exploratório uma abordagem de natureza quantitativa, desenvolvida com base em dados recolhidos através de inquérito por questionário, aplicado a estudantes de dois cursos de uma instituição portuguesa do Ensino Superior Politécnico (Comunicação Social e Publicidade e Relações Públicas). Os resultados evidenciam que apesar de acederem com frequência à Internet e se percecionarem utilizadores proficientes das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), tal não significa que estejam a assumir o posicionamento crítico face à informação, exigido neste nível de ensino. Conclui-se da necessidade de se realizarem estudos de maior amplitude que possam contribuir para uma melhor compreensão das razões que subjazem a tais práticas, bem como formas apropriadas de intervenção.
- “António Nobre visto por Leonardo Coimbra. Uma leitura criacionista de uma poética da Saudade”.Publication . Relvas, SusanaUma das linhas mais originais e surpreendentes do pensamento de Leonardo Coimbra prende‑se com a relação dialética entre filosofia e arte, tendo o autor pensado a experiência artística, nas suas vertentes ética e estética, chegando à relação analógica entre o homem e a natureza. Conceitos que emergem de uma antropologia filosófica centrada na pessoa moral, cuja caminhada, feita em liberdade, se dirige até Deus. Este vetor fundamental do seu pensamento criacionista concilia o real e o ideal, a intuição e a razão, a matéria e o espírito, numa justa harmonia revelada nos sistemas filosóficos do Saudosismo e Criacionismo. Compatibilizando conhecimento científico, moral, artístico e religioso, o pensador portuense confere aos poetas a missão de profetas da humanidade, e aos poetas portugueses, em concreto, destina‑lhes os mais altos voos como intérpretes da alma nacional. Em diferentes momentos, o pensador consagra‑lhes páginas de exaltação e cumplicidade e António Nobre merecerá, de entre uma plêiade de escritores de Camões a Teixeira de Pascoaes, de Mário Beirão a Guerra Junqueiro, estatuto de poeta da Saudade.
- A avaliação e certificação de manuais escolares em Portugal: um contributo para a excelênciaPublication . Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Balula, João PauloO século XXI tem trazido à sociedade, em geral, e à Escola, em particular, cada vez mais e maiores desafios. Entre estes desafios, destacam-se os que correspondem à necessidade de assegurar a qualidade do sistema educativo, quando os recursos económicos se tornam escassos. Por outro lado, a necessidade de dar resposta à educação para todos acentuou as responsabilidades dos políticos, dos professores e dos investigadores relativamente à garantia de um sistema orientado para a excelência. Uma das áreas que pode contribuir significativamente para alcançar a excelência é a da conceção e produção de recursos didáticos. Do conjunto dos recursos didáticos, pretendemos destacar os manuais escolares que têm assumido um papel tão importante quanto polémico. Simultaneamente, tem havido uma descentralização de parte da responsabilidade relativa à sua avaliação com vista a garantir a qualidade. A última fase do alargamento da responsabilidade sobre a produção dos manuais escolares consistiu na acreditação de entidades avaliadoras e certificadoras de manuais escolares que deem garantias de poderem proceder à realização de um trabalho que visa assegurar a qualidade científica e pedagógica desses recursos, a conformidade com o currículo nacional e com os programas em vigor e ainda garantir que constituem um instrumento adequado de apoio ao ensino e aprendizagem, bem como à promoção do sucesso educativo. Neste trabalho, pretendemos apresentar uma reflexão sobre o quadro legal que regulamenta este processo, com base nos dados relativos ao envolvimento de uma entidade avaliadora e certificadora de manuais escolares no processo de avaliação e certificação de manuais.
- Biliteracy and Multiliteracies: Building Paths to the FuturePublication . Lúgaro, Carolina; Sá, Maria Helena Araújo; Silva, Ana IsabelLiving in a modern world where linguistic and cultural diversity, enhanced by a host of technologies, are present in people's daily lives, demands skills on multiliteracies, which must incorporate the different languages and cultures and the different forms in which texts appear (Cope & Kalantzis, 2009). For an emancipatory approach to the deaf as critical agents of citizenship, capable of acting and intervening in the different spheres of society, they need to build up skills to deal with multilingualism and multimodality. Language and literacies of the deaf have been widely discussed in the scientific literature in recent decades, from broader studies about reading and language development of the deaf (Domínguez, Pérez, & Alegría, 2014; Goldin-Meadow & Mayberry, 2001; Lederberg, Miller, Easterbrooks, & Connor, 2014; Spencer & Marschark, 2010; Y. Wang & Andrews, 2014; Worsfold, Mahon, Pimperton, Stevenson, & Kennedy, 2018), to those on more specific themes, such as the use of reading strategies (Banner & Wang, 2011; Furlonger, 2016; Schirmer, Bailey, & Lockman, 2004), emergent literacy skills (Easterbrooks, Lederberg, Miller, Bergeron, & McDonald Connor, 2008; Kyle & Harris, 2011; Zupan & Dempsey, 2013), reading comprehension response to complex grammar (Traxler, Corina, Morford, Hafer, & Hoversten, 2013), the impact of new technologies on literacy development (Harris, 2015), and those that focus on how to teach reading to this public (Ducharme & Arcand, 2011; Martins, 2015). Moreover, in recent years, multi/plurilingualism related to the deaf has given rise to research that comes from the multidisciplinary fields of Language Studies, Deaf Studies and Educational Sciences and discuss language issues within a plurilingual1 view, even if they have different approaches and diverse focus and objectives.
- CAMINHOS PARA UMA BIBLIOTECA INCLUSIVA: PROCESSOS DE ADAPTAÇÃO DE LIVROS PARA SISTEMAS PICTOGRÁFICOSPublication . Silva, Ana IsabelAs bibliotecas inclusivas são ainda um espaço em construção, para o qual mostramos os desafios inerentes a essa travessia. Propomos, por um lado, dar a conhecer um percurso pelo papel das bibliotecas (inclusivas) e como, no âmbito da unidade curricular de Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC), constituímos um tímido acervo de títulos de literatura para a infância adaptados a pictogramas; por outro lado, desdobramos os processos de decisão inerentes à sua adaptação, evidenciando a necessidade de conhecimento explícito de um idioma neste processo de conversão para pictogramas, sem corromper a sua poética e o público-alvo. Esta atividade implica conhecer os domínios linguísticos e seus instrumentos de análise, bem como as propriedades e universais linguísticos, mas também situar a mensagem nos elementos paratextuais como a ilustração. Rematamos com a proposição de que adaptar uma obra de literatura para a infância para um sistema aumentativo e alternativo de comunicação (SAAC) que traz desafios de natureza linguística, tendo em consideração que as línguas não se constituem unidimensionalmente e também não são entidades homogéneas, antes plasmam idiossincrasias socioculturais e geográficas.
- Criatividade e leitura: (des)construções e itinerários da profissionalidadePublication . Melão, DulceAtualmente as práticas educativas reconstroem-se de modos muito diversificados, entretecendo-se de leituras múltiplas que dialogam com a criatividade e com as representações que lhes podem subjazer. Tal coloca inúmeros desafios dentro e fora da arena educativa, estimulando-nos a repensar diferentes formas de os ultrapassar através da partilha e da cooperação conjunta. Nesta reflexão apresentamos alguns caminhos que ecoam em tal partilha, focando a nossa atenção nos seguintes aspetos: i) criatividade e leitura – conceitos, representações e desvios; ii) «leitura criativa» – dos mundos da literatura (para a infância). Concluímos que a criatividade e a leitura, enquanto constructos plurais, exigem permanentes desdobramentos nas práticas educativas, resultando da sua interação e diálogo, aspetos que muito contribuem para repensar o nosso posicionamento na sociedade.
- Crónica de un diálogo inacabado: Ortega y Gasset y Leonardo Coimbra: afinidades y divergencias del pensamiento ibérico en la década de los veinte”.Publication . Relvas, SusanaEn la Historia de la cultura peninsular de los siglos XIX e XX, marcada por paralelismos y/o sincronías políticas, históricas y culturales, difícilmente encontramos carreras intelectuales como las de Ortega y Gasset y Leonardo Coimbra, pautadas por afinidades, convergencias y divergencias de ideas. Este paralelismo se debe a una coyuntura político- cultural favorable al aparecimiento, en Portugal y España, de una elite pensante que por primera vez legitima una cultura filosófica nacional debidamente sistematizada e inserida en el cuadro del pensamiento europeo y universal. Del lado portugués, Leonardo Coimbra, António Sérgio, Raul Proença, Fidelino de Figueiredo y Fernando Pessoa 1 (Calafate, 2000: 25-166) y del lado español Ortega y Gasset, Gregorio Marañón, Salvador Madariaga, Américo Castro, Eugenio D’Ors, Sánchez Albornoz y García Morente representan esa generación dedicada al ensayismo filosófico, centrado en los problemas nacionales.
- Da breve idade imensa do sonho: a leveza vivaz das palavras recordada por Álvaro MagalhãesPublication . Melão, DulceNos múltiplos sentidos desvelados em "O homem que não queria sonhar e outras histórias" plasmam-se linhas temáticas que percorrem, de modo vivo, a escrita de Álvaro Magalhães – modos de ler e de ver o tempo e a vida – que constituem um apelo renovado à releitura da sua obra, oferecendo abundantes possibilidades de reflexão sobre os desafios com que hoje nos debatemos, e se configuram enquanto alento redobrado do nosso exercício de cidadania. Neste capítulo, tendo como entrelaçamentos temáticos infâncias e sonhos abrigados em múltiplos tempos, apresentamos trilhos potenciadores de tal exercício, alimentado pela fruição da poesia que percorre a escrita de Álvaro Magalhães.
- Da inesgotável beleza da diversidade: lições de uma toupeiraPublication . Melão, DulceO papel de relevo da literatura para a infância no âmbito da Educação é, hoje, consensualmente reconhecido, a nível nacional e internacional. Este capítulo procura lançar luz sobre alguns dos percursos que podem integrar tal demanda, através da proposta de itinerários de fruição de duas obras: A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça (Holzwarth, 2022) e Damião, a toupeira furacão (Llenas, 2017a). Os alicerces teóricos e a fundamentação curricular que sustentam esta reflexão contemplam: i) a importância hodierna da literatura para a infância na Educação; ii) o contributo da Educação Literária para a compreensão das singularidades que ampliam a diversidade de posicionamentos no mundo, alimentando o refinamento da apreciação estética; iii) a relevância da Educação para a Cidadania Global para o acolhimento da plurissignificação plasmada em modos de ser e de estar no quotidiano que implicam a participação ativa de todas as crianças e a escuta das suas vozes. À luz do apontado, traçaram-se os seguintes objetivos: i) indagar o modo como os peritextos e os textos alvos de atenção se entrelaçam, promovendo itinerários do olhar que potenciam o desenvolvimento da empatia e a sensibilidade estética das crianças; ii) refletir sobre as potencialidades das duas obras, no que respeita à compreensão da diversidade enquanto pilar da Educação para a Cidadania Global, em diálogo com a Educação Literária. Conclui-se que as duas obras possibilitam desvelar percursos de fruição estética e de compreensão da identidade e da diversidade englobadas nos quotidianos vivenciados, abrindo novos trilhos que iluminam espaços de afeição que acolhem os leitores. Os diálogos sugeridos potenciam reflexões sobre o inusitado, implicando olhares renovados sobre pormenores que devem ser alvo de cuidado, no âmbito da Educação, entendida como perene partilha, em comum.
- Da leitura como perene reinício de constelações de afetos – reencontrar Conceição Dinis ToméPublication . Melão, DulceNeste capítulo aborda-se a leitura como perene reinício de constelações de afetos plasmados na obra de Conceição Dinis Tomé, numa rede delicada de intertextualidades. Reencontrar, de modo renovado, modos de olhar a leitura e nela acolher abrigos que se reconstroem através das múltiplas vozes que ecoam na obra da autora, reveste-se de particular significado. Périplos do sonho, reescritas do silêncio e pinceladas de luz, oferecidos aos leitores por Conceição Dinis Tomé, ganham destaque e constituem ensejos de outras leituras, inscrevendo a autora como relevante voz e rosto da literatura para a infância e a juventude.