ESSV - UEMOG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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- Benefícios e constrangimentos do envolvimento paterno no trabalho de parto e partoPublication . Antunes, Joana Gomes Vilaça Cardoso; Coutinho, Emília Carvalho; Duarte, João CarvalhoEnquadramento - O envolvimento paterno no trabalho de parto tem suscitado o interesse de vários profissionais de saúde, nomeadamente dos enfermeiros obstetras, dado que os benefícios da presença paterna no contexto de parto ainda não são clara e totalmente assumidos por todos os profissionais. Por outro lado reconhece-se que o pai é o acompanhante ideal da grávida durante o trabalho de parto, pelo seu apoio e lugar que ocupa na tríade. Objetivos – Identificar os benefícios e constrangimentos do envolvimento paterno durante o trabalho de parto e parto. Método – Efetuada revisão integrativa da literatura sobre os “Benefícios e constrangimentos do envolvimento paterno durante o trabalho de parto e parto” nas bases de dados: PubMed, LILACS, SciELO, Repositórios Institucionais e Bibliotecas Digitais e EBSCO Host, elaborados entre 2000 e 2014. Selecionaram-se 19 artigos que obedeceram aos critérios de inclusão deste estudo. Dos 19 artigos selecionados, 4 são revisões sistemáticas da literatura, 13 são estudos qualitativos e 2 são estudos quantitativos. Resultados – Evidenciou-se um “novo” pai, que acompanha a grávida desde a gravidez, e que esteve presente no trabalho de parto. É dada grande relevância aos Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia, pelo seu papel na inclusão do pai na sala de parto e desmitificação de tabus. Após esta pesquisa constatou-se que, ainda há lacunas relativamente à presença do pai parto. São muitos os benefícios do envolvimento paterno no parto, mas ainda são visíveis constrangimentos por parte do pai relativamente ao contexto de parto. Conclusões - A presença do pai na sala de parto permite estreitar os laços mais íntimos, consolidando a união familiar e proporcionando bem-estar à grávida. Realça-se o papel dos profissionais de saúde na integração do pai na maternidade. Caminhamos para um contexto de parto mais alargado e do qual já não faz parte apenas a grávida e o seu filho, mas no qual o pai é também elemento chave de todo o processo. Palavras- chave: “Pai”, “Nascimento”, “Envolvimento paterno” e “Recém - Nascido”.
- Competências emocionais e literacia em saúde sexual e reprodutiva nos estudantes do ensino secundárioPublication . Mota, Patrícia José Sousa Freitas; Ferreira, Manuela Maria Conceição; Duarte, João Carvalho; Campos, SofiaEnquadramento: A literacia em saúde é entendida como a capacidade para tomar decisões informadas sobre a saúde. Constituiu-se como a opção quotidiana de decisões de saúde conscientes com uma particular importância no grupo dos adolescentes. Assim assume-se de primordial importância uma educação sexual integrativa a este grupo. Objetivos: Determinar se as variáveis sociodemográficas, de contexto académico e contextuais de saúde sexual e reprodutiva interferem na literacia em saúde sexual e reprodutiva nos estudantes do ensino secundário; analisar a relação entre as competências emocionais e a literacia em saúde sexual e reprodutiva nos estudantes do ensino secundário. Metodologia: Estudo transversal, descritivo e analítico, envolvendo uma amostra de 213 alunos a frequentarem os 10.º, 11.º e 12.º anos do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, maioritariamente feminina (60.4 %) com idade média de 16.45 anos. A recolha de dados foi suportada num questionário de caracterização sociodemográfica, variáveis de contexto académico, variáveis contextuais de saúde sexual e reprodutiva, o Questionário de Competência Emocional de Vladimir Taksic’ (2000), uma adaptação portuguesa de Faria & Lima Santos (2001) e o Questionário de Conhecimentos sobre saúde sexual e reprodutiva de Santos (2017). Resultados: Maioritariamente, os alunos recorrem aos pais quando têm dúvidas sobre a saúde sexual e reprodutiva (30.5%) e apenas 10.8% aos profissionais de saúde. Predominam os estudantes (67.6%) que consideram ter conhecimentos bons/muito bons sobre saúde sexual e reprodutiva, sendo as raparigas quem revela mais conhecimentos em relação a esta temática. Quanto mais idade e ano de escolaridade, os estudantes têm, mais conhecimentos possuem sobre saúde sexual e reprodutiva. Quanto menos capacidades, têm os alunos, para lidar com a emoção, menor é a informação que estes possuem sobre saúde sexual e reprodutiva. Conclusão: Quanto mais precoce for assimilado o compromisso da aprendizagem sobre saúde sexual e reprodutiva, maior será a obtenção de bons resultados, refletindo-se em adolescentes mais comprometidos e seguros. Palavras-chave: Competências emocionais; Literacia; Saúde sexual e reprodutiva; Adolescentes.
- Contacto pele-a-pele e amamentação na primeira hora de vidaPublication . Vaz, Tânia Alexandra Guimas; Ferreira, Manuela Maria Conceição; Duarte, João CarvalhoEnquadramento – O contacto pele-a-pele na primeira hora de vida tem benefícios para a mãe e para o recém-nascido, bem como um papel importante no estabelecimento da amamentação. Objetivos – Analisar a evidência científica dos benefícios do contacto pele-a-pele e amamentação na primeira hora de vida; determinar a prevalência do contacto pele-a-pele e da amamentação na primeira hora de vida; verificar quais são os fatores (variáveis sociodemográficas, contextuais da gravidez e do parto, e variáveis relativas ao recémnascido) que interferem nas práticas do contacto pele-a-pele e amamentação na primeira hora de vida. Método – Revisão sistemática da literatura no estudo empírico I. Efetuou-se uma pesquisa na PUBMED, The Cochrane Library, Scielo e Google Académico, estudos publicados entre janeiro de 2011 e dezembro de 2014. Destes foram selecionados 4 estudos, posteriormente analisados, que tiveram em consideração os critérios de inclusão previamente estabelecidos. Dois revisores avaliaram a qualidade dos estudos a incluir utilizando a grelha para avaliação crítica de um estudo descrevendo um ensaio clínico prospetivo, aleatório e controlado de Carneiro (2008). No estudo empírico II seguiu-se um tipo de estudo quantitativo e descritivo simples, de coorte transversal, desenvolvido no serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar Cova da Beira, segundo um processo de amostragem não probabilística por conveniência (n = 382). A recolha de dados efetuou-se através da consulta dos processos clínicos, entre janeiro e dezembro de 2014, das mulheres com idade ≥ 18 anos que tiveram um parto vaginal com feto vivo após as 37 semanas de gestação. Resultados – Evidência de que o contacto precoce pele-a-pele, imediatamente após o parto, é um potencial estímulo sensorial, que abrange o aquecimento do recém-nascido e a estimulação tátil e olfativa, maior estabilização da temperatura, frequência respiratória e nível de glicémia, com diminuição do choro. Está associado à promoção espontânea da amamentação. Na amostra constituída por 382 mulheres, dos 18 aos 46 anos, verificou-se que o contacto pele-a-pele ocorreu em apenas 26,6% da amostra. Cerca de 92,6% da amostragem deu de mamar na primeira hora de vida. No grupo de mulheres em que houve contacto pele-a-pele e amamentação, prevalecem as que têm idade igual ou inferior a 34 anos (66,3%) e predomínio das mulheres que tiveram 5 ou mais consultas (95,9%) de vigilância da gravidez. Conclusão – Face a estes resultados e com base na evidência científica disponível que recomenda o contacto pele-a-pele imediatamente após o parto e promoção da amamentação na primeira hora de vida, assume-se como indispensável que os profissionais invistam na sua formação e assumam um papel importante para a realização deste contacto, estimulando e facilitando esta prática, assim como a realização de mais estudos científicos com contributos para o estabelecimento e manutenção desta prática. Palavras-chave: Contacto pele-a-pele; amamentação; primeira hora de vida.
- Contraceção em estudantes do ensino superior : conhecimentos e atitudesPublication . Tavares, Ana Sofia Silveira; Nelas, Paula Alexandra Andrade Batista; Duarte, João CarvalhoEnquadramento: A emergente preocupação com a saúde sexual e reprodutiva dos jovens, conduz à necessidade de aprofundar temas como a contraceção, uma vez que se assiste a um crescente número de infeções sexualmente transmissíveis e gravidezes indesejadas. Objetivos: Descrever as variáveis sociodemográficas, académicas, afetivas, contracetivas e sexuais da população em estudo; identificar os conhecimentos e as atitudes preventivas face à contraceção dos estudantes do ensino superior; identificar as relações existentes entre as variáveis sociodemográficas, académicas, afetivas, contracetivas e sexuais, e os conhecimentos e atitudes preventivas face à contraceção; Analisar a relação dos conhecimentos contracetivos nas atitudes preventivas contracetivas. Métodos: Realizou-se um estudo quantitativo, descritivo-correlacional, transversal, numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por 293 estudantes de um Instituto Politécnico da região centro de Portugal. Aplicou-se um questionário sociodemográfico, académico, afetivo, contracetivo e sexual incluindo o Inventário sobre o Conhecimento Contracetivo (versão resumida e adaptada por Reis, 2006) e a Escala de Atitudes Contracetivas (versão adaptada por Reis, 2006). Resultados: O sexo feminino demonstra simultaneamente melhores conhecimentos contracetivos (p=0,000) e atitudes preventivas (p=0,003). Aqueles que frequentam a escola superior de saúde (p=0,000) revelam maiores conhecimentos contracetivos com significância estatística, enquanto os estudantes que pertencem à escola superior de artes (p=0,006) são aqueles que evidenciam melhores atitudes preventivas face à contraceção. A maioria dos participantes demonstra bons conhecimentos contracetivos (37,2%) e atitudes pouco adequadas face à contraceção-prevenção do risco (62,1%) e os conhecimentos contracetivos parecem influenciar positivamente as atitudes preventivas, embora não se verifique significância estatística (coeficiente beta: 0,16). Conclusão: O conhecimento sobre contraceção é fundamental para os jovens apresentarem atitudes mais consistentes na área da saúde sexual e reprodutiva. É importante assegurar gabinetes de enfermagem nas universidades de forma a capacitar os jovens na tomada consciente de decisões. Palavras-chave: Conhecimentos, Atitudes, Contraceção, Jovens.
- Crenças em saúde relativas ao cancro do colo do úteroPublication . Chaves, Marisa Filipa Rodrigues; Nelas, Paula Alexandra Andrade BatistaEnquadramento: O aumento da incidência e prevalência de doenças oncológicas, nomeadamente o CCU, faz com que se considere que este seja um problema de saúde pública mundial envolvendo recursos na área da prevenção. Objetivos: Identificar os factores que influenciam as crenças em saúde relacionadas com o CCU; Determinar a influência das variáveis sociodemográficas nas crenças em saúde sobre o CCU; Determinar as variáveis de contexto ginecológico e sexual que influenciam as crenças em saúde relativasao CCU e analisar a relação entre as variáveis de contexto sociopsicológico e de saúde e as crenças em saúde relativas ao CCU. Metodologia: É um estudo quantitativo, não experimental, descritivocorrelacional e transversal. A recolha de dados foi realizada através de um questionário, o qual permitiu realizar a caracterizaçãosociodemográfica, ginecológica/sexual, psicológica de saúde e conhecimento sobre CCU. Utilizámos ainda escalas Crenças em Saúde (Patrão, I. 2000), LocusControl Saúde, Valor Saúde, Satisfação com Suporte Social (Pais-Ribeiro, 1999) e Questionário do Estado de Saúde SF8 (Pais-Ribeiro, 2005). A amostra é não probabilística por conveniência, constituída por 946 participantes da região centro de Portugal. Resultados:Verificamos que as crenças em saúde cancro colo do útero são, na dimensão benefícios, influenciadas pelas variáveis idade adulta, zona urbana, não usam métodos contracetivos e existência de familiares com CCU. A dimensão gravidade é influenciada pelas variáveis, zona rural, mulheres que vão periodicamente a consulta de planeamento familiar, uso de métodos contracetivos e existência de familiares com CCU. A dimensão obstáculos é influenciada pelas variáveis zona rural, uso de métodos contracetivos, existência de familiares com CCU e já ter iniciado na sua atividade sexual. A dimensão vulnerabilidade é influenciada pelas variáveis zona rural, usode métodos contracetivos, existência de familiares com CCU e ocorrência prévia de problemas do foro ginecológico. O total das crenças é influenciado pela zona rural, uso de métodos contracetivos, existência de familiares com CCUe ocorrência prévia de problemas do foro ginecológico. No locus control acaso, é preditor da vulnerabilidade, obstáculos, gravidade e fator global. O locus controlo externo é preditor da gravidade, benefícios e obstáculos. O locus controlo interno é preditor da vulnerabilidade e benefícios. O estado de saúde na componente mental é preditor em todas as dimensões e fator global. A componente física é preditora na vulnerabilidade, gravidade, obstáculos e total crenças. No suporte social, a satisfação com os amigos é preditora da gravidade e obstáculos. A satisfação com a família é preditorada vulnerabilidade, obstáculos e fator global. A actividade social é preditora da vulnerabilidade. Conclusões: Desenvolver competências nos profissionais de saúde que permitam ampliar as ações de cidadania em saúde, capacitando desta forma os cidadãos, de modo que se tornem mais autónomos e responsáveis em relação à sua saúde, encorajando medidas de promoção da saúde e de prevenção da doença.
- Cuidar no parto : prática de episiotomiaPublication . Santos, Maria Onélia Figueira dos; Ferreira, Manuela Maria Conceição; Duarte, João CarvalhoEnquadramento – A episiotomia é uma incisão feita no períneo para aumentar o canal vaginal com o objetivo de evitar outros traumas perineais durante o parto. No entanto, esta prática, por si só, já se considera um trauma perineal pelo corte em estruturas que podem desencadear problemas futuros. A Organização Mundial de Saúde (1996) recomenda a utilização limitada da episiotomia uma vez que não existem evidências credíveis de que a utilização generalizada ou de rotina desta prática tenha um efeito benéfico. Objetivos: Demonstrar evidência científica dos determinantes da prática de episiotomia seletiva em mulheres com parto normal/eutócico; identificar a prevalência de episiotomia; analisar os fatores (variáveis sociodemográficas, variáveis relativas ao recém-nascido, variáveis contextuais da gravidez e contextuais do parto) que influenciam na ocorrência de episiotomia. Métodos: O estudo empírico I seguiu a metodologia de revisão sistemática da literatura. Efetuou-se uma pesquisa na EBSCO, PubMed, SciELO, RCAAP de estudos publicados entre janeiro de 2008 e 23 de dezembro de 2014. Os estudos encontrados foram avaliados tendo em consideração os critérios de inclusão previamente estabelecidos. Dois revisores avaliaram a qualidade dos estudos a incluir utilizando a grelha para avaliação crítica de um estudo descrevendo um ensaio clínico prospetivo, aleatorizado e controlado de Carneiro (2008). Após avaliação crítica da qualidade, foram incluídos no corpus do estudo 4 artigos nos quais se obteve um score entre 87,5% e 95%. O estudo empírico II enquadra-se num estudo quantitativo, transversal, descritivo e retrospetivo, desenvolvido no serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar Cova da Beira, segundo um processo de amostragem não probabilística por conveniência (n = 382). A recolha de dados efetuou-se através da consulta dos processos clínicos das mulheres com idade ≥ 18 anos que tiveram um parto vaginal com feto vivo após as 37 semanas de gestação. Resultados: Evidência de que a episiotomia não deve ser realizada de forma rotineira, cujo uso deve restringir-se a situações clínicas específicas. A episiotomia seletiva, comparada com a episiotomia de rotina, está relacionada com um menor risco de trauma do períneo posterior, a uma menor necessidade de sutura e a menos complicações na cicatrização. Amostra constituída por 382 mulheres, na faixa etária dos 18-46 anos. Apenas, não se procedeu à episiotomia em 41,7% da amostra, apontando para a presença da episiotomia seletiva. Número significativo de mulheres com parto eutócico (80,5%), com sutura (95,0%), laceração de grau I (64,9%), dor perineal (89,1%) sujeitas a episiotomia (58,3%). A maioria dos recém-nascidos nasceram com peso normal (92,3%), com um valor expressivo de mulheres sujeitas a episiotomia (91,4%). Ainda se constatou a existência de casos, apesar de reduzidos, em que o recém-nascido nasceu macrossómico (5,4%), tendo-se recorrido igualmente a esta prática. Não há uma associação direta entre a realização de episiotomia e os scores do APGAR. Conclusão: Face a estes resultados e com base na evidência científica disponível que recomenda, desde há vários anos, que se faça um uso seletivo da episiotomia, sugere-se que os profissionais de saúde estejam mais despertos para esta realidade, de modo a que se possam anular as resistências e as barreiras de mudanças por parte dos mesmos face ao uso seletivo da episiotomia. Para promover essa mudança de comportamentos é importante não só mostrar as evidências científicas, bem como transpô-las para a prática, capacitando os profissionais de saúde, sobretudo os enfermeiros, na sua atuação. Palavras-chave: Parto Normal/eutócico; Episiotomia; Episiotomia seletiva; Episiotomia de rotina.
- Dificuldades na amamentação no 1º mês de vida : contextos sociodemográficos e psicológicosPublication . Costa, Cláudia Sofia Marques Lopes; Nelas, Paula Alexandra Andrade Batista; Duarte, João CarvalhoEnquadramento: A amamentação nutre, protege e favorece o desenvolvimento cognitivo e a criação do vínculo afetivo entre mãe e filho. No entanto, há vários fatores que dificultam a manutenção da amamentação como os psicológicos, socioculturais, profissionais, nível de educação, ação dos profissionais de saúde entre outros. Objetivos: Determinar o perfil sociodemográfico das puérperas; identificar as dificuldades mais frequentes associadas à amamentação ao 7º e 30º dia após o nascimento; analisar a influência das variáveis sociodemográficas associadas às dificuldades na amamentação nos dois momentos de avaliação; avaliar a influência das atitudes maternas e a da vinculação pós-natal nas dificuldades associadas à amamentação nos dois momentos de avaliação. Métodos: Estudo quantitativo, longitudinal em painel de curta duração, descritivo-correlacional, numa amostra não probabilística por conveniência de 255 participantes (média de idades de 30,78 anos). Utilizou-se um questionário para caracterizar sociodemograficamente e os contextos de amamentação da amostra, a escala de atitudes maternas face à amamentação (Pereira, 2004) e a escala de vinculação pós-natal (Airosa, Silva & Bachu, 2012), versão portuguesa de Gomez e Leal (2007). Este foi aplicado às participantes em dois momentos (7º e 30º dias após o nascimento do bebé). Resultados: As participantes são maioritariamente casadas, com o ensino superior, empregadas em tempo completo e residentes na cidade. Quanto às dificuldades mais frequentes associadas à amamentação nos dois momentos de avaliação do estudo (7º e 30º dia de vida do bebé) verificamos que as dificuldades sentidas ao 7º dia se mantêm no 30º, predominando as fissuras (7.º dia 41.7%; 39.3% 30.º dia), as dificuldades na pega (7.º dia 28.8%; 31.9% 30.º dia), o ingurgitamento mamário (7.º dia 16.7%; 14.8% 30.º dia). Em relação à influência das variáveis sociodemográficas nas dificuldades associadas à amamentação ao 7º e 30º dia após o nascimento, apurou-se que as diferenças são estatisticamente significativas em relação à escolaridade (p=0,000), situação profissional (p=0,034) e local de residência (0,042), sugerindo que estas variáveis têm poder explicativo sobre as dificuldades sentidas na amamentação pelas mães nos dois momentos de avaliação. Nenhuma das dimensões relativas às atitudes maternas face à amamentação e à vinculação pós-natal se assumiu preditora das dificuldades associadas à amamentação. Conclusão: Os resultados sugerem que os enfermeiros, especialmente no âmbito da saúde materna, obstétrica e ginecológica, estejam mais despertos para as dificuldades que as mães possam ter na amamentação sobretudo no primeiro mês, considerado o mais crítico na adaptação ao aleitamento materno, de modo a conseguirem que estas ultrapassem essas complicações, evitando assim, o abandono precoce da amamentação. Palavra-chave: Amamentação, Atitudes Maternas, Vinculação pós-natal, Dificuldades na amamentação.
- Dificuldades na amamentação no primeiro mês de vida : impacto do contexto da amamentação e dos contextos de vidaPublication . Pinho, Sílvia Margarida de Almeida; Nelas, Paula Alexandra Andrade Batista; Duarte, João CarvalhoEnquadramento: O aleitamento materno não é determinado simplesmente de forma biológica, mas também envolve fatores emocionais e socioculturais. Objetivos: Caraterizar o perfil sociodemográfico das puérperas em estudo; identificar as dificuldades mais frequentes associadas à amamentação no primeiro mês de vida do bebé; avaliar a relação das dificuldades na amamentação com o contexto de amamentação, o suporte familiar e a satisfação com a vida das puérperas. Métodos: Estudo quantitativo, descritivo, correlacional. Recorreu-se ao questionário de caracterização sociodemográfica, caracterização da amamentação, Escala de Satisfação com a Vida (Simões, 1992) e Escala de Apgar familiar (Smilkstein, 1984). A amostra é não probabilística por conveniência, constituída por 255 puérperas que amamentam, inscritas nas Unidades de Saúde Familiar e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados das cidades de Viseu e Aveiro. Resultados: As participantes apresentam uma média de idade de 20,7 anos, sendo maioritariamente casadas, com escolaridade inferior ao 3º ciclo, empregadas em tempo completo e residentes na cidade. Quanto às dificuldades mais frequentes associadas à amamentação nos dois momentos de avaliação que as mulheres tinham ao 7º dia e continuaram a ter ao 30º dia, predominam as fissuras (77.5%), o ingurgitamento mamário (66.7%), a mastite (63.6%), as dificuldades na pega (82.4%), na posição e postura para amamentar (50.0%). Conclusões: Perante estes resultados, e sabendo que as mulheres apresentam dificuldades relacionadas com a amamentação nos dois momentos de avaliação, é importante o apoio por parte dos enfermeiros de modo a que as mesmas possam ultrapassá-las e que não se constituam como motivo de abandono da amamentação. Palavras-Chave: Amamentação; Dificuldades; Manutenção; Apoio familiar; Satisfação com a vida.
- Dificuldades no aleitamento maternoPublication . Sousa, Ana Sofia Barradas de; Ferreira, Manuela Maria ConceiçãoEnquadramento: Apesar de o leite materno ser globalmente aceite como o alimento mais completo e efetivo para assegurar a saúde do bebé, além dos claros benefícios para a mãe, continua-se a verificar que a taxa de amamentação está ainda longe da pretendida. Objetivos: Identificar a evidência científica dos determinantes da interrupção do aleitamento materno aos 6 meses de vida do bebé. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre as dificuldades que levam à interrupção do aleitamento materno aos 6 meses de vida do bebé. Efetuou-se uma pesquisa na PUBMED, The Cochrane Library, Scielo e Google Académic de estudos publicados entre janeiro de 2010 a outubro de 2015, partindo dos critérios de inclusão previamente definidos, os estudos selecionados foram posteriormente avaliados. Dois revisores avaliaram a qualidade dos estudos a incluir, utilizando a grelha para a avaliação crítica de um estudo. Após a avaliação crítica da qualidade, foram incluídos no corpus de estudo 4 artigos com scores entre 87.5% e 95.0%. Resultados: Como metasíntese e seleção da análise dos artigos, inferiu-se que os fatores que levam à interrupção do aleitamento materno aos 6 meses de vida do bebé são: as preocupações com a lactação, perda de peso do bebé, doença da mãe ou a necessidade de tomar medicação, bloqueio dos ductos mamários, problemas relacionados com a gestão psicossocial, conflitos no seu estilo de vida, o posicionamento e pega inadequados, queixa de leite insuficiente ou fraco, dor à amamentação, fissuras, ingurgitamento mamário, a ansiedade materna e o choro da criança. Conclusões: Perante a evidência científica, as causas de abandono do aleitamento materno são multifatoriais e estão associadas à mãe, ao bebé e à saúde. A promoção do aleitamento materno exige programas de educação baseados na evidência, contribuindo para melhoria dos índices nacionais de prevalência da amamentação até, pelo menos aos 6 meses de vida do bebé, que se deseja cada vez mais consentânea com as melhores práticas internacionais. Palavras-Chave: Aleitamento materno; Dificuldades; Interrupção.
- Empoderamento dos enfermeiros: estudo de alguns intervenientesPublication . Nogueira, Filomena da Conceição Paulo; Ferreira, Manuela Maria ConceiçãoEnquadramento: O empoderamento é um processo que resulta em fortalecimento pessoal e profissional, na forma de aquisição de competências, motivação, satisfação e tomada de decisão. Está vinculado á autonomia profissional e é percebida como a capacidade de assumir iniciativas e á investigação e produção de conhecimento, como forma de desenvolver a base de um poder que se concretiza na tomada de decisão autónoma do enfermeiro Objetivos: Quantificar o nível de Empoderamento dos Enfermeiros; Identificar as variáveis sociodemográficas e socioprofissionais que influenciam o Empoderamento dos enfermeiros; Determinar a influência das variáveis de contexto formativo e de motivação para o exercício profissional, no Empoderamento dos enfermeiros. Métodos: Estudo de natureza quantitativa, descritiva-analítico e correlacional com amostra não probabilística constituída por 240 enfermeiros. Colheita de dados realizada de Junho de 2014 a Dezembro de 2014, com aplicação de um instrumento composto pelo questionário sociodemográfica e profissional, pela escala “ Perceptions of Empowerment in Midwifery Scale” (Mathews, Scott e Gallagher) e pela escala da motivação para o exercício profissional. Resultados: Os enfermeiros questionados tinham idades compreendidas entre os 26 e os 66 anos, e maioritariamente com vinculo por tempo indeterminado á instituição onde trabalham. Revelam uma boa perceção sobre o Empoderamento oscilando entre os 50,0% no reconhecimento organizacional e os 100% no reconhecimento por pares. Os Enfermeiros mais jovens possuem melhor perceção sobre o Empoderamento no reconhecimento por pares, organizacional e global, e os Enfermeiros com mais idade melhor Empoderamento na dimensão pessoal. São os Enfermeiros com mestrado e doutoramento que possuem uma menor perceção na dimensão multidimensional, reconhecimento por pares e reconhecimento organizacional. 40,0%dos participantes do estudo encontram-se muito motivados, e 70,0% dos inquiridos continua a investir na sua formação. Conclusão: Pelos Resultados obtidos podemos concluir que são os enfermeiros com maior motivação e com mais formação que revelam melhor perceção sobre o Empoderamento. Cabe ao Enfermeiro a sua evolução na conceção da sua autonomia e responsabilidade de suas ações e comportamentos que promovam o aumento dos níveis do Empoderamento nas diferentes dimensões a ele associado, melhorando a capacidade de decisão Palavras-chave: empoderamento, motivação, formação.
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