ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
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- Análise económico-financeiro do setor do turismo no período 2018-2022. O caso das empresas portuguesas de alojamento e restauração, no Centro de PortugalPublication . Ferreira, Inês Vicente; Martins, Isabel Maria Loureiro Pais EstevesO Turismo é considerado dos setores mais importantes para o país, sendo que nos últimos anos foi um dos principais responsáveis pelo crescimento económico de Portugal. No ano de 2020, com o aparecimento da pandemia Covid-19, o setor do Turismo, nomeadamente o alojamento e a restauração, foram das áreas mais afetadas. O objetivo principal desta dissertação, é analisar o impacto que a pandemia teve no setor do Turismo, nomeadamente nos restaurantes e estabelecimentos hoteleiros com restaurantes, do Centro de Portugal, a nível económico e financeiro. Na obtenção de informações das empresas recorreu-se à plataforma SABI e foi selecionada e estudada uma amostras com 1034 empresas. Esta foi dividida em dois grupos: um que continha uma média com capitais próprios positivos; e outro que continha uma média os capitais próprios negativos. Esta seleção foi realizada no IMB SPSS Statistics 26. Para a análise dos dados utilizou-se igualmente o SPSS, recorrendo ao teste de comparação de médias de amostras emparelhadas. Foi testada a relação da pandemia Covid-19 com os rácios de liquidez, de estrutura, de rendibilidade e de funcionamento. Verificou-se a existência de relação entre a pandemia Covid-19 e os rácios de liquidez, de rendibilidade e de funcionamento para os restaurantes e estabelecimentos hoteleiros com restaurantes, do Centro de Portugal, que apresentavam capitais próprios positivos. Para os restaurantes e estabelecimentos hoteleiros com restaurantes, do Centro de Portugal, com capitais próprios negativos, verificou-se a existência de relação entre a pandemia Covid-19 e os rácios de estrutura, de rendibilidade e de funcionamento. Verificou-se, ainda que o valor das vendas dos restaurantes e estabelecimentos hoteleiros com restaurante, diminuiu com a pandemia Covid-19. Em suma, os resultados evidenciam que o aparecimento da pandemia Covid-19 influenciou negativamente os restaurantes e os estabelecimentos hoteleiros com restaurante, do Centro de Portugal. Foram afetados, principalmente nas empresas com capitais próprios positivos, a capacidade de cumprirem com as suas obrigações a curto prazo, contudo, estas empresas conseguiram fazer face às suas obrigações. Quanto às empresas com capitais próprios negativos, a pandemia Covid-19 afetou estas nas suas obrigações a médio e longo prazo e na capacidade em gerar lucros através dos ativos e das vendas.
- Antecedentes e consequências do Brand Hate e a influência dos traços de personalidadePublication . Silva, Rémi Santos da; Amaro, Suzanne Fonseca; Ferreira, Bruno MorgadoA relação entre os consumidores e as marcas é um tema cada vez mais relevante, especialmente no que diz respeito ao impacto das emoções negativas nas avaliações e decisões dos consumidores. O ódio é a emoção mais negativa que um consumidor pode ter para com uma marca, levando a um relacionamento extremamente negativo ao qual vários autores designam de Brand Hate, ou seja, ódio à marca. Dada a importância de aprofundar o estudo das relações entre consumidores e marcas e uma vez que as marcas optam, cada vez mais, por estratégias relacionais, este estudo tem como principal objetivo entender a influência dos traços de personalidade no Brand Hate e nas suas relações com os antecedentes e consequências. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, tendo-se recorrido a um questionário como método de pesquisa. O tipo de amostragem utilizado para a recolha de dados foi não probabilística por conveniência, tendo sido recolhidas 225 respostas. A análise dos dados realizou-se utilizando o SPSS, o SmartPLS e o NVivo. Verificou-se que o Brand Hate é influenciado significativamente pelas experiências negativas passadas e, principalmente, pela incompatibilidade ideológica. Apurou-se, ainda, que o Brand Hate, tem relações significativas, principalmente, para com a reclamação privada e a mudança de marca, mas também com a vingança e a retaliação para com a marca. No âmbito da influência dos traços de personalidade, os indivíduos que sentem Brand Hate apresentam níveis de afabilidade mais baixos do que os que não sentem. Além disso, o impacto do Brand Hate na reclamação pública é maior em pessoas com índices mais baixos de extroversão, bem como com índices mais baixos de conscienciosidade. Concluiu-se, ainda, que o impacto do Brand Hate na reclamação privada é maior em pessoas com um baixo índice de sinceridade impulsiva, bem como com um baixo índice de desejo de aceitação social. Por último, verificou-se um maior impacto do Brand Hate na mudança de marca em pessoas com baixo índice de desejo de aceitação social. Por fim, são propostas implicações práticas que podem ser úteis a gestores de marca cujas marcas estejam inseridas em setores com maior propensão ao Brand Hate.
- Avaliação de desempenho dos fundos de investimento em PortugalPublication . Amaral, Fátima Maria Almeida; Pinto, António Pedro Martins Soares; Reis, Pedro Manuel NogueiraO mercado de fundos de investimento tem suscitado cada vez mais interesse por parte dos investidores como alternativa de investimento, assumindo uma relevância cada vez maior junto de profissionais e académicos. Contudo, tem sido difícil reunir consenso na literatura, em torno dos condicionantes do desempenho dos fundos e da relevância que estes assumem. Nesse sentido, este estudo procura dar um contributo à investigação desenvolvida, identificando os indutores do desempenho dos fundos de investimento geridos em Portugal. A amostra é constituída por 78 fundos, cobrindo o espaço temporal de 2006 a 2016, incorporando fundos de ações, fundos de obrigações, fundos mistos e fundos de tesouraria, analisada com recurso à metodologia de dados em painel. Os resultados obtidos sugerem que os investimentos com maior rendibilidade são alcançados nos fundos de maior dimensão e com comissões mais elevadas. Em contrapartida, os fundos que apresentam uma classe de risco elevada, com mais anos em atividade e com uma maior rotação da carteira (gestão ativa) apresentam menor retorno. Por sua vez a taxa de juro estabelece uma relação inversa com a rendibilidade.
- Caminhar na era tecnológica em direção a Santiago de Compostela: Estudo do uso de uma app por parte dos peregrinosPublication . Antunes, Ângela Isabel Lopes; Amaro, Suzanne FonsecaO Caminho de Santiago, sendo uma rota de peregrinação importante para o território Português e Galego, que envolve o ambiente paisagístico e o Património Cultural e Religioso, tem demonstrado uma grande afluência de peregrinos nos últimos anos. Aliado a este contexto, e numa era tecnológica em que se vive, pretende-se estudar o impacto das novas tecnologias neste ambiente de peregrinação da era medieval. Mais concretamente, pretende-se perceber a utilização da tecnologia móvel por parte dos peregrinos durante a realização do Caminho de Santiago, assim como quais as características que consideram importantes para uma aplicação móvel de apoio à peregrinação e se estas têm influência na intenção de uso da mesma. Para o desenvolvimento desta investigação procedeu-se a uma exaustiva revisão da literatura sobre a utilização da tecnologia móvel no setor do Turismo, visto esta se revelar escassa no que concerne à peregrinação. Aliado à revisão da literatura, considerou-se relevante fazer um levantamento dos hábitos dos peregrinos e a utilização da tecnologia durante a peregrinação, realizando-se entrevistas exploratórias a 11 peregrinos que contribuíram para a construção do questionário. Após a realização das entrevistas, foi elaborado um questionário que foi distribuído online. Foram obtidas respostas de 1.140 peregrinos que já tinham realizado o Caminho de Santiago pelo menos uma vez. Em relação ao uso das novas tecnologias no geral, a análise fatorial aplicada revelou que os motivos de utilização de dispositivos móveis durante a peregrinação se podem dividir em quatro categorias: Lazer/informações, comunicar, conveniência e entretenimento. Em relação ao uso de uma aplicação específica sobre o caminho, os resultados mostram que apesar da grande maioria de inquiridos (81%) não ter conhecimento de uma aplicação móvel sobre o Caminho Português, mais de 55% afirmou que a probabilidade de usarem uma aplicação móvel de apoio à peregrinação seria elevada. Para analisar quais as características que os peregrinos mais valorizariam numa aplicação móvel de apoio à peregrinação a Santiago, foram identificadas três categorias de conteúdos através de uma análise fatorial: Características Gerais do Caminho, Características Turísticas e Culturais e Características Religiosas. Por último, aplicou-se uma regressão linear múltipla que revelou que os conteúdos relacionados com o Caminho e com os elementos turísticos e culturais são os que mais influenciam a intenção de uso da app por parte dos peregrinos. Considerando-se este estudo pioneiro no que concerne à utilização da tecnologia móvel por parte dos peregrinos, poderá revelar-se um suporte importante para os programadores de aplicações móveis, bem como para o desenvolvimento de estudos futuros.
- Candidatura do Santuário da Lapa a Monumento NacionalPublication . Dias, Hermínio Carlos Almeida; Antunes, Joaquim Gonçalves; Barroco, CristinaO Turismo tem vindo a crescer no nosso país consideravelmente, contribuindo para o aumento da produtividade das empresas ligadas ao sector, servindo, através de todo o seu desenvolvimento, como alavanca para o desenvolvimento económico do país. É de realçar a importância dada ao Turismo Religioso, tendo em conta a quantidade e qualidade de locais de culto existentes no nosso país. O Turismo Religioso é um pouco mais do que uma visita aos locais sagrados, englobando toda uma vivência espiritual e cultural quer dos residentes, quer dos que visitam por motivos de fé, os chamados peregrinos. A afirmação do Turismo Religioso no Plano Estratégico Nacional de Turismo, como sendo um dos produtos a desenvolver no Turismo em Portugal, constitui o reconhecimento de vários fatores que o incorporam, como a diversidade do património cultural religioso, material e imaterial, crenças, costumes e toda uma envolvência relacionada com a religiosidade. Em 1498 nasceu um culto Mariano, debaixo de um penedo ao qual deram o nome de Senhora da Lapa. Este culto foi entregue à célebre ordem dos jesuítas, que no século XVII tomavam conta do Prelado. O seu desenvolvimento foi de tal forma que, à semelhança de Santiago de Compostela, o Santuário de Nossa Senhora da Lapa chegou a ser o maior centro de peregrinação da Península Ibérica. Tendo em conta o seu valor religioso e a sua importância na história nacional, entendeu-se apresentar uma candidatura a monumento nacional, reconhecendo, desta forma, o valor religioso, histórico e arquitetónico deste Santuário. Pretende-se analisar as influências e o potencial que o Turismo Religioso pode gerar, acreditando que a execução de uma candidatura possa ser uma mais-valia para o desenvolvimento local.
- A Certificação das Empresas Portuguesas como Indutora de Rendibilidade: uma abordagem com dados em painelPublication . Santos, Anabela Saraiva dos; Pinto, António Pedro Martins Soares; Reis, Pedro Manuel NogueiraCom a globalização e a internacionalização dos mercados as empresas têm de ser mais competitivas, darem garantias de qualidade aos consumidores, aos fornecedores, às instituições bancárias e aos seus acionistas. O objetivo deste trabalho é avaliar os impactos da certificação pela gestão qualidade (SGQ) através da ISO9001, gestão ambiental (SGA) através da ISO14001 e gestão de saúde e segurança no trabalho (SGSST) através da OSHAS18001 na rendibilidade operacional (ROA), de uma forma isolada, ou pela combinação dos três sistemas e por setor de atividade. A amostra é constituída por 8.892 empresas portuguesas certificadas para o horizonte temporal de 10 anos (2010 a 2019) e analisada com recurso a regressão com dados em painel. As estimações do modelo para a mono-certificação, por setor, revelam-se significativas e induzem resultados positivos na rendibilidade apenas para a certificação pela OSHAS18001 no setor C1 (indústria transformadora – recursos naturais). A mono-certificação pela OSHAS18001 é ainda significativa e indutora de resultados negativos na rendibilidade para as empresas certificadas no setor I (alojamento, restaurantes e similares) e no setor j (atividades de informação e de comunicação). As estimações do modelo mostram-se significativas na dupla certificação, para as combinações dos modelos, ISO9001+ISO14001, ISO9001+OSHAS18001 e ISO14001+OSHAS18001, traduzindo-se numa relação positiva entre a certificação e a rendibilidade das empresas. A riqueza desta tese reside na amostra das empresas certificadas (8.892) que abrange quase a totalidade das empresas certificadas em Portugal durante um período temporal de 10 anos.
- Classificação como Conjunto de Interesse Público (CIP) dos Vestígios Arqueológicos de LourosaPublication . Pereira, Luís Filipe Silva Neves Santos; Seabra, Cláudia; Paiva, Odete Maria de MatosO presente projeto tem como principal objetivo a Classificação como Conjunto de Interesse Público (CIP) dos Vestígios Arqueológicos de Lourosa, associando ao estudo o potencial turístico que advém da ligação aos recursos patrimoniais. Outros objetivos: A Criação de um Centro Interpretativo da Cultura Judaica e o Reconhecimento e Notoriedade Internacional. O Turismo Cultural e Religioso, considerado como um produto emergente e inovador e uma das apostas do Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) 2013/2015 continua a ser um recurso turístico do projeto Turismo 2020. A presença judaica em Portugal é tida pela comunidade científica como muito significativa e o seu valor patrimonial muito relevante. Constituem aspetos deste património histórico-cultural: as comunas e as judiarias, as sinagogas e os armários sagrados, as inscrições e as marcas de simbologia judaica e cristã-nova, as tradições e os costumes. A confluência entre a cultura, a religião e o turismo dá origem ao denominado Turismo Cultural e Religioso. A Organização Mundial do Turismo, identifica o turismo cultural como sendo: O movimento de pessoas essencialmente por motivos culturais, incluindo visitas de grupo, visitas culturais, viagens a festivais, visitas a sítios históricos e monumentos, folclore e peregrinação (OMT, 1985, citado por McKercher e du Cros, 2002). O turismo cultural tem sido considerado a área de maior crescimento no turismo global. O turismo religioso tem igualmente uma relação forte com o património existente sendo que, o principal objetivo é a participação em rituais de culto. Assim sendo, o turismo é uma atividade multifacetada que apresenta uma forte ligação com o património material e imaterial existente contribuindo desta forma, para o desenvolvimento económico e social de uma determinada região.
- Commercial Real Estate – Business Development in the Office DepartmentPublication . Santos, Armando Diogo Martins; Pinto, António Pedro Martins Soares; Reis, Pedro Manuel NogueiraO estágio curricular foi realizado na Cushman & Wakefield (C&W) durante cinco meses (de 27 de abril a 30 de setembro de 2017) no âmbito do Mestrado em Finanças Empresariais do Instituto Politécnico de Viseu (IPV). A orientação foi assegurada por um supervisor da empresa, e por dois coorientadores da instituição de ensino que frequenta. É inquestionável a importância do setor imobiliário na economia mundial. Para as grandes empresas, é altamente provável que despesas associadas a este setor, como rendas e amortizações de edifícios, ocupem a segunda posição na lista de gastos, logo após os custos suportados em capital humano. Atendendo ao número de variáveis que influenciam a oferta e a procura neste ramo de atividade, constitui um desafio constante para todos os intervenientes acompanharem as tendências de mercado e tomarem as melhores decisões (Duarte, 2014). Tal como acontece nas inúmeras divisões que constituem uma qualquer empresa pertencente à lista da “Fortune 500”, a indústria imobiliária comercial dispõe de muitas oportunidades de consultoria técnica para os agentes que possuem uma educação profissional e especial interesse pelo ramo. Exemplos dessas consultorias especializadas incluem aconselhamento legal, contabilidade, finanças, desenvolvimento, construção e investimento. No que diz respeito à indústria imobiliária comercial, os profissionais apresentam um nível de especialização elevado e patenteiam resultados surpreendentes dentro dos seus limites de atuação (Bishop, Seruga & Seruga, 2017). Tendo em conta a recente crise do subprime e também todas as bolhas imobiliárias, tornou-se evidente que o mercado imobiliário deixou de representar um investimento de retorno garantido (Mendes, 2014). Sendo um dos setores que mais sofreu com a última crise, as empresas desta industria viram-se obrigadas a reinventar processos que anteriormente eram considerados viáveis (Mendes, 2014). O contacto com as diferentes áreas do mercado imobiliário comercial constitui um valor acrescentado para qualquer estudante de gestão. A C&W destaca-se, atualmente, como um dos maiores players no mercado imobiliário internacional. A experiência profissional desta multinacional resulta de uma atividade centenária de excelência que conta hoje com mais de 43.000 agentes especializados. A integração na equipa eslovaca da C&W, constitui uma oportunidade para me familiarizar com todos os procedimentos de excelência de uma das empresas com maior credibilidade mundial.
- Contributos para um plano estratégico para o turismo do Porto Santo: a importância do geoturismoPublication . Castro, Cristina Letícia de Freitas; Antunes, Joaquim Gonçalves; Barros, Samuel FerreiraCom a realização deste trabalho pretendemos dar um contributo para a elaboração de um plano estratégico para o turismo do Porto Santo. Em rigor, o trabalho tem como finalidade principal, demonstrar a possibilidade da inserção do Geoturismo no mercado turístico da ilha. Consideramos que o Geoturismo poderá desempenhar um papel relevante no combate à sazonalidade, que consideremos ser o principal problema no turismo do Porto Santo. Porto Santo situa-se a nordeste da ilha da Madeira. É conhecida como Ilha Dourada ou “Caraíbas da Europa” devido á sua extensa praia de areia fina e dourada e às águas cálidas de cor turquesa. Mais recentemente, para além do lazer, passou a ser apreciada também pelas suas qualidades terapêuticas e medicinais. Apesar dos esforços já investidos quer pelas entidades competentes, quer pelos investidores particulares, na criação e no melhoramento das infraestruturas, a realidade é que isso não basta, uma vez que as acessibilidades para a ilha assim não o permitem. A promoção continua a ir no sentido do produto Sol & Praia, sem nunca considerar a hipótese de criar novos produtos e divulgar Porto Santo como um destino de férias para o ano inteiro. Assim, com este projeto, apresentam-se novos e possíveis produtos para colmatar a lacuna turística de Porto Santo, visando melhoras qualitativas da oferta e diversificando as alternativas para o desenvolvimento e crescimento da ilha como destino de excelência no Geoturismo.
- Contributos para um plano estratégico para o turismo do Município de Castro DairePublication . Almeida, Sandra Filipa da Silva; Barros, Samuel Ferreira; Novais, Cristina Maria de Jesus BarrocoPretende-se com este estudo dar um contributo para a elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento turístico do Município de Castro Daire, que possa constituir uma ferramenta de trabalho para os vários players do território Castrense. É apresentado um enquadramento dos conceitos chave (Plano Estratégico para o Desenvolvimento Turístico de Territórios, Turismo de Natureza e Turismo de Saúde e Bem-Estar) e efetuada uma análise estratégica que inclui 32 entrevistas realizadas a agentes conhecedores do setor do Turismo Castrense e 400 inquéritos aplicados na Bolsa de Turismo de Lisboa e na Feira Ibéria de Turismo. A análise estratégica efetuada permitiu identificar os fatores críticos de sucesso, mas também os pontos fortes e os pontos fracos do território, a nível Turístico, bem com elencar as oportunidades e as ameaças relativas ao setor, de que resultou uma matriz SWOT. A partir da análise estratégica é apresentada uma proposta com possíveis linhas orientadoras futuras, com vista à valorização sustentada do Território Castrense e ao impulsionamento da atividade turística, as quais assentam nos seus principais recursos endógenos, de que se destacam o Rio Paiva, a Serra do Montemuro, as Termas do Carvalhal, a Gastronomia Local, as Tradições, o Património e as Rotas Culturais.