Loading...
22 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 22
- O encontro da arte digital com a aprendizagem das lĂnguas estrangeiras no ensino superior em Portugal: uma experiĂŞncia de interdisciplinaridadePublication . Delplancq, VĂŠronique; Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, EmĂlia; Oliveira, Isabel; Pereira, JosĂŠ; Lopez Garcia, Patricia; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, SusanaUm dos desafios atuais do Ensino Superior (ES) ĂŠ inovar nas suas prĂĄticas, con-siderando o estudante como ator ativo da sua aprendizagem, na perspetiva das exigĂŞncias do mercado do trabalho, a sua rĂĄpida evolução e a variedade de ca-pacidades requeridas. A criação de narrativas digitais nĂŁo lineares dinâmicas com o Korsakow 6 revelou ser uma ferramenta poderosa na aprendizagem ati-va das lĂnguas estrangeiras (LE): estimula a mobilização de competĂŞncias em diversas ĂĄreas e constitui uma forte motivação para os estudantes do sĂŠculo XXI. O projeto JASM (Janela aberta sobre o mundo: LE, criatividade multimodal e inovação pedagĂłgica no ES), desenvolvido por uma equipa pluridisciplinar de docentes do ES, utiliza este sistema para produzir curtas-metragens, em francĂŞs e inglĂŞs, por alunos do curso de licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tendo por base o percurso de vida e as tradiçþes de imigrantes em Viseu. Recorre a abordagens diversas, de criação e de diferentes modos, com o objetivo de levar os estudantes a desenvolver uma consciĂŞncia multilingue e multicultural, num ambiente criativo, colaborativo e interdisciplinar. O recurso Ă s novas tecnologias permitiu prosseguir o trabalho Ă distância, assegurando a continuidade da produção de conteĂşdos e o refina-mento da qualidade dos documentos. O artigo problematiza a metodologia adotada, apresenta os resultados em termos de conteĂşdos produzidos, de aquisição de competĂŞncias, mas tambĂŠm de avaliação por parte dos alunos e dos docentes.
- Foreign language skills: a challenge for the economyPublication . Delplancq, VĂŠronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, JosĂŠ LuĂs; Pato, Maria LĂşcia; Amaral, Odete; Fidalgo, SusanaAwareness of the fact that multilingualism opens doors to new markets and new business opportunities is not an original phenomenon, but the various works produced with a view to its being acknowledged are still little publicized and granted little practical use also. Showing mastery of communicative skills in several foreign languages is always valuable for the market economy, not only in terms of sales and marketing, but also in order to reach new target groups and establish lasting strategic relationships. The purpose of this article is to provide a general overview of the studies carried out in this context, focusing in particular on aspects such as the increasingly obvious relationship between in force language practices of a diversified nature and the proper functioning of businesses. Equally important is the mastery of language skills, seen as an important driving force of cross-border cooperation, as well as the development of an emotional culture within the business world, propitious to the implementation of efficient language management strategies, which are clearly beneficial inasmuch as the market economy is concerned.
- Ensinar as lĂnguas estrangeiras no ensino superior na era digital: uma experiĂŞncia de inovação pedagĂłgicaPublication . Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, A. M.; Rego, Belmiro; Fidalgo, Susana; Delplancq, VĂŠronique; Amante, Susana; Relvas, SusanaIntrodução: A aprendizagem das LĂnguas Estrangeiras (LE) no Ensino Superior (ES) nĂŁo se limita Ă transmissĂŁo de saberes linguĂsticos. Deve preparar os aprendentes para o contacto intercultural e proporcionar experiĂŞncias bem-sucedidas e inovadoras que favoreçam a motivação e a inserção profissional. Numerosas publicaçþes sublinham a importância das LE nos processos de recrutamento, na criação de oportunidades de emprego com perspetivas de maior responsabilidade e remuneração e na progressĂŁo na carreira. Os recursos digitais, de acesso fĂĄcil e rĂĄpido, revolucionaram a educação e criaram novos desafios para o ensino, nomeadamente no ES. O contexto de aprendizagem torna-se mais dinâmico, permitindo uma aproximação Ă realidade do mundo do trabalho. A utilização da internet e a exploração de recursos on-line sĂŁo prĂĄticas educativas bem instaladas hoje. No sentido de estimular a aprendizagem ativa, o confronto dos estudantes com as realidades linguĂsticas e profissionais pode ser realizado recorrendo Ă s redes sociais e a um mĂŠtodo de trabalho ao âmenuâ, implicando-os como atores que interagem na sala de aula e com o exterior, mobilizando competĂŞncias transversais a Unidades Curriculares (UC) nucleares do curso. MĂŠtodos: As experiĂŞncias de trabalho que nos propomos apresentar centram-se na UC de âLE aplicadas aos novos media e ao ciberespaçoâ, com o francĂŞs e o inglĂŞs como lĂnguas-alvo trabalhadas em conjunto, uma UC do 2.Âş ano da Licenciatura em Comunicação Social da ESEV/IPV (Portugal), cursada em 2016/17 e 2017/18. ConclusĂľes: A progressĂŁo dos aprendentes torna-se evidente atravĂŠs das novas ideias que surgem e da melhor organização dos trabalhos, da maior facilidade e rigor em redigir textos e propor produçþes orais, da atitude em geral e da aquisição de mais autonomia na procura do desenvolvimento de competĂŞncias.
- EditorialPublication . Delplancq, VĂŠronique; Costa Lopes, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, JosĂŠ LuĂs; Pato, LĂşcia; Amaral, Odete; Relvas, Susana; Fidalgo, Susana
- Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in PortugalPublication . Costa, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro Da; Coutinho, EmĂlia; Oliveira, Isabel; Pereira, JosĂŠ; Lopez Garcia, Patricia; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana; Delplancq, VĂŠroniqueEm 2019/20, nasceu, sob as restriçþes da COVID-19, o projeto Stepping up to Global Challenges: Empowering Students across the World. As docentes de InglĂŞs de NegĂłcios II (Marketing/ESTG/IPV) ofereceram aos seus alunos oportunidades reais de comunicação em lĂngua inglesa, atravĂŠs de atividades baseadas em tarefas e do recurso a plataformas digitais, em colaboração com pares da Kazimierz Pulaski UTH (PolĂłnia) e da Ege Ăniversitesi (Turquia). A segunda edição do projeto decorreu no 2.o semestre de 2020/21, tambĂŠm em cenĂĄrio de pandemia, e foi, por isso mesmo, dedicada Ă aprendizagem do inglĂŞs atravĂŠs de atividades de combate ao isolamento e de promoção de comportamentos responsĂĄveis, por alunos de Enfermagem da ESS/IPV, de Marketing da ESTG/IPV, da ES de EletrĂłnica e de Filologia Inglesa da UTH e de vĂĄrios cursos da Ege Ăniversitesi. Neste artigo, pretendemos: a) discutir as vantagens da aprendizagem do inglĂŞs recorrendo ao Project-Based Learning (PBL), atravĂŠs de um olhar sobre o exemplo concreto do projeto Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while fighting the outbreak of Covid-19; b) apresentar alguns produtos resultantes do trabalho de co-construção de conhecimento em ambientes multiculturais e, mais importante ainda, interculturais. Lançar-se-ĂĄ um olhar sobre as narrativas de alunos de contextos diferenciados, desde os cursos frequentados; Ă s instituiçþes distintas e, algumas, distantes; Ă s vivĂŞncias culturais necessariamente diferentes, permitindo experienciar e partilhar de formas variadas o contexto pandĂŠmico que nos obriga ao confinamento, mas nĂŁo necessariamente ao isolamento, pois urge a criação de pontes â virtuais â que nos permitam ultrapassar fronteiras fĂsicas.
- Foreign languages and employability: a complex relationship. Case study in the region of Viseu (Portugal)Publication . Delplancq, VĂŠronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Ana Maria; Amante, Susana; Abrantes, JosĂŠ LuĂs; Pato, LĂşcia; Amaral, Maria Odete; Relvas, Susana; Fidalgo, SusanaThe challenges of today's societies when it comes to employability and to the reality of the current labour market are more and more delicate and diversified. One of the major commitments we expect from higher education is to prepare its students to face this kind of complexity, understanding its nuances and having the capacity to adapt quickly to situations which are common in companiesâ lives. From this perspective, the assessment of the impact that the mastery of FL (foreign languages) among our students can have on the different business sectors becomes paramount. It involves reorganising the work carried out with the students during their academic path and raising awareness of future professionals so they may understand the importance of obtaining and mastering communicative skills in foreign languages that will provide them with the right tools to ensure an effective response to the requirements they will have to meet when they apply for a job. The close connection that exists between higher education institutions and the business world also allows the companies to realize that they should (re)think their recruitment policy in order to take into account the importance of foreign languages. Bearing this in mind, the project "Foreign Languages and Employability" (FLE), that will be presented in this article, started in January 2017, at the Polytechnic Institute of Viseu (IPV), in Portugal. It focuses on creating a closer relationship with the local business community in order to understand its needs regarding foreign languages. The aim of the project is to strengthen the more practical aspects of the studentsâ education to ensure the graduatesâ employability and a successful professional development. Data collection is carried out through the analysis of job offers, through the replies given to online surveys and through semi-structured interviews. The project includes representatives of the different IPV schools (Agrarian, Education, Health, Technology and Management) working in different sectors of the institution.
- ABRIR AS PORTAS DA SALA DE AULA: SERIOUS GAMES - O IMPACTO DA GAMIFICAĂĂO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LĂNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO SUPERIOR (APSASEG)Publication . Delplancq, VĂŠronique; Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Martins, Joana; Pereira, JosĂŠ; Martin, Justine; CasaĂą Pitarch, Ricardo; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, SusanaA aprendizagem no ES tem deixado pouco espaço ao jogo. ---- surgimento dos serious games. Esta ferramenta pedagĂłgica, resultado da associação da vertente lĂşdica, com recurso ao digital, Ă s estratĂŠgias de aprendizagem, das LĂnguas Estrangeiras para fins especĂficos, representa um desafio original de potencial melhoria para o ensino-aprendizagem neste contexto mais especĂfico de cursos do ES em ĂĄreas que nĂŁo as LE. --- Motivar e encorajar os estudantes, estabilizar os conhecimentos e promover e reforçar a aprendizagem.
- Janela aberta sobre o mundo: lĂnguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagĂłgica no ensino superior (JASM)Publication . Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro Da; Coutinho, EmĂlia; Oliveira, Isabel; Pereira, JosĂŠ; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana; Delplancq, VĂŠroniqueA inovação das suas prĂĄticas ĂŠ um dos desafios atuais do Ensino Superior (ES), perspetivando as exigĂŞncias do mercado do trabalho, a sua rĂĄpida evolução e a variedade de capacidades requeridas. O estudante ĂŠ ator ativo da sua aprendizagem, nesta mudança de paradigma. Forte motivação para os estudantes do sĂŠculo XXI e estimulação da mobilização de competĂŞncias em diversas ĂĄreas, a criação de narrativas digitais nĂŁo lineares dinâmicas com o Korsakow 6 revelou ser uma ferramenta poderosa na aprendizagem ativa das lĂnguas estrangeiras. O projeto JASM (Janela aberta sobre o mundo: LE, criatividade multimodal e inovação pedagĂłgica no ES), desenvolvido por uma equipa pluridisciplinar de docentes do ES, utiliza esta plataforma para a produção de curtas-metragens, em francĂŞs e inglĂŞs, por estudantes do curso de licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). O percurso de vida e as tradiçþes de imigrantes em Viseu sĂŁo as bases do trabalho. As abordagens diversas, de criação e de diferentes modos, com o objetivo de desenvolver, nos estudantes, uma consciĂŞncia multilingue e multicultural, num ambiente criativo, colaborativo e interdisciplinar constituem as originalidades do projeto. O recurso Ă s novas tecnologias contribuiu para a renovação de prĂĄticas e para a motivação dos aprendizes, o aumento do empenho e a melhoria das performances. O papel do docente transitou de elemento centralizador para orientador do processo de aprendizagem, mais disponĂvel e mais flexĂvel.
- Storytelling and digital art as a means to improve multilingual skillsPublication . Delplancq, VĂŠronique; Costa, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, EmĂlia; Oliveira, Isabel; Pereira, JosĂŠ; Lopez Garcia, Patricia; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, SusanaThe use of storytelling and digital art as tools to understand a migrant familyâs life path will be in the center of an innovative methodology that will ensure the acquisition of multilingual skills and the development of plurilingual awareness, reinforcing the various dimensions of language (aesthetic and emotional, in addition to cognitive), in a creative, collaborative and interdisciplinary work environment. This is especially important among students who are not likely to receive further language training. It is not yet clear how teachers can explore multilingual experiences of learners, both in terms of language learning dimensions but also related with the multiple cognitive connections and representations, as well as to the awareness of language diversity. The JASM (Open window onto the world: foreign languages, multimodal creativity and pedagogical innovation in higher education) project involves a group of students of the 1st cycle in Media Studies, from the School of Education of Viseu, who will work using photography, digital art and cultural communication, collecting information pertaining to diversified cultural and linguistic contexts of the city of Viseu (Beira Alta, Portugal), both in French and English, centered on a tradition or ritual of a migrant family. Based on an interview, students write the story (in French and English) of the life of migrants and use photography to highlight the most relevant aspect of the migrantâs family life. Using as a starting point an object associated with religion, tradition or a ritual, students create an animated film, in both languages. This approach will allow the exploration of culture and digital scenography, integrating in an innovative interdisciplinary pathway, digital art, multilingual skills and multicultural awareness. Studentsâ learning progress and teacher roles are assessed during this process, using tests from the beginning to the end of the project.
- Abrir as portas da sala de aula: Serious games (APSASeG) O impacto da gamificação no ensino/aprendizagem de lĂnguas estrangeiras no ensino superior (PROJ/I&DI/CI&DEI/009)Publication . Delplancq, VĂŠronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Martins, Joana; Pereira, JosĂŠ; Martin, Justine; CasaĂą Pitarch, Ricardo; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, SusanaExperiĂŞncia de gamificação do ensino/aprendizagem do francĂŞs e do inglĂŞs para fins especĂficos; ExperiĂŞncia com 25 estudantes do 1.Âş ciclo de estudos em Comunicação Social da ESEV; Objetivos principais: Melhorar a performance dos estudantes com a integração de atividades digitais gamificadas na aprendizagem de LE no ES num curso nĂŁo especificamente de lĂnguas Avaliar os efeitos da gamificação em termos de competĂŞncias adquiridas pelos estudantes (em LE e transversais), numa perspetiva de promoção da empregabilidade Observar a evolução das relaçþes entre os atores do processo de ensino/aprendizagem (docentes e discentes) e dos papeis de cada um Conceber e implementar um serious game Avaliar a ferramenta e o processo de ensino/aprendizagem Melhorar o serious game com base nas observaçþes dos utilizadores e dos dinamizadores