ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Balula, João Paulo Rodrigues"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- A compreensão de textos literários : estratégias de intervenção na sala de aulaPublication . Miragaia, Etelvina Maria Dinis; Balula, João Paulo RodriguesEsta dissertação relaciona-se com a didática da leitura, dada a importância capital que assume na vida dos indivíduos na sociedade atual. Ler é compreender e requer do leitor um papel ativo na construção do significado do texto. Os programas da disciplina de Português refletem estas preocupações dada a ênfase no domínio da leitura e no desenvolvimento de estratégias de leitura no Ensino Básico. Com este estudo pretende-se: 1) caraterizar a compreensão na leitura dos alunos em textos literários, ao iniciarem o 5.º ano de escolaridade; 2) melhorar a compreensão na leitura dos alunos do 5.º ano de escolaridade, em textos literários, através do ensino explícito de estratégias de leitura. Numa primeira fase, avaliamos o nível de desempenho dos alunos em tarefas de compreensão na leitura, através da aplicação de uma prova de leitura aos alunos que iniciam o 5.º ano de escolaridade. Numa segunda fase, implementamos uma intervenção didática em duas turmas do 5.º ano, destinada ao ensino explícito de estratégias de leitura visando a melhoria dos níveis de compreensão. Na terceira fase, avaliamos a modificação de comportamentos dos alunos relativamente ao desempenho em atividades de compreensão na leitura. Utilizamos a metodologia de investigação-ação. Na avaliação quantitativa dos efeitos da intervenção, consideramos os resultados dos alunos nas variáveis: compreensão literal, inferencial, crítica e reorganização. No tratamento estatístico, recorremos a testes não paramétricos. Os resultados mostram que após a intervenção se verificam ganhos em todos os domínios, ainda que no literal não sejam estatisticamente significativos. Estes resultados permitem-nos concluir que o ensino sistemático de estratégias de leitura desenvolve a compreensão nos domínios analisados e constitui uma alternativa metodológica para a educação literária.
- O contributo do envolvimento da família na formação de leitores para a melhoria da prática de ensinoPublication . Brás, Sílvia Marina Amaro; Balula, João Paulo RodriguesRESUMO O presente relatório de estágio debruça-se sobre o culminar de uma etapa de formação profissional única desenvolvida no âmbito das práticas de ensino supervisionadas realizadas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante o ano letivo de 2011/2012. Assim, com este documento pretende-se, numa primeira instância fazer uma caraterização dos dois contextos pedagógicos onde a formação profissional foi desenvolvida. Por outro lado, ambiciona divulgar e partilhar opções e práticas concretizadas ao longo deste processo de formação, assim como refletir sobre as mesmas. Deseja-se ainda fazer uma análise das competências e conhecimentos profissionais desenvolvidos, já que o documento se carateriza pela transição entre a fase de formação e o princípio da profissionalização. Os trabalhos desenvolvidos no âmbito da leitura têm evidenciado o papel ativo e complementar que vários contextos detêm na formação de leitores. Partindo desta conceção, o estudo “O Contributo do Envolvimento da Família na Formação de Leitores”, apresentado neste relatório, debruça-se sobre dois desses contextos: a família e a escola. O estudo tem como principal propósito compreender a importância do envolvimento da família e da escola na formação de leitores. Com esta finalidade desenhou-se uma investigação-ação, englobando uma componente quantitativa e qualitativa. A investigação abrange alunos do 1.º Ciclo de uma Escola Básica Integrada. Assim, procurámos promover, junto dos jovens leitores, atividades diversas que aliaram a leitura ao prazer de ler, criando hábitos de leitura que ajudaram a desenvolver o gosto e a compreensão na leitura.
- O contributo do Plano Nacional de Leitura para a formação de leitores no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Silva, Adriana Maria dos Santos Almeida Soares; Balula, João Paulo RodriguesFormar leitores é um dever repartido entre a família e a escola. O Plano Nacional de Leitura aparece como resposta institucional que tem com objectivo central desenvolver competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como a criação de hábitos de leitura. Este trabalho está relacionado com a leitura e o contributo do Plano Nacional de Leitura para a formação de leitores. Com este estudo pretende-se essencialmente: reflectir sobre a leitura, a formação de leitores e o contributo do Plano Nacional de Leitura, implementar actividades no âmbito do Plano Nacional de Leitura e avaliar o impacto dessas actividades na formação de leitores e na promoção da leitura. O estudo está centrado numa experiência pedagógica realizada com alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico e conduzida pelo professor titular de turma. Na análise de dados, optámos por uma abordagem metodológica de tipo qualitativo. O estudo desenvolvido permitiu concluir que as actividades implementadas no âmbito do Plano Nacional de Leitura correram de forma positiva, pautadas por motivação, interesse e empenho por parte dos alunos e que o Plano Nacional de Leitura poderá ser utilizado como recurso educativo, inserido nas práticas pedagógicas, de forma a contribuir para a formação de leitores.
- O contributo dos projetos editoriais de português para o desenvolvimento do oral formalPublication . Moreira, Elisabete Ramos; Balula, João Paulo Rodrigues; Viegas, Maria Filomena BeataTendo como base as cinco competências do Programa de Português do Ensino Básico (PPEB), homologado em março de 2009 (Reis et al.), e, em particular, a competência da Expressão Oral, este estudo visa contribuir para a implementação de práticas pedagógico-didáticas associadas a esta competência específica. Como ponto de partida, esboçámos um quadro conceptual dos pressupostos e dos conceitos teóricos e metodológicos do domínio oral preconizados no PPEB e analisámos as atividades de Expressão Oral propostas num projeto editorial de 6.º ano do 2.º ciclo do Ensino Básico. Do ponto de vista metodológico, estamos perante um estudo de caso, enquadrando-se no paradigma da investigação qualitativa/interpretativa. Selecionámos uma das atividades de expressão oral do projeto editorial para implementar em sala de aula, procurando avaliar o contributo dessa atividade para o desenvolvimento do oral, analisando de que forma a proposta do projeto dá resposta ao que se pretende do trabalho do oral formal. Para tratamento dos dados, recorremos à análise de conteúdo obtido através de registo áudio e posterior transcrição dos mesmos. Analisando os dados, constatámos que, no global, a proposta do projeto dá resposta ao que se pretende do trabalho do oral formal. No entanto, é necessário continuar a insistir nestas práticas na aula de Português no intuito de preparar os alunos para comunicarem em diversos géneros do oral na sociedade.
- Criação de espaços e contextos artísticos para a promoção da leitura a procissão dos livrosPublication . Almeida, Lina Duarte Frade; Balula, João Paulo Rodrigues; Souto e Melo, Ana LuísaEste projeto apoia-se nas formalidades do ritual com o objetivo de criar espaços e contextos artísticos, destinados a captar a atenção para a importância da leitura e do livro. Assim, concebemos uma performance artística – Procissão dos Livros – que partiu do parque Aquilino Ribeiro e percorreu as ruas de Viseu, culminando com uma instalação na Biblioteca Municipal de Viseu. Este projeto contou com a participação do Grupo de Teatro Tribal, de crianças da Sala de Ser e do público em geral que quis participar no evento. O projeto seguiu várias etapas consignadas pela metodologia projetual, de Bruno Munari, desde a sua idealização até à sua implementação e avaliação. Depois de definido o problema e de uma cuidada análise dos dados recolhidos, centrámo-nos no processo criativo, selecionando os materiais adequados, construindo um modelo interativo, que foi sendo ajustado no decorrer de todo o processo, permitindo-nos chegar à solução implementada. O projeto desenvolvido apresenta-se à animação artística como um suporte válido e rigoroso para a criação de performances baseadas nos rituais e tradições. A forma como nos apoderámos de um ritual para promover a leitura despertou o interesse de um público diversificado e permitiu, mesmo que inconscientemente, uma forma diferente de contemplar e fruir a arte.
- Da reflexão à otimização na EPE e no 1º CEB : Um estudo de casoA dislexia no 1º CEBPublication . Silva, Andreia Filipa Pestanudo; Balula, João Paulo Rodrigues; Silva, Ana Isabel“Da reflexão à otimização na EPE e no 1.º CEB. Um Estudo de caso: A Dislexia no 1.º CEB” materializa o Relatório Final de Estágio, resultante da frequência do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (E1.ºCEB) durante o ano letivo de 2011/2012. Este documento sintetiza e evidencia todo o percurso que se situa entre de reflexão, acerca do contexto escolarizado como espaço privilegiado de problemas de investigação-ação, e a otimização, ao nível da intervenção educativa, da Educação Especial. Considerámos estes níveis de ensino (EPE;E1.ºCEB) como palcos de observação e desempenho de práticas educativas supervisionadas (PES II e III), neste relatório consideradas na Parte I. Descrevemo-los como espaço de formulação de uma questão de investigação, consubstanciada pelo projeto “Como otimizar, ao nível do 1.ºCEB, o trabalho com um aluno disléxico?”, estudo descrito na Parte II. “Da reflexão à otimização” responde àquela questão, ao revelar representações e conceções de duas docentes do 1.ºCEB (DT e DEE) que trabalham com um aluno disléxico, sobre como otimizar a sua intervenção com este aluno. Um enquadramento teórico sustentado nas fórmulas legislativas portuguesas ancoradas nas práticas internacionais na Educação Especial desenha o modelo de Escola inclusiva que se alvitra. Este modelo, apesar de todas as investigações das neurociências, caracteriza desde 2008, a Dislexia como uma necessidade educativa especial menor.
- O desenvolvimento do oral das crianças em idade pré-escolar : um estudo em contexto de prática de ensino supervisionadaPublication . Faneca, Andreia Miranda; Balula, João Paulo Rodrigues; Silva, Ana IsabelEste relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O presente relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, apresentamos uma reflexão sobre as práticas vividas no âmbito do estágio, que teve lugar em dois contextos distintos: na PES II e na PES III. Na segunda parte, e esta destinada ao trabalho de investigação desenvolvido ao longo de dois semestres, apresentamos um estudo intitulado “O desenvolvimento do oral das crianças em idade pré-escolar: um estudo em contexto de prática de ensino supervisionada”. O qual teve como objetivo descrever como é operacionalizado e caraterizado o desenvolvimento do oral em crianças com diferentes idades, num mesmo meio, sabendo a grande importância que tem neste ciclo de ensino. Neste sentido, começámos por constituir o enquadramento teórico e, de seguida, procedemos à recolha de informação para poder expandir a problemática do desenvolvimento do oral em crianças de idade pré-escolar. Relativamente às conclusões do estudo, destacamos a importância de desenvolver o oral em crianças desde tenra idade, incentivando-as a querer conhecer cada vez mais o código linguístico e expondo-as a contextos linguísticos diversificados. A prática de momentos que permitam desenvolver o oral torna-se indispensável, pois a criança aprende a comunicar de forma mais fluente e natural.
- O envolvimento das crianças no cantinho da leituraPublication . Bento, Cláudia Patrícia Ferreira; Balula, João Paulo Rodrigues; Amante, SusanaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Viseu. Este apresenta, de forma integrada, todo o trabalho realizado durante as Práticas Supervisionadas nos níveis de ensino acima mencionados. O relatório de estágio tem como título O Envolvimento das Crianças no Cantinho da Leitura, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. A investigação está ligada à área curricular do Português e desenvolve-se de forma a perceber quais as representações de Educadores de Infância, Assistentes Operacionais e Encarregados de Educação de crianças em idade pré-escolar relativamente ao Cantinho da Leitura. Assim, foi realizada uma investigação quantitativa, na qual o investigador aplicou questionários aos indivíduos mencionados anteriormente. No entanto, o investigador não teve qualquer interação direta com os inquiridos, aquando da aplicação dos instrumentos de investigação. Cumulativamente, os questionários apresentam questões que implicam uma análise qualitativa das respostas, sendo necessário o uso da análise de conteúdo. No final do presente trabalho, foi realizada uma análise a todos os questionários, de forma a dar resposta à pergunta do mesmo. Analisando os questionários, pudemos verificar que, no geral, os Educadores de Infância, os Assistentes Operacionais e os Encarregados de Educação dão bastante importância à leitura, proporcionando às crianças momentos relacionados com este domínio, tanto no jardim de infância como em casa, contribuindo para promover o gosto pela leitura.
- O envolvimento parental no desenvolvimento da leitura: Uma perspectiva de pais e professoresPublication . Fernandes, António Marcelino; Balula, João Paulo RodriguesEste trabalho visa contribuir para a compreensão das representações que os pais e professores têm do ensino da leitura e do envolvimento parental no desenvolvimento desta competência, unanimemente considerada como da maior importância para o desenvolvimento, pessoal e social de todo o ser humano. Sendo uma competência relevante para todos nós, por um lado, são vários os estudos quer nacionais quer internacionais que referem dificuldades dos alunos portugueses em compreensão na leitura e, por outro, são inúmeras as investigações que concluíram que a criança, antes de se confrontar com o ensino formal da leitura, desenvolveu já um conjunto de mecanismos e comportamentos favoráveis à leitura emergente. Deste modo, com o presente estudo pretendemos essencialmente: i) verificar o que pensam os pais sobre o ensino da leitura desenvolvido na escola ii) verificar o seu papel, enquanto mediadores do futuro aprendiz de leitor, como facilitadores do desenvolvimento da leitura; iii) analisar as representações que os professores têm sobre o envolvimento parental no desenvolvimento da leitura e a forma como potenciam ou valorizam essa participação. Com a prossecução dos objectivos anteriores, pretendemos analisar as condições facilitadoras da aprendizagem da leitura e promover o desenvolvimento, nos alunos, de um projecto pessoal de leitor. Assim, as questões a que pretendemos dar resposta são: Cabendo à Escola o papel primordial no ensino da leitura, será que o envolvimento da família é importante para o desenvolvimento desta competência? Sendo importante o envolvimento parental, será que quer os pais quer os professores estão conscientes dessa importância e lhe dão a devida relevância na abordagem ao ensino da leitura? O estudo que suporta o presente trabalho centra-se na elaboração e aplicação de inquéritos por questionários, quer aos professores do Primeiro Ciclo do Ensino Básico quer aos pais de alunos do 1.º e 2.ºanos de escolaridade de um Agrupamento de Escolas do distrito de Viseu. Na análise dos dados, optámos por uma abordagem com alguns itens de avaliação qualitativa mas em que o cariz predominante é quantitativo, com posterior análise estatística descritiva inferencial dos dados recolhidos.
- A escrita no 1º ciclo do ensino básico : motivar para escreverPublication . Simões, Maria Teresa Martins Dias; Balula, João Paulo RodriguesResumo A literacia é, atualmente, uma questão educativa fundamental que problematiza o papel da escola e a responsabiliza. É importante que, desde cedo, o aluno se aproprie de competências de escrita. Com o presente estudo verificámos que é possível a alteração de comportamentos dos alunos face à mesma, mediante a apresentação de estratégias motivadoras que apelem à criatividade. Nele, recorremos a uma amostra de uma turma de alunos do 3.º ano de escolaridade, onde todas as atividades de escrita foram planeadas de forma interdisciplinar, dando sentido às aprendizagens. Ao longo do trabalho, o envolvimento dos alunos em atividades de escrita percorreu as fases de planificação, textualização, revisão e publicação. Aplicando-a como um processo, pretendemos que os alunos se apropriassem, conscientemente, de mecanismos que lhes permitam ultrapassar constrangimentos e possam usufruir do prazer que a escrita pode proporcionar. Como se pretendeu estimular a criatividade, optou-se por trabalhar o texto narrativo, o poético e o de teatro nas implementações do estudo. Em todas as atividades os alunos compreenderam que os seus textos teriam uma função a desempenhar. A motivação para escrever foi alicerçada na publicação e na apresentação que se prolongou no desenvolvimento de competências no domínio da compreensão na leitura. Os alunos leram em diversos contextos, para diferentes públicos e para diferentes fins. O envolvimento da família tornou-se primordial na motivação dos alunos. A valorização dos textos escritos e a colaboração em alguns trabalhos de ilustração e pesquisa foi fundamental. O sucesso escolar dos alunos é fruto de um trabalho partilhado entre a escola e a família. Os resultados finais do estudo evidenciam que, para esta amostra, a aprendizagem da escrita processual favoreceu, de forma muito positiva, o desenvolvimento de competências, quer cognitivas, quer atitudinais. A análise dos dados revelou ainda que os alunos gostaram de aprender num ambiente colaborativo, o que contribuiu para desenvolver uma relação positiva dos alunos com a escrita. Assim, parece-nos importante realçar a simbiose atingida entre o saber escrever e o gostar de escrever.