ESEV - DCL - Capítulo em obra nacional, como autor
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Browsing ESEV - DCL - Capítulo em obra nacional, como autor by Author "Balula, João Paulo"
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- Acesso à informação: perceções e práticas no Ensino Superior na era da globalizaçãoPublication . Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Balula, João PauloUm dos múltiplos desafios alimentados pela sociedade globalizada tem sido a permanente (re)conceptualização do conceito de literacia, ditada por uma (r)evolução digital que tem transformado a interação dos cidadãos com a informação. Tal mudança tem-se repercutido na arena educativa, convocando uma reflexão ampla sobre o modo adequado de resposta a tal desafio. Os estudantes do Ensino Superior, pela especificidade do seu trabalho académico, têm necessidade não só de selecionar como também de se posicionarem criticamente face ao crescente caudal de informação com que são confrontados. Assim, esta comunicação tem como objetivos: 1) procurar compreender de que modo os estudantes de Comunicação Social e de Publicidade e Relações Públicas percecionam as distintas práticas em literacia digital nas quais se envolvem quotidianamente; 2) distinguir quais os usos mais frequentes que fazem das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), no âmbito da prossecução do seu trabalho autónomo, para aceder à informação de que necessitam e de que modo as percecionam como relevantes; 3) identificar que tipo de pesquisa efetuam para realizar trabalhos académicos e de que forma esta evidencia as suas práticas de acesso à informação. Considerou-se adequada para este estudo exploratório uma abordagem de natureza quantitativa, desenvolvida com base em dados recolhidos através de inquérito por questionário, aplicado a estudantes de dois cursos de uma instituição portuguesa do Ensino Superior Politécnico (Comunicação Social e Publicidade e Relações Públicas). Os resultados evidenciam que apesar de acederem com frequência à Internet e se percecionarem utilizadores proficientes das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), tal não significa que estejam a assumir o posicionamento crítico face à informação, exigido neste nível de ensino. Conclui-se da necessidade de se realizarem estudos de maior amplitude que possam contribuir para uma melhor compreensão das razões que subjazem a tais práticas, bem como formas apropriadas de intervenção.
- A avaliação e certificação de manuais escolares em Portugal: um contributo para a excelênciaPublication . Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Balula, João PauloO século XXI tem trazido à sociedade, em geral, e à Escola, em particular, cada vez mais e maiores desafios. Entre estes desafios, destacam-se os que correspondem à necessidade de assegurar a qualidade do sistema educativo, quando os recursos económicos se tornam escassos. Por outro lado, a necessidade de dar resposta à educação para todos acentuou as responsabilidades dos políticos, dos professores e dos investigadores relativamente à garantia de um sistema orientado para a excelência. Uma das áreas que pode contribuir significativamente para alcançar a excelência é a da conceção e produção de recursos didáticos. Do conjunto dos recursos didáticos, pretendemos destacar os manuais escolares que têm assumido um papel tão importante quanto polémico. Simultaneamente, tem havido uma descentralização de parte da responsabilidade relativa à sua avaliação com vista a garantir a qualidade. A última fase do alargamento da responsabilidade sobre a produção dos manuais escolares consistiu na acreditação de entidades avaliadoras e certificadoras de manuais escolares que deem garantias de poderem proceder à realização de um trabalho que visa assegurar a qualidade científica e pedagógica desses recursos, a conformidade com o currículo nacional e com os programas em vigor e ainda garantir que constituem um instrumento adequado de apoio ao ensino e aprendizagem, bem como à promoção do sucesso educativo. Neste trabalho, pretendemos apresentar uma reflexão sobre o quadro legal que regulamenta este processo, com base nos dados relativos ao envolvimento de uma entidade avaliadora e certificadora de manuais escolares no processo de avaliação e certificação de manuais.
- Estratégias de leitura funcional: uma proposta de abordagem didáticaPublication . Balula, João PauloO acesso às fontes da informação e do conhecimento está cada vez mais facilitado devido aos meios colocados à disposição dos cidadãos. A língua escrita é cada vez mais uma fonte privilegiada, assumindo a leitura um papel único no acesso a essa fonte da informação e do conhecimento. Tendo por base um estudo levado a cabo com alunos do ensino básico, no âmbito de um projeto de doutoramento em Didática (Universidade de Aveiro), concluído em 2007, apresenta-se uma proposta de abordagem didática da leitura funcional na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita do Curso de Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Parte-se da definição das linhas diretrizes de um processo de ensino da Língua Materna, orientado para o desenvolvimento de competências em leitura funcional, associadas à recolha e tratamento de informação numa perspectiva multidisciplinar, para a concepção de atividades a implementar em aulas do Ensino Básico.
- Estratégias para o desenvolvimento da compreensão de textos literários na sala de aulaPublication . Miragaia, Etelvina; Balula, João PauloA leitura assume uma importância capital na vida dos indivíduos na sociedade atual, fortemente marcada pelas fontes de informação e de conhecimento. Ler é compreender e requer do leitor um papel ativo na construção do significado do texto. Este capítulo apresenta os resultados de um trabalho de investigação-ação, desenvolvido em aulas do 5.º ano de Português, centrado na interação entre estratégias didáticas baseadas no ensino explícito e o desenvolvimento da compreensão na leitura, a partir de textos literários, tendo em conta as seguintes variáveis: compreensão literal, compreensão inferencial, compreensão crítica e reorganização. Os resultados mostram que o ensino explícito e sistemático de estratégias facilitadoras da identificação da informação relevante e do seu processamento contribui de forma significativa para o desenvolvimento de competências associadas à compreensão na leitura com ganhos em todos os domínios analisados.
- Estudos no âmbito da Didática do PortuguêsPublication . Balula, João PauloTexto introdutório de uma secção, dedicada à Didática do Português, que integra dois textos resultantes da investigação realizada no âmbito do mestrado em Didática (Ramo de Didática do Português) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu e que focam questões relacionadas com a didática da leitura no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico.
- A iniciação à prática profissional no curso de Educação Básica: uma reflexão sobre a experiência da Escola Superior de Educação de ViseuPublication . Menezes, Luís; Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, Cristina Azevedo; Balula, João Paulo; Novais, Anabela; Jales Ribeiro, Esperança; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Rocha, João; Nunes, João; Lacerda, Carla; Rodrigues, CátiaOs cursos de Educação Básica (EB) integram, de acordo com a legislação em vigor, uma componente de Iniciação à Prática Profissional (IPP). A forma de organizar essa componente da formação, embora regulamentada por alguns princípios consignados nos documentos legais, é da responsabilidade de cada uma das instituições de ensino superior que ministram o curso. Neste artigo, apresentamos um estudo que tem como objetivos: (i) refletir sobre o modelo de organização e funcionamento da componente de formação da Iniciação à Prática Profissional que implementamos na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV); (ii) conhecer as perspetivas dos alunos do curso da licenciatura em Educação Básica sobre a IPP. Este estudo ocorre no momento em que o terceiro grupo de estudantes está a terminar o curso de Educação Básica (2010, 2011 e 2012) e em que os primeiros estudantes terminaram ou estão a terminar os seus mestrados profissionalizantes no âmbito da formação de professores e educadores de infância (cursos que permitem dar seguimento ao curso de EB). O estudo adota uma metodologia de natureza interpretativa. Participam no estudo alunos (finalistas da licenciatura de EB) e diplomados em EB (a frequentar os mestrados de formação de professores). Os dados foram recolhidos através de inquérito, por questionário e por entrevista, e análise SWOT. Os resultados do estudo apontam para uma boa aceitação por parte dos alunos do modelo de IPP, reconhecendo a importância de contactarem com os três níveis de ensino, em instituições educativas diversas. Para além disso, valorizam as tarefas desenvolvidas no âmbito da IPP, assim como o apoio da equipa multidisciplinar.
- Manuais escolares de português: cenários didáticos de educação literária a partir das Metas CurricularesPublication . Silva, Ana Isabel; Balula, João Paulo; Matos, Isabel Aires; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Melão, DulceA relação entre Literatura e Língua tem vindo a ser reconstruída nos diferentes documentos reguladores da ação docente. Esta alteração, impulsionada pelo documento Metas Curriculares de Português (MCP) para o Ensino Básico, influenciou os manuais escolares entretanto reformulados e avaliados. Neste artigo discutimos: (1) o impacto do domínio da Educação Literária (EL) definido pelas MCP na organização de onze manuais de Português do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), de seis editoras diferentes; (2) as repercussões da aplicação do corpus literário na operacionalização dos domínios da Oralidade, Leitura, Escrita e Gramática. Nesta análise, confrontamos manuais adaptados e não adaptados às MCP, o que nos permite concluir que o domínio da EL tem pouco impacto na macroestrutura dos manuais, mas repercussões significativas nos cenários didáticos associados à exploração dos outros domínios, devido ao corpus literário prescrito, motivando reflexões sobre o papel do texto literário num manual de Português.
- A procissão dos livros: Performance de leitura ritualizadaPublication . Almeida, Lina; souto e melo, ana luísa; Balula, João PauloA leitura é, cada vez mais, uma atividade imprescindível para ajudar a compreender o mundo que nos rodeia, altamente potenciadora do progresso social, tendo assumido, muitas vezes, ao longo dos tempos, um estatuto de ritual. A associação da leitura ao ritual, enquanto pensamento em ação, quando mobilizada para a criação de espaços e contextos artísticos, encontra na Performance uma manifestação que atualiza, a partir das necessidades individuais e coletivas, o universo de experiências dos participantes, através da manipulação do corpo e de elementos simbólicos. Assim, no âmbito de um Mestrado em Animação Artística, foi desenvolvido o projeto “A Procissão dos livros” com o objetivo de criar espaços e contextos artísticos urbanos, envolvendo a comunidade, capazes de promover a consciencialização da importância da leitura a partir de um processo reflexivo de manifestação cultural comunitária. Neste trabalho, pretendemos apresentar o projeto e partilhar a reflexão desenvolvida na sua implementação. A Performance “Procissão dos livros”, inspirada no ritual, percorreu as ruas de uma cidade, culminando numa Instalação (“Iluminados por um livro”), patente, primeiro, na Biblioteca Municipal e, depois, no átrio principal de uma instituição de Ensino Superior. Esta apropriação do ritual, da Performance e da Instalação para a promoção da leitura interpelou, ao longo de vários meses, um público diversificado, permitindo-lhe uma forma diferente de fruir a arte, ao mesmo tempo que o convidava a refletir sobre a importância da leitura e da partilha do espaço e do tempo em que performer e público são cúmplices e construtores de comunidade. ABSTACT The procession of books: reading performance ritualized Reading is an essential activity to help us to understand the world around us, highly potentiating social progress, having taken many times over the years, though owner of a ritual status. The association of reading to ritual, while thinking in action, when mobilized for the creation of spaces and artistic contexts, is a performance manifestation in updating. From the individual to collective needs, the experiences of the participants are universal as they manipulate the body and symbolic elements. Thus, under a Master of Arts Recreation, it was developed the project “The Procession of the books” in order to create spaces and urban artistic contexts, involving the community, able to promote awareness of the importance of reading from a reflective process of community cultural event. In this work, we intend to present the project and share the reflection developed in its implementation. The performance “Procession of the books”, inspired by the ritual, ran through the streets of a city, culminating in an installation (“Enlightened by a book”), patent, first, in the Municipal Library, and then in the main lobby of an education institution. Over several months, this appropriation of ritual, performance and installation for the promotion of reading questioned a diverse audience, allowing them a different way to enjoy art, while inviting people to reflect on the importance of reading and sharing space and time, performer and audience, as community partners and builders.