ESEV - DCA - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCA - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus by Author "Barroso, Paulo"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Antero de Quental e a defesa do idealismo naturalistaPublication . Barroso, PauloEste artigo problematiza as relações entre a filosofia e a ciência. O ponto de partida é a tese do idealismo naturalista de Antero de Quental. Esta tese é edificada na base das críticas à filosofia da natureza positiva. Trata-se de uma questão dominante na obra A filosofia da natureza dos naturalistas, onde Antero de Quental propõe um idealismo dentro do naturalismo, enquanto superação sintética e sistemática da antinomia radical materialismo versus idealismo. Neste artigo interrogam-se a) as teses monistas e as diversas expressões do naturalismo (positivismo, materialismo, cientismo, etc.) e b) a perspectiva unificadora evolucionista, metafísica e positiva de Antero de Quental como forma de superar a antinomia materialismo versus idealismo. Demonstra-se a complexidade do tratamento filosófico desta questão e a importância, para a ciência, de uma demarcação sobre a especulação metafísica, numa época fértil para o positivismo de Auguste Comte e de Littré, o evolucionismo de Herbert Spencer, o monismo naturalista de Ernst Haeckel e o cientismo materialista.
- Comunicação, intercessão do sagrado e sacrifício religiosoPublication . Barroso, PauloA partir do significado de «sacrifício», pretende-se demonstrar a importância do sacrifício na experiência religiosa e sustentar a tese de que a prática de sacrifício sempre foi «extraordinária» (não conforme o comum) e funciona como uma forma privilegiada de comunicação e intercessão com o sagrado. Na experiência religiosa, o promitente opta pela prática sacrificial como momento e ato demonstrativos de entrega radical à causa e à fé religiosas. Segue-se uma abordagem teórica e conceptual com o objetivo de compreender os efeitos pragmáticos do sacrifício no cimentar da fé e da experiência religiosa.
- O conceito de ‘cegueira de significado’ em WittgensteinPublication . Barroso, PauloEm 1946-47 Wittgenstein leccionou o seu último curso de palestras em Cambridge antes da sua reforma. Estas palestras eram sobre filosofia da psicologia, em geral, e especificamente sobre experiência, linguagem, significado e compreensão. Neste artigo são discutidos aplicação e significado do conceito de “cegueira de significado” por parte Wittgenstein no contexto de sua obra e em torno desses tópicos. Este artigo apresenta uma abordagem teórico-conceptual baseada na psicologia linguística e filosofia da gramática de Wittgenstein, assumindo a tese de que a produção e a cultura linguísticas alteram o uso comum da linguagem. Nessa perspectiva, discutem-se as dificuldades reveladas por uma semântica intersubjectiva, tendo como objectivo revelar as aporias semânticas manifestadas pela experiência de uma “cegueira de significado”.
- Contemporary world-society: from the globalization of communication to the communicational globalization of the worldPublication . Barroso, PauloIs globalization directly and causally related to communication? If so, how and why? How might a dialectic play out in communication and society interaction? What may the mass media have to do with the globalization of societies? Starting from these questions, the aim of this article is to conceptually approach and problematize the globalization of communication as a consequent transition or a changing process through a communicational globalization of the world. Following a theoretical research and a bibliographical review, this article explores and questions a dialectical perspective about the globalization of contemporaneity that is producing a single and universal world-society. Accepting the general and consensual assumption that communication is a universal form to link people, cultures, and ideas, this article aims: a) to advocate the growing and multiform uses, social functions, mass interactions, and extensive effects of communication in the world, so that our societies become a single contemporary world-society; b) to highlight the dialectic between society and communication through a globalization process, which is common to these two social phenomena.
- Contributions to a semiotics of religion: the semiosis from sign to meaningPublication . Barroso, PauloThis article approaches theoretically the religious experience in toto. Considering the semiotics applied to religion, contributions to understand and recognize the relevance of this discipline are proposed. Such approach to the semiotics of religion justifies the aim of the article: to understand the meaning structures of religious experiences. These experiences are diverse, intimate, subjective, but all have an idea of the “transcendent” as a referent and they are based on structures of meaning, expressions, and representations of the sacred, forms, uses and interpretations of religious signs, systems of collective thought and symbolic action. It is intended to advocate that: 1) the semiotics of religion is an interdisciplinary branch of social sciences and humanities and a sort of semiotics of culture; religion is a form of culture, as well communication and social meaning; 2) religion is a semiotic phenomenon; it is sustained by signs, representations, processes of signification and cultural construction of the world, without which there could be no religion. This is followed by a conceptual, theoretical strategy of critical discussion of the structures of meaning on which manifest culture is based through what we say or do, the way we behave and the attitude we have towards signs.
- Contributos para a história da medicina em Portugal: Luís de Pina e as representações de higiene socialPublication . Barroso, PauloNa História da Medicina em Portugal durante a primeira metade do século XX, as práticas médicas de higiene social resultaram do estudo da personalidade. Estabeleceram-se tendências constitucionais dos delinquentes com base na ciência que, por diferentes métodos, serviu para explicar a génese do crime. No entanto, o recurso à ciência traz um problema: o estudo da personalidade criminal não é tão simples e constante nem inspira tão confiantes certezas nos resultados. Apesar deste carácter incerto, deposita-se alguma credibilidade nas psicoscopias (espécie de auscultação do campo psíquico) e psicometrias (medição dos fenómenos psíquicos) dos delinquentes, com o objectivo de estabelecer prognósticos de conduta. Independentemente do emprego dos mais categorizados e idóneos testes ou provas na identificação e classificação social dos delinquentes, essas possibilidades são, por vezes, modestas e limitadas, porque ocorrem deficiências e insucessos de prognóstico / diagnóstico. O caso paradigmático de estudo é o médico Luís de Pina (1901-1972), que chamou a atenção para o facto de, na Medicina, Antropologia Social e Criminal, Psicologia, Direito, Biologia Criminal ou Criminologia, os delinquentes serem objecto de preocupações periciais e científicas, enquanto a ciência servia interesses higienistas na organização social.
- Critical thinking applied to media and digital literaciesPublication . Barroso, PauloWhat are the benefits of critical thinking for a daily practice of media content consumption? What are the information quality criteria in the news media and social networks? Critical thinking is a careful and insightful mental process of analysis and evaluation. Applied to the media uses and influences, critical thinking is the ability to understand connotations, ideological arguments and implicit assumptions that are often false or persuasive information. This text is a sociological perspective on the relationship between critical thinking and media and digital literacies. Based on a theoretical and conceptual approach, supported by a bibliographic research, critical attitude is defended as a media literacy tool. The objective is to characterize critical thinking, relate it to media literacy and highlight the criticism as a tool against disinformation in the (digital) public sphere.
- Kierkegaard e a prioridade do existente pessoalPublication . Barroso, PauloO tema deste artigo é o imperativo existencial de Kierkegaard, o existente pessoal que se impõe ao existente social. Este tema é transversal na obra deste autor e é pertinente, pois é sempre necessário e profícuo refletir sobre a condição humana e os estádios da existência atemporais que se tem de seguir. Qual é o cabimento dos três estádios da existência de Kierkegaard para a condição do indivíduo enquanto simples existente pessoal? A resposta a esta pergunta é o objetivo deste artigo. O objetivo é compreender a posição de Kierkegaard sobre a importância da assunção de uma existência pessoal, numa perspetiva atemporal. Este artigo é uma abordagem eminentemente teórica e concetual. A estratégia adotada incide na bibliografia de e sobre Kierkegaard e centra-se numa dimensão religiosa, o que justifica a sua preocupação com o indivíduo e, em particular, com o seu problema mais importante: a sua salvação. O resultado deste artigo é a demons-tração da inevitabilidade da imitação de um modelo de existência, uma forma de reencontrar a unidade e a esperança de salvação, conduzindo à unidade interior e à verdadeira unidade antropológica, apenas possível com a fé. Conclui-se, com este artigo, que todos os seres humanos seguem um percurso escolhido e relativo de vida que os define e determina o que podem usufruir de uma existência inalienável e irrepetível.
- Marx e a concepção ilusória de perfeição e de absolutoPublication . Barroso, PauloA concepção marxista sobre a ideologia é paradigmática, ainda hoje, para a compreensão das formas de consciência colectiva, sistemas sociais de representação (e.g. religiões, mitos, ideologias) ou ideais partilhados de perfeição e de absoluto, todos assentes num essencialismo, primado ou prisma: real ou racional, facto ou ilusão, vida ou consciência, relativo ou absoluto. Ao mascarar as relações com a realidade, definindo uma determinada visão do mundo e um modo de pensar e de agir, a ideologia é um sistema de representações distorcidas, ilusórias ou de falsa consciência, mas com implicações práticas. Ao contrário do absolutismo racional ou idealismo absoluto e dialéctico de Hegel, segundo o qual “todo o racional é real e todo o real é racional”, Marx empreende o primado da realidade sobre o pensamento e regista que não é a consciência que determina o ser e a vida, mas o contrário. Todavia, a ideologia fomenta a ideia de que é a consciência que determina a vida, porque o que pensamos é um produto da sociedade em que vivemos. Ao procurarem um certo essencialismo, as concepções sobre a natureza humana (onde se inclui o cristianismo e, paradoxalmente, o marxismo) são relativas, por mais antagónicas que sejam; são ideologias, modos de vida, imaginários sociais ideais, produtos da cultura e prática sociais. Em A Ideologia Alemã, a ideologia é um reflexo invertido do real na consciência, como a inversão das imagens numa câmara escura, uma fantasmagoria, uma ilusão sobre a qual se baseia, erroneamente, a religião e a moral que definem e condicionam o que somos. A partir da concepção de ideologia de Marx e seguindo uma estratégia reflexiva e aporética, pretende-se: a) reconhecer o contributo da ideologia para a concepção ilusória de perfeição e de absoluto na religião; e b) caracterizar o ser humano como produto ideológico, i.e. moldado por uma alienação social e um “pensamento pensado”.
- Painting SensationsPublication . Barroso, PauloBacon’s paintings are images-sensations, a figurative art that composes a visual rhetoric of pathos. It is a rhetoric of sensations centred on the effects of visual signs on the spectators/ viewers. The pathos is something perceptive and sensitive that happens in the spectators/ viewers; it is driven, incited, provoked by Bacon’s images. The pathos is indistinctly caused by the intentional and strategic use of a visual language. The meanings of the visual signs are formed a priori and transmitted as clearly as possible in reference to a given situation, activity, event, reality/world. If this is so, the use of rhetoric is emphatic to explore the pathos instigated by Bacon’s images-sensations. Following a theoretical and conceptual approach and through the lens of Deleuze’s perspective, the aim is to show the power of visual rhetoric when provoking sensations, and to problematize the representation and report of reality as a changing process through signs/images. This is demonstrated by Bacon’s images-sensations and Deleuze’s transcendental empiricism perspective. In a semiotic perspective, Bacon’s paintings are a perfect anchorage to understand the influence of an aesthetical language and practice of image as a visual rhetoric resource, which amplify the pathos.