Browsing by Author "Antunes, Sandra Maria Gouveia"
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- Abstract proceedings of International conference on tourism and social support technologies – innovation and local developmentPublication . Lousado, José; Guedes, Anabela; Santos, Paula; Antunes, Sandra Maria Gouveia
- A análise de conteúdo assistida por NVIVO: estudo da adequação das instituições portuguesas de ensino superior à reforma de BolonhaPublication . Antunes, Sandra Maria Gouveia; Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Lousado, JoséO presente trabalho constitui-se num repositório do desenho metodológico de cariz predominantemente humanístico-interpretativo adotado para o estudo que realizámos sobre os processos de adequação ao Processo de Bolonha empreendidos pelas instituições portuguesas de ensino superior (IPES). São objetivos deste artigo dar conta: dos pressupostos que nortearam a análise de conteúdo; da fundamentação que justificou o recurso ao software NVivo 10.0; e do projeto analítico que foi construído com suporte CAQDAS e alguns dos resultados alcançados. Alicerçada nos pressupostos da metodologia qualitativa, a investigação usou mixed methods (inquérito por questionário aplicado a uma amostra de 381 professores, analisado através do software IBM SPSS Statistics, versão 21.0; e à análise de conteúdo do corpus composto por 27 relatórios de 8 IPES). Os principais resultados que apresentamos neste artigo relacionam-se com a análise de conteúdo e evidenciam tendências comuns e diferenças subtis entre os vários subsistemas de ensino, tendo concentrado o seu relato da Reforma de Bolonha nos impactos experimentados nos processos de ensino aprendizagem e, em segundo lugar, nas mudanças introduzidas em elementos e estruturas institucionais, excetuando os politécnicos privados que enfatizaram como segunda área de interesse a concretização das dimensões da Reforma.
- Caderno de Estudos de Serviço Social. (Ebook-HTML).Publication . Antunes, Sandra Maria Gouveia; Guedes, Anabela (Coord.); Santos, Paula (Coord.); Duarte, Pedro (Coord.); Menezes, Nídia (Coord.)Sendo a produção e consequente divulgação de conhecimento científico uma componente fundamental da missão consignada ao ensino superior afigura-se-nos natural o envolvimento dos estudantes em atividades de investigação propostas no decurso da sua formação, com particular ênfase em domínios científicos e disciplinares relacionados com os contextos, as problemáticas e as populações junto das quais desenvolverão futuramente a sua atividade profissional. A publicação deste Caderno de Estudos, de periodicidade anual, pretende, assim, cumprir o desígnio de dar a conhecer alguns dos trabalhos realizados por discentes e docentes no âmbito das várias unidades curriculares que compõem o percurso formativo do ciclo de estudos de Serviço Social da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, do Instituto Politécnico de Viseu. No alinhamento das diversas áreas curriculares em que se alicerça o perfil formativo dos futuros assistentes sociais, foram selecionados, para publicação neste primeiro número, artigos que resultam de trabalhos de investigação dos estudantes, conduzidos: sob o enfoque da Sociologia da Família em articulação com a unidade de Análise de Dados em Ciências Sociais, de que são exemplo os três primeiros artigos; em contextos propostos como Laboratório de Observação Social, casos dos artigos quarto e quinto; ou segundo uma perspetiva mais reflexiva e crítica, potenciada pela unidade de Ética e Deontologia Profissional, lente adotada pelo último artigo deste número.
- Competências e estágio na licenciatura de Secretariado de AdministraçãoPublication . Oliveira, Isabel; Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Antunes, Sandra Maria GouveiaAs exigências do mundo do trabalho e a uniformização a que assistimos no espaço comunitário europeu, ao nível do Ensino superior, têm exigido que os curricula sejam desenhados e pensados de acordo com as competências que os alunos têm de alcançar. O presente trabalho procura analisar a forma como as competências e objetivos são consolidados durante o estágio realizado no sexto semestre da licenciatura de Secretariado de Administração. Além da pesquisa exploratória e bibliográfica, foi utilizado o método de estudo de caso, com base em todos os relatórios de estágio realizados e apresentados pelos alunos (estudo de multicasos), entre 2012 e 2018, com o objetivo de identificar quais as competências mais solicitadas pelas entidades de acolhimento e aquelas que têm sido mais trabalhadas pelos alunos.
- Competências e estágio na licenciatura de Secretariado de AdministraçãoPublication . Oliveira, Isabel; Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Antunes, Sandra Maria GouveiaAs exigências do mundo do trabalho e a uniformização a que assistimos no espaço comunitário europeu, ao nível do Ensino superior, têm exigido que os curricula sejam desenhados e pensados de acordo com as competências que os alunos têm de alcançar. O presente trabalho procura analisar a forma como as competências e objetivos são consolidados durante o estágio realizado no sexto semestre da licenciatura de Secretariado de Administração. Além da pesquisa exploratória e bibliográfica, foi utilizado o método de estudo de caso, com base em todos os relatórios de estágio realizados e apresentados pelos alunos (estudo de multicasos), entre 2012 e 2018, com o objetivo de identificar quais as compe-tências mais solicitadas pelas entidades de acolhimento e aquelas que têm sido mais trabalhadas pelos alunos.
- Educação e mediação intercultural: Experiências e práticas de formação e investigaçãoPublication . Caetano, A.; Freire, I.; Hortas, M.; Pinheiro, M.; Antunes, Sandra Maria GouveiaCom base na comunicação que este grupo de investigadoras realizou nas primeiras Jornadas da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural “Entre Iguais e Diferentes a Mediação Intercultural”, apresentamos, sucinta-mente, alguns projetos de investigação, formação e intervenção educativa, em que temos estado envolvidas nas nossas instituições, e nos quais a mediação constituiu uma componente relevante. Adotamos aqui um conceito abrangente de mediação, considerando dispositivos, contextos, protagonistas e interações que concorrem para o desenvolvimento de processos de comunicação e de aproximação entre pessoas, grupos e/ou comunidades, no sentido da transformação pessoal e social, da emancipação e da coesão social. É por isso que nalguns casos os projetos foram (ou são) mais focados na mediação de conflitos, noutros na mediação cultural e noutros ainda na mediação intercultural e comunitária. Também os campos de ação e investigação em que estes projetos tiveram lugar podem considerar-se diversos. Alguns deles têm o seu foco no campo da formação, por vezes em articulação com a investigação, e outros no campo da ação socioeducativa, integrando processos de investigação, designadamente de investigação-ação e de etnografia crítica. Pensamos ser esta uma oportunidade para promover a divulgação destes projetos, favorecer o reconhecimento das nossas áreas de interesse e encontrar possíveis sinergias para o desenvolvimento de projetos comuns.
- Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturalityPublication . Coutinho, Emília; Oliveira, A.; Reis, C.; Oliveira, Isabel; Maltez, L.; Osório, S.; Parreira, V.; Nelas, Paula; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Antunes, Sandra Maria Gouveia; Marques Dos Santos, Paula; Duarte, JoãoIntrodução Relatos de vivências de exclusão académica apresentam-se como desafios às instituições de ensino superior (IES) na sua capacidade de desenvolverem, mas também de aplicarem políticas promotoras de interculturalidade; Objetivos Conhecer as práticas institucionais interpretadas como barreiras à inclusão e desafios à interculturalidade; e desocultar os sentimentos vividos pela comunidade académica em contextos experienciados que considerem de exclusão; Métodos Estudo qualitativo, fenomenológico-hermenêutico com recurso à entrevista fenomenológica a trinta membros da comunidade académica (estudantes, docentes e não docentes) de uma IES de Portugal, de abril a julho de 2019, com suporte a análise qualitativa de dados apoiada pelo Nvivo12. Este trabalho insere-se num projeto mais alargado intitulado “Práticas inclusivas no Ensino Superior: O desafio de construir comunidade”, autorizado pela Comissão de Ética da Instituição envolvida; Resultados Apresentam-se as categorias “Barreiras à inclusão na instituição” e “Sentimentos vivenciados em experiências de exclusão”. As barreiras à inclusão na instituição mais referenciadas foram barreiras arquitetónicas e desunião hierárquica na instituição. No que concerne aos sentimentos vivenciados em experiências de exclusão, os participantes referenciaram essencialmente o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza; Conclusões. As barreiras arquitetónicas da instituição, o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza são os principais desafios institucionais à inclusão e interculturalidade.
- ICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityPublication . Marques Dos Santos, Paula; Antunes, Sandra Maria Gouveia; Lousado, JoséO presente artigo pretende apresentar um estudo acerca da importância da adaptação dos serviços sociais atuais ao perfil, preferências e necessidades efetivas do indivíduo idoso, desenvolvendo soluções adaptadas, com o apoio das TIC. Como objetivos, foram definidos os seguintes: Identificar os desafios do idadismo; Perceber a importância da adaptação dos serviços disponibilizados pelas organizações sociais aos indivíduos idosos; Apresentar o perfil do idoso não institucionalizado, no concelho de Lamego; Apresentar proposta de intervenção, de acordo com o perfil definido. Em termos metodológicos, na dimensão empírica da investigação, de natureza essencialmente descritiva, construiu-se um formulário, submetido a pré-teste, que veio a servir de base a uma entrevista estruturada, administrada presencialmente a 33 idosos do concelho de Lamego, selecionados segundo os princípios de uma amostra por conveniência. Os dados colhidos foram submetidos a tratamento no software SPSS, versão 25.0, fazendo uso de medidas da estatística descritiva, selecionadas para responder aos objetivos propostos. O presente estudo apresenta o perfil do idoso não institucionalizado, do concelho de Lamego, bem como a proposta de serviços sociais adaptados às necessidades e aos gostos identificados, com o desenho de sistemas tecnológicos de monitorização e de apoio às atividades quotidianas desses indivíduos.
- A importância das Instituições de Ensino Superior – o caso da ESTGLPublication . Guedes, Anabela; Marques Dos Santos, Paula; Antunes, Sandra Maria GouveiaAs instituições de ensino têm como principal incumbência fazer cumprir o artigo 26ª da Declaração Universal dos Direitos Humanos e estão, por isso, obrigadas a cumprir o desafio que têm inerente à sua missão. Mais do que qualquer outra atividade institucionalizada, é a educação o setor que mais pessoas envolve. Fonte de desenvolvimento social e económico incontestável, as Instituições de Ensino Superior têm como principal objetivo a qualificação de alto nível de todos os que as frequentam e são, por isso, responsáveis por melhorar as competências e preparar os jovens para a vida ativa. Inserida na região de Lamego, a ESTGL, uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Viseu, é uma instituição de ensino superior igual a tantas outras neste país que pretende cumprir a missão para a qual foi criada e é uma fonte de desenvolvimento social e económico da região de Lamego. Este artigo tem como objetivo refletir em relação à missão das instituições do ensino superior e à evolução da ESTGL desde que entrou em funcionamento, no ano letivo de 2000/2001, até aos dias de hoje.
- A Mudança organizacional e a Gestão da MudançaPublication . Antunes, Sandra Maria GouveiaO estudo que aqui apresentamos é resultante de uma revisão da literatura produzida sobre vários instrumentos técnico-concetuais que servem de apoio à gestão dos efeitos gerados por novos processos de negócios, mudanças na estrutura organizacional e/ou mudanças culturais que possam ocorrer numa qualquer organização, o mesmo é dizer, sobre os modelos e instrumentos ao serviço da gestão da mudança organizacional. O objetivo a que nos propomos é, então, o de apresentar e simultaneamente refletir sobre os modelos de gestão que podem ser mobilizados diante da crescente complexidade dos contextos organizacionais, resultante dos processos de globalização económica e que caracteriza as empresas dos dias de hoje. A metodologia que utilizámos consistiu numa pesquisa bibliográfica de literatura especializada sobre três eixos temáticos: a) os processos de globalização económica e os constrangimentos e as oportunidades que colocam sobre o tecido empresarial; b) a mudança organizacional, os seus contextos, os processos e a resistência à mudança; c) os modelos e as técnicas de gestão da mudança organizacional. Os principais resultados deste trabalho apontam para uma realidade empresarial genericamente caracterizada por contextos organizacionais em permanente desequilíbrio/reequilíbrio, fruto de pressões maioritariamente exógenas, que requerem do gestor atual uma visão predominantemente contingencial no que se refere aos instrumentos e modelos com que concetualiza e gere a mudança organizacional.