ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU
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Browsing ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
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- Ativismo de marcas: a consolidação de marcas como agentes sociaisPublication . Souza, Rinaldo Wilson Oliveira de; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoNesta dissertação, estudou-se o uso de ativismos sociais pelas marcas e empresas como instrumentos de melhoria e de consolidação da sua comunicação e respetivo posicionamento. Para este estudo definiram-se três principais objetivos: 1) Perceber como é que o consumidor se sente em relação às marcas que utilizam as suas campanhas e as suas redes sociais como plataformas de ativismo; 2) Identificar quais são as pautas sociais que os consumidores tendem a aceitar que as marcas sinalizem nas suas campanhas e publicações, assim como quais os temas que apresentam um uso mais arriscado; 3) Analisar o impacto sobre o brand equity e o que isso pode ocasionar sobre o nível de consumo e buzz de uma marca, com o aparecimento, inclusive, de novos consumidores. Numa primeira parte, a revisão da literatura expõe a evolução do marketing até ao surgimento do conceito de brand activism. Percebe-se, assim, como é que esta nova forma de posicionamento tem consolidado a relação das marcas perante os diversos públicos-alvo e como é que é geradora, em si, de mudanças. Para o desenvolvimento deste projeto, foram levadas a cabo várias investigações com o recurso tanto a questionários como a entrevistas online. O propósito da metodologia foi principalmente exploratório e aconteceu entre outubro de 2019 e agosto de 2020. A análise dos resultados permitiu então obter uma maior visão sobre os diversos tipos de ativismo e quais são aqueles em que as marcas podem, ou não, envolver-se em determinados assuntos do ponto de vista do consumidor, além do reconhecimento da importância do ativismo das marcas pelo público no seu geral.
- Os Efeitos do Cheiro a Limão Sobre a Indução de Emoções Por Estímulos Visuais e AuditivosPublication . Carvalho, Dina Raquel Moura; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoO marketing sensorial surgiu como uma resposta ao marketing tradicional para responder às necessidades do mercado relativamente ao comportamento do consumidor. Entre os cinco sentidos, o olfato está entre os menos explorados. No entanto, existem vários estudos que demonstram a sua influência. Nesta dissertação, apresentamos uma investigação que estuda a influência do aroma a citrinos sobre os sentimentos expressos após a visualização de curtos excertos audiovisuais indutores de emoções. Par tal, estabelecemos duas condições experimentais onde se manipulou o cheiro ambiente. Os sentimentos expressos e a intensidade sentida dos participantes foram recolhidos através de questionários. Para responderem às questões, os participantes podiam usar os computadores, telemóveis e tablets, tendo sido previamente equipados com auscultadores de ouvido. No total, 77 estudantes participaram de forma voluntaria e sem qualquer benefício em troca. Explorando os resultados obtidos em cada uma das condições, podemos ressaltar uma intensidade mais forte de sentimentos nos participantes que estiveram expostos ao estímulo do aroma a limão. Também identificamos outro efeito interessante relativamente aos fumadores. O presente estudo expõe assim o poder de influência de um aroma específico (o cheiro a limão) sobre a sensibilidade emocional expressa pelos indivíduos. A principal limitação desta investigação reside na pequena amostra estudada e no seu carácter experimental limitando assim a validade ecológica do estudo. Porém, estes resultados quando interligados com os de outros trabalhos, demonstram e suportam a influência do aroma cítrico sobre as atitudes e o comportamento do consumidor que merecem ser tidos em consideração para futuras investigações e no desenvolvimento de estratégias comerciais como a dinamização sensorial dos espaços de venda ao público.
- Estudo à intenção de uso do consumidor a sistemas de pagamento móvel recorrendo a near field communicationPublication . Oliveira, David Francisco Ferreira de; Amaro, Suzanne FonsecaA tecnologia Near Field Communication mostra-se como uma solução para a realização de transações monetárias através de dispositivos móveis. Existindo uma tendência crescente à utilização de m-payment a nível mundial, também em Portugal a predisposição do consumidor para a utilização de pagamentos móveis aumenta. Como a utilização desta modalidade de pagamento revela benefícios tanto para o consumidor como para o comerciante, torna-se importante a investigação de possíveis variáveis relacionadas com a intenção de utilização desta modalidade de pagamento por parte do consumidor, que podem ser consideradas em estratégias de marketing com a finalidade de fomentar a adoção a m-payment por via de NFC. Este trabalho tem como objetivo principal um estudo à intenção de utilização de m-payment por via de NFC, focando o consumidor português. Pretende-se analisar que variáveis poderão influenciar o consumidor português a adotar esta tecnologia de forma a sugerir estratégias de marketing para o efeito. É proposto e testado um modelo integrado fundamentado no Modelo de Aceitação de Tecnologias de Davis (TAM), na Teoria de Difusão de Inovações (IDT) de Rogers e na revisão de literatura. Com a formulação de hipóteses, procura-se estudar as relações entre os constructos Atitude, Utilidade Percebida, Facilidade de Uso Percebida, Compatibilidade, Segurança, Conhecimento Tecnológico e Higiene Percebida e averiguar de que forma influenciam o constructo Intenção de Uso. É apresentado o novo constructo Higiene Percebida suportado pela revisão da literatura, proposto para medir de que forma a higiene de um processo de pagamento poderá influenciar na decisão do consumidor em a adotar. Foi adotada uma metodologia quantitativa. Os dados foram recolhidos utilizando um procedimento de amostragem não probabilística por conveniência através de um inquérito por questionário disponibilizado online, onde foram obtidas 214 respostas no total e consideradas para análise 210. Recorreu-se ao software IBM SPSS Statistics Versão 23 para a análise descritiva e para a realização de testes paramétricos aos dados recolhidos e foi utilizado o software SmartPLS Versão 3.3.3 para a validação do modelo e a testagem das hipóteses formuladas. Os resultados demonstram que as variáveis Atitude e Compatibilidade surgem como os constructos com maior influência direta na Intenção de Uso e o constructo Facilidade de Uso Percebida surge como a variável com maior influência indireta. Os constructos Facilidade de Uso Percebida, Utilidade Percebida e Segurança têm influência na Intenção de Uso através da Atitude, em contrapartida, o constructo Utilidade Percebida revela não ter uma influência direta na Intenção de Uso. Apesar da variável Conhecimento Tecnológico não revelar uma influência na Atitude, esta mostra um efeito positivo sobre a Intenção de Uso. O constructo Higiene Percebida tem sucesso em explicar a preocupação de higiene relacionada com a utilização de m-payment, tendo uma influência na Utilidade Percebida e assim, influenciando indiretamente a Intenção de Uso através da Utilidade Percebida e Atitude. Com base nesses resultados, este estudo propõe estratégias de marketing destinadas a aumentar a adoção de pagamentos móveis NFC por parte do consumidor.
- Experiências Turísticas em Dark TourismPublication . Cunha, Margarida de Almeida; Fernandes, Carla Maria Alves da Silva; Fonseca, Susana Barros daO Dark Tourism é entendido como o tipo de turismo relacionado com morte, desastres, violência, sofrimento e o macabro (Stone, 2006) e é um tipo de turismo que data à Antiguidade. De facto, há muito que as pessoas são atraídas por estes tipos de lugares, conhecidos como lugares negros, que estão presentes em quase todo o mundo (Sharpley, 2009; Sharpley & Stone, 2009). É um dos tipos de turismo mais procurados hoje em dia quando se trata de viver experiências turísticas únicas e autênticas. Apesar desta atratividade e, consequentemente, de um crescente interesse académico e científico pelo tema (Ilieve, 2020; Wang, Shen, Zheng, Wu & Cao, 2020), há ainda poucos estudos que relacionem o Dark Tourism com as experiências turísticas vividas em destinos dark (Martini & Buda, 2020) e quase nenhum que se foque especificamente na pré-experiência promovida por estes mesmos destinos. Assim, o presente estudo visa, utilizando uma metodologia qualitativa, analisar as dimensões da pré-experiência turística promovida oficialmente por destinos turísticos dark, especificamente Auschwitz, Castelo de Bran, Catacumbas de Palermo, Ground Zero e Robben Island, com base no modelo de cinco dimensões de experiência apresentado por Schmitt (1999). Os resultados apontam para uma pré-experiência turística multidimensional, de acordo com o tipo de destinos turísticos dark analisados. Pode observar-se que nestes locais escuros, a dimensão mais presente quando falamos da pré-experiência obtida através dos websites é Sense, ou seja, a que apela às emoções. Mais detalhadamente, é possível observar que diferentes sentimentos e emoções são desencadeados em função da tipologia do sítio escuro a ser analisado. O trabalho também apresenta as implicações dos resultados, as limitações do estudo e desenha algumas linhas de investigação para o futuro.
- O impacto da Covid-19 nas agências de viagens: um estudo na Região Centro de PortugalPublication . Santos, Ana Cristina Loureiro dos; Duque, Ana Sofia Carreira; Vicente, Margarida Alexandra LopesA autora desta dissertação é agente de viagens há muitos anos. A ideia de elaborar um estudo, cujo foco são as agências de viagens na região Centro de Portugal, surge como forma de ajudar este setor de atividade que se depara com sérias dificuldades devido à pandemia da Covid-19. O impacto económico que o surto de Covid-19 teve no setor do turismo, a sua incerteza, persistência e o agravamento dos seus efeitos nas empresas, justificaram a criação de várias medidas de apoio às empresas, pelo Governo português. Os objetivos principais do trabalho são a identificação dos principais impactos da pandemia nas agências de viagens desta região e a análise dos apoios colocados à disposição pelo Estado português e adotados pelas agências de viagens. Espera-se que os resultados proporcionem o desenvolvimento de novas estratégias urgentes para revitalizar este setor. Foi feita uma revisão de literatura onde foram desenvolvidos conceitos como o de agências de viagens, crises que afetaram o setor do turismo, tais como catástrofes naturais, terrorismo e pandemias e ainda os apoios governamentais. O método escolhido foi o inquérito por questionário, que foi enviado por email a 318 agências de viagens da região Centro de Portugal, dos distritos que integram este território: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Guarda e Viseu. Com base nas 68 respostas obtidas, é possível constatar que as agências de viagens tiveram que se adaptar às exigências impostas pela imprevisibilidade e agravamento da pandemia da Covid-19. De modo a fazerem face aos obstáculos, adotaram nos últimos anos algumas das ajudas disponibilizadas pelo Estado português, nomeadamente o layoff, o Programa Apoiar, a Linha de Apoio à Tesouraria para micro e pequenas empresas do Turismo Covid-19 e a Linha e Apoio à Economia Covid-19: Agências de Viagens e Operadores Turísticos. Os resultados deste estudo demonstram que os apoios governamentais são insuficientes e sugerem que deveriam ser dados mais incentivos. Ainda foi possível constatar que o impacto da pandemia pode-se medir em seis níveis: psicológico, na carreira, contabilístico, económico, na procura e no trabalho em rede. Consequentemente, foi possível o desenvolvimento de um instrumento de avaliação desses mesmos níveis, sobre o impacto da pandemia para as empresas.
- A inserção do Branding Disney no Universo Cinematográfico da MarvelPublication . Ramos, Renan Lopes Mieiro; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoA presente dissertação tem como objetivo identificar os efeitos em termos de branding da Marvel após ter sido adquirida pela Disney. Junto a essa identificação também é analisada a perceção dos consumidores e fãs da marca após esse evento e a maneira de como a marca manteve seu posicionamento no mercado mesmo após mudanças em seu catálogo. Neste trabalho, também serão expostos conceitos de marketing de relacionamento e Branding. A revisão da literatura reúne citações de autores que estudaram os fatores que fazem com que a Marvel seja a principal marca de filmes do gênero super-herói e recorde de bilheterias em todo o mundo. Esta dissertação pretende antes de mais responder à seguinte pergunta: terá a Disney infantilizado a marca Marvel? Para tal, é apresentado um pré-teste qualitativo com o objetivo de estudar o envolvimento dos consumidores com o universo cinematográfico da Marvel (MCU). O estudo principal consiste numa análise netnográfica a partir de 43 comentários recolhidos em discussões online sobre a aquisição da Marvel pela Disney. A metodologia usada procura compreender a perceção dos consumidores sobre a marca em relação ao que ela produz atualmente com a Disney. Foram analisados os perfis dos autores, as palavras que são mais frequentes nos comentários e a sua opinião acerca da qualidade dos filmes produzidos pelos estúdios Disney nos últimos 10 anos após a aquisição. Os resultados mostram que houve de facto uma certa infantilização da Marvel. Porém, foi esta uma ação necessária para inserir a franquia na primeira posição de bilheteria e de rentabilidade. Sendo essa uma das características de Branding atual da empresa, é reforçada também a criação de um envolvimento que vai muito além do cinema. Os consumidores passaram a abraçar a marca de uma forma que sentem a necessidade de estar sempre o mais próximo possível de suas personagens favoritas, sendo isto algo inédito e, talvez, exclusivo e específico aos filmes Marvel e aos seus consumidores. Os resultados apontam positivamente para uma infantilização inserida nos filmes da Marvel após a compra pela Disney, porém o grau de satisfação é notável por parte dos fãs, visto que a Disney mesmo com essa ação, passou a entregar mais produtos com mais consistência e alto nível de qualidade do que outros estúdios que trabalharam com a Marvel no passado.
- A música ao vivo como Estratégia de MarketingPublication . Oliveira, Diana Marli Carmo; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoA música, como estratégia de marketing, tem desempenhado um papel fundamental junto das empresas. Aliada a esta situação e dada a constante evolução e mudança de preferências por parte dos consumidores, que cada vez estão mais exigentes, pretende-se estudar a relação entre a música ambiente, a música ao vivo e o comportamento do consumidor em cada uma destas circunstâncias. Mais precisamente, tenciona-se desmistificar quais os métodos que comprovam que a música ao vivo influencia o comportamento do consumidor positiva ou negativamente face à música ambiente, bem como os aspetos que os consumidores julgam ser mais relevantes para a sua utilização em espaços noturnos. Para a realização desta investigação, o Mills Bar situado na cidade de Viseu foi o espaço escolhido. Para tal, foi feita uma pesquisa quantitativa através de um inquérito por questionário e obtida uma amostra não aleatória. A pesquisa foi dividida em duas fases: a primeira com música ambiente e a segunda com música ao vivo, em que a playlist de músicas foi a mesma e no total se extraiu a resposta de 99 inquiridos. Para averiguar o consumo, foi oferecido um cocktail aos consumidores, o mesmo nas duas experiências musicais, de forma a compreender se a classificação dada à bebida foi mais elevada quando houve música ao vivo. Os resultados apontam positivamente para esta última questão e revelam que os consumidores atribuem uma melhor cotação ao ambiente e atendimento do bar nessa condição. Nas questões relacionadas com a música, 60,9% inquiridos concordam plenamente com a questão “Não consigo viver sem música” quando estão na presença de música ao vivo e 26,4% afirmam o mesmo quando há música ambiente, verificando-se assim uma maior sensibilização por parte dos consumidores na presença de música ao vivo.
- As Perceções dos Impactes do Turismo de Cruzeiros: Uma Análise ao DouroPublication . Pinto, Tiago Vaz; Paiva, Odete Maria de Matos; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida SeabraOs cruzeiros são uma componente da indústria do turismo de lazer (Dowling, 2006). Um navio de cruzeiro é um meio de transporte para este tipo de viagens. A perspetiva do mercado de cruzeiros depende muito dos hábitos de consumo e atitudes em relação às viagens. Atualmente, os navios de cruzeiro estão a melhorar em tamanho e em conforto, dando maior atenção à qualidade de vida e ao desfrutar. A maioria dos cruzeiros modernos possuem instalações a bordo, que incluem restaurantes, bares, ginásios e locais de entretenimento. Os cruzeiros, que estão a aumentar em popularidade, são ideais para viagens em família e viagens em grupo (CLIA, 2016). Na indústria do turismo, estudos anteriores analisam a história dos cruzeiros e o seu efeito económico (Brida & Zapata, 2010; Dwyer & Forsyth, 1998; Mescon & Vozikis 1985). Estudos recentes prestaram mais atenção às perceções dos impactes ambientais e à sustentabilidade do turismo de cruzeiros (Carić & Mackelworth, 2014; Jones, 2011a; Klein, 2011). Ao analisar este género de turismo deve salientar-se a parte financeira do setor, para entender como esta afeta a região onde decorre este tipo de atividade. Este aspeto é crucial para que se possam implementar melhorias e desenvolver de forma sustentável esta indústria. O turismo de cruzeiros na região do Douro é de grande importância para dar a conhecer as potencialidades da região, pelo que também deve ser alvo de estudos, de maneira a que a região se torne cada vez mais atrativa. Estes estudos devem contribuir para criar dinâmicas que permitam alcançar metas que influenciarão positivamente diversos outros fatores para além dos económicos. Com este projeto pretende-se estudar o turismo de cruzeiros na região do Douro, um produto essencial na promoção da mesma, enquanto destino turístico, de maneira a perceber o que os cruzeiristas mais têm em conta na altura de escolher este destino. Para isso construiu-se e aplicou-se um questionário. Participaram neste estudo duzentas e quarenta e duas pessoas. Observando os resultados do mesmo foi possível perceber quais os hábitos de viagem, as motivações do processo de decisão, assim como os impactes socioculturais, económicos e ambientais do turismo de cruzeiros no destino Douro.
- O perfil do turista e as suas motivações no território do Arouca GeoparkPublication . Chaves, Naír Balula; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Amaro, Suzanne FonsecaO objetivo geral desta investigação é conhecer as motivações que estão ligadas à pratica do Geoturismo e o perfil dos visitantes/Geoturistas no Arouca Geopark. Para se atingir o objetivo proposto, adotou-se uma abordagem mista, ou seja, a utilização dos métodos de investigação qualitativo e quantitativo. No qualitativo, foram efetuadas deis entrevistas exploratórias a stakeholders que atuam no território. Na abordagem quantitativa foi aplicado um inquérito online, tendo obtido um total de 840 respostas, das quais 607 pessoas já tinham visitado o Arouca Geopark. Com os resultados da investigação foi possível identificar as características sociodemográficas e de viagem do visitante ao Arouca Geopark. Também foi possível verificar as fontes de informação onde estes procuram detalhes sobre o território, sendo as mais evidenciadas neste estudo o "passa a palavra - família/amigos/colegas!, "site - Associação Geoparque Arouca", "site - Passadiços do Paiva" e "redes sociais". O estudo revela que as principais motivações para visitar o Arouca GeoparK são "Natureza e Aventura" e "Fuga à Rotina", existindo ainda outros fatores motivacionais, nomeadamente "Conhecimento", "Socializar", Desporto e Adrenalina" e "Sem Motivação". Ao nível das experiências foram identificados cinco fatores diferenciadores: "Qualidade Geral", "Educativa", "Evasiva", Relaxante" e "Interativa".Verificou-se que existem diferenças significativas entre as motivações e experiências de acordo com o género, idade, habilitações e rendimentos. A satisfação e a lealdade são também observadas neste estudo, permitindo avaliar a correlação da satisfação com as motivações e as experiências dos inquiriidos. Os resultados demonstram que os visitantes revelam uma elevada satisfação e lealdade com o Arouca Geopark. Este estudo possui grande relevância para os diversos agentes que atuam direta ou indiretamente no Arouca Geopark e outros Geoparques, uma vez que podem, assim, direcionar os seus produtos e serviços para quem os visita.
- Plano de desenvolvimento do MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTELPublication . Barbosa, Vera Luísa Fonte Pereira; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Barros, Samuel FerreiraO turismo industrial permite desenvolver a notoriedade e imagem de um lugar ou marca promovendo o seu património industrial. Abrir as portas e mostrar o seu processo de fabrico, as suas competências e os seus dinamismos potencia a visita de turistas a uma região o que contribui para o seu desenvolvimento económico. O MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL visa explorar um segmento de turismo ligado à atividade industrial e a sua história, numa perspetiva da indústria viva desde a origem à evolução ao longo do tempo, da fábrica de Porcelana da Vista Alegre. O objetivo deste trabalho é elaborar o plano de desenvolvimento do MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL com vista à determinação das orientações estratégicas para o sucesso do empreendimento. Neste sentido, foi efetuada a revisão de literatura do turismo industrial analisando os seus benefícios como fator de desenvolvimento económico de uma região. Em Portugal destaca-se um caso de sucesso deste produto turístico, São João da Madeira. Efetuada a análise do meio envolvente contextual e transacional e a análise interna e realizado o estudo de mercado (inquérito), foram identificados os fatores críticos de sucesso que, com a matriz SWOT, permitiram formular uma proposta de orientação estratégica para o hotel. A aplicação do inquérito por questionário aos agentes e operadores turísticos permitiu concluir das potencialidades deste tipo de turismo. Contudo, demonstrou também o desconhecimento ainda existente do MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL como destino de turismo industrial. A análise estratégica do hotel permitiu suportar uma proposta de diretrizes estratégicas que se fundamentam na herança cultural da unidade de produção de porcelana da Vista Alegre. É preconizado o crescimento do volume de negócios do hotel, baseado na excelência do serviço e assente numa oferta diversificada e inovadora, suportadas pelo desenvolvimento de parcerias e pela qualificação dos seus recursos humanos.