ESSV - UECA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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- Adesão terapêutica do adolescente com diabetes mellitus tipo1 : uma revisão integrativaPublication . Cabral, Sérgio Manuel de Figueiredo Almeida; Silva, Ernestina BatocaEnquadramento: A Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) consiste no distúrbio metabólico endócrino mais frequente em adolescentes. O diagnóstico e gestão apresentam desafios especiais relacionados com o ambiente hormonal e emocional únicos da adolescência. A decrescente adesão terapêutica ao longo do tempo trás complicações, diminuindo a qualidade de vida e aumentando a necessidade de internamento hospitalar. Objetivo: Refletir sobre o desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica durante o percurso formativo durante os estágios; identificar os fatores que potenciam a adesão terapêutica dos adolescentes com DM1. Método: Este estudo de revisão integrativa partiu da questão de investigação: quais os fatores que potenciam a adesão à terapêutica do adolescente com DM1? Foram selecionados e analisados os estudos realizados a partir de 2016, publicados nas línguas portuguesa e inglesa, nas bases de dados Medline/Pubmed, SciELO e Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal, que abordassem temáticas relacionadas com adolescência, DM1 e adesão ao regime terapêutico. Resultados: Foram incluídos 5 estudos, que destacam os fatores psicológicos, a adesão à dieta e a prática de atividade física regular, na adesão à terapêutica pelos adolescentes. A falta de apoio dos pares também foi um fator que interfere na adesão à terapêutica, bem como uma maior autonomia dos adolescentes que leva a um pior controlo glicémico. A manutenção diária de insulina, a necessidade de automonitorização frequente da glicemia, a consciencialização da dieta diabética e a prática regular de atividade física, levam a melhor controlo e constituem desafios para os adolescentes. Por conseguinte, é essencial motivar cada vez mais os adolescentes para a adesão ao tratamento farmacológico e não farmacológico. Necessitam de suporte familiar e social, apoio escolar, bem como de uma educação contínua e uma abordagem multidisciplinar para se obterem resultados bem sucedidos ao nível do seu controlo metabólico. Será ideal que os adolescentes assumam a responsabilidade na gestão do seu controlo metabólico, com evidência de uma responsabilidade partilhada com os pais e colaboração com a equipa multidisciplinar. Conclusão: Foi importante o percurso de formação e reflexão sobre as práticas no desenvolvimento de competências especializadas. O estudo de investigação revelou a pertinência dos cuidados de saúde serem baseados na evidência científica, e a equipa de enfermagem tem a responsabilidade de intervir para melhorar a adesão à terapêutica dos adolescentes com DM1. Palavras chave: Adolescentes; Diabetes mellitus tipo1; Adesão ao tratamento.
- Adolescentes com perturbações mentais no serviço de urgência pediátrica : uma revisão narrativaPublication . Peres, Vânia Alexandra de Sousa; Bica, IsabelIntrodução: Os estágios são parte integrante dos cursos de pós-licenciatura de especialização em enfermagem e mestrado em enfermagem. A investigação constitui-se também como uma componente fundamental, ambas contribuindo para o desenvolvimento das competências inerentes à profissão. Desta forma, apresenta-se o percurso de formação nos estágios de Pediatria, Saúde Infantil e Familiar e de Neonatologia, e também todo o processo investigativo realizado. Objetivos: Descrever e refletir sobre as atividades realizadas durante os estágios e aquisição de competências comuns e específicas, tendo por base os objetivos definidos; descrever e discutir os motivos que levam os adolescentes com perturbações mentais ao serviço de urgência e taxas de prevalência, com base na produção científica. Metodologia: Na primeira parte do trabalho realizamos uma reflexão critica sobre as atividades desenvolvidas nos estágios para o desenvolvimento de competências especializadas e suportada na evidência científica. Na segunda parte apresentação de uma revisão narrativa cujo objetivo consistiu em verificar os motivos que levam os adolescentes com perturbações mentais ao serviço de urgência e taxas de prevalência. Resultados: O percurso de formação realizado nos estágios em contexto de cuidados de saúde primários, na área da saúde infanto-juvenil e nos cuidados de saúde diferenciados, na área do internamento de pediatria e neonatologia, foi fundamental para a aquisição de conhecimentos, aptidões e competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica e mestre. Destacamos o aprimorar das competências para prestar cuidados de excelência ao recém-nascido/criança/jovem e família. Os resultados da revisão narrativa demonstram um claro aumento do recurso aos serviços de urgência por parte de adolescentes com problemas de saúde mental, nomeadamente: transtornos alimentares, depressão, perturbação obsessivo-compulsiva, ansiedade, trauma, elevados níveis de stresse e perturbações do humor. Estas evidências representam um desafio significativo para os serviços de urgência que têm de responder a uma procura crescente por parte desta população pediátrica, havendo a necessidade de uma maior coordenação entre a assistência social, os serviços de saúde mental dos adolescentes e os serviços de urgência. Conclusão: Foi possível com este trabalho responder aos objetivos propostos e desenvolver com sucesso as competências previstas. Neste relatório reflete-se também as implicações deste percurso formativo para a prática profissional. A investigação permitiu um conhecimento baseado em evidências, que ajudam a planear e implementar intervenções personalizadas para cada adolescente, auxiliando-o numa fase da sua vida, por si só, tão complexa. Palavras-chave: adolescentes; transtornos mentais; serviço de urgência; enfermagem.
- Avaliação do risco de lesão da pele do recém-nascido internado em unidade de cuidados intensivos neonatais : validação da escala ISSA para a população portuguesaPublication . Silva, Rita Sofia Lopes Pereira da; Aparício, Graça; Ferreira, Maria Regina Sardinheiro do Céu FurtadoIntrodução: O recém-nascido (RN) internado e em particular o RN prematuro, pelas características da pele, imaturidade dos sistemas e uso imprescindível de dispositivos médicos, está predisposto a lesões cutâneas e maior risco de infeção e consequências neurodesenvolvimentais. Os enfermeiros devem realizar uma rigorosa observação da pele do neonato com recurso a instrumentos de avaliação do risco de lesões, validados e confiáveis. Objetivos: Descrever o processo de adaptação transcultural e validação semântica para a população portuguesa da escala de avaliação do risco de lesão da pele em neonatos hospitalizados em UCIN de ISSA (2019); avaliar as propriedades psicométricas da versão adaptada para a população portuguesa da escala ISSA, na avaliação do risco de lesão da pele em neonatos hospitalizados em UCIN. Metodologia: Trata-se de um estudo Instrumental, primário, de adaptação transcultural e avaliação psicométrica da versão do instrumento original de ISSA (2019), do português do Brasil para o português europeu, autorizado pela autora da escala original e aprovado pela comissão de ética do CHUC. Realizou-se a adaptação e ajuste semântico da escala, seguido de pré-teste e aplicação da versão final, por 24 enfermeiros(as) com mais de dois anos de experiência em neonatologia, numa amostra não probabilística por conveniência, que efetivaram 131 aplicações da escala a RN com mais de 24 horas de internamento em UCIN, independentemente da sua idade gestacional e que não possuíam lesão cutânea nem patologia dermatológica à admissão. Para a análise de dados utilizou-se o programa estatístico IBM SPSS, versão 28 e software Jamovi versão 2.3.18 para Windows. Resultados: A versão portuguesa da escala, apresentou validade de conteúdo demonstrando existir pertinência prática das questões e elevado grau de concordância entre os participantes. A análise psicométrica revelou boa fiabilidade e uma consistência interna aceitável, o que permite a sua utilização na população neonatal portuguesa, permitindo colmatar as lacunas existentes nas escalas de avaliação de risco de lesão em RN. Conclusão: O instrumento possui validade semântica e qualidade psicométrica na sua adaptação para a língua portuguesa e, portanto, é um instrumento capaz de avaliar os riscos de lesão cutânea em neonatos internados em UCIN, em Portugal e ao conferir intencionalidade a uma prática de cuidados autónomos de enfermagem, pode integrar indicadores assistenciais específicos para mensuração da qualidade dos cuidados. Palavras-chave: Enfermagem Neonatal, Recém-Nascido; Nascimento Prematuro; Estudo de Validação; Lesão; Pele
- Os benefícios da colostroterapia para o recém-nascido prematuro hospitalizado em unidades de cuidados intensivos e intermédios neonataisPublication . Tavares, Joana Filipa Pires Gomes; Bica, IsabelEnquadramento: Ao longo do trajeto realizado com vista à aquisição de competências comuns e específicas relativas ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, várias temáticas se tornam pertinentes para a prática de cuidados ao binómio criança/família, podendo ser exploradas através da investigação, essencial para a evolução da disciplina de Enfermagem. No mundo, 1 em cada 10 RN nasce prematuro, o que pode acarretar sequelas no futuro da criança, devendo os cuidados ao RN ser antecipatórios e individualizados, promovendo o seu conforto e bem-estar. Incentivar o aleitamento materno é essencial para a maximização da saúde da criança e para a vinculação pais-bebé, sendo uma prática acessível e segura, dotada de vários benefícios. A literatura menciona que o colostro, o primeiro leite da mãe, contém diversos nutrientes essenciais, bem como fatores de proteção que protegem a mucosa oral do contacto com certos microrganismos, reforçando o sistema imunológico, o que é útil ao RN prematuro hospitalizado, suscetível a variadas complicações decorrentes da prematuridade. Objetivos: Descrever o percurso formativo nos diferentes contextos de estágio; refletir de forma crítica sobre as atividades concretizadas para o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; identificar os benefícios da colostroterapia para o RNP hospitalizado em unidades de cuidados intensivos e intermédios neonatais. Metodologia: Descritivo-reflexiva sobre o percurso formativo nos diversos contextos de estágio. Foi realizada uma Scoping Review, de acordo com o protocolo proposto pela Joanna Briggs Institute®. A pesquisa foi efetuada no motor de busca B-On e nas bases de dados MEDLINE e CINAHL, considerando um horizonte temporal de 2017 a 2023, incluindo estudos publicados na íntegra nos idiomas português, inglês e espanhol. A seleção dos estudos, a extração e a síntese dos dados foram efetuadas por dois revisores independentes. Resultados: Nos seis estudos incluídos na Scoping Review, foi possível constatar que a colostroterapia, além de ser uma intervenção fácil de concretizar (administração de apenas 0,1mL de colostro cru na mucosa oral do RN prematuro), é barata e segura. Revelou elevados benefícios para o RNP, como a diminuição da incidência de complicações, favorecendo a ação antimicrobiana, o ganho ponderal e a alimentação enteral. A colostroterapia reveste-se, assim, de grande potencial na redução da incidência de várias patologias associadas à prematuridade, reduzindo inclusive a taxa de mortalidade neonatal. Conclusão: O trabalho desenvolvido ao longo dos estágios e no presente relatório considera-se como um contributo para a melhoria contínua dos cuidados de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, trazendo para a prática os conhecimentos obtidos em contexto formativo, bem como os adquiridos com a execução do trabalho de investigação. Assim, face aos resultados, é imperativo que os enfermeiros sejam sensibilizados e capacitados para a implementação desta prática, dotada de inúmeros benefícios para o RN/Família. Palavras-chave: recém-nascido prematuro, colostroterapia, orofarínge, unidades de cuidados intensivos neonatais
- Competências diferenciadoras da prática do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica : perspetiva de enfermeiros especialistasPublication . Neves, João Paulo de Matos; Costa, Maria da Graça Ferreira AparícioIntrodução: A diferenciação e especialização por parte dos profissionais de Enfermagem é cada vez mais importante em virtude da crescente exigência técnica e científica dos cuidados de saúde. A ação do enfermeiro especialista ESIP deve dar resposta às necessidades das crianças e famílias, com cuidados de nível avançado e promotores da sua satisfação. Estes cuidados de nível avançado exigem do enfermeiro especialista competências diferenciadas das do enfermeiro generalista. Objetivos: Descrever e refletir sobre as atividades que conduziram à aquisição e/ou ao desenvolvimento de competências na área de especialização em enfermagem de saúde infantil e pediátrica. Conhecer, do ponto de vista dos enfermeiros especialistas, quais as características e competências que possuem que os distinguem enquanto especialistas no seu exercício profissional: i) descrever a perspetiva dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica sobre as competências que distinguem o seu exercício profissional especializado, ii) compreender o processo de desenvolvimento e mobilização de competências específicas dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, que lhes permitem atuar de forma diferenciada, iii) refletir sobre a valorização da prática clínica/profissional especializada. Metodologia: Descritiva e reflexiva sobre o percurso de formação desenvolvido em contexto de estágio. Para desenvolvimento do tema central foi realizada uma investigação de análise qualitativa do tipo exploratório, com recurso a entrevistas em focus group numa amostra não probabilística de dois grupos de 5 e 7 enfermeiros especialistas em ESIP, com diferentes anos de serviço na área, tendo como suporte um guião. A análise dos discursos foi efetuada por análise de conteúdo segundo a técnica de Bardin (2001). Resultados: Da análise dos discursos foram identificadas três categorias principais: “características diferenciadoras pela prática”, das quais emergiram, pelos discursos, subcategorias enquadradas no domínio cognitivo, psicomotor e afetivo; “desenvolvimento de competências específicas”, de onde sobressaíram subcategorias ligadas à experiência profissional, à formação e características pessoais; da categoria “reconhecimento da prática especializada”, emergiram sentimentos de valorização profissional sobretudo do ponto de vista pessoal e da equipa e de desvalorização enquanto especialistas em ESIP, especialmente associados ao aparente desconhecimento da categoria profissional pelos pais e crianças. Conclusão: O estudo permitiu conhecer algumas competências que os enfermeiros especialistas consideram ser diferenciadoras, sobretudo associadas à formação formal especializada e à experiência prática. Permitiu ainda perceber que estas competências são valorizadas pelos próprios enfermeiros especialistas e pela equipa de enfermagem que integram, sendo importante dar-lhes visibilidade também perante os pais e crianças. Palavras-chave: Perfil de Competências de Enfermeiros; Competência Profissional; Especialista; Enfermagem Pediátrica.
- Conhecimento dos pais sobre recomendações para a higiene do sono em crianças pré-escolaresPublication . Duque, Marta Alexandra Antunes; Aparício, GraçaEnquadramento: O presente relatório de estágio é o culminar de um percurso de formação que reflete a aquisição e o desenvolvimento de competências especializadas, que tiveram como tema central a higiene do sono em crianças pré-escolares, com foco no conhecimento dos pais. Enquanto necessidade humana básica, o sono é vital para o crescimento e desenvolvimento infantil, uma vez que é durante o sono que ocorrem vários processos metabólicos necessários ao equilíbrio do organismo a curto, médio ou longo prazo. Objetivos: Descrever objetivamente as experiências e atividades desenvolvidas durante os diversos contextos de estágio para o desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; Analisar criticamente os contributos deste percurso, tendo como base o tema central sobre as recomendações para a higiene do sono em crianças pré-escolares; Identificar os conhecimentos dos pais sobre as recomendações para a higiene do sono em crianças pré-escolares, através da realização de um estudo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) neste âmbito. Metodologia: sobretudo descritiva e reflexiva centrada nas atividades realizadas no percurso formativo para o desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Integra um estudo de Revisão Sistemática da Literatura segundo o protocolo do Instituto Joanna Briggs®, tendo por base uma pesquisa nas bases de dados MEDLINE e CINAHL via EBSCOhost, de estudos publicados entre 2017 e 2021 nos idiomas inglês, português e espanhol. Os estudos foram posteriormente avaliados com base em critérios de inclusão definidos previamente e avaliados quanto à sua qualidade metodológica por dois investigadores. Dos 448 estudos iniciais foram incluídos 5, cuja meta-agregação permitiu realizar a síntese das evidências. Resultados: As competências desenvolvidas, enquanto futura enfermeira especialista, serão um subsídio para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados à criança/família nos diversos contextos onde se encontra. Dos cinco estudos incluídos na RSL foram extraídos 12 achados, sintetizados em três categorias. As evidências sugerem que há pais que demonstram conhecer algumas estratégias/ recomendações para uma boa higiene do sono e aplicam rotinas de dormir. Contudo, há os que que referem nunca ter tido ensinos sobre o tema; os que desvalorizam as rotinas para uma boa higiene do sono na idade pré-escolar e, ainda, os que não têm conhecimento e não aplicam estratégias/recomendações para a boa higiene do sono. Conclusão: O desenvolvimento de competências permitiu criar evidências sobre a temática central em estudo e responder à questão de partida, apurando-se conhecimentos diversos no âmbito do papel parental para uma boa higiene do sono. Os enfermeiros necessitam, frequentemente, realizar ensinos sistemáticos neste âmbito, no sentido de desenvolver habilidades parentais, neste domínio, com repercussões na saúde e qualidade de vida da criança e da família. Palavras-Chave: Crianças pré-escolares; Conhecimento; Estratégias; Pais; Higiene do sono; Perceção; Recomendações
- Contributo do enfermeiro na literacia em saúde sobre primeiros socorros nos cuidadores de crianças em contexto escolar : estudo do impacto de uma intervenção formativaPublication . Gonçalo, Rosa Maria Cordeiro da Silva; Costa, Maria da Graça Ferreira AparícioEnquadramento: O percurso realizado neste período de formação académica e as compe tências especializada adquiridas são o espelho de um processo que teve como tema central a Literacia em saúde e capacitação de cuidadores de crianças, na prestação de primeiros socorros em contexto escolar. A promoção da saúde em meio escolar, assente nos princípios Escolas Promotoras de Saúde (EPEs), contribui para elevar o nível de “literacia em saúde” da comunidade educativa (crianças, pessoal docente/ não docente, pais/mães). Em Portugal, o instrumento orientador destes princípios é o Programa Nacional de Saúde Escolar (DGS, 2015b), cujo primeiro eixo estratégico é a “capacitação” e uma das áreas de intervenção, a promoção de um ambiente escolar seguro. Paradoxalmente, a formação académica dos do centes e os cursos de formação dos não docentes, raramente aborda e aprofunda esta temá tica. Objetivos: Descrever as experiências e atividades desenvolvidas nos diversos contextos de estágio; Analisar criticamente os contributos deste percurso para a formação especializada, Caraterizar os conhecimentos dos cuidadores (educadores, auxiliares e pais) sobre primeiros socorros a crianças do ensino pré-escolar; Avaliar o efeito da intervenção formativa no nível de conhecimentos dos cuidadores; Analisar a relação entre as variáveis sociodemográficas e o conhecimento dos cuidadores. Metodologia: Estudo de análise quantitativa, do tipo longitudinal em painel antes e depois de curta duração. realizado numa amostra não probabilística por conveniência, composta por 50 cuidadores (98% sexo feminino) de crianças que frequentam a creche e infantário de uma instituição de solidariedade social. Aplicado questionário para caracterização da amostra e avaliação do nível de conhecimentos antes e depois de uma intervenção formativa realizada em formato de workshop em life streaming e presencial. Os dados obtidos foram analisados com recurso ao programa estatístico SPSS versão 26.0 para Windows, tendo sido adotado o nível de significância de 5%. Resultados: No global da amostra, a média de idades era de 47,9 anos, a maioria eram auxiliares educativos (54%) e educadores de infância (24%), 50% tinham dois ou mais filhos, 86% tinham já realizado formação em PC, porém 84% não tinha experiência prática. Antes da intervenção, o nível de conhecimentos era moderado para 38% dos cuidadores, seguidos de 36% com conhecimentos fracos, sem diferenças significativas face à idade. O teste-t indicou haver impacto positivo e significativo nos conhecimentos, contudo, o teste McNemar (amos tras emparelhadas), indicou diferenças entre os dois momentos, mas apenas significativas em algumas questões. Não se apurou influência de qualquer das variáveis sociodemográficas nos conhecimentos dos cuidadores. As questões relacionadas com a prioridade no atendi mento e a criança inconsciente, obtiveram aumento de respostas incorretas após a interven ção, indicando a necessidade de melhorar alguns aspetos metodológicos da intervenção. Conclusão: O estudo teve impacto positivo e significativo nos conhecimentos dos cuidadores após a intervenção formativa e não se apurou influência das variáveis sociodemográficas no nível de conhecimentos. Estudos semelhantes, realizados em condições menos adversas e sobretudo em formato presencial, alargados a outras populações de cuidadores serão um importante contributo para a melhoria da literacia em primeiros socorros da população escolar, que é frequentemente a primeira linha no atendimento das crianças vítimas de acidente ou doença súbita. O enfermeiro, dada a sua formação em primeiros socorros e considerando que a educação para a saúde faz parte das suas competências, é o profissional privilegiado para estabelecer parcerias entre a escola e a saúde. Palavras-Chave: Literacia em Saúde; Saúde Escolar; Primeiros Socorros; Cuidadores de Crianças; Capacitação; Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.
- Efeito da sucção não nutritiva na eficácia da ventilação não invasiva em recém-nascidos prematuros : scoping reviewPublication . Canas, Pedro Miguel de Jesus; Aparício, GraçaEnquadramento: A formação avançada cria oportunidades para o desenvolvimento de conhecimentos a um nível de excelência, viabilizando a aquisição de competências técnico-científicas, humanas e éticas, sendo todas essenciais ao desempenho de intervenções autónomas de qualidade, no âmbito da Enfermagem Especializada em Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP). O Enfermeiro EESIP deve ser responsável pelo desenvolvimento de práticas de enfermagem baseadas na mais recente evidência científica. Os RNs Prematuros com ventilação não invasiva (VNI) estão sujeitos a diversos estímulos dolorosos que podem interferir com o seu neurodesenvolvimento. A sucção não nutritiva tem sido descrita como estratégia promotora de conforto, mas pouco estudada nos RN em ventilação não invasiva, no sentido de melhorar a eficácia do CPAP. Objetivos: Descrever as atividades realizadas no decorrer dos diversos contextos de estágio; refletir sobre os contributos do percurso formativo para o desenvolvimento de competências comuns e especificas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; mapear o efeito da sucção não nutritiva na manutenção e eficácia da ventilação não invasiva em recém-nascidos prematuros, através da realização de uma scoping review. Metodologia: Foi utilizada uma metodologia critico-reflexiva sobre as ações desenvolvidas nos estágios de Pediatria, Neonatologia e Saúde Infantil e Familiar como forma de refletir sobre as competências comuns e específicas desenvolvidas, inerentes ao Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP), tendo como foco uma temática central. Foi realizada uma scoping review baseada no protocolo proposto pelo Joanna Briggs Institute. Efetuada pesquisa nas bases de dados CINAHL Complete, RCAAP, B-On e PubMed de estudos publicados a partir de 1980, disponibilizados em texto integral e nos idiomas português, inglês e espanhol. Os estudos foram posteriormente avaliados por dois revisores independentes, com base em critérios de inclusão definidos previamente. Dos 210 artigos iniciais, foram incluídos no estudo 3 estudos, após aplicados os critérios de inclusão. Resultados: O conhecimento científico, relacional e técnico subjacente à prática do cuidar especializado resultou no aperfeiçoamento de competências científicas, técnicas, relacionais e humanas no âmbito do cuidar da criança/jovem e família nas situações de especial complexidade. Da mesma forma, no âmbito do cuidar do recém-nascido de alto risco e sua família, e também no âmbito da assistência à criança/jovem e família, na maximização da sua saúde. Os resultados evidenciaram que a promoção da sucção não nutritiva nas suas diversas formas enquanto estratégia não farmacológica, utilizada ou complementada com sacarose ou leite materno e ainda ouvir música, promove o conforto do RN prematuro, ao permitir o controlo ou minimização da dor, avaliada por escalas de heteroavaliação, a auto-organização e maior estabilidade do bebé durante a (re)instalação ou manutenção da VNI, melhorando desta forma a sua eficácia. Conclusão: Da análise reflexiva deste documento considera-se demonstrada a aquisição das competências de Enfermagem Especializada em Saúde Infantil e Pediátrica. Os resultados encontrados na presente scoping review corroboram as evidências científicas que demonstram o efeito benéfico da Sucção não nutritiva enquanto estratégia de conforto e promotora do neurodesenvolvimento, com benefícios na eficácia da VNI. Palavras-chave: Enfermagem Pediátrica; Recém-nascido; Comportamento de sucção; ventilação não invasiva; Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais.
- Enfermeiro de referência na promoção da qualidade de vida da criança portadora de hemofilia : perceção dos paisPublication . Navega, Goreti Batista Almeida; Silva, Ernestina BatocaEnquadramento: A Hemofilia e o seu tratamento influenciam a vida diária das crianças e família e têm um impacto na sua qualidade de vida. A hemofilia é uma doença de tendência hemorrágica, ligada ao cromossoma X, que afeta predominantemente os homens. O seu tratamento consiste na reposição do fator em falta, que se preconiza ser sob a forma de profilaxia, objetivando a prevenção de sequelas. O enfermeiro de referência está sempre presente na vida da criança portadora de Hemofilia, promovendo a sua autonomia e incrementando a qualidade de vida e é expectável que possua especialização em saúde infantil e pediátrica. A qualidade de vida percebida pelos pais fornece indicadores objetivando a melhoria dos cuidados. Objetivos: Refletir sobre o percurso formativo para aquisição de competências especializadas em enfermagem de saúde infantil e pediátrica; caracterizar a qualidade de vida da criança portadora de hemofilia, percebida pelos pais; conhecer a satisfação dos pais com o papel do enfermeiro de referência, na promoção da qualidade de vida da criança portadora de hemofilia. Metodologia: Realização de estágios de pediatria, neonatologia e saúde infantil e pediátrica. Em termos do estudo empírico trata-se de um estudo misto, envolvendo uma amostra de 27 pais de crianças dos 0 aos 18 anos, inscritos na APH. Como instrumento de recolha de dados, optou-se por um questionário ad hoc, constituído por respostas abertas e fechadas, com base na revisão da literatura e em questionários de avaliação da qualidade de vida das crianças e cuidadores, revisto por um conjunto de peritos. Resultados: Na aquisição de competências como enfermeira especialista em saúde infantil e pediátrica foi integrado a assistência à criança/jovem e a família, na maximização da sua saúde, passando pelo cuidado da díade em situações de especial complexidade e prestando cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e de desenvolvimento da criança e do jovem, responsabilidade ética e legal, melhoria continua da qualidade, gestão dos cuidados e responsabilidade pelas aprendizagens profissionais. A média de idades das crianças é 8,37(± 4,82) anos, tendo a maioria como cuidadores os pais. A maioria das crianças (85,2%) faz tratamento sob profilaxia, 22,2% crianças com inibidores, 51,9% teve uma ou mais hemorragias. Em 51,9% das crianças com articulações alvo, o tornozelo é a articulação mais afetada, apenas uma criança refere ter limitações. Metade das crianças (51,9%), segundo os relatos dos pais, não praticam desporto. Das 13 crianças com idade superior ou igual a nove anos, apenas uma autoadministra fator. A qualidade de vida da criança percebida pelos pais é boa, sendo a profilaxia o fator chave, conferindo qualidade de vida e permitindo à criança ter uma vida normal pela diminuição das intercorrências. Para alem da profilaxia, os pais consideram como fatores promotores da qualidade de vida, a criança ser normal e feliz, sem limitações. A maioria dos pais (70,4%) referem que estão muito satisfeitos com o papel do enfermeiro de referência, pela importância na relação de ajuda, nos ensinos e acompanhamento, promovendo a sua autonomia. Quanto à informação dada pelo enfermeiro de referência constatamos que 61% dos pais estão muito satisfeitos e 7,4% estão muito pouco satisfeitos quer com a satisfação da informação quer com acompanhamento, pela não presença do enfermeiro de referência, existindo um enfermeiro de apoio. Os pais identificam os sentimentos e sabem como atuar perante eventos hemorrágicos, recorrendo a mecanismos de coping. Conclusão: O referencial teórico que deu sustento ao desenvolvimento dos estágios foi a teoria de conforto Kolcaba e que está diretamente relacionado com a qualidade de vida relacionada com a saúde. A qualidade de vida das crianças percebida pelos pais é boa, sendo o fator chave a profilaxia. A valorização do papel de enfermeiro é elevada, ratificada pelo empoderamento e a literacia manifestada pelos pais e que se reflete na satisfação com os cuidados, a informação e o acompanhamento. Palavras-chave: qualidade de vida; pais; crianças; hemofilia A e B; perceção; enfermeiro de referência.
- Estratégias promotoras do sono do RN nas unidades de cuidados intensivos neonataisPublication . Monteiro, Sara Luísa Gonçalves; Silva, Ernestina BatocaIntrodução: Numa formação avançada como é o mestrado e/ou a pós-licenciatura há a oportunidade de desenvolver conhecimentos a um nível de excelência, viabilizando a aquisição de competências técnico-científicas, humanas e éticas, sendo todas essenciais no desempenho de intervenções autónomas de qualidade, no âmbito da Enfermagem especializada em Saúde Infantil e Pediátrica. O EEESIP deve ser responsável pelo desenvolvimento das práticas de enfermagem, baseadas na mais recente evidência científica. O sono é uma necessidade básica fundamental para a maturação cerebral e para o desenvolvimento de diversos processos fisiológicos do RN. A privação do sono nos RN internados nas UCIN, além de provocar desconforto, pode prejudicar o seu desenvolvimento cognitivo e neuromotor. Por isso, é importante adotar estratégias destinadas a promover e a manter o sono nas UCIN. Objetivo: Refletir sobre o percurso de aprendizagem, tendo por base os referenciais teóricos que norteiam a prática do EEESIP e a mais recente evidência científica; sintetizar as atividades realizadas e as competências desenvolvidas; mapear as estratégias que promovem o sono do RN internado na UCIN. Metodologia: Foi utilizada uma metodologia critico-reflexiva sobre as ações desenvolvidas nos diferentes estágios. Foi também realizada uma scoping review, através de pesquisa em diversas bases de dados e motores de busca: MEDLINE via PubMed; LILACS, IBECS e BDENF – Enfermagem via BVS; CINAHL Complete e Nursing & Allied Collection via EBSCOhost; Scopus, Science Direct e Diretory of Open Access Journals via B-On e Scielo em fevereiro de 2022. Foram definidos como limitadores de pesquisa os artigos publicados nos últimos 5 anos (2017 a fevereiro de 2022), disponibilizados em texto integral e nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: O percurso de aprendizagem resultou num enriquecimento pessoal e profissional, de aquisição de conhecimentos baseados em evidência científica, de desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências, de esclarecimento de dúvidas, e consequentemente de melhoria na assistência ao recém-nascido/criança e sua família. Na investigação realizada, a amostra final incluiu 9 estudos, após a análise dos quais emergiram as seguintes estratégias promotoras do sono: gestão do ambiente da UCIN, estímulos auditivos calmos, concentração de cuidados, respeito pelo sono vigília do RN, contenção, sucção não nutritiva, massagem, posicionamento, canguru, técnica de Yakson e toque humano suave. Conclusão: Foi baseado no conhecimento científico, relacional e técnico subjacente à prática do cuidar que pensamos ter desenvolvido e aperfeiçoado competências científicas, técnicas, relacionais e humanas no âmbito do cuidar da criança/jovem e família nas situações de especial complexidade. Da mesma forma, e no âmbito do cuidar do recém-nascido de alto risco e sua família, e também no âmbito da assistência à criança/jovem com a família, na maximização da sua saúde, desenvolvemos atividades que favoreceram o desenvolvimento de competências especializadas. Apesar da promoção do sono ser imprescindível para o desenvolvimento do RN, foi importante mapear evidências que sustentam a sensibilização e formação das equipas de enfermagem sobre o tema. Nesse sentido, consideramos que esta pesquisa constituí a base para a construção de documentos orientadores para os profissionais de saúde e que permitam a uniformização de cuidados que promovam o seu desenvolvimento saudável e que ao mesmo tempo sejam neuro protetores. Palavras-chave: enfermagem pediátrica; recém-nascido pré-termo; recém-nascido; sono; unidades de cuidados intensivos neonatais.