ESTGL - DCSH - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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- A Avaliação do Desempenho nas Organizações Sociais: Estudo no concelho de ViseuPublication . Silva, Tatiana; Fonseca, SusanaOs recursos humanos têm cada vez mais, um papel relevante e valorizado nas organizações, atualmente é até aceite que estes são os elementos chave para o sucesso organizacional bem como a tábua para a sua sustentabilidade. A gestão do desempenho torna-se também extremamente importante para que certos requisitos sejam cumpridos a partir de uma avaliação do desempenho. No entanto, para além disso, permite-nos entender se as metas e objetivos previamente definidos estão a ser alcançados, podendo desta forma, existir uma readaptação de finalidades que permite manter os colaboradores empenhados e se tornarem em bons profissionais, bem como o incentivo ao desenvolvimento da sua carreira. Neste sentido, esta dissertação foi realizada sobre todas as organizações socias do concelho de Viseu, no âmbito do Mestrado em Gestão das Organizações Socias realizado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego do Instituto Politécnico de Viseu. Desta forma, o objetivo desta dissertação é abordar o tema do Sistema de Avaliação do Desempenho em 74 organizações sociais do concelho de Viseu. Para a sua execução foi realizada uma fundamentação teórica, uma metodologia e uma análise e interpretação dos dados, os quais nos proporcionou resultados remetidos para o impacto sentido na existência ou inexistência deste sistema de avaliação. Para a recolha destes dados foi realizado um questionário redigido no Google Forms® e posteriormente enviado para as organizações sociais. Este questionário foi enviado durante um período de três meses, no entanto não nos foi possível obter a quantidade desejada de respostas devido à pandemia, pois tivemos uma taxa de resposta de apenas 18,9%. No entanto, as conclusões foram as esperadas, pois comprovamos que o SAD tem influência no desempenho e motivação dos colaboradores, bem como na sustentabilidade das organizações sociais. Concluímos que colaboradores motivados apresentam um melhor desempenho na execução do seu trabalho diário, e a organização por sua vez usufrui desse empenho, o qual, contribui para o seu bom funcionamento e sustentabilidade.
- Caracterização do perfil de competências do Gestor de uma Organização Social do Terceiro Setor: o Estudo de Caso naSanta Casa da Misericórdia de Sever do VougaPublication . Corgas, Mariana Almeida e; Guia, Ana Teresa Bernardo; Fonseca, Susana Maria Salgueiro Rebelo daA seguinte Dissertação de Mestrado tem como principal propósito aprofundar a compreensão do perfil de competências de um Gestor de Organizações Sociais, especificamente no contexto da Santa Casa da Misericórdia de Sever do Vouga. A investigação recorre a dois tipos de abordagem metodológica, com a pesquisa bibliográfica em primeiro plano, seguida da técnica de recolha de dados, com o recurso à entrevista estruturada. Após a recolha dos dados, passamos à análise dos mesmos, de modo qualitativo, de forma a obtermos os esperados resultados. O presente estudo analisou os perfis profissionais e as perspetivas de gestão das três Diretoras Técnicas da Santa Casa da Misericórdia de Sever do Vouga. A análise salienta a relevância de uma abordagem multifacetada na gestão do Terceiro Setor, focando na valorização de competências técnicas e comportamentais, na coesão da cultura organizacional, na aplicação de processos justos e formais de avaliação de desempenho, bem como no investimento da melhoria contínua dos serviços prestados.
- Caracterização do perfil de competências do gestor intermédio de uma organização do terceiro setor: estudo de caso na Santa Casa de Misericórdia de SernancelhePublication . Almeida Figueiredo, Gabriela Filipa; Salgueiro Rebelo da Fonseca, Susana Maria; Sol Pereira de Oliveira, Márcio JoséAtualmente e, cada vez mais, as organizações investem em capital humano adequado às exigências e à instabilidade do seu contexto de modo que consigam ser flexíveis na constante adaptação e reajuste às condicionantes impostas pelo mercado. É, por isso, importante refletir acerca da crescente tendência em gerir os recursos humanos com base em competências, como sendo uma forma de gestão mais estratégica que destaca o desempenho organizacional e a prestação de serviços de qualidade à população a que se destinam. As organizações sociais não são uma exceção e, quer dirigentes quer colaboradores, devem possuir um conjunto de competências que se adequem à realidade da profissão. Neste sentido, o objeto de estudo da presente dissertação será apurar o perfil de competências do gestor intermédio de uma Organização do Terceiro Setor efetuando um Estudo de Caso na Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe (SCMS). Para a prossecução dos objetivos aos quais a presente investigação se propõe, pressupõe-se a realização de uma pesquisa bibliográfica e a recolha de dados através da utilização de entrevistas estruturadas aos Diretores Técnicos de todas as respostas sociais pertencentes à SCMS, realizadas via Zoom, e da administração de inquéritos por questionário aos seus colaboradores, impressos e posteriormente enviados para os mesmos por correio. O estudo empírico foi realizado junto de 3 Diretores Técnicos e 27 Colaboradores e é através da análise comparativa entre as respostas dadas, quer por gestores quer por colaboradores, que as conclusões do presente trabalho se baseiam tendo sempre em conta que a reduzida dimensão da amostra pode não ser representativa, pelo que as generalizações devem ser ponderadas.
- O Comprometimento Organizacional e a Satisfação Laboral: análise da influência das variáveis socioprofissionaisO caso da ASSF - Associação de Solidariedade Social de FarminhãoPublication . Sara Margarida de Almeida Carvalho; Ana Branca Soeiro de CarvalhoIntrodução: O comprometimento organizacional e a satisfação laboral constituem problemáticas de grande interesse na gestão do capital humano, porquanto as evidências atuais mostram que se encontram fortemente associadas. Objetivo: Explicar a associação do comprometimento organizacional com a satisfação laboral, bem como a relação destes com os determinantes pessoais e profissionais. Métodos: O estudo de caso do subtipo institucional, integra uma abordagem empírica de natureza descritiva-explicativa que investiga um fenómeno atual no seu contexto real, possibilitando a sua caracterização. A amostra não probabilística de conveniência, integrou 42 participantes do género feminino, sendo que 40,5% tem idades entre os 51 e os 60 anos. Foram aplicados os seguintes instrumentos de recolha de dados: Questionário de Dados Sociodemográficos e de Caracterização Profissional; Escala de Comprometimento Organizacional, de Meyer e Allen (1997), versão portuguesa de Nascimento (2012); Escala de Satisfação Laboral de Hackman e Oldham (1975), versão portuguesa de Nascimento (2006). Resultados: A idade associou-se com o comprometimento organizacional, sendo que os participantes com 51-60 anos pontuaram com scores mais altos, (maior comprometimento), em todas as dimensões. Contrariamente, os inquiridos com 18-30 anos pontuaram com scores mais baixos (menor comprometimento), nas três dimensões. A idade apenas influência significativamente a dimensão normativa do comprometimento organizacional. Por sua vez, a componente afetiva do comprometimento organizacional prediz a satisfação laboral, isto é, quanto mais forte é a ligação emocional do indivíduo com a organização, maior será a sua satisfação com o trabalho. Conclusão: Em concordância com outras investigações, no estudo realizado durante o estágio do mestrado, apurou-se que o comprometimento organizacional determina a satisfação laboral, daí serem fatores a considerar na gestão de recursos humanos ao nível do terceiro setor. Palavras chave: terceiro setor; comprometimento organizacional; satisfação laboral.
- (Con)Viver com a Demência:O papel e a gestão emocional dos cuidadores formais em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas no Concelho de ViseuPublication . Albuquerque Fernandes, Jéssica Filipa; Morais Cardoso de Menezes Abrunhosa, Nídia MariaPortugal, à semelhança de outros países, carateriza-se por ser cada vez mais um país envelhecido. Apesar de existirem autores que defendem que o envelhecimento não está associado ao surgimento e desenvolvimento de demências, o certo é que este tipo de doenças tem mais incidência sobre pessoas com idades superiores aos 60 anos. Nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, começa a ser cada vez mais comum a existência de idosos com demência (na maior parte dos casos com Alzheimer, uma vez que é o tipo mais comum desta patologia). Com o presente estudo pretendeu-se verificar os conhecimentos dos colaboradores em especial relacionados com a demência. Pretendeuse também compreender a experiência dos cuidadores formais, mas também as condicionantes mais estruturais que constroem e condicionam esta experiência. A metodologia que mais se enquadrava perante aquilo que era pretendido alcançar era a metodologia empírico-analítica. O estudo aplicado visava a participação de 55 cuidadores formais, dos quais apenas 51 responderam aos questionários. Nos questionários aplicados aos diretores técnicos/gestores das três instituições conseguiu-se a totalidade de respostas. Desta forma, o presente estudo conta com uma amostra de 54 pessoas. A análise dos dados recolhidos, permitiu dar resposta à questão de partida definida inicialmente, uma vez que é possível verificar que de facto a prestação de cuidados a idosos com demência acarreta um aumento do stress e a sobrecarga emocional nos cuidadores formais das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas.
- Em memória dos que partiram: Análise Retrospetiva dos últimos 30 dias de vida, na ULDM da SCM de SernancelhePublication . Azevedo, Patrícia Alexandra dos Santos Guerra; Fonseca, Susana Maria Salgueiro Rebelo daCom o aumento da esperança média de vida, os cuidados dispensados ao doente crónico tornaram-se numa área importante no contexto dos serviços de saúde. Ou seja, os serviços de saúde que até então, estavam centrados em tratar a doença, passam a estar cada vez mais voltados para a necessidade de oferecer cuidados paliativos, ao invés de curativos. Com a criação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), são as Unidades de Longa Duração e Manutenção (ULDM) que recebem mais doentes dependentes, com necessidade de cuidados de conforto e ações paliativas. Existem estudos que garantem que a implementação de um modelo paliativo reduz os custos e torna mais eficiente a gestão e a utilização de recursos humanos e materiais. É um estudo quantitativo e descritivo, de caráter retrospetivo, cujos objetivos gerais foram: desenvolver um estudo comparativo entre as práticas em uso na Instituição, desde a sua abertura (de Agosto de 2015 a Agosto de 2018); uniformizar estratégias de monitorização; propor um modelo de gestão em saúde que tenha em consideração a diminuição do sofrimento e a eficiência dos recursos. Como objetivos específicos pretendeu-se: identificar as práticas em uso na Instituição; identificar as necessidades e ajustar o plano terapêutico, de forma a melhorar a qualidade de vida e a minimizar o seu sofrimento, e, desta forma economizar recursos financeiros; apresentar um estudo acerca de todos os custos inerentes ao objeto de estudo; apresentar uma proposta estratégica de gestão dos casos considerados em fim de vida inseridos em ULDM. A população foi constituída por 249 utentes. Da amostra, constaram os utentes que faleceram, sendo analisados os últimos 30 dias de vida, em termos de recursos utilizados (humanos, materiais, em fornecimentos externos e valores de amortização do edifício). Correspondeu a um total de 57 utentes e permitiu um apuramento do valor diário de comparticipação pelo seu internamento, que se demonstrou ser superior ao valor comparticipado. Foi possível concluir que o financiamento devido na RNCCI às ULDM, não tem em conta as reais necessidades desta tipologia de utentes, exigindo das Instituições a alocação de recursos humanos e materiais superiores ao comparticipado. No final do período analisado obtevese um saldo negativo, no entanto as práticas e procedimentos utilizados demonstram que existe uma orientação para o utente, apresentando-se um modelo com base nos cuidados paliativos que promova o envolvimento e a eficiência de recursos.
- Endomarketing. Influência no Aumento da Produtividade e Orientação para o Cliente: Estudo de Caso na região Nordeste do Brasil em uma Entidade FilantrópicaPublication . Xavier Cardoso, Fabiana; Soeiro de Carvalho, Ana Branca; Pereira Duarte, Filipe AlexandreEste estudo procura analisar a influência do endomarketing no aumento da produtividade e a orientação para o cliente, na Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí, entidade filantrópica na região do Nordeste no Brasil, estado do Piauí. Sem dúvida que o endomarketing procura ser uma peça chave para obter resultados que irão coadjuvar o gestor e os colaboradores numa estratégia de sobrevivência e sucesso da instituição/organização. Neste sentido o endomarketing é o ponto de contacto da corporação para mostrar a sua imagem ao bem mais precioso que uma organização pode ter, o seu capital humano. A metodologia utilizada para este trabalho, foi um estudo de caso, com recolha dos dados, e uma análise exploratória e descritiva. Foi constatada uma influência do endomarketing no aumento da produtividade e orientação para o cliente na organização, não obstante a maioria dos colaboradores ter dificuldade em perceber como estava a ser aplicado o endomarketing na organização.
- ERPI Moradias como resposta à necessidade de institucionalização dos “novos idosos”Publication . Mara Carole Oliveira; Marques dos Santos, Paulapresente trabalho refere-se à criação de uma resposta social inovadora na área dos idosos, sendo esta denominada ao longo de todo o projeto “ERPI moradias”. Esta é uma resposta social inovadora no concelho e surge para fazer face ao aumento da população idosa presente no mesmo, criando novas medidas para que os mesmos possam ter a sua autonomia garantida, assim como a satisfação das suas necessidades sem invadir a sua privacidade, ou forçar a integração de regras específicas que lhes façam perder o seu livre-arbítrio. Para o desenvolvimento do projeto foram realizadas entrevistas estruturadas para assim podermos obter um conhecimento sobre a realidade dos idosos na freguesia selecionada, abordando as diferentes áreas da sua vida quotidiana, mas também explorando as suas fontes de rendimento, e condições habitacionais. Após a recolha de dados, foi criado um projeto com a nova resposta social para fazer face às dificuldades que foram verificadas. Apurou-se assim que os idosos, apesar de, na sua maioria, serem bastante autónomos, necessitam de apoio para a realização de atividades da vida diária, como a higienização das roupas e da casa, preparação de refeições, apoio na toma de medicação, ou até para a higienização de alguma parte do corpo. Tudo isto são fatores que podem contribuir para a diminuição da autonomia do mesmo, fazendo com que este esteja dependente de terceiros, perdendo a sua autonomia e a criação das suas próprias rotinas. Foi verificado também que, em alguns casos, as habitações necessitam de reparações, e apesar de serem indivíduos autónomos, as suas habitações não possuem condições para o fornecimento do seu bem-estar. Através de todo o projeto, podemos verificar que na área social é muito importante a criação de novas respostas que possam satisfazer as necessidades dos novos idosos, e também que possam promover a sustentabilidade financeira das IPSS, uma vez que cada vez mais as mesmas caminham para uma subsidiodependência, colocando em risco o fornecimento de serviços aos idosos ou a outras faixas etárias por estarem dependentes apenas de apoios provenientes do Estado.
- Estratégias de gestão para a sustentabilidade de uma IPSS: O caso da gestão de recursos humanos na Santa Casa da Misericórdia de Mesão FrioPublication . Coutinho, Ana Cristina Teixeira MorgadoO tema selecionado para desenvolver a dissertação de mestrado enquadra-se no âmbito das organizações da economia social, nomeadamente no que respeita à Instituição Particular de Solidariedade Social. As instituições particulares de solidariedade social são entidades constituídas por iniciativa de particulares e sem finalidade lucrativa com o propósito de dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os indivíduos. No entanto, as novas exigências de competitividade impõem às IPSS uma restruturação nos processos de gestão de recursos humanos, para que estes contribuam para a sustentabilidade da organização. Em termos concretos, através deste trabalho, pretende-se fazer uma caracterização da IPSS e perceber até que ponto a gestão de recursos humanos pode contribuir para a sua sustentabilidade. Para a concretização dos objetivos definidos baseamonos numa revisão bibliográfica, procurando definir os principais conceitos associados à economia social, IPSS, satisfação, motivação, sustentabilidade e recursos humanos. A metodologia utilizada assenta na aplicação de um questionário aos colaboradores da instituição.
- As Ferramentas de Gestão Estratégica e a Sustentabilidade das Instituições Particulares de Solidariedade Social: um estudo no concelho de Lamego.Publication . Baía, Analiza Magalhães; Marques dos Santos, PaulaEsta dissertação de mestrado tem por objeto a análise da aplicação das ferramentas de gestão estratégica nas IPSS do concelho de Lamego e a contribuição dessa aplicação. Nesse sentido o problema central do estudo é: “Qual o nível de aplicação de ferramentas de gestão estratégica nas IPSS no concelho de Lamego, e de que forma o seu reforço poderá contribuir para o reforço da sua sustentabilidade?”. Desta forma, foram definidos objetivos gerais de estudo, tais como, concetualizar as ferramentas de gestão estratégica, evidenciando as principais correntes de pensamento acerca da temática; perceber o contributo das ferramentas de gestão estratégica nas organizações sociais (IPSS) do concelho de Lamego; perceber de que modo a utilização de ferramentas estratégicas influenciam a sustentabilidade das IPSS e apresentar uma proposta adequada para as realidades organizacionais estudadas. Foi, assim, realizada: uma revisão da literatura com conceitos essenciais, como gestão, estratégia, as ferramentas de gestão estratégica, a sustentabilidade e as especificidades das organizações sociais; um inquérito por questionário aplicado às organizações do concelho de Lamego, que aceitaram participar no estudo e, pela análise de dados efetuada, foi possível verificar a pouca existência de planeamento estratégico e das ferramentas de gestão estratégica, a necessidade de um reforço ao nível de gestão estratégica nas organizações do concelho e a necessidade de aposta na sua sustentabilidade.