ESEV - DPCE - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DPCE - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Cardoso, Ana Paula"
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- Conceções e práticas dos professores sobre a Educação para a Cidadania no 1.º CEBPublication . Costa, Ana Sofia Ferreira; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoA problemática da Educação para a Cidadania é cada vez mais debatida, devido às mudanças sociais que ocorrem a um ritmo acelerado. Atualmente, a escola deve assumir novos desafios que se devem refletir nas práticas pedagógicas dos professores. Ao considerar-se a escola como um espaço privilegiado para a formação de cidadãos é necessário que estes reflitam sobre a sua prática pedagógica de forma a promover competências de índole social. Assim, com esta investigação pretendemos dar a conhecer as perspetivas dos professores relativamente à Educação para a Cidadania no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O tema da mesma é resultado da reflexão sobre as práticas docentes no que respeita à componente de Educação para a Cidadania no 1.º CEB, durante as observações em contexto de PES1CEB I e II. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, aplicado a professores a lecionarem em quatro agrupamentos de escolas do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que os professores incluem a área de Educação para a Cidadania nas suas práticas pedagógicas, sendo feito um trabalho transversal com maior incidência na área de Estudo do Meio, através de determinadas metodologias. As dimensões mais trabalhadas em contexto de sala de aula dizem respeito à educação ambiental/desenvolvimento sustentável e educação para a igualdade de género. Neste âmbito, apesar das dificuldades que os professores reconhecem à abordagem desta área, valorizam a formação contínua como forma de desenvolver competências para colmatar as mesmas.
- Educação em Valores na Educação PréEscolar: Análise do potencial da rotina educativaPublication . Pinto, Ana Catarina Ferreira; Cardoso, Ana Paula; Figueiredo, Maria PachecoA rotina educativa são momentos que se sucedem, diariamente, no Jardim de Infância (JI) e que permitem a promoção e aquisição de valores, bem como a construção dos quadros axiológicos das crianças. Claramente que na faixa etária que o JI contempla, a presença da Educação em Valores é reduzida, pois os valores são adquiridos fundamentalmente em contexto familiar. Não obstante, vão sendo amplificados à medida que se estabelecem as relações sociais no contexto educativo. O presente estudo decorreu no âmbito da Prática em Ensino Supervisionada (PES) na Educação Pré-Escolar (EPE) e possibilitou a observação de 18 crianças e a análise dos valores que se encontravam inerentes à rotina, triangulando com os valores visados no Projeto Educativo (PE) regido pelo JI e com a perspetiva da educadora cooperante, que foi entrevistada, perante os valores presentes e trabalhados nestes diferentes momentos. Para a concretização deste estudo, recorreu-se à pesquisa documental do PE, realizouse uma entrevista semiestruturada à educadora cooperante que dirigiu o grupo neste ano letivo e que orientou a PES, e adotou-se uma observação participante para que se conseguisse reunir informação que fornecesse os resultados visados. Desta forma, foi possível perceber que o PE visa um conjunto de valores que são trabalhados na rotina educativa do Jardim, que permite que as crianças se tornem ser individuais e sociais, cívicos, críticos e autónomos, sendo percetível nas partilhas feitas pela educadora cooperante e nas observações realizadas ao longo destes últimos meses de PES. Neste seguimento, conclui-se que foi importante fomentar diariamente oportunidades de aprendizagem que encaminhem a aquisição de valores. É importante referir que as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) alberga a área de conteúdo Formação Pessoal e Social (FPS), que está diretamente ligado à consciencialização da criança enquanto ser individual e social bem como no desenvolvimento de atitudes, ações e valores. O estudo permitiu compreender a potencialidade da rotina educativa na Educação PréEscolar incidindo numa Educação em Valores, em que se identificou um leque de valores que iam ao encontro do PE do JI e que triangulavam com as OCEPE e com a informação recolhida na entrevista semiestruturada realizada à educadora cooperante. Concluiu-se que a rotina educativa é uma potencial fonte de aprendizagem ao nível da Educação em Valores, em que as crianças nos vários momentos diários que vivenciam em grupo podem partilhar as suas experiências, serem críticos relativamente a situações que presenciam, tomarem decisões em grupo e trabalharem o seu lado cívico e crítico. Toda esta aprendizagem se amplifica nas trocas sociais que estabelecem com as crianças da outra da sala do JI. O papel do educador torna-se imprescindível neste processo de aprendizagem, sendo um mediador entre as crianças do grupo e promotor das aprendizagens que estão inerentes aos vários momentos vividos.
- Educação para a Cidadania no 1.º Ciclo do Ensino Básico: cidadania e questões de géneroPublication . Almeida, Ana Margarida da Costa; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaEste relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionado, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se dividido em duas partes principais. A primeira parte apresenta o trabalho desenvolvido em contexto de estágio durante as Práticas de Ensino Supervisionado, nomeadamente a caraterização dos contextos e uma apreciação crítica das competências desenvolvidas durante o mesmo. A segunda parte visa a apresentação de um trabalho de investigação. O tema em estudo, cidadania e questões de género, foi inicialmente escolhido por ser uma das preocupações da sociedade atual. Somos confrontados diariamente com as desigualdades entre homens e mulheres nos mais variados contextos. Sendo as crianças o futuro da sociedade é importante perceber quais são as suas perspetivas sobre esta temática com implicações relevantes para a vida em comunidade. Em termos empíricos, este trabalho consistiu numa investigação sobre as práticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, utilizando diferentes técnicas, como a pesquisa documental, a observação participante, o inquérito por questionário e a entrevista através do focus grupo. Com os dados obtidos, e após a sua análise, pudemos concluir que os alunos da turma do 4.º ano que participaram no estudo alteraram as suas perspetivas relativamente à temática da igualdade de género. Compreenderam que é necessário haver respeito por ambos os sexos e que deve predominar a igualdade entre homens e mulheres no meio social e profissional, de modo a que a vida na sociedade seja justa e harmoniosa para todos.
- O ensino à distância e o seu impacto na prática supervisionada do 1.º CEB na perspetiva dos estudantesPublication . Marques, Bárbara Figueiredo; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaEm virtude do contexto da pandemia Covid-19, situação presente nestes dois últimos anos, e na impossibilidade de as aulas serem presenciais, as escolas viram-se na obrigação de assumir novos desafios face às práticas letivas. Deste modo e decorrente desta situação pandémica, a primeira parte deste trabalho consiste numa reflexão crítica às práticas de ensino supervisionadas que realizámos, quer no 1.º Ciclo do Ensino Básico, quer na Educação Pré-Escolar, onde apresentamos evidências e refletimos acerca de todo o percurso percorrido. Relativamente à segunda parte (trabalho de investigação) considerando a educação um dos pontos fulcrais na vida de qualquer cidadão, abordámos a problemática do Ensino à Distância (EaD), enquanto alternativa ao ensino presencial para a consecução de todas as práticas pedagógicas. Posto isto, depreende-se que com esta investigação se pretende, perceber qual o impacto causado pela pandemia Covid-19 nas práticas supervisionadas, nomeadamente, compreender quais os métodos empregues, as soluções encontradas e as limitações ao nível do estágio realizado pelos estudantes, que frequentaram a Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 1.º Ciclo do Ensino Básico II, no ano letivo de 2019-2020, fazendo referência ao EaD como método alternativo de ensino. Para tal, foi realizada uma investigação de caráter qualitativo, recorrendo à entrevista semiestruturada como técnica de recolha de dados, feita a dez estudantes do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico de uma Escola Superior da região centro de Portugal. Relativamente aos resultados obtidos, constatámos que o país passou por uma fase complicada, e que muitos foram os desafios, quer positivos, quer negativos que desafiaram as práticas de ensino, bem como todos os intervenientes educativos. Face ao exposto, pudemos compreender que o EaD e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) foram o grande aliado do ensino permitindo a concretização das aprendizagens e a inovação pedagógica.
- Inovação pedagógica na Educação Pré-Escolar: processos de inclusão num jardim de infância do concelho de ViseuPublication . Domingos, Mariana Baptista; Rocha, João; Cardoso, Ana PaulaO presente RFE foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e contempla duas partes. A primeira parte apresenta uma análise e reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto e a segunda incorpora um trabalho de investigação, realizado em contexto de estágio no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar, que teve como objetivo conhecer os processos de inclusão num jardim de infância da periferia da cidade de Viseu. Para a realização da primeira parte foram utilizados os materiais desenvolvidos e utilizados no âmbito das práticas e nomeado e analisado o documento intitulado Padrões de Desempenho Docente. O estudo é de cariz qualitativo e foi desenvolvido com recurso à observação participante em contexto de estágio, a notas de campo, ao registo fotográfico, à pesquisa documental, a gravações áudio e a entrevistas semiestruturadas às crianças, aos pais/encarregados de educação, às educadoras, à mediadora sociocultural, à representante da Associação de Pais e ao diretor do Agrupamento de Escolas. Importa, ainda, salientar que com a presente investigação pretendemos alcançar os seguintes objetivos: identificar os pressupostos que nortearam o PEA e o PPIP; analisar perspetivas e práticas de valorização inter/multiculturais; analisar as metodologias/estratégias adotadas pelo jardim de infância no âmbito da inclusão; analisar os mecanismos desenvolvidos pelo jardim de infância, tendo em vista a inclusão e o sucesso educacional das crianças que o frequentam; analisar as ideias da comunidade educativa relativamente à frequência da EPE; analisar as perspetivas da comunidade educativa acerca da integração das crianças em contexto de EPE; analisar as perspetivas da comunidade educativa acerca da importância da frequência da EPE para a integração das crianças no 1.º CEB e perceber em que medida são inovadoras as estratégias pedagógicas desenvolvidas, no jardim de infância em estudo, para a promoção da inclusão das crianças em contexto de EPE. Face ao desenvolvimento do trabalho de investigação e à luz das informações e dados obtidos, percecionaram-se vários conteúdos que se encontram intimamente relacionados com aquilo que é defendido por alguns autores. Ora, tendo em conta o que foi descrito precedentemente e em virtude de práticas de reflexão tornou-se possível dar resposta a certas questões direcionadas para a educação de infância na sua generalidade, assim como na prática desenvolvida em contexto educativo. Urge importância destacar a Lei n.º 46/86, de 14 de outubro, intitulada de Lei de Bases do Sistema Educativo e o Decreto-Lei n.º 5/97, de 10 de fevereiro – Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar – ambos uma referência para a introdução da Educação Pré-Escolar no sistema de ensino português. Apesar de ser referido que deve haver inclusão de todas as crianças, não há referência para as de etnia cigana em particular. Como tal e de forma a colmatar este hiato, surgem os Decretos-Lei n.º 54/2018 e n.º 55/2018, de 6 de julho; dispositivos pedagógicos associados à abertura e proximidade que a instituição desenvolve com os pais/EE e modelos pedagógicos alternativos. Por último, retivemos que no jardim de infância em estudo os principais fatores que têm potenciado a inclusão das crianças são o trabalho diferenciado baseado nas novas pedagogias, nomeadamente, no MEM, a aceitação e valorização das diferenças das diversas crianças que frequentam o espaço educativo e a utilização de apoios, concretizada em parcerias com a CM e outras entidades. Por último, retivemos que no jardim de infância em estudo os principais fatores que têm potenciado a inclusão das crianças são o trabalho diferenciado baseado nas novas pedagogias, nomeadamente, no MEM, a aceitação e valorização das diferenças das diversas crianças que frequentam o espaço educativo e a utilização de apoios, concretizada em parcerias com a CM e outras entidades.
- Inovação Pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: processos de inclusão numa Escola da periferia de ViseuPublication . Santos, Carolina Alexandra Andrade dos; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoO Relatório Final de Estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar do 1.º do Ensino Básico é um documento que integra uma primeira parte que remete para a reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto, no âmbito da Educação Pré-Escolar (EPE) e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e uma segunda parte, que inclui um estudo desenvolvido para compreender os processos de inclusão que foram implementados numa Escola do 1.º CEB da periferia de Viseu. Relativamente à primeira parte deste relatório, foi necessário recorrer a documentos orientadores, incluindo os Padrões de Desempenho Docente, bem como aos materiais desenvolvidos e utilizados durante os estágios. Na segunda parte deste relatório, realizámos um estudo de caso de cariz qualitativo, recorrendo à observação, à pesquisa documental, a entrevistas semiestruturadas a vários intervenientes educativos e aos testes sociométricos para percebermos os fatores que potenciam a inclusão de alunos numa escola maioritariamente frequentada por alunos de etnia cigana. Com os dados obtidos durante a investigação, foi possível tirar algumas conclusões, algumas das quais vão ao encontro das ideias e estudos dos autores apresentados. Dessa forma, conseguimos responder às questões-problema expostas neste estudo, bem como pudemos compreender e analisar as práticas na escola do 1.º CEB que é objeto de estudo. As conclusões deste estudo evidenciam o trabalho que tem sido desenvolvido no âmbito da inclusão de alunos ciganos, tendo como base um conjunto de pressupostos, linhas orientadoras e uma pedagogia inovadora e diferenciada que se enquadra no contexto em particular. A escola do 1.º CEB alvo de estudo apresenta, assim, uma metodologia inovadora e alternativa que visa a inclusão de alunos de alunos de várias etnias, promovendo a existência de diversidade cultural no espaço educativo. Uma metodologia que parte dos interesses e da experiência dos alunos para o desenvolvimento de outras competências e novos conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento social, pessoal e cognitivo.
- Metodologia de trabalho de projeto e promoção de competências para o desenvolvimento sustentável no 1.º CEBPublication . Ramos, Patrícia Isabel Fernandes; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoA Educação para a Cidadania, atualmente, é vista como um elemento central na formação de crianças e jovens. Sendo a Escola um espaço privilegiado para a formação de cidadãos responsáveis, críticos, ativos e intervenientes na sociedade é fundamental que as práticas pedagógicas sejam adequadas às mudanças e necessidades globais. Um dos grandes desafios mundiais é saber como se podem desenvolver e colocar em prática ações que promovam um desenvolvimento sustentável protegendo a vida marítima. As pessoas, cada vez mais, entendem que a Educação Ambiental determinante para a sustentabilidade do planeta Terra, sendo fundamental agir hoje para não comprometer as futuras gerações. O presente trabalho de investigação-ação teve como finalidade promover competências e sensibilizar os alunos para as questões ambientais ligadas ao mar. O estudo foi realizado numa Escola Básica do 1.º CEB de um Agrupamento de Escolas do interior norte, onde foram desenvolvidas atividades relacionadas com a poluição marinha. Durante quatro intervenções, solicitaram-se, aos alunos, ilustrações, imagens e vídeos sobre como eles percecionavam a vida marinha, que relação estabeleciam entre o lixo e os animais, o tempo de degradação dos materiais que eram encontrados com mais frequência nos oceanos e praias, e a recolha de materiais usados para a construção de uma corda de saltar individual. Os alunos foram entrevistados, em dois momentos distintos, antes da primeira intervenção, para recolher dados sobre os seus conhecimentos prévios e após a conclusão das atividades, para recolher dados sobre as aprendizagens alcançadas. Os dados recolhidos permitiram-nos concluir que os alunos estão conscientes das consequências da poluição ambiental na vida marinha e que estas são um problema causado pelas ações incorretas dos seres humanos. A preocupação com esta problemática diminui com a distância entre o interior e o litoral, mas estes alunos parecem estar conscientes de que as suas ações também afetam a preservação dos ecossistemas marinhos. Concluímos ainda que as atividades desenvolvidas a partir da metodologia de trabalho de projeto foram uma mais-valia na formação e sensibilização dos alunos deste nível de ensino e, em especial, no desenvolvimento de competências individuais essenciais para a prevenção da poluição marinha e preservação do meio ambiente.
- As perceções de professores do 1.º CEB sobre uma Sala de Aula do FuturoPublication . Martins, Lusitana Maria Pimentel; Rocha, João; Cardoso, Ana PaulaEste relatório final de estágio tem como objetivo a obtenção do grau de Mestre e subdivide-se em dois momentos fundamentais, sendo eles uma reflexão crítica sobre as práticas, onde damos a conhecer o caminho percorrido ao longo das práticas de ensino supervisionadas, caraterizando os contextos e apreciando criticamente as competências desenvolvidas em contexto de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). O outro momento reporta-se a uma investigação sobre uma sala de aula do futuro. As salas de aula são o espaço com extrema relevância para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. A constatação deste facto e a necessidade de inovação pedagógica resultaram na criação de inúmeros ambientes educativos inovadores, entre estes, as salas de aula do futuro, constituídas por seis zonas de aprendizagem, repletas de tecnologias e mobiliário móvel e flexível. Com a investigação desenvolvida, pretendemos dar a conhecer as perceções de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a sala de aula do futuro EduFor Innovative Classroom Lab, em Mangualde. Para atingir os objetivos desta investigação recorremos à metodologia estudo de caso, e para a recolha de dados procedemos à observação da sala de aula do futuro de Mangualde e realizámos inquéritos por entrevista a um representante do EduFor, a docentes do 1.º CEB que interagiram com a sala de aula do futuro e uma coordenadora do 1.º CEB de um Agrupamento de Escolas adstrita à sala de aula do futuro. Com os resultados obtidos concluímos que, de forma geral, os professores do 1.º CEB não frequentam a sala de aula do futuro. Estes, quando se deslocam com os alunos para este espaço, dinamizam atividades preparadas e planificadas por outras entidades e não seguem o sistema de zonas do espaço.
- Perceções dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico em torno do currículoPublication . Dinis, Rita Daniela da Silva; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaO presente estudo tem como principal objetivo conhecer as perceções dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em torno do currículo, para o efeito realizámos uma investigação de caráter descritivo, de natureza quantitativa, tendo como técnica privilegiada de recolha de dados o inquérito por questionário. Deste modo, procurámos saber quais as perceções curriculares dos professores do 1.º CEB, pois a forma como cada professor perceciona o currículo pode dar-nos a conhecer, por exemplo, o que este mais valoriza na sua prática pedagógica, como perceciona o ensino, e qual a sua conceção de escola. O currículo é um elemento fundamental de qualquer sistema educativo e, cada vez mais, tem sido alvo de estudo. Importa destacar que diferentes autores apresentam diferentes perceções do que é o currículo. No entanto, existe sempre a coexistência de dois planos de conceptualização de currículo: o plano das intenções e o plano real (Viana & Peralta, 2020). Destacamos que o trabalho está dividido em duas partes fundamentais, a primeira parte diz respeito à reflexão crítica sobre as práticas em contexto no 1.º CEB e na Educação Pré-Escolar (EPE) e a segunda parte refere-se ao trabalho de investigação, tendo como questão-problema “Quais as perceções dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico em torno do currículo?”. Sendo que os principais objetivos desta investigação são: conhecer as perceções de currículo dos professores tendo subjacente as diversas teorias curriculares; analisar como é que as manifestações do currículo estão presentes nas práticas pedagógicas dos professores, tendo em conta as suas perspetivas; aferir a relevância que o currículo oculto assume nas práticas curriculares dos professores; e analisar que práticas do currículo oculto os professores mais valorizam. Dos resultados obtidos nesta investigação, podemos destacar que os diferentes professores inquiridos identificam-se e posicionam-se de diversas formas quanto à conceção de currículo, porém identificam-se mais com as teorias tradicionais. Importa salientar a necessidade de um professor ser crítico e não apenas um transmissor de conhecimento.
- Perspetivas sobre os trabalhos para casa en ciências naturais no 2º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Andreia Filipa Duarte Ferreira da; Cardoso, Ana Paula; Abrantes, IsabelO presente trabalho desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Viseu. Contempla duas partes: uma primeira, onde se inclui uma reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas durante quatro semestres; e uma segunda onde se apresenta o trabalho de investigação, que pretende compreender as perspetivas dos professores e alunos sobre os Trabalhos Para Casa (TPC) em Ciências Naturais, no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Assim, na investigação recorremos ao inquérito por questionário e por entrevista na modalidade de focus group. Os questionários foram aplicados a professores de Ciências Naturais e a alunos do 2.º CEB de um Agrupamento de Escolas de Viseu e as entrevistas, subsequentes a uma atividade experimental como TPC, foram aplicadas a quatro grupos de uma turma do 5.º ano de escolaridade. Verificou-se que os professores solicitam semanalmente TPC nesta disciplina, considerando-os muito importantes para o processo de ensino-aprendizagem. Relativamente aos alunos, na sua maioria, realizam os TPC e também os consideram importantes, uma vez que os ajuda a estudar, aumenta a curiosidade e melhora os seus hábitos de estudo. As tarefas que realizam com maior frequência e aquela que os professores também solicitam mais vezes são as fichas do manual escolar. Contudo, com a entrevista, também pudemos constatar que os alunos reagem com mais entusiasmo e motivação a TPC inovadores, fora do contexto tradicional.