ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Cardoso, Ana Paula"
Now showing 1 - 10 of 36
Results Per Page
Sort Options
- A auto-avaliação no âmbito da educação visual e tecnológica : perspectivas dos professores e alunosPublication . Marques, Adelina Maria Santos Pina; Cardoso, Ana Paula; Rodrigues, PaulaO presente estudo tem como propósito essencial descrever a modalidade de auto-avaliação implementada na disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT), concretizada pelos docentes responsáveis por esta área disciplinar, numa escola do segundo e terceiro ciclos do ensino básico (EB2,3º ciclos) do concelho de Tondela, no sentido de se ampliar o leque de conhecimentos acerca da mesma. Especificamente, procura averiguar-se a forma como os professores operacionalizam a auto-avaliação na disciplina de EVT. Analisa-se, ainda que de forma sucinta, a importância atribuída ao processo de auto-avaliação e se os professores introduzem mudanças nas suas práticas pedagógicas resultantes do recurso a esta modalidade de avaliação formativa. Trata-se de uma investigação descritiva simples, de carácter transversal, com recurso ao inquérito por questionário, elaborado especificamente para o efeito. A amostra é constituída por seis professores de EVT e cento e sete alunos. No que concerne aos principais resultados obtidos, destacamos que existe ainda uma lacuna entre o discurso normativo e as práticas implementadas no terreno, não se colhendo as principais vantagens clamadas pela auto-avaliação. Contudo, verifica-se que a auto-avaliação constitui uma modalidade a que os professores de EVT recorrem, e à qual atribuem pertinência, não lhe associando obstáculos ou desvantagens, mas, na maioria das vezes, apenas implementada no final da Unidade de Trabalho, tornando-se pontual e não contínua e sistemática como seria desejável.
- A avaliação das competências cooperativas no trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Conceição, Bianca Cristina Pereira; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoO presente Relatório Final de Estágio tem como objetivo a análise e reflexão das práticas e dos percursos de aprendizagem desenvolvidos ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, apresentamos uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada que efetuámos ao longo do segundo e do terceiro semestres do mestrado e, na segunda parte, expomos um estudo empírico que pretende averiguar em que medida a avaliação das competências cooperativas influencia o funcionamento do trabalho de grupo no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Para o efeito, foram utilizados materiais construídos para apoio ao estágio, textos de autores de referência, legislação em vigor, notas reflexivas acerca da experiência com supervisores institucionais e orientadores cooperantes, tudo isto com a intenção de efetuarmos uma reflexão sobre as práticas em contexto, sobre a metodologia de trabalho de grupo e sobre a relevância da avaliação das competências cooperativas no 1.º CEB. Em termos empíricos, realizámos uma investigação-ação, que visa melhorar as competências cooperativas dos alunos tendo em vista o incremento do trabalho de grupo. O problema surgiu em contexto de sala de aula e para a sua resolução foram planeadas diversas ações educativas, assim como desenvolvidas estratégias de trabalho. Como instrumentos de recolha de dados, recorremos à entrevista, bem como a grelhas de avaliação. Estes foram elaborados para o efeito, e aplicados numa turma a frequentar o 2.º ano de escolaridade do 1.º CEB numa escola do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que a avaliação das competências cooperativas ajuda os alunos a compreenderem a importância das competências sociais quando interagem com o “outro” e, assim, melhorar o seu relacionamento aquando da realização de trabalhos de grupo.
- A avaliação do desempenho docente na escola básica portuguesa : entre o desenvolvimento profissional e a resistência à sua retaylorizaçãoPublication . Cardoso, César; Ramalho, Henrique; Cardoso, Ana PaulaA avaliação do desempenho docente tem vindo a assumir uma importância crescente e uma maior atenção dos investigadores pelos contextos escolares e pela relação direta entre a qualidade das abordagens de ensino e os níveis de desempenho dos alunos. Nos últimos anos, no contexto do sistema educativo português, a preocupação com a eficácia e a eficiência passa a considerar a avaliação dos professores como uma prioridade, trazendo à discussão a profissionalidade docente e a sua avaliação. Assim, este estudo tem como objetivo a análise dos elementos potenciadores e condicionadores do atual sistema de avaliação do desempenho docente relativamente à problemática do seu contributo para o desenvolvimento profissional ou da sua retaylorização. Tendo em atenção os objetivos propostos para este estudo, optou-se por realizar uma investigação que privilegiou uma abordagem quantitativa utilizando, na recolha de dados, o inquérito por questionário a sessenta e cinco docentes e a análise de documentos relacionados com a política educativa do agrupamento. O estudo permitiu concluir que este sistema de avaliação apresenta dimensões controversas que condicionam os objetivos intrínsecos do mesmo, nomeadamente ao nível do desenvolvimento profissional, das relações entre pares e da sua recetividade, sendo que a prevalência de questões burocráticas dificulta a sua implementação e contribui para a sua retaylorização. Em consequência destas conclusões são apresentadas algumas recomendações.
- Brincar com os sons : programa de desenvolvimento de consciência fonológicaPublication . Almeida, David Emanuel Rodrigues de; Cardoso, Ana PaulaO desenvolvimento da consciência fonológica é uma competência primária muito importante para a posterior aprendizagem das competências da leitura e da escrita. Assim, devido à escassez de formação nesta área no âmbito da formação inicial dos educadores de infância, torna-se fulcral a capacitação destes profissionais, tendo em vista desenvolver, de uma forma mais eficaz, os seus alunos, capacitandoos a tornarem-se leitores e escritores fluentes. Podem, assim, melhorar a funcionalidade comunicativa das crianças em sociedade e, consequentemente, a sua qualidade de vida. O objetivo deste estudo centra-se na realização de uma formação acerca do desenvolvimento da consciência fonológica para educadores de infância, verificando, posteriormente, qual o seu contributo ao nível dos conhecimentos teóricos e práticos destes profissionais. Para o efeito, realizou-se uma investigação-ação em que foram utilizados dois questionários, um antes da formação e outro após a mesma, como instrumentos de recolha de dados. A amostra não probabilística de conveniência foi constituída por 18 educadores de um grande agrupamento do concelho de Viseu. Concluiu-se que a formação contribuiu para a melhoria das conceções teóricopráticas dos educadores de infância, relativamente ao desenvolvimento, atividades e estratégias a utilizar ao nível da consciência fonológica. Contribuiu também para a compreensão da importância do desenvolvimento da consciência fonológica, em crianças dos 3 aos 6 anos, bem como do papel crucial que desempenha na futura aprendizagem das competências de leitura e escrita. Para além disso, a formação promoveu competências na deteção atempada das dificuldades de consciência fonológica, de forma a diminuir, no futuro, casos de crianças com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita.
- Desempenho do coordenador de departamento curricular e supervisão pedagógicaPublication . Abreu, Alice do Céu dos Santos; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoO presente estudo debruça-se sobre a perceção dos professores acerca do desempenho do Coordenador de Departamento Curricular na atual organização escolar portuguesa e sobre alguns fatores que podem influenciar esse mesmo desempenho. A metodologia utilizada enquadra-se no contexto de uma investigação de caráter descritivo e transversal, com a aplicação de um inquérito por questionário. Atendendo às características desta investigação, selecionámos uma amostra de conveniência, relativamente à proximidade geográfica e à exequibilidade do estudo, procurando abranger todos os professores dos vários departamentos curriculares, de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu. A informação recolhida foi sujeita a análise estatística descritiva e inferencial. Os resultados obtidos indicam que, relativamente ao desempenho do Coordenador de Departamento Curricular, os docentes valorizam a promoção da articulação entre os professores do próprio departamento curricular com outros departamentos, o incentivo à reflexão sobre as práticas docentes e à abertura à mudança e inovação. Consideram também que o Coordenador de Departamento Curricular deve promover o trabalho colaborativo, bem como gerar e partilhar conhecimentos. Os professores consideram ainda que os fatores que podem influenciar de forma negativa o desempenho do cargo são a elevada carga letiva atribuída ao coordenador e a consequente falta de tempo para responder a todas as solicitações que o cargo exige. Relativamente à formação especializada em supervisão pedagógica, de todos os professores inquiridos, apenas os educadores de infância consideram que este é um fator que pode influenciar positivamente o desempenho do cargo. Dada a escassez de estudos neste âmbito, as conclusões desta investigação podem contribuir para o maior conhecimento sobre a figura do Coordenador de Departamento Curricular, as suas funções enquanto líder e supervisor e a sua influência no desenvolvimento do trabalho da escola enquanto organização, uma vez que este é um cargo de gestão intermédia relativamente recente na estrutura escolar portuguesa.
- Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plásticaPublication . Marcelino, Ana Luísa do Rosário Batista Marques; Cardoso, Ana Paula; Pereira, JoséO presente estudo tem como principal propósito perspectivar a Educação Pela Arte, de modo a analisar a pertinência do Clube de Artes, como desenvolvimento integral, promotor das competências da Educação Artística ao nível do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico como uma mais-valia para o enriquecimento artístico na formação do aluno e no desenvolvimento da Expressão e Educação Plástico – Artística. Com esta finalidade, desenhou-se uma investigação qualitativa, tipo estudo de caso, com uma amostra constituída por 24 sujeitos, do 5º ao 9ºano de escolaridade do Ensino Básico. Dos instrumentos utilizados para a recolha de dados, destacam-se uma grelha de observação e uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos permitem conhecer as opiniões e as motivações que levam os alunos a frequentar este clube, entre outras, o reconhecimento do clube de artes como um espaço de aprendizagem pela via da liberdade de acção e expressão, assim como, um território de prazer, capaz de proporcionar uma ambiência afectiva, espontânea e auto-expressiva. Permitem igualmente tecer algumas analogias com o Ensino Artístico e com o desenvolvimento de competências específicas dos três eixos estruturantes do domínio da Educação Plástica e Educação Visual, a saber: fruiçãocontemplação, produção-criação e reflexão-interpretação, contribuindo para a formação global e integral do aluno.
- Educação sexual no 1º ciclo de Ensino Básico : Percepção de Pais e ProfessoresPublication . Chaves, Joana Adelaide Pereira; Cardoso, Ana PaulaA implementação da educação sexual nas escolas portuguesas é um tema polémico, que se vem debatendo há já alguns anos. Apesar da sua pertinência na formação integral de todos os indivíduos, e da actual legislação que confere a obrigatoriedade da leccionação da educação sexual nas escolas, constata-se um certo adiamento por parte dos professores para a integração definitiva desta temática, na prática lectiva no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º Ciclo). Com a realização deste trabalho, pretendemos conhecer a percepção dos pais/encarregados de educação e dos professores do 1º Ciclo relativamente à implementação da educação sexual em meio escolar e comparar as suas perspectivas face a esta problemática. De forma a encontrarmos respostas ao problema de investigação, propusemo-nos a realizar um estudo de natureza quantitativa, recorrendo a uma pesquisa de carácter descritivo e comparativo, utilizando o inquérito por questionário. A investigação empírica decorreu durante o ano lectivo de 2010/2011, em três agrupamentos de escolas do concelho de Viseu, envolvendo 90 pais/encarregados de educação e 56 professores do 1º Ciclo. Através dos dados colhidos, constatámos que há diferenças estatisticamente significativas entre pais/encarregados de educação e professores no que concerne à dificuldade em abordar o tema da sexualidade, à relevância atribuída à educação sexual no 1º Ciclo, à opinião sobre a adequação dos conteúdos à faixa etária, e metodologia utilizada, bem como à importância atribuída à ligação escola/família. Em qualquer dos casos, os professores revelam respostas mais favoráveis. Os resultados deste estudo revelam que, apesar de pais/encarregados de educação e professores concordarem com a obrigatoriedade da leccionação da educação sexual no 1º Ciclo, há ainda lacunas no que concerne à formação nesta área, nomeadamente no âmbito do relacionamento interpessoal e sexualidade com especial enfoque na afectividade.
- A Educação Tecnológica numa perspectiva de impacto ambiental e consumo selectivo : Trabalho final de estágioPublication . Carvalho, Fernando Nuno Costa de; Cardoso, Ana Paula; Rodrigues, PaulaResumo A sociedade actual insere-se numa época marcada por um impasse entre um progresso económico e uma crise ecológica, que começa a atingir contornos de irreversibilidade. Os problemas ambientais, em grande parte fruto de um consumo desenfreado, carecem de medidas urgentes, a curto e a longo prazo, que apenas serão possíveis de concretizar com uma educação ambiental promotora de uma mudança de valores, susceptível de nos colocar na rota do desenvolvimento sustentável, estando a escola numa posição privilegiada para dar um contributo fundamental. A disciplina de Educação Tecnológica (E.T.) poderá ter aqui um papel preponderante, uma vez que, no seu currículo, prevê a abordagem de conteúdos ligados ao ambiente e ao consumo, possibilitando assim uma implementação prática dos mesmos. Neste contexto, surge o problema da investigação empírica realizada: “Estará a Educação Tecnológica a contribuir para a formação de um consumidor selectivo, sensibilizado para o impacto ambiental das tecnologias?” Com o objectivo de proceder a uma avaliação e/ou monitorização do trabalho desenvolvido com os alunos que frequentam a disciplina de E.T. no terceiro ciclo, implementou-se um estudo descritivo exploratório que contou com uma amostra de 86 alunos e um grupo restrito de professores, que com ele colaboraram, para a verificação dos conhecimentos adquiridos pelos discentes e a sua relação com as decisões de consumo que tomam. Como instrumento de recolha de dados, utilizou-se o inquérito por questionário, que após tratamento e interpretação de resultados permitiu inferir a existência de um desfasamento entre os conhecimentos ambientais revelados pelos alunos e as suas decisões de consumo. Constatou-se que o contributo da E.T. na implementação destas matérias é de primordial importância, estando no entanto limitado por uma falta de afirmação desta disciplina no contexto curricular, o que se reflecte numa consequente falta de crédito horário, agravada pela diversidade de formação dos profissionais que a leccionam, inviabilizando, deste modo, uma interpretação abrangente e unívoca do seu currículo programático.
- A educação visual e tecnológica e a interdisciplinaridadePublication . Sousa, Rute Cláudia Paiva de; Cardoso, Ana Paula; Pereira, JoséA presente investigação tem como principal objetivo, verificar se as práticas interdisciplinares entre a disciplina de Educação Visual e Tecnológica e as outras disciplinas do mesmo ano curricular, favorecem as aprendizagens dos alunos no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo foi realizado no ano letivo de 2010/2011, em dois agrupamentos localizados em áreas geográficas distintas, uma na Beira Alta e outra na Estremadura. Salientamos ainda que as escolas A e B se situam respetivamente, numa zona rural de interior, em Seia, e a outra numa zona litoral e suburbana, na Malveira, perto da grande Lisboa. Esta investigação envolveu os docentes e alunos do 2º ciclo do Ensino Básico de ambas as escolas. No quadro teórico tentámos aprofundar as questões relacionadas com a disciplina de Educação Visual e Tecnológica, inserida no ensino artístico, e desta com a interdisciplinaridade, como também, perceber de que forma é possível a articulação entre conteúdos e objetivos das várias disciplinas com esta, e, sobretudo como é planificada e concretizada a interdisciplinaridade. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de natureza quantitativa de caráter descritivo e comparativo. No que diz respeito à metodologia utilizámos para a recolha de dados o inquérito por questionário. Pudemos assim concluir que, a maioria dos professores articula os conteúdos e objetivos da sua disciplina com as disciplinas do mesmo ano curricular. Constatamos que este facto favorece o aluno nas suas aprendizagens, uma vez que a consolidação dos conteúdos é feita, através interdisciplinaridade entre disciplinas, bem como, com os ensinamentos que estes alunos adquirem fora do meio escolar. Deste modo, o nosso estudo comprovou a importância da necessidade das práticas interdisciplinares entre a disciplina de Educação Visual e Tecnológica e as outras disciplinas do mesmo ano curricular, pois estas favorecem as aprendizagens dos alunos.
- Educar para os valores através da literatura infantil : um projeto de investigação - ação no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Rodrigues, Maria Aldina; Cardoso, Ana Paula; Lopes, Fernando AlexandreO presente trabalho surge no âmbito da docência, tendo como preocupação central a melhoria das relações das crianças com os seus pares, consciencializandoas, assim, para a importância do agir com ética. O principal objetivo desta investigação é o de perceber qual é o contributo das histórias, contadas em contexto de sala de aula, no desenvolvimento de conceitos de amizade, respeito e diferença em alunos do 3º ano de escolaridade. O estudo foi realizado com os alunos de uma turma do 3º ano de uma das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Viseu Norte, que, no geral, revelam dificuldades de relacionamento com os colegas e algum desconhecimento do verdadeiro significado de alguns valores, como é o caso da amizade, respeito e diferença. Para o efeito, aplicaram-se vários instrumentos de recolha de dados como uma primeira entrevista, no início da investigação; a observação participante; a análise documental resultante das atividades e diferentes desafios propostos sobre um corpus escolhido de acordo com os objetivos definidos no início do estudo; e, finalmente, uma segunda entrevista aplicada no final do estudo, que servirá para comparar resultados obtidos antes e após a implementação do estudo. Esta investigação permite concluir que a Literatura Infantil tem uma grande importância na promoção e desenvolvimento de valores, na melhoria das relações do Eu com o Outro, assim como no enriquecimento de vocabulário relacionado com a educação para a cidadania. Cada vez mais, na sociedade atual, se exige aos docentes inovação e estratégias diversificadas na educação para a cidadania, podendo-se constatar que a Literatura Infantil é um grande alicerce nesse percurso e uma verdadeira coadjuvante no alcance de resultados positivos.