ESSV - UEMC - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSV - UEMC - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Dias, António Madureira"
Now showing 1 - 10 of 21
Results Per Page
Sort Options
- Adesão dos enfermeiros às precauções básicas do controlo de infeção num hospital no centro do país : estudo transversalPublication . Rocha, Joana Romeiro de Sousa; Dias, António MadureiraIntrodução: A prática especializada em enfermagem Médico-Cirúrgica contribui para o desenvolvimento de competências do enfermeiro perante a pessoa em situação crítica. A IACS, é uma complicação comum nos serviços de saúde que resulta em morbimortalidade significativas, aumento do tempo de internamento e custos em saúde. As PBCI são um conjunto de boas práticas desenvolvidas e padronizadas, que devem ser implementadas objetivando a prevenção e transmissão cruzada de infeções. A adesão dos enfermeiros às PBCI influencia a qualidade dos cuidados prestados, através da prevenção e controlo de IACS, garantindo a segurança dos doentes e dos profissionais. Objetivos: Determinar a Adesão dos Enfermeiros às PBCI; identificar o nível de conhecimento dos Enfermeiros sobre as PBCI e descrever os níveis de recursos em PBCI de um hospital da região centro do país. Métodos: Realizou-se um estudo quantitativo transversal, com recolha de dados numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por 72 Enfermeiros de um Hospital da zona centro do País, com recurso a um questionário adaptado da escala de observação das PBCI da DGS. Resultados: Os resultados do nosso estudo, evidenciam que o nível de adesão dos enfermeiros às PBCI é bom/adequado, quanto ao nível de conhecimento dos enfermeiros sobre as PBCI é médio e relativamente aos recursos estes estão disponíveis. Conclusão: As precauções básicas de controlo da infeção são diretrizes básicas para reduzir o risco de transmissão de microrganismos e proteger os profissionais de saúde de doenças infeciosas, através de recomendações de práticas seguras de controlo de infeção nas instituições de saúde. A adesão a estas medidas, por parte dos enfermeiros, traduz-se na prestação de cuidados de saúde de qualidade e em segurança tanto para o profissional de saúde como para o doente. Neste contexto, o presente estudo permitiu demonstrar que o nível de adesão às PBCI entre enfermeiros num hospital da zona centro do país é adequado. Palavras-chave: Infeção, Prevenção, Precauções Básicas Controlo Infeção, Enfermeiros, Adesão.
- Atitudes e conhecimentos dos enfermeiros relativamente à prevenção da pneumonia associada à intubaçãoPublication . Lopes, Elsa Maria Gomes; Dias, António MadureiraIntrodução: A enfermagem, como ciência necessita do desenvolvimento de competências técnicas, aliadas à investigação fundamentada sobre a prática, para a qual contribuem os estágios em contexto de cuidados intensivos e em contexto de urgência. A pneumonia associada à intubação (PAI) é a infeção mais comum em cuidados intensivos, exigindo medidas eficazes de prevenção. O conhecimento dos enfermeiros é essencial para a prática dos cuidados e adesão às medidas de prevenção. Objetivos: Demonstrar as competências adquiridas em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Avaliar os conhecimentos e atitudes dos enfermeiros na prevenção da pneumonia associada à intubação, numa Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e Serviço Urgência - Cuidados Intermédios (SU-CI), de um hospital da zona centro. Métodos: Análise das competências adquiridas nos estágios em contexto de cuidados intensivos e em contexto de urgência; Descrição do estudo de natureza quantitativa, do tipo observacional, com análise descritiva e foco transversal. Resultados: Com uma amostra de 52 enfermeiros que exercem funções num hospital da zona centro de Portugal, sendo 61,5 % do sexo feminino, inferiu-se que as variáveis sociodemográficas: idade, género e tempo de exercício profissional, não influenciam o nível de conhecimento e as atitudes de prevenção da PAI. Os conhecimentos e atitudes são superiores para quem exerce na UCI. A formação académica e profissional e a participação em programas recentes de prevenção da PAI interferiu estatisticamente na aquisição de conhecimentos. A adesão às atitudes aumenta com o tempo de exercício no serviço e com os protocolos de prevenção da PAI. Quem tem mais conhecimentos refere maior adesão às atitudes e intervenções de prevenção da PAI. Conclusão: Os objetivos delineados para os estágios foram atingidos e as competências adquiridas. A investigação permitiu inferir que os enfermeiros da UCI e do SU-CI possuem conhecimentos moderados e atitudes adequadas sobre a prevenção da PAI, em doentes com tubo endotraqueal. Pretende ser um contributo para a mudança de atitudes, visando um cuidar diferenciado e especializado, baseado em evidências científicas. Recomenda-se aplicar o estudo a uma amostra alargada, para inferir resultados precisos e consistentes, em conjunto com a observação direta da prática dos enfermeiros, na prevenção da PAI. Palavras-chave: Atitudes; Conhecimentos; Enfermagem Médico-Cirúrgica; Pneumonia Associada à Intubação
- Competência comunicacional do enfermeiro de emergência em PortugalPublication . Fontes, Joana Isabel Dias Lopes Almeida; Dias, António Madureira; Coelho, Mauro Alexandre de AlmeidaEm Enfermagem, dinamismo e competitividade são características cada vez mais frequentes da prática, exigindo mais e melhor dos profissionais, em prol da qualidade da prestação de cuidados. Cada conduta individual aparenta, no entanto, estar relacionada com necessidades de formação, adequação de processos de comunicação, liderança e mediação de conflitos sempre subjetivos. O presente relatório visa documentar a aquisição de competências neste paradigma, em contexto de prática clínica à Pessoa em situação crítica, descrevendo finalidades, objetivos e atividades realizadas em contexto de estágio profissional tutorado, em serviço de urgência e unidade de cuidados intensivos. É o resultado de reflexão, tendo por base problemas identificados, análise segundo juízo crítico, e fundamentação segundo a evidência de outros autores, e suas recentes recomendações, para uma cultura de segurança em saúde. Culmina num estudo de investigação primário, objetivando a construção e validação de um instrumento de medida, a escala ECETIS, seguindo evidências científicas sobre comunicação eficaz recentes. Através de uma amostra não probabilística, obtida por técnica de bola de neve, constitui um projeto de pesquisa quantitativa, analítica e transversal. Demonstra a distribuição de características socio demográficas, académicas e profissionais, e sua significância, relativamente à eficácia da comunicação e transmissão de informação segura de Enfermeiros em contexto de handoff e handover. Infere conclusões positivas quanto à validade e fiabilidade da escala, reduzida no final a 22 afirmações, organizadas em cinco dimensões com boa consistência interna (>.60). revelando elevado potencial para utilização em investigação futura. Palavras-Chave: Competência Comunicacional; Enfermagem Emergência; Qualidade de Cuidados; Transição de Cuidados; ISBAR
- Competências dos enfermeiros de perioperatório em relação à segurança da pessoa em situação perioperatória : Instrumentos de avaliação : Revisão scopingPublication . Ribeiro, Patrícia Cláudia Marques dos Santos; Dias, António MadureiraIntrodução: Este relatório é o culminar do percurso desenvolvido durante o 9º Curso de Pós-Licenciatura e 8º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde de Viseu. Os Estágios na medicina intensiva e na urgência permitiram-me desenvolver as minhas capacidades a nível humano, comunicacional e técnicas, procurando a excelência nos cuidados através da prática baseada na melhor evidência científica. Objetivo: Realizar uma reflexão sobre os estágios e mapear a evidência científica sobre a importância dos instrumentos de avaliação das competências dos enfermeiros perioperatórios na segurança da pessoa em situação perioperatória. Métodos: Este trabalho foi elaborado em duas partes. Na parte I foi realizada uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas nos estágios, tendo como base as competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica. Na parte II, na componente de investigação: Competências dos Enfermeiros de Perioperatório em Segurança da pessoa em situação perioperatória: Instrumentos de avaliação- Revisão Scoping. Resultados: Os estágios permitiram-me desenvolver e adquirir competências nas diversas áreas, transformando-me numa melhor profissional prestando cuidados com maior qualidade e segurança. A componente de investigação permitiu desenvolver capacidades de pesquisa e síntese. Conclusão: A realização dos estágios mostrou-me que apesar de toda a experiência que possuo na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica, é sempre possível crescer como profissional e como pessoa. A componente de investigação permitiu demonstrar a importância dos instrumentos de avaliação sobre as competências em segurança na prestação de cuidados de maior qualidade á pessoa em situação perioperatória. Palavras-Chave: Segurança do doente; Bloco Operatório; Enfermagem; Instrumentos.
- Conhecimentos e práticas dos enfermeiros de serviços de urgência sobre recolha e preservação de vestígios forensesPublication . Rodrigues, Nuno Valentim Moutinho de Carvalho; Dias, António Madureira; Coelho, MauroIntrodução: O enfermeiro do serviço de urgência (SU) é o profissional que mais tempo passa junto do doente, realizando frequentemente procedimentos forenses para recolher, documentar, preservar e armazenar vestígios que possam ser usadas como prova pericial e relevância médico-legal. Objetivo: Determinar o nível de conhecimentos e de exequibilidade de práticas dos enfermeiros dos SU de um centro hospitalar da região centro de Portugal, na recolha e preservação de vestígios forenses. Métodos: Estudo quantitativo, descritivo-correlacional, em coorte transversal, numa amostra de 118 enfermeiros de SU. Aplicou-se o questionário com a escala “preservação de vestígios forenses: conhecimentos e práticas dos enfermeiros em serviços de urgência” (PVFCPESU). Resultados: Verificados valores percentuais mais elevados nos níveis razoáveis de conhecimentos, destacando-se 67,0% nos procedimentos referentes às vítimas de acidente de viação, seguindo-se as lesões resultantes de violência física e vítimas de arma branca (54,0%); 51,0% apresentam razoáveis conhecimentos na recolha e preservação de vestígios forenses, 25,0% fracos conhecimentos e 24,0% bons conhecimentos. Valores percentuais mais elevados, para a razoável exequibilidade, destacando-se as lesões resultantes de violência física (55,0%), vítimas de arma branca e de acidentes de viação (54,0%); fraca e boa exequibilidade de práticas perante as vítimas de asfixia e no total da exequibilidade (25,0%, respetivamente). Conclusão: Verificou-se que os enfermeiros dos SU apresentam níveis razoáveis de conhecimentos e de exequibilidade de práticas na recolha e preservação de vestígios forenses, sendo o tempo de exercício de enfermagem e desta no SU, variáveis preditoras dos conhecimentos e da exequibilidade de práticas forenses. Palavras-chave: Enfermagem médico-cirúrgica; enfermagem forense; vestígios forenses; serviço de urgência
- Cuidados de enfermagem na inserção, manutenção e remoção do cateter venoso central de inserção periférica : revisão scopingPublication . Borges, Ana Sofia Lopes; Dias, António MadureiraIntrodução: O presente relatório é o culminar de todo o percurso desenvolvido durante o Curso de Pós-Licenciatura e Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde de Viseu. Através da realização de estágios em contexto de urgência e cuidados intensivos foi-me possível desenvolver as minhas capacidades humanas, comunicacionais e técnicas, sustentando as minhas intervenções na melhor evidência científica possível, prestando cuidados de enfermagem de excelência. Objetivo: Realizar uma análise reflexiva dos estágios desenvolvidos e mapear os cuidados de enfermagem na inserção, manutenção e remoção do cateter venoso central de inserção periférica. Métodos: Este trabalho foi elaborado em duas partes. Na parte I foi realizada uma análise reflexiva às atividades desenvolvidas em cada um dos estágios, tendo como base as competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Na parte II consta, em formato de artigo, a componente de investigação: Cuidados de enfermagem na inserção, manutenção e remoção do cateter venoso central de inserção periférica- revisão scoping Resultados: os estágios permitiram-me desenvolver competências nas diversas áreas, cimentando os conhecimentos previamente adquiridos. A componente de investigação permitiu desenvolver capacidades de pesquisa e síntese. Conclusão: a realização dos estágios permitiu melhorar a minha prática clínica, prestando cuidados mais especializados. A elaboração da componente de investigação permitiu identificar as intervenções de enfermagem, no que diz respeito ao cateter venoso central de inserção periférica, que permitem uma melhoria dos cuidados. Também se constatou a falta de estudos em doentes adultos, sendo a maioria dos estudos na população pediátrica. Palavras-chave: Enfermagem Médico-Cirúrgica; prática reflexiva; Urgência; Cuidados Intensivos
- Cuidados de enfermagem omissos : perceção dos enfermeiros em cuidados intensivosPublication . Rodrigues, Andreia Raquel Moreira; Dias, António MadureiraIntrodução: O grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na vertente da pessoa em situação crítica, requer o desenvolvimento de conhecimentos e competências aprofundadas (comuns e específicas), demonstrando elevados níveis de julgamento clínico e tomada de decisão refletida e fundamentada na mais recente evidência científica. Cuidados de Enfermagem Omissos são os cuidados de enfermagem necessários que são omissos, em parte ou na totalidade, ou significativamente adiados, levando os enfermeiros a uma encruzilhada. Objetivos: Evidenciar o desenvolvimento de competências específicas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na vertente da pessoa em situação crítica. Determinar a frequência e as razões para a omissão cuidados de enfermagem e relacioná-las com a influência de diversos fatores. Métodos: Utilizada uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva, suportada pela mais recente evidência científica. Estudo descritivo analítico e correlacional, realizado através de um questionário constituído por três partes: caracterização dos cuidados de enfermagem omissos, caracterização do ambiente da prática de cuidados e caracterização demográfica, académica e profissional. Resultados: Os cuidados de enfermagem omissos com percentagens mais elevadas de omissão são: deambulação três vezes por dia ou conforme planeado; suporte emocional à pessoa e/ou família; posicionar o doente a cada duas horas; ensinar o pessoa sobre a doença, exames e estudos de diagnóstico; documentação completa de todos os dados necessários; alimentar o doente quando os alimentos ainda estão quentes; e assistir a reuniões interdisciplinares sempre que realizadas. Como razões mais frequentemente apontadas para a omissão de cuidados surgem a gravidade e fluxo de pessoas, dotações de profissionais e a comunicação na equipa. O ambiente da prática de cuidados é considerado como razoável. Conclusão: As intervenções e atividades desenvolvidas ao longo dos estágios possibilitaram a consolidação de conhecimentos, bem como o desenvolvimento da autonomia reflexiva que permitiu aquisição de competências específicas em enfermagem médico-cirúrgica, na vertente da pessoa em situação crítica. O desenvolvimento de competências de investigação, possibilitou inferir que há necessidade de um investimento maior na área de investigação dos cuidados de enfermagem omissos, visto que a omissão de cuidados acarreta não só uma falta para com a pessoa, como levanta questões éticas à prática de enfermagem. Palavras-chave: enfermagem; cuidados de enfermagem omissos; ambiente da prática de cuidados.
- Demora no atendimento intra-hospitalar na cardiopatia isquémica : Via verde coronáriaPublication . Sousa, Renato Simões de; Dias, António MadureiraA educação permanente e o aprimoramento profissional em Enfermagem são indispensáveis para assegurar uma prática segura, eficaz e humanizada. A utilização de evidências científicas na tomada de decisões clínicas fortalece a qualidade dos cuidados prestados, garantindo que as intervenções sejam baseadas em conhecimentos atualizados e rigorosos. A formação especializada é essencial para lidar com as complexidades das áreas de Enfermagem Médico-Cirúrgica e de Cuidados à Pessoa em Estado Crítico, permitindo que os enfermeiros enfrentem os desafios com competência e segurança. Manter o foco no cuidado centrado na pessoa, mesmo em contextos de alta complexidade, é fundamental para preservar a dignidade e atender às necessidades individuais. Além disso, estimular a investigação e a geração de novos saberes contribui para o avanço da enfermagem enquanto ciência, promovendo práticas inovadoras e fundamentadas em evidências. Desse modo, é indispensável investir em formação contínua, na atualização de conhecimentos e na avaliação constante das competências, assegurando uma atuação cada vez mais qualificada e sintonizada com as exigências da pessoa em situação crítica. Objetivo: Refletir de forma crítica e fundamentada sobre as atividades desenvolvidas durante os estágios clínicos realizados no Serviço de Urgência e na Unidade de Cuidados Intensivos, evidenciando o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e especializadas voltadas para uma prática centrada na pessoa, segura e sustentada pelas melhores evidências científicas disponíveis. Avaliar o tempo de espera no atendimento hospitalar de pacientes com cardiopatia isquémica que deram entrada pela Via Verde Coronária. Métodos: Este trabalho está dividido em duas partes: a Parte I contempla a contextualização das competências gerais e específicas da enfermagem médico-cirúrgica adquiridas durante os estágios em contexto de urgência e cuidados intensivos, bem como as atividades desempenhadas; já a Parte II corresponde a um estudo de investigação descritivo, transversal e retrospetivo, com abordagem quantitativa intitulado “Tempo de demora no atendimento intra-hospitalar nas Síndromes Coronárias Agudas – Via Verde Coronária”. A amostra, não probabilística, foi composta por indivíduos admitidos no Serviço de Urgência com dor torácica sugestiva de cardiopatia isquémica entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024 com ativação da Via Verde Coronária. Os dados foram colhidos por meio da análise documental dos registos clínicos. Resultados: Os estágios em Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos possibilitaram o aprofundamento das competências técnicas, relacionais e éticas indispensáveis a uma prática de enfermagem segura e centrada na pessoa, baseada em evidências científicas. As atividades desenvolvidas favoreceram a melhoria da capacidade de intervenção rápida e eficaz, promovendo uma abordagem integral ao doente, com respeito às suas necessidades e valores. A vivência prática destacou a importância das habilidades de comunicação, do trabalho colaborativo e da tomada de decisões clínicas, especialmente em contextos com elevada exigência. A análise dos tempos de resposta evidenciou variações associadas a fatores sociodemográficos (como idade e sexo), variáveis clínicas (gravidade do quadro, doenças associadas) e fatores organizacionais (como gestão de recursos e dinâmica do serviço), o que ressalta a importância de estratégias que melhorem a agilidade e a qualidade do atendimento. Conclusão: As experiências formativas e investigativas propiciaram o desenvolvimento de competências avançadas na gestão do cuidado a pessoas em estado crítico, na análise de indicadores de qualidade e na tomada de decisões clínicas fundamentadas. Esse processo resultou numa prática de enfermagem mais autónoma, qualificada e voltada para a melhoria contínua dos cuidados em ambientes de alta complexidade. Os dados obtidos no estudo reforçam a importância do tempo na abordagem inicial, no diagnóstico precoce e no tratamento da Síndrome Coronária Aguda, destacando esse fator como um indicador sensível da qualidade dos cuidados prestados em situações de urgência. Palavras-chave: Enfermagem médico-cirúrgica; Cuidados intensivos; Formação contínua; Prática baseada em evidências; Cardiopatia isquémica; Via verde Coronária.
- Eficácia do uso do colar cervical na imobilização da coluna cervical : protocolo de revisão umbrellaPublication . Cunha, Rui Filipe Lourenço da; Dias, António Madureira; Mota, Mauro AlexandreA lesão vertebromedular é altamente incapacitante, podendo condicionar a perda de sensibilidade e função motora, bem como a disfunção de múltiplos órgãos. Uma grande percentagem destas lesões ocorre na região cervical, estando associadas a uma maior mortalidade e morbilidade. A imobilização da coluna vertebral, é das técnicas mais comumente realizadas na abordagem à vítima de trauma, com o objetivo de evitar dano neurológico adicional em vítimas com lesão vertebromedular. A aplicação do colar cervical é realizada com o objetivo de promover a estabilização da coluna cervical da vítima com suspeita de fratura cervical, e prevenção da lesão ligamentar cervical. Esta é uma técnica amplamente utilizada pelas equipas de emergência hospitalar e presente nas diretrizes de atuação em trauma. No entanto, existem evidências de efeitos secundários negativos provocados pela aplicação do colar cervical, tais como dor, desconforto, úlceras de pressão por manutenção prolongada do colar cervical e aumento da pressão intracraniana. Existindo já diversas revisões sistemáticas realizadas acerca desta temática, com resultados conflituantes, o presente protocolo de revisão umbrella com o título “Eficácia da aplicação do colar cervical na imobilização da vítima de trauma com suspeita de lesão cervical: protocolo de uma revisão umbrella”, pretende constituir-se como um instrumento que permita uma visão estruturada e integrativa da informação existente, respondendo à questão de investigação: Qual a eficácia da imobilização com colar cervical nas vítimas de trauma com traumatismo cervical? Palavras-chave: Lesão vertebromedular, Lesão cervical, Colar cervical, Imobilização, Pré-hospitalar.
- Escala de avaliação de risco para úlceras por pressão em cuidados intensivos : Tradução e validação para a população portuguesaPublication . Borges, Diana Isabel Fernandes Marques; Dias, António MadureiraIntrodução: O presente relatório descreve o percurso formativo realizado ao longo do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, com especial enfoque nas experiências adquiridas durante os estágios em contexto de urgência e cuidados intensivos. Estas experiências foram fundamentais para o desenvolvimento de competências humanas, comunicacionais e técnicas, que sustentam as intervenções de enfermagem, sempre alicerçadas na melhor evidência científica, com o objetivo de prestar cuidados de enfermagem de excelência. Objetivo: O principal objetivo deste relatório é realizar uma análise reflexiva dos estágios desenvolvidos, bem como traduzir e validar uma escala de avaliação de risco para úlceras por pressão em cuidados intensivos, adaptando-a à realidade da população portuguesa. Métodos: Este trabalho é composto por duas partes distintas. Na Parte I, foi realizada uma análise reflexiva das atividades desenvolvidas em cada um dos estágios, tendo como referência as competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A Parte II apresenta, a componente de investigação, que versa sobre a tradução e validação da escala de avaliação de risco para úlceras por pressão em cuidados intensivos, para a população portuguesa. Resultados: Os estágios proporcionaram uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento de competências em diversas áreas, consolidando assim os conhecimentos previamente adquiridos ao longo do mestrado. A componente de investigação permitiu ainda aprimorar capacidades de pesquisa e análise crítica, essenciais para a prática clínica. Conclusão: A realização dos estágios foi um passo crucial para a melhoria da prática clínica, permitindo a prestação de cuidados mais especializados e ajustados às necessidades dos utentes. A elaboração da componente de investigação, que incluiu a tradução e validação da escala de avaliação de risco para úlceras por pressão em cuidados intensivos, representa uma contribuição significativa para a adaptação de ferramentas de avaliação à realidade da população portuguesa, promovendo assim a qualidade e a segurança dos cuidados prestados. Palavras-chave: Enfermagem Médico-Cirúrgica; prática reflexiva; Urgência; Cuidados Intensivos.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »