Browsing by Author "Campos, Sofia"
Now showing 1 - 10 of 76
Results Per Page
Sort Options
- Abandono escolar dos estudantes do ensino superior: o caso de um Instituto Superior Politécnico da região centroPublication . Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Cardoso, Ana Paula; Duarte, João; Cabral, Lídia; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Abrantes, José Luís; Guiné, Raquel
- Alfabetização emocional de professores de Educação EspecialPublication . Campos, Sofia; Martins, Rosa; Felizardo, SaraO trabalho que desenvolvemos tem como principal objectivo avaliar o contributo da Alfabetização Emocional para a Inteligência Emocional de Professores de Educação Especial que trabalham com crianças e jovens portadoras de deficiência nas Escolas. Nesta perspectiva, pretende-se perceber como é que as variáveis Consciência Emocional, Expressão Emocional e Consciência Emocional dos Outros podem influenciar a Inteligência Emocional dos docentes de Educação Especial, para que deste modo possamos compreender a importância do desenvolvimento deste conceito na autogestão das emoções e na construção de relações inter e intra pessoais, que levem a uma maior eficácia destes profissionais dentro da escola. É um estudo epidemiológico, transversal correlacional e descritivo. A amostra foi constituída por um total de 135 indivíduos que correspondem a 130 professores do género feminino e 5 professores do género masculino de Educação Especial. Foi aplicada uma Escala de Inteligência Emocional. Os principais resultados revelam que ao nível da dimensão Alfabetização, se verifica que o factor com valores mais elevados corresponde à Consciência Emocional dos Outros (68,89%), valores médios na Consciência Emocional (57,78%), na Expressão Emocional encontramos valores de vulnerabilidade (34,81%), havendo ainda 26,67% dos indivíduos da amostra que requerem atenção neste último fator.
- Are Consumers Aware of Sustainability Aspects Related to Edible Insects? Results from a Study Involving 14 CountriesPublication . Guiné, Raquel P. F.; Florença, Sofia De Guiné E; Anjos, Ofélia; Boustani, Nada M.; Chuck-Hernández, Cristina; Sarić, Marijana Matek; Ferreira, Manuela; Costa, Cristina Amaro Da; Bartkiene, Elena; Cardoso, Ana Paula; Tarcea, Monica; Correia, Paula; Campos, Sofia; Papageorgiou, Maria; Camino, Daniel Abarquero; Korzeniowska, Malgorzata; Černelič-Bizjak, Maša; Kruma, Zanda; Damarli, Emel; Ferreira, Vanessa; Djekic, IlijaIn recent years, edible insects have been suggested as an alternative food that is more sustainable compared with other sources of animal protein. However, knowledge about the sustainability aspects associated with this source of food may play a role in convincing consumers to adopt insects as part of their diet. In this context, the present study investigated the level of knowledge about the sustainability of edible insects in a group of people originating from 14 countries, with some naturally entomophagous and others not. To measure the knowledge, 11 items were selected and the scores obtained were tested with statistical tools (t-test for independent samples, analysis of variance—ANOVA) to search for differences according to sociodemographic and socioeconomic characteristics, geographical origin, and consumption habits of edible insects. The obtained results showed that, in general, knowledge is moderate, with the values of the average scores for the 11 items investigated ranging from 0.23 ± 0.99 to 0.66 ± 1.02, on a scale ranging from –2 (=very low knowledge) to 2 (=very high knowledge). The highest scores were found for items relating to the lower use of animal feed and lower emission of greenhouse gases required for the production of insects compared with beef. When investigating the differences between groups of participants, significant differences were generally found, revealing a trend for higher knowledge among males and young adults, for participants residing in urban areas and in countries such as Spain, Mexico, and Poland, and for participants with higher education levels and higher incomes. When testing the influence of consumption variables on the level of knowledge, the results showed a higher knowledge for participants who had already consumed insects or are willing to consume them. Finally, it was observed that higher knowledge was found for participants whose motivation to consume insects related to curiosity, a wish to preserve the planet, the gastronomic characteristics of insects, and their nutritional value. In conclusion, these results clearly indicate a very marked influence of a number of variables on the knowledge about the sustainability of edible insects, and this may be helpful to delineate strategies to effectively raise knowledge and eventually increase the willingness to consider insects as a more sustainable alternative to partially replace other protein foods, even in countries where this is a not a traditional practice.
- Benefícios do programa de mentoria para a população estudantil do Instituto Politécnico de ViseuPublication . Marques Dos Santos, Paula; Coelho, Inês; Lopes, Mariana; Rodrigues, Mariana; Alves, Ana Berta; Campos, Sofia; Coutinho, EmíliaO presente trabalho de investigação, subordinado ao tema “Benefícios do Programa de Mentoria para a População Estudantil do Instituto Politécnico de Viseu”, tem como finalidade contribuir para melhorar as práticas inclusivas nessa instituição de ensino superior (IES). A implementação dos princípios da educa-ção inclusiva no ensino superior é um desafio à própria instituição, professores e estudantes, o que pode ser concretizado na implementação de Programas de Mentoria.
- Cancer Prevention and Management Trough Phenolic CompoundsPublication . Guiné, Raquel P. F.; Florença, S. G.; Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Okpala, C.; Korzeniowska, M.The chemical molecules included in the class of phenolic compounds encompass a very large variety of structures, constituting numerous families of compounds, such as, for example, the phenolic acids or the flavonoids, of which are particularly relevant the anthocyanins. These molecules, due to their chemical structures with aromatic rings, have a high antioxidant capacity which have proven to be quite beneficial for many health conditions. Among their many health benefits, polyphenols also have been described as providing important tools to prevent or help in the treatment of diverse types of cancer, namely though the regulation of cell signal transduction and gene expression, which allows controlling the development of cancer cells. In this context the present chapter highlights some scientific evidence corroborating the role of polyphenols in the prevention and treatment of cancer.
- Citizenship Education and teacher training: Implications for teaching practicePublication . Cardoso, Ana Paula; Costa, Ana Sofia; Rocha, João; Ferreira, Manuela; Campos, SofiaCitizenship Education is one of the main challenges faced in educating children and young people in societies undergoing a rapid process of globalization in this decade, and it requires that teachers marshal particular knowledge and skills. Although this is a subject area that is part of the curriculum, it is often undervalued in teaching practice in the 1st cycle of basic education (CEB) [years 1 - 4]. It is, therefore, important to know the degree to which teachers are prepared to address citizenship issues, the relevance they attach to initial and ongoing training in this area, as well as the topics and/or content they would like to see addressed in their ongoing training, with a view to developing competencies related to citizenship in schools. To achieve these objectives, a descriptive cross-sectional study was conducted using a questionnaire survey as an instrument for data collection. The study covered a non-probabilistic sample of 91 mostly female 1st CEB teachers in the municipality of Viseu (Portugal), aged between 35 and 64 years. Regarding the results obtained, the overwhelming majority of teachers never attended training courses related to citizenship education, recognizing that there are aspects of their work that could be improved through attending such course, addressing issues related to teachers’ didactic knowledge and conflict management in the classroom. The suggestions made by the teachers to promote meaningful learning in this area are an important contribution of this research, highlighting the focus on training (teachers and parents/guardians) and in fostering initiatives that promote the involvement of the educational community and other stakeholders in a cooperative and/or collaborative framework. This study aims to raise the scientific community’s awareness of the importance of ongoing training in improvements and innovations in teaching in terms of citizenship education. In particular, the data presented enable policy makers, management bodies and teachers to reflect on the importance and implications that ongoing training has or may have on teaching practice for schools to be able to respond to the changing demands of today’s society.
- Competencias emocionais e prevenção do abandono no ensino superiorPublication . Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Cardoso, Ana Paula; Margarida Correia Balula Chaves, CláudiaINTRODUÇÃO 12 Introdução ENSINO SUPERIOR: CONTEXTOS, APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS 20 Ensino Politécnico: Contextos Sociais, Motivações de Acesso e Competências Emocionais 36 Competências Emocionais e Sucesso Académico: Revisão de Literatura 50 Modelos Tradicionais e Alternativos de Aprendizagem no Ensino Superior em Contexto Pandémico QUALIDADE DE VIDA ACADÉMICA 62 Revalidação do Questionário de Qualidade de Vida Académica para os Estudantes do Ensino Superior Politécnico Português 78 Qualidade de Vida em Estudantes do Ensino Superior: Revisão Exploratória de Literatura ABANDONO ESCOLAR: PERFORMANCE DE APRENDIZAGEM E OUTROS FATORES PREDITORES 90 Performance de Aprendizagem e o Abandono Escolar no Ensino Superior 102 Intenção de Abandono Escolar dos Estudantes do Ensino Superior: Fatores Relacionais e de Gestão de Vida 114 Intenção de Abandono Escolar dos Estudantes do Ensino Superior: A relevância das Dimensões Organizacionais e de Profissão/Carreira INTENÇÃO DE ABANDONO: Comparação entre Países 128 Intenção de Abandono no Ensino Superior: Estudo comparativo entre Estudantes Portugueses e Espanhóis 152 Intenção de Abandono Escolar nos Estudantes do Ensino Superior no Brasil
- Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémicaPublication . Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Cardoso, Ana Paula; Margarida Correia Balula Chaves, CláudiaOs objetivos da educação escolar não devem incidir apenas na aquisição de conhecimentos, mas também no desenvolvimento de processos e mecanismos de aprendizagem e de autorregulação, que possibilitem ao aluno a construção ativa dos seus próprios conhecimentos e o orientem para a construção de respostas adequadas às diferentes situações. A educação tem assim como função e princípio fundamental contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa, contemplando o “espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade” (Delors, 2003, p, 99). Neste sentido, só incentivando e capacitando os alunos para a utilização adequada de estratégias de aprendizagem e de identificação e compreensão das emoções, é que podemos promover uma aprendizagem ativa, consciente e responsável e, consequentemente, promover o sucesso educativo. Sendo este um fenómeno multifatorial, e tal como é referido nesta obra, salienta-se que “o tipo e a qualidade das relações interpessoais que se estabelecem são cruciais para o desenvolvimento harmonioso das crianças e jovens, na sua condição simultânea de alunos, filhos e cidadãos”, fazendo emergir “a necessidade de promover as competências emocionais de todos os intervenientes da relação educativa, que tenham impacto no sucesso escolar” (p. 109). Considerando o objetivo central deste livro, a apresentação de um programa de “desenvolvimento de competências emocionais para alunos, pais e professores”, podemos referir que o mesmo, através de uma intervenção sistémica, veio suprir a necessidade de assegurar uma abordagem integrada, que considere os vários intervenientes educativos numa ótica de empowerment, de modo a alterar comportamentos menos ajustados e potenciar relações interpessoais mais produtivas. O livro encontra-se organizado em dois grandes capítulos, o primeiro incide sobre o enquadramento e justificação teórica e empírica para o desenvolvimento do programa Desenvolver +, apresentado no segundo capítulo. No capítulo 1, é evidenciada a importância do desenvolvimento de competências emocionais em professores, pais e alunos, e o seu contributo para a melhoria dos resultados escolares. Através da apresentação de resultados de investigações realizadas, os autores concluem em termos gerais que: a aplicação de um “programa de formação para a promoção de competências pessoais (bem-estar e inteligência emocional) e profissionais dos professores de alunos com comportamentos disruptivos” (p. 26) apresenta um contributo positivo para a gestão das emoções em sala de aula e para a melhoria da interação pedagógica; os programas de intervenção centrados nos pais “potenciam a otimização de informação e a melhoria das competências parentais ajustadas, a capacidade de expressão e de regulação das suas emoções” (p. 36), entre outros aspetos; no que concerne à intervenção com alunos, os resultados obtidos evidenciam que as atividades desenvolvidas, relativas às competências e habilidades emocionais, em geral, revelaram ser bem sucedidas e, a partir de observações e dos inventários administrados, verificou-se um aumento significativo do índice de identificação emocional após a implementação de um programa de atividades, elaborado com base no documento contemplado no Currículo do 1ª Ciclo do Ensino Básico, Referencial de Educação para a Saúde (2016), apresentado pelo autores em anexo (pp. 91-93). O foco central desta obra encontra-se nas páginas 109 e seguintes, que consiste na exposição exaustiva e pormenorizada do Programa Desenvolver +. Após a apresentação da sua fundamentação e objetivos gerais, entre os quais salientamos: “promover o desenvolvimento de comportamentos, atitudes e competências emocionais, relacionais, sociais, de cidadania ativa, crítica e corresponsável”, bem como “contribuir para melhorar a motivação e promover competências instrumentais para o estudo que potencie o sucesso escolar” (p. 110), é apresentado o Programa Desenvolver +, programa de intervenção sistémica que pode ser aplicado a alunos, respetivos pais e professores “para que, de uma forma integrada, se possam alterar comportamentos menos ajustados e se potenciam relações interpessoais mais produtivas, mais comportamentos positivos e maior sucesso escolar” (p. 14). Em termos de estrutura, o programa é composto por: • 11 sessões destinadas a pais, onde se pretende desenvolver: competências emocionais para a relação com os filhos, competências instrumentais para ajudar os filhos nas tarefas escolares e competências de relação interpessoal: • 11 sessões destinadas a professores, onde se pretende desenvolver: competências emocionais e relacionais, gestão de conflitos (disciplina/indisciplina), gestão de sala de aula e pedagogias diferenciadas; • 11 sessões destinadas a alunos/filhos, onde se pretende desenvolver: motivação para o estudo e para a escola, competências de autocontrolo de comportamentos e competências emocionais e relacionais. O programa é de seguida exposto detalhadamente por sessões tendo em conta os seguintes tópicos: descrição, destinatários, questão/objetivos, métodos/material/equipamento, duração, reflexão/análise crítica da sessão e sugestões de melhoria, tarefa. O que o torna passível de ser utilizado e aplicado por profissionais habilitados para o efeito. Em síntese, trata-se de um livro de significativo rigor científico, bem estruturado, de escrita escorreita, em que todas as opções efetuadas para a construção do Programa Desenvolver + encontram-se fundamentadas em termos teóricos e empíricos. Salientamos que a abordagem sistémica e integrada que o caracteriza faz a diferença relativamente a outros programas existentes na área das competências emocionais.
- Comportamentos aditivos numa amostra de estudantes do ensino superiorPublication . Gonçalves, Amadeu; Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Magalhães, Cátia; Cardoso, Ana Paula; Guiné, Raquel P. F.
- Comportamentos de internalização e externalização dos alunos do 3º ciclo: Perspetiva de professoresPublication . Lopes, Filipa; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Duarte, João; Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Cardoso, Ana PaulaIntrodução: A adolescência é um período marcado por dificuldades relatadas por pais e professores na educação dos adolescentes e no modo como se comportam individual e na relação com os outros. A escola representa um espaço onde os adolescentes experienciam e manifestam vários comportamentos, seja na relação com os pares ou na relação com os professores. Objetivo: Analisar a perspetiva dos professores acerca dos comportamentos de internalização e externalização dos alunos do terceiro ciclo. Métodos: Foi realizado um estudo quantitativo, transversal, descritivo e analítico com uma amostra de 178 professores que avaliaram o comportamento de 178 crianças (89 rapazes vs. 89 raparigas avaliados), com uma idade média 13.74 anos (±0.864), frequentadoras do 8ºano (53.4%). A recolha de dados inclui o Questionário de Comportamentos da Criança para Professores (Teacher´s Report Form - TRF). Resultados: Os professores percecionam mais problemas de atenção (M=6.44; ±8.87) e comportamentos de internalização (M=3.98; ±4.64), em raparigas (OM=99.71; p=0.008), com 15 ou mais anos (OM=115.15; p=0.006), no 7ºano (OM=101.55). Conclusões: Os resultados salientam que a perspetiva dos professores é fundamental para uma visão integrativa dos adolescentes.