ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Amaro, Suzanne Fonseca"
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- Antecedentes e consequências do Brand Hate e a influência dos traços de personalidadePublication . Silva, Rémi Santos da; Amaro, Suzanne Fonseca; Ferreira, Bruno MorgadoA relação entre os consumidores e as marcas é um tema cada vez mais relevante, especialmente no que diz respeito ao impacto das emoções negativas nas avaliações e decisões dos consumidores. O ódio é a emoção mais negativa que um consumidor pode ter para com uma marca, levando a um relacionamento extremamente negativo ao qual vários autores designam de Brand Hate, ou seja, ódio à marca. Dada a importância de aprofundar o estudo das relações entre consumidores e marcas e uma vez que as marcas optam, cada vez mais, por estratégias relacionais, este estudo tem como principal objetivo entender a influência dos traços de personalidade no Brand Hate e nas suas relações com os antecedentes e consequências. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, tendo-se recorrido a um questionário como método de pesquisa. O tipo de amostragem utilizado para a recolha de dados foi não probabilística por conveniência, tendo sido recolhidas 225 respostas. A análise dos dados realizou-se utilizando o SPSS, o SmartPLS e o NVivo. Verificou-se que o Brand Hate é influenciado significativamente pelas experiências negativas passadas e, principalmente, pela incompatibilidade ideológica. Apurou-se, ainda, que o Brand Hate, tem relações significativas, principalmente, para com a reclamação privada e a mudança de marca, mas também com a vingança e a retaliação para com a marca. No âmbito da influência dos traços de personalidade, os indivíduos que sentem Brand Hate apresentam níveis de afabilidade mais baixos do que os que não sentem. Além disso, o impacto do Brand Hate na reclamação pública é maior em pessoas com índices mais baixos de extroversão, bem como com índices mais baixos de conscienciosidade. Concluiu-se, ainda, que o impacto do Brand Hate na reclamação privada é maior em pessoas com um baixo índice de sinceridade impulsiva, bem como com um baixo índice de desejo de aceitação social. Por último, verificou-se um maior impacto do Brand Hate na mudança de marca em pessoas com baixo índice de desejo de aceitação social. Por fim, são propostas implicações práticas que podem ser úteis a gestores de marca cujas marcas estejam inseridas em setores com maior propensão ao Brand Hate.
- Caminhar na era tecnológica em direção a Santiago de Compostela: Estudo do uso de uma app por parte dos peregrinosPublication . Antunes, Ângela Isabel Lopes; Amaro, Suzanne FonsecaO Caminho de Santiago, sendo uma rota de peregrinação importante para o território Português e Galego, que envolve o ambiente paisagístico e o Património Cultural e Religioso, tem demonstrado uma grande afluência de peregrinos nos últimos anos. Aliado a este contexto, e numa era tecnológica em que se vive, pretende-se estudar o impacto das novas tecnologias neste ambiente de peregrinação da era medieval. Mais concretamente, pretende-se perceber a utilização da tecnologia móvel por parte dos peregrinos durante a realização do Caminho de Santiago, assim como quais as características que consideram importantes para uma aplicação móvel de apoio à peregrinação e se estas têm influência na intenção de uso da mesma. Para o desenvolvimento desta investigação procedeu-se a uma exaustiva revisão da literatura sobre a utilização da tecnologia móvel no setor do Turismo, visto esta se revelar escassa no que concerne à peregrinação. Aliado à revisão da literatura, considerou-se relevante fazer um levantamento dos hábitos dos peregrinos e a utilização da tecnologia durante a peregrinação, realizando-se entrevistas exploratórias a 11 peregrinos que contribuíram para a construção do questionário. Após a realização das entrevistas, foi elaborado um questionário que foi distribuído online. Foram obtidas respostas de 1.140 peregrinos que já tinham realizado o Caminho de Santiago pelo menos uma vez. Em relação ao uso das novas tecnologias no geral, a análise fatorial aplicada revelou que os motivos de utilização de dispositivos móveis durante a peregrinação se podem dividir em quatro categorias: Lazer/informações, comunicar, conveniência e entretenimento. Em relação ao uso de uma aplicação específica sobre o caminho, os resultados mostram que apesar da grande maioria de inquiridos (81%) não ter conhecimento de uma aplicação móvel sobre o Caminho Português, mais de 55% afirmou que a probabilidade de usarem uma aplicação móvel de apoio à peregrinação seria elevada. Para analisar quais as características que os peregrinos mais valorizariam numa aplicação móvel de apoio à peregrinação a Santiago, foram identificadas três categorias de conteúdos através de uma análise fatorial: Características Gerais do Caminho, Características Turísticas e Culturais e Características Religiosas. Por último, aplicou-se uma regressão linear múltipla que revelou que os conteúdos relacionados com o Caminho e com os elementos turísticos e culturais são os que mais influenciam a intenção de uso da app por parte dos peregrinos. Considerando-se este estudo pioneiro no que concerne à utilização da tecnologia móvel por parte dos peregrinos, poderá revelar-se um suporte importante para os programadores de aplicações móveis, bem como para o desenvolvimento de estudos futuros.
- Consumer Motivations Towards Second-hand Clothing: a Case Study in PortugalPublication . Simões, Cláudia Pereira; Amaro, Suzanne Fonseca; Reis, Manuel António Lourenço dosThis research aims to explore the current dynamics of second-hand clothing (SHC) consumption among Portuguese consumers, focusing on the motivations behind it, the barriers to its adoption, and other behavioural and attitudinal dimensions to gain a deeper understanding of consumer engagement in this market. A comprehensive literature review was conducted, examining key topics such as consumerism, sustainability, fast fashion, consumer motivations, and the circular economy. This review provided a solid theoretical foundation and underscored the importance of addressing second-hand clothing consumption as a sustainable alternative in the context of contemporary environmental and social challenges. To gather data, an online survey was conducted in Portugal during November 2024. A total of 230 respondents participated, and the survey categorized them as SHC consumers or non-consumers. The questionnaire aimed to capture motivational and attitudinal factors, as well as behavioural patterns, providing a multidimensional perspective on SHC consumption. Factor analysis revealed four motivational factors for SHC consumption: sustainable, economic, hedonic, and ethical motivations, with sustainable and economic motivations being the most significant. Gender differences were observed, with females scoring higher on sustainability and economic motivations. For non-consumers, three barrier factors were identified: contaminated interaction, social perception, and availability of local second-hand stores, with the latter being the most substantial. By identifying these motivations, barriers, and behavioral patterns, this study contributes to a better understanding of how to design effective communication strategies aimed at promoting sustainable consumption practices. Encouraging the reuse of clothing is not only a step toward fostering a circular economy but also a means to combat consumerism and ensure a more sustainable future for society as a whole.
- Estudo à intenção de uso do consumidor a sistemas de pagamento móvel recorrendo a near field communicationPublication . Oliveira, David Francisco Ferreira de; Amaro, Suzanne FonsecaA tecnologia Near Field Communication mostra-se como uma solução para a realização de transações monetárias através de dispositivos móveis. Existindo uma tendência crescente à utilização de m-payment a nível mundial, também em Portugal a predisposição do consumidor para a utilização de pagamentos móveis aumenta. Como a utilização desta modalidade de pagamento revela benefícios tanto para o consumidor como para o comerciante, torna-se importante a investigação de possíveis variáveis relacionadas com a intenção de utilização desta modalidade de pagamento por parte do consumidor, que podem ser consideradas em estratégias de marketing com a finalidade de fomentar a adoção a m-payment por via de NFC. Este trabalho tem como objetivo principal um estudo à intenção de utilização de m-payment por via de NFC, focando o consumidor português. Pretende-se analisar que variáveis poderão influenciar o consumidor português a adotar esta tecnologia de forma a sugerir estratégias de marketing para o efeito. É proposto e testado um modelo integrado fundamentado no Modelo de Aceitação de Tecnologias de Davis (TAM), na Teoria de Difusão de Inovações (IDT) de Rogers e na revisão de literatura. Com a formulação de hipóteses, procura-se estudar as relações entre os constructos Atitude, Utilidade Percebida, Facilidade de Uso Percebida, Compatibilidade, Segurança, Conhecimento Tecnológico e Higiene Percebida e averiguar de que forma influenciam o constructo Intenção de Uso. É apresentado o novo constructo Higiene Percebida suportado pela revisão da literatura, proposto para medir de que forma a higiene de um processo de pagamento poderá influenciar na decisão do consumidor em a adotar. Foi adotada uma metodologia quantitativa. Os dados foram recolhidos utilizando um procedimento de amostragem não probabilística por conveniência através de um inquérito por questionário disponibilizado online, onde foram obtidas 214 respostas no total e consideradas para análise 210. Recorreu-se ao software IBM SPSS Statistics Versão 23 para a análise descritiva e para a realização de testes paramétricos aos dados recolhidos e foi utilizado o software SmartPLS Versão 3.3.3 para a validação do modelo e a testagem das hipóteses formuladas. Os resultados demonstram que as variáveis Atitude e Compatibilidade surgem como os constructos com maior influência direta na Intenção de Uso e o constructo Facilidade de Uso Percebida surge como a variável com maior influência indireta. Os constructos Facilidade de Uso Percebida, Utilidade Percebida e Segurança têm influência na Intenção de Uso através da Atitude, em contrapartida, o constructo Utilidade Percebida revela não ter uma influência direta na Intenção de Uso. Apesar da variável Conhecimento Tecnológico não revelar uma influência na Atitude, esta mostra um efeito positivo sobre a Intenção de Uso. O constructo Higiene Percebida tem sucesso em explicar a preocupação de higiene relacionada com a utilização de m-payment, tendo uma influência na Utilidade Percebida e assim, influenciando indiretamente a Intenção de Uso através da Utilidade Percebida e Atitude. Com base nesses resultados, este estudo propõe estratégias de marketing destinadas a aumentar a adoção de pagamentos móveis NFC por parte do consumidor.
- Fatores influenciadores nas compras por impulsoPublication . Lopes, António Luís Ferreira; Amaro, Suzanne FonsecaO estudo das compras por impulso tem atraído a atenção de investigadores há mais de 70 anos, dada a importância financeira que representam para os espaços comerciais e para as marcas. No entanto, existem poucos estudos sobre alguns dos fatores influenciadores das compras por impulso. Este estudo procura, assim, colmatar esta lacuna e aprofundar a influência dos amigos nas compras por impulso, quais as categorias de produtos mais adquiridas impulsivamente e as gerações mais propensas às compras por impulso. Foi utilizada uma abordagem quantitativa para testar as hipóteses propostas neste estudo, concretizada através da distribuição de um inquérito por questionário, em formato digital. Com uma amostra de 358 respostas válidas e completas, os dados foram tratados no SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), utilizando análises descritivas, que foram complementadas com técnicas de inferência estatística para testar as hipóteses em investigação. Os resultados sugerem que as mulheres são mais impulsivas sozinhas do que quando acompanhadas de uma amiga. A amostra forneceu também evidência de que a impulsividade varia em função da categoria do produto a comprar (produto alimentar, tecnológico, vestuário, etc.), verificando-se maior impulsividade na aquisição de produtos alimentares. Há ainda evidência de que o rendimento está também relacionado com as compras por impulso. Contudo, a amostra não permitiu estabelecer a existência de diferenças na impulsividade da compra no que diz respeito a diferentes gerações, géneros e níveis de habilitações literárias. A todos os envolvidos no marketing interessará compreender melhor os principais fatores das compras por impulso de forma a desenharem estratégias mais eficazes. Deseja-se que os profissionais do marketing que têm responsabilidades no desenho de estratégias consigam encontrar nos resultados e conclusões deste estudo, um conjunto de referências que lhes permitam definir novas estratégias comerciais, publicitárias e relacionais.
- O impacto do marketing na saúde dos portuguesesPublication . Serrano, José Maria Ponces de Serpa de Oliveira; Amaro, Suzanne Fonseca; Henriques, Carla Manuela RibeiroA investigação teve como objetivo analisar o impacto do marketing nos hábitos de saúde da população portuguesa. Foi realizada uma revisão abrangente da literatura sobre marketing social e seu impacto na promoção da saúde. A revisão forneceu informações valiosas sobre o papel do marketing em alterar as perceções do público e, influenciar o comportamento do consumidor face à sua saúde. Duzentas e vinte e duas pessoas responderam a um questionário para recolher dados sobre o impacto do marketing na promoção da saúde. Os resultados mostraram que a maioria dos entrevistados, considera como crucial a comunicação que promove hábitos saudáveis para a sociedade. Os resultados indicaram que as campanhas de sensibilização têm potencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas, tendo um número significativo de inquiridos afirmado que estas campanhas tiveram um impacto tangível nas suas próprias vidas, levando a uma mudança de comportamento, ou crenças em relação aos cuidados de saúde. Os resultados desta investigação fornecem informações importantes sobre o impacto do marketing na promoção da saúde, destacando a importância deste na difusão de bons hábitos da saúde e na mudança de estilos de vida para uma direção mais saudável. Ao entender o papel do marketing na saúde, e na formação do comportamento do consumidor, podem ser criadas estratégias eficazes para promover comportamentos saudáveis e prevenir doenças.
- Inovação e novas tecnologias no enoturismo: estudo de comportamento do consumidor que visita a Região Demarcada do DouroPublication . Cardoso, Tânia Andreia Guedes; Amaro, Suzanne Fonseca; Novais, Cristina Maria de Jesus BarrocoA evolução tecnológica, aliada ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e outras tecnologias digitais mais sofisticadas, como Realidade Virtual (RA), IoT (internet das coisas), Beacons, Chatbots, entre outras, trouxeram mudanças significativas para a indústria do turismo, transformando o ciclo da experiência turística. O enoturismo, assumido como um importante ativo estratégico de desenvolvimento do país, deve adaptar-se a esta tendência, de forma, a agregar valor à experiência enoturística. Apesar dos benefícios significativos das tecnologias, poucos estudos exploraram o uso de tecnologias por enoturistas durante todas as fases de sua jornada de viagem e como podem aprimorar a sua experiência de enoturismo. Assim, este estudo preenche esta lacuna ao explorar como os enoturistas utilizam as tecnologias na sua viagem turística (antes, durante e depois da viagem) e como melhoram a sua experiência enoturística. Para obtenção dos resultados, foi aplicado um inquérito por questionário disponibilizado online em língua portuguesa, inglesa e francesa aos visitantes da Região Demarcada do Douro. A partir deste método foi obtida uma amostra de conveniência, constituída por 207 respostas válidas. Através da análise fatorial exploratória (AFE) foi possível dividir a utilização das TICs em três fatores: fator 1 – Utilização das tecnologias mais elaboradas/sofisticadas; fator 2– Utilização de tecnologias mais práticas/utilitárias e fator 3 – Utilização de tecnologias após experiência. Com o objetivo de compreender quais os fatores que mais contribuem para a satisfação, experiência memorável e lealdade ao destino, procede-se ao cálculo dos coeficientes de correlação, verificando-se uma relação linear positiva entre a utilização das TICs na experiência enoturística e os construtos em estudo. Quanto ao perfil sociodemográfico, a partir do teste ANOVA foi possível concluir que os enoturistas de diferentes faixas etárias e género não mostram diferenças significativas na utilização das novas tecnologias na experiência enoturística. No entanto, verifica-se uma relação significativa entre o uso das tecnologias com as variáveis, habilitações académicas e rendimento. As conclusões deste estudo são relevantes para que as regiões vitivinícolas e stakeholders redesenhem as suas estratégias, podendo-se tornar mais competitivos ao incluir novas tecnologias em todas as fases da jornada do enoturista.
- A Percepção dos Portugueses sobre o uso de robôs físicos na restauração: Uma análise utilizando o Modelo de Aceitação de TecnologiasPublication . Monteiro, Ana Catarina da Silva; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Amaro, Suzanne FonsecaOs robôs, físicos e virtuais, têm um conjunto de características que permitem a sua aplicação nos serviços. Especificamente, na restauração surgiram os robôs físicos, robôs virtuais e restaurantes robóticos. Na restauração nacional, verifica-se que já existem alguns exemplos, embora escassos, de robôs físicos que servem à mesa. Os robôs físicos na restauração são uma novidade em Portugal, por isso, é importante entender a perceção nacional desta nova tecnologia. Assim, este estudo pretende entender a perceção dos portugueses sobre o uso dos robôs físicos na restauração. Como base na revisão de literatura e no Modelo de Aceitação de Tecnologias de Davis et al. (1989), este estudo propõe um modelo para analisar quais as variáveis que influenciam a utilidade dos robôs físicos na restauração, atitude em relação aos robôs físicos na restauração, intenção de ir a restaurantes com robôs físicos e facilidade de usar os robôs físicos na restauração. Mais, procura analisar se as perceções variam de acordo com os elementos sociodemográficos. Foi usada uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um questionário online, em que foram obtidas 361 respostas válidas. Os dados foram analisados utilizando o SPSS Statistics 28.0, nomeadamente para fazer a análise descritiva, efetuar a regressão linear múltipla, o teste z e teste de Kruskal-Wallis. Os dados revelaram que a intenção de ir a restaurantes com robôs físicos é essencialmente influenciada por ter uma atitude favorável em relação aos robôs físicos na restauração, pela perceção de ser uma experiência memorável e divertida e pela facilidade de usar os robôs físicos na restauração. Verificou-se, também, que apesar da utilidade dos robôs físicos na restauração influenciar negativamente a intenção de ir a restaurantes com robôs físicos, influencia positivamente a atitude. A confiança nos robôs físicos na restauração e diversão em ir a restaurantes com robôs físicos influenciam positivamente a facilidade de usar esses robôs, assim como a utilidade destes na restauração. Em relação aos elementos sociodemográficos, não se verificam muitas diferenças significativas. Com base nos resultados do estudo, propuseram-se algumas sugestões para os gestores e proprietários de restaurantes que queiram apostar na inserção de robôs físicos nos seus espaços.
- O perfil do turista e as suas motivações no território do Arouca GeoparkPublication . Chaves, Naír Balula; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Amaro, Suzanne FonsecaO objetivo geral desta investigação é conhecer as motivações que estão ligadas à pratica do Geoturismo e o perfil dos visitantes/Geoturistas no Arouca Geopark. Para se atingir o objetivo proposto, adotou-se uma abordagem mista, ou seja, a utilização dos métodos de investigação qualitativo e quantitativo. No qualitativo, foram efetuadas deis entrevistas exploratórias a stakeholders que atuam no território. Na abordagem quantitativa foi aplicado um inquérito online, tendo obtido um total de 840 respostas, das quais 607 pessoas já tinham visitado o Arouca Geopark. Com os resultados da investigação foi possível identificar as características sociodemográficas e de viagem do visitante ao Arouca Geopark. Também foi possível verificar as fontes de informação onde estes procuram detalhes sobre o território, sendo as mais evidenciadas neste estudo o "passa a palavra - família/amigos/colegas!, "site - Associação Geoparque Arouca", "site - Passadiços do Paiva" e "redes sociais". O estudo revela que as principais motivações para visitar o Arouca GeoparK são "Natureza e Aventura" e "Fuga à Rotina", existindo ainda outros fatores motivacionais, nomeadamente "Conhecimento", "Socializar", Desporto e Adrenalina" e "Sem Motivação". Ao nível das experiências foram identificados cinco fatores diferenciadores: "Qualidade Geral", "Educativa", "Evasiva", Relaxante" e "Interativa".Verificou-se que existem diferenças significativas entre as motivações e experiências de acordo com o género, idade, habilitações e rendimentos. A satisfação e a lealdade são também observadas neste estudo, permitindo avaliar a correlação da satisfação com as motivações e as experiências dos inquiriidos. Os resultados demonstram que os visitantes revelam uma elevada satisfação e lealdade com o Arouca Geopark. Este estudo possui grande relevância para os diversos agentes que atuam direta ou indiretamente no Arouca Geopark e outros Geoparques, uma vez que podem, assim, direcionar os seus produtos e serviços para quem os visita.
- Principais fatores motivacionais na compra de livros de ficçãoPublication . Leitão, Luís António Ferreira; Amaro, Suzanne Fonseca; Henriques, Carla Manuela RibeiroO presente projeto de Mestrado assenta no estudo dos principais fatores motivacionais na compra de livros de ficção, aprofundando a dicotomia uso próprio versus oferta, englobando duas perspetivas complementares: a sustentação bibliográfica e uma pesquisa quantitativa que foi concretizada através da distribuição de um inquérito por questionário, em formato digital, que permitiu obter 487 respostas válidas e completas. Os dados obtidos foram tratados no SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), utilizando análises descritivas, que foram complementadas com técnicas de inferência estatística. Os resultados permitiram concluir que, apesar de homens e mulheres oferecerem um número idêntico de livros, as mulheres compram e leem mais. Além disso, cerca de um terço dos livros comprados destina-se a oferta. Ficou ainda provado que a interação com os autores nas redes sociais apresenta uma associação positiva com a importância atribuida a esse fator na hora de comprar o(s) livro(s). As mulheres são mais sensíveis às “Políticas de Marketing” (Atendimento Personalizado; Facilidade de Pagamento; Local com Cartão de Fidelização; Preços e Descontos; Elevada quantidade de livros), enquanto critérios de seleção do local de compra. Importa referir que a compra é concretizada de forma menos impulsiva quando o livro é para oferta. Os atributos da capa mais relevantes no processo de decisão de compra são o “Título” e a “Sinopse”. Contudo, os diferentes fatores da capa estudados não apresentam diferenças significativas na compra para uso próprio comparativamente à oferta, no que respeita à sua importância. “Autores com prémios literários” e “Nobel” e “Ser uma novidade” (livro) são outros fatores (não da capa) que apresentam diferenças significativas favoráveis à compra para oferta. Por outro lado, “Recomendação de Amigos e Familiares” e “Presença/Ligação/Interação com o Autor nas redes sociais” são mais favoráveis à compra para uso próprio. As conclusões são relevantes para enquadrar as preferências dos consumidores, possibilitando aos profissionais do marketing algumas referências para definir estratégias que respondam às suas necessidades e ambições. Além disso, ao explorar a dimensão dos submercados (Uso próprio versus Oferta), será possível ir ao encontro das exigências dos compradores, tornando a subjetividade da aquisição/utilização numa ferramenta eficaz da própria idealização e personalização dos livros, permitindo conceber e implementar ideias empreendedoras que visem estimular a compra e, consequentemente, melhorar os hábitos de leitura de todos os portugueses.