Departamento de Gestão (DG)
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Browsing Departamento de Gestão (DG) by Field of Science and Technology (FOS) "Gestão Turística"
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- Ecoturismo, "A tapada do mata Lobos"Publication . Figueiredo, Aida Maria Paulo Mendes; Figueiredo, António José Queirós Soares de; Vicente, Margarida Alexandra LopesA Organização Mundial de Turismo (OMT), 1994 afirma que o turismo engloba as atividades das pessoas que viajam e permanecem em lugares fora do seu ambiente usual durante não mais do que um ano consecutivo por prazer, negócios ou outras finalidades. Hoje, o turismo está firmemente estabelecido na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, como um motor para o avanço da prosperidade, protegendo o planeta e lançando as bases para a paz e o entendimento entre os povos (Nações Unidas [NU], 2020). A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) causou, em geral, um impacto negativo na economia e na sociedade, mas, por outro lado, levou a um aumento da procura por espaços na natureza, no campo, nas aldeias e nas zonas interiores do país. A OMT (2020) reconhece que no atual contexto se vê uma clara aposta no mercado doméstico e um aumento da procura por espaços naturais e abertos e ainda que esta é uma tendência que parece vir para ficar. Para o Turismo de Portugal (TP), 2020 a Sustentabilidade no Turismo, é um caminho incontornável e assumido com crescente consciência pelos agentes do setor, à escala mundial. Significando, portanto, que deverá ter em conta as necessidades dos visitantes, do setor e das comunidades, bem como os seus impactos ambientais, económicos e sociais no presente e no futuro. De acordo com a Sociedade Internacional de Ecoturismo (2015), Ecoturismo é definido como o conjunto de atividades responsáveis realizadas em áreas naturais, que preservem o meio ambiente, sustentem o bem-estar da população local e envolvam interpretação e educação. Pelo que, tendo em vista esse propósito, a educação deve incluir funcionários e hóspedes. É, portanto, neste contexto que surge o presente trabalho, propondo compatibilizar a necessidade de realização do presente documento, decorrente da realização do próprio curso de Mestrado em Gestão Turística, com o desenvolvimento de um plano de estudo para a viabilidade de um negócio de alojamento em contexto de ecoturismo, baseado em laços e raízes familiares.
- Enoturismo: A Região do Dão e o Trabalho em RedePublication . Meneses, Juliana Maria Almeida; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Pato, Maria Lúcia de JesusAo longo do tempo, o Enoturismo tem-se expressado como um veículo de desenvolvimento económico das regiões. Na ótica dos turistas, as regiões mais afamadas em Portugal são o Douro e o Alentejo. Contudo, também outras regiões vitivinícolas iniciam o caminho para a sua projeção além-fronteiras, como é o caso da Região do Dão (RD). É neste contexto que nos deparamos com o imprescindível trabalho em rede desenvolvido pelas Rotas de Vinhos; centrado não só na dinamização do infindável mundo dos vinhos, bem como no posicionamento diferenciador num mercado cada vez mais competitivo. A presente Dissertação de Mestrado é desenvolvida no âmbito do Projeto de Investigação TWINE - “Co-creating sustainable Tourism & WINe Experiences in rural areas”. Esta investigação surgiu da necessidade de preencher algumas lacunas detetadas na revisão de literatura sobre o Enoturismo na RD e para perceber os benefícios subsequentes do trabalho em rede acordado entre os aderentes da Rota dos Vinhos do Dão (RVD) e a relação entre estes últimos e outros players do mercado, no sentido de ampliar o valor da RD. Além da revisão de literatura sobre enoturismo e trabalho em rede, esta investigação recai sobre a análise de 42 entrevistas semi-estruturadas dirigidas aos aderentes da RVD. Aliada a esta abordagem, as respetivas páginas web e redes sociais serão examinadas através de um conjunto de indicadores assentes na revisão de literatura. Este trabalho de investigação permitirá analisar o estado de evolução do enoturismo na RD e observar o trabalho em rede desenvolvido entre os aderentes. Concluiu-se que a maioria dos aderentes apenas partilha a informação base sobre a sua entidade nas suas páginas web, não apresentando grande informação sobre a RD. Após a avaliação dos resultados das várias variáveis pode afirmar-se que grande parte dos aderentes trabalha por si e para si, não existindo grande cooperação em rede.
- Os eventos da Região Centro e os impactos do Covid-19Publication . Sabino, Rita Pereira; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida SeabraO presente relatório reflete o estágio curricular realizado na Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal (ERTCP). O estágio decorreu durante seis meses, iniciado no dia 2 de novembro de 2021 e finalizado no dia 29 de abril de 2022, no Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico (NAIT) onde foram desempenhadas várias atividades centradas principalmente na monitorização da atividade turística regional e sub-regional, bem como na dinamização do Observatório de Atividade Turística da Entidade, o “Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal. Os eventos, neste caso os que ocorrem na Região Centro de Portugal, são o foco deste relatório, constituindo um dos setores mais importantes do turismo global e, de acordo com a literatura, capazes de gerarem impactos impressionantes, a nível económico, sociocultural e ambiental. No entanto, os eventos nos últimos dois anos (2020 e 2021) atravessaram uma fase muito negativa devido ao surto da doença COVID-19, declarada como uma pandemia. O objetivo do estudo passa por perceber quais são os eventos e a sua importância na Região Centro de Portugal e perceber igualmente qual foi o impacto da pandemia nos eventos. De modo geral, antes do surgimento da pandemia, os dados demonstram que os eventos podem ser de enorme importância para um destino turístico, uma vez que se evidenciam como uma boa estratégia para contornar a sazonalidade de um destino e têm a capacidade de atrair um grande número de visitantes, uma realidade que pode ser visualizada no número de dormidas dos alojamentos turísticos e no aumento de compras em serviços locais. A título de exemplo, em 2017 a Região Centro teve a maior taxa de ocupação até à data, cerca de 34,3% (INE, 2018), em virtude da visita do Papa Francisco a Fátima. A partir do momento em que se fizeram sentir os efeitos da pandemia e das restrições de circulação associadas, o impacto neste setor foi extremamente negativo, na medida que a maioria dos eventos foram cancelados, porém salienta-se a redefinição de alguns eventos que adotaram novos métodos para se apresentarem, nomeadamente através de exibições online.
- Inovação e novas tecnologias no enoturismo: estudo de comportamento do consumidor que visita a Região Demarcada do DouroPublication . Cardoso, Tânia Andreia Guedes; Amaro, Suzanne Fonseca; Novais, Cristina Maria de Jesus BarrocoA evolução tecnológica, aliada ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e outras tecnologias digitais mais sofisticadas, como Realidade Virtual (RA), IoT (internet das coisas), Beacons, Chatbots, entre outras, trouxeram mudanças significativas para a indústria do turismo, transformando o ciclo da experiência turística. O enoturismo, assumido como um importante ativo estratégico de desenvolvimento do país, deve adaptar-se a esta tendência, de forma, a agregar valor à experiência enoturística. Apesar dos benefícios significativos das tecnologias, poucos estudos exploraram o uso de tecnologias por enoturistas durante todas as fases de sua jornada de viagem e como podem aprimorar a sua experiência de enoturismo. Assim, este estudo preenche esta lacuna ao explorar como os enoturistas utilizam as tecnologias na sua viagem turística (antes, durante e depois da viagem) e como melhoram a sua experiência enoturística. Para obtenção dos resultados, foi aplicado um inquérito por questionário disponibilizado online em língua portuguesa, inglesa e francesa aos visitantes da Região Demarcada do Douro. A partir deste método foi obtida uma amostra de conveniência, constituída por 207 respostas válidas. Através da análise fatorial exploratória (AFE) foi possível dividir a utilização das TICs em três fatores: fator 1 – Utilização das tecnologias mais elaboradas/sofisticadas; fator 2– Utilização de tecnologias mais práticas/utilitárias e fator 3 – Utilização de tecnologias após experiência. Com o objetivo de compreender quais os fatores que mais contribuem para a satisfação, experiência memorável e lealdade ao destino, procede-se ao cálculo dos coeficientes de correlação, verificando-se uma relação linear positiva entre a utilização das TICs na experiência enoturística e os construtos em estudo. Quanto ao perfil sociodemográfico, a partir do teste ANOVA foi possível concluir que os enoturistas de diferentes faixas etárias e género não mostram diferenças significativas na utilização das novas tecnologias na experiência enoturística. No entanto, verifica-se uma relação significativa entre o uso das tecnologias com as variáveis, habilitações académicas e rendimento. As conclusões deste estudo são relevantes para que as regiões vitivinícolas e stakeholders redesenhem as suas estratégias, podendo-se tornar mais competitivos ao incluir novas tecnologias em todas as fases da jornada do enoturista.
- Nature Eco Sense: um empreendimento Glamping em CinfãesPublication . Silva, Eduarda Raquel Ferreira da; Moreira, Claúdia Patrícia De Almeida Seabra; Novais, Cristina Maria De Jesus Barroco; Reis, Paulo Sérgio Beco PintoO propósito da realização deste projeto prende-se com o projeto final de Mestrado em Gestão Turística, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Com este trabalho pretende-se a estudar a possibilidade de criação de um empreendimento que valorize os valores e tradições da região onde se insere. O Nature Eco Sense enquadra-se no tipo de turismo de luxo e natureza, desta forma pode-se dizer que produto âncora para este trabalho é o Glamping como um produto de luxo e promotor do turismo da região. O objetivo é realizar um plano estratégico para uma empresa, neste caso uma nova empresa, sendo ela Nature Eco Sense e será implementada na região de Cinfães, de forma que esta seja benéfica tanto para o turista como para os residentes. Cinfães tem grandes potencialidades para captar turistas internacionais para a prática de turismo de natureza. A empresa Nature Eco Sense usará os produtos endógenos, pois estes dão autenticidade à região. Neste trabalho pode-se observar o grande potencial, bem como os benefícios da abertura desta empresa. Sendo este um projeto pioneiro e inovador na região, fará que não só o turismo se desenvolva, mas também toda a economia da região, através da atração de turistas. Este projeto realça todos os pilares da sustentabilidade, utilizando os espaços verdes presentes na região de forma ecológica e sustentável. Além disso, o projeto surge não só para o desenvolvimento e potencialização do turismo e da economia local, mas também para a valorização dos produtos endógenos que serão utilizados, em parceria com produtores locais.
- A Percepção dos Portugueses sobre o uso de robôs físicos na restauração: Uma análise utilizando o Modelo de Aceitação de TecnologiasPublication . Monteiro, Ana Catarina da Silva; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Amaro, Suzanne FonsecaOs robôs, físicos e virtuais, têm um conjunto de características que permitem a sua aplicação nos serviços. Especificamente, na restauração surgiram os robôs físicos, robôs virtuais e restaurantes robóticos. Na restauração nacional, verifica-se que já existem alguns exemplos, embora escassos, de robôs físicos que servem à mesa. Os robôs físicos na restauração são uma novidade em Portugal, por isso, é importante entender a perceção nacional desta nova tecnologia. Assim, este estudo pretende entender a perceção dos portugueses sobre o uso dos robôs físicos na restauração. Como base na revisão de literatura e no Modelo de Aceitação de Tecnologias de Davis et al. (1989), este estudo propõe um modelo para analisar quais as variáveis que influenciam a utilidade dos robôs físicos na restauração, atitude em relação aos robôs físicos na restauração, intenção de ir a restaurantes com robôs físicos e facilidade de usar os robôs físicos na restauração. Mais, procura analisar se as perceções variam de acordo com os elementos sociodemográficos. Foi usada uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um questionário online, em que foram obtidas 361 respostas válidas. Os dados foram analisados utilizando o SPSS Statistics 28.0, nomeadamente para fazer a análise descritiva, efetuar a regressão linear múltipla, o teste z e teste de Kruskal-Wallis. Os dados revelaram que a intenção de ir a restaurantes com robôs físicos é essencialmente influenciada por ter uma atitude favorável em relação aos robôs físicos na restauração, pela perceção de ser uma experiência memorável e divertida e pela facilidade de usar os robôs físicos na restauração. Verificou-se, também, que apesar da utilidade dos robôs físicos na restauração influenciar negativamente a intenção de ir a restaurantes com robôs físicos, influencia positivamente a atitude. A confiança nos robôs físicos na restauração e diversão em ir a restaurantes com robôs físicos influenciam positivamente a facilidade de usar esses robôs, assim como a utilidade destes na restauração. Em relação aos elementos sociodemográficos, não se verificam muitas diferenças significativas. Com base nos resultados do estudo, propuseram-se algumas sugestões para os gestores e proprietários de restaurantes que queiram apostar na inserção de robôs físicos nos seus espaços.
- Plano de Negócios - Villa da Acessada, Turismo no Espaço RuralPublication . Loureiro, Filomena Rodrigues; Reis, Paulo Sérgio Beco Pinto; Pato, Maria Lúcia de JesusO presente projeto final de Mestrado tem como objetivo o desenvolvimento de um Plano de Negócios para a implementação de um empreendimento de Turismo no Espaço Rural, com a tipologia de Casas de Campo. A idealização deste empreendimento partiu da vontade da promotora de restaurar uma casa pertencente à sua bisavó e de pretender impulsionar uma nova dinâmica socioeconómica à aldeia onde reside – Cativelos, pertencente ao concelho de Gouveia. Na conceção do plano de negócios do empreendimento – Villa da Acessada – estão princípios relativos às questões da sustentabilidade e da inovação. Com efeito, pretende-se conceber um empreendimento sustentável, utilizando materiais que incrementem a eficiência energética, promovam a utilização de energias renováveis e reduzam os consumos de energia. Pretende-se propor aos turistas uma oferta turística co-criativa e sustentável, onde as parcerias com a comunidade local são fundamentais. Para adaptar eficientemente o plano de negócios à realidade regional, para além da revisão de literatura sobre a temática do TER, a elaboração deste projeto integra igualmente a elaboração de um estudo de mercado junto de potenciais turistas com o intuito de perceber quais as suas motivações e expectativas em relação ao mesmo, assim como toda a análise de contexto.
- Plano estratégico para abertura de um Boutique Hotel: o caso do 1877 Estrela PalacePublication . Almeida, Matilde Erminda; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida SeabraEste Plano Estratégico visa a criação de um Boutique Hotel – 1877 Estrela Palace, localizado no centro da cidade de Aveiro e em processo de restauro desde o ano 2017. Abrirá ao público a 11 de abril de 2022. Este irá distinguir-se pela sua simbiose, que combina o estilo “La Belle Époque” com o seu charme inerente e maximalista, onde cada suite/quarto retrata uma personagem ou figura relevante da história da cidade de Aveiro. É, também, um projeto bastante ambicioso, pois trata-se de um dos edifícios mais emblemáticos em Aveiro, o qual passará a contar a história do edifício desde o século XVII. O meu cargo será de Assistente de Direção. O desenvolvimento do Plano Estratégico para o 1877 Estrela Palace, passará por várias etapas, primeiramente será identificado todo o processo e experiência de abertura do Boutique Hotel. Mais concretamente, analisar todas as necessidades de abertura e descrever a génese do funcionamento do Boutique Hotel. Este projeto visa, também, descrever as características do cliente deste de produto, sendo que o Boutique Hotel oferece um serviço bastante específico, existe uma necessidade redobrada em perceber as suas necessidades e características de forma a definir previamente estratégias de Marketing adequadas. A experiência "on-the-job" será um método para a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de competências, complementando os já adquiridos em contexto académico.
- Projeto Aldeamento Turístico RenascerPublication . Eliseu, Cristiana Vieira; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida Seabra; Figueiredo, António José Queirós Soares deO envelhecimento populacional e os sentimentos de exclusão e sedentarismo que são cada vez mais comuns nos seniores, obrigam à existência de novas soluções que contribuam para a qualidade de vida e envelhecimento ativo deste público-alvo. O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido com base na estrutura de um plano de negócios e tem como objetivo principal a criação e desenvolvimento de um espaço multifuncional, inovador e ao mesmo tempo acessível, no município de Tábua, com a missão de colmatar os sentimentos de exclusão, solidão e sedentarismo da terceira idade, oferecendo uma alternativa que enriquece as suas vidas, que os faça sentir mais rejuvenescidos, participativos e acima de tudo ativos. Por este motivo, a empresa terá o nome de “Aldeamento Renascer”. Numa fase inicial, fez-se uma revisão da literatura, onde se definiu diversos conceitos associados ao sénior e ao Turismo Sénior, e se abordou os benefícios do turismo e das atividades para o sénior. Após esta fase apresentou-se o projeto de forma detalhada e posteriormente realizou-se um estudo de mercado, com o objetivo de perceber as motivações e interesses do público sénior, conferir a viabilidade do projeto e definir o público-alvo. Após o estudo de mercado, foi definida a estratégia de negócio e a estratégia de marketing e vendas. A primeira focando-se no modelo de negócio, na análise estratégica e na formulação da estratégia, e a segunda utilizando o Marketing Mix, direcionado para os segmentos alvo, definidos no estudo de mercado. Por fim, analisou se financeiramente o projeto, sendo possível concluir que este é viável e que o retorno do investimento será no 9º ano de atividade. Este projeto, apresenta elevadas probabilidade de sucesso, a nível financeiro e de atratividade, contribuindo para o envelhecimento ativo e qualidade de vida do cliente sénior e trazendo vantagens para o município onde se insere, o município de Tábua.
- A sustentabilidade no setor do turismo: estudo do Arquipélago dos Bijagós (Guiné-Bissau)Publication . N'fanda, Adilson; Duque, Ana Sofia Carreira; Pato, Maria Lúcia de JesusO turismo é um forte impulsionador da economia mundial, devido à criação de postos de trabalho, mas também pelo contributo que esta atividade tem no desenvolvimento dos destinos e das comunidades locais. O desenvolvimento do turismo deve ser promovido, mas numa ótica sustentável, isto é, o turismo que tem em conta os aspetos económicos, sociais e ambientais, procurando satisfazer as necessidades atuais das comunidades locais e dos visitantes, mas tendo em conta as suas necessidades futuras. A presente dissertação tem como tema principal o desenvolvimento do turismo sustentável, no Arquipélago dos Bijagós, o principal destino turístico da Guiné-Bissau. O principal objetivo definido para este trabalho é a análise da oferta turística do Arquipélago dos Bijagós, relacionando-a com o conceito de turismo sustentável e com os três pilares da sustentabilidade - económico, ambiental e sociocultural. Pretende-se ainda definir o conceito de turismo sustentável, caracterizar a oferta turística do Arquipélago dos Bijagós, realizar uma análise de benchmarking, entrevistas a stakeholders locais, e por fim, redigir propostas e sugestões que possam ser adotadas pelo destino turístico em estudo, tendo em vista o desenvolvimento e prática do turismo sustentável. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, com recurso a várias técnicas, tais como: análise documental de vários documentos estratégicos e materiais turísticos referentes ao território em estudo; realização de entrevistas a stakeholders relevantes para o turismo no Arquipélago dos Bijagós; realização de uma análise de benchmarking onde foram comparados dados e boas-práticas de outros destinos insulares. A combinação de todas estas técnicas permitiu obter resultados sobre o estado atual da atividade turística no território. É possível afirmar que o Arquipélago dos Bijagós dispõe de vários recursos turísticos únicos e valiosos, nomeadamente recursos naturais de grande beleza, como as praias, a fauna e flora, e recursos culturais imateriais, no que diz respeito às tradições e costumes locais. Contudo, os visitantes não podem visitar a maioria das ilhas, uma vez que não lhes é permitido o acesso, por questões étnicas e religiosas. Não existe uma oferta turística estruturada e não há muitas opções disponíveis para os turistas. Situações como estas indicam que apesar de existirem recursos turísticos de qualidade, o território não está devidamente preparado para o turismo. Conclui-se que o turismo pode ser uma alavanca para o desenvolvimento do território, mas neste momento não é possível avaliar o seu contributo. A criação de uma estratégia sustentável bem estruturada, direcionada para o Arquipélago dos Bijagós, poderá contribuir para o desenvolvimento da atividade turística no país e consequentemente para o crescimento económico, que será fundamental para melhorar a atual situação do país e as grandes dificuldades que o afetam.