Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (DEMGI)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (DEMGI) by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica"
Now showing 1 - 10 of 76
Results Per Page
Sort Options
- Análise comparativa do Lean e Análise de Valor - aplicação prática da metodologia de Análise na indústria da cortiçaPublication . Barroso, Carolina da Silva; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes; Lopes, Maria Odete MonteiroO mercado crescente da indústria da cortiça evolui com produtos inovadores que respondem às necessidades dos clientes, e por sua vez, as organizações esforçam-se para oferecer as melhores soluções com uma maior rentabilidade. O objetivo principal do trabalho foi a implementação da metodologia de Análise de Valor a um produto específico na empresa Amorim Cork Flooring, concretamente no desenvolvimento de pavimentos de cortiça com um novo acabamento final mais sustentável, criando mais valor para o produto, reduzindo custos, tempos e desperdícios. Desta maneira optou-se por aplicar esta análise ao Hydrocork pela necessidade de o alterar, a fim de permitir a inclusão de materiais ambientalmente sustentáveis e a remoção do PVC da sua composição. Com a Análise de Valor, procura-se aprimorar as características do produto, tornando-o mais eficiente, durável, seguro e com melhor desempenho. Simultaneamente, as modificações propostas direcionam o produto para uma abordagem mais sustentável, alinhando-o com a procura do mercado e as preocupações ambientais atuais. A implementação dos princípios Lean pode estabelecer uma base sólida para a aplicação da Análise de Valor, uma vez que a redução de desperdícios desempenha um papel fundamental na maximização do valor. Adicionalmente, a Análise de Valor pode aprofundar ainda mais a análise dos processos Lean, identificando áreas específicas de melhoria que, de outra forma, poderiam passar despercebidas. A aplicação prática da metodologia de Análise de Valor na Amorim Cork Flooring foi bem sucedida resultando em melhorias na qualidade, eficiência e custos do produto em estudo. A equipa envolvida demonstrou um entendimento profundo das necessidades dos clientes e uma abordagem mais crítica na avaliação das características de valor. A metodologia de Análise de Valor demonstrou o seu potencial na melhoria dos produtos, alinhados com as necessidades do mercado e da empresa e orientados para a maximização do valor.
- Análise e Criação de Valor em Ambiente IndustrialPublication . Simões, Patrícia Geraldo; Paiva, Luís Manuel Gonçalves; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesNum mundo globalizado, o mercado procura soluções inovadoras que respondam às suas necessidades e, por sua vez, as organizações dedicam os seus esforços no sentido de garantir as melhores soluções que acrescentem valor e assegurem elevados níveis de rentabilidade. A presente tese de mestrado teve como objetivo um estudo e avaliação das potencialidades da norma de Gestão do Valor, que proporcionou a seleção e a aplicação, num caso real, de uma das suas abordagens, neste caso, a metodologia de Engenharia do Valor. A realização do trabalho permitiu avaliar a implementação da metodologia, seguindo as diretrizes da norma de Gestão do Valor e o desenvolvimento de um esquema e roteiros próprio das fases da Análise do Valor (AV) / Engenharia do Valor (EV) para futuras aplicações. Foi fundamental a dinamização de uma equipa de trabalho na organização em estudo, com vista ao desenvolvimento do processo criativo da conceção e desenvolvimento de um produto e da aplicação das metodologias da Análise e Criação de Valor, quando enquadrados no âmbito em ambiente industrial. O resultado da aplicação prática da metodologia de Engenharia do Valor, no desenvolvimento de um produto, permitiu a sua conceção, com base na relação entre o desempenho das funções e os custos e recursos necessários à sua realização, ou seja, o seu Valor.
- Aplicação da metodologia DMAIC numa empresa produtora de componentes em borrachaPublication . Almeida, Ricardo Jorge Sá; Vaz, Paulo Joaquim AntunesAo longo das últimas décadas assistimos ao grande desenvolvimento da indústria, desta forma as empresas conseguem que o produto final tenha mais qualidade e um custo cada vez mais reduzido. As metodologias lean foram implementadas no núcleo industrial e empresarial de forma crescente dando-se a rutura com o tipo de produção que era praticada na época, esta era baseada em grandes volumes e pouco flexível. Os responsáveis e engenheiros da Toyota começaram a desenvolver procedimentos e ferramentas que permitissem obter uma produção lean, “magra”, com zero desperdícios e altamente flexível. Nos últimos anos um novo paradigma ganhou forma, tendo como principais objetivos a interação entre equipamentos, a recolha e análise de dados em tempo real e em qualquer lugar do planeta, marcou o início da quarta revolução industrial, esta nova metodologia foi designada pelo governo alemão de indústria 4.0. Nesta dissertação o principal objetivo foi a reorganização do layout do departamento de manutenção, assim como, a melhoria do processo de gestão das spare parts e a criação de fluxos para a reparação de equipamentos e ferramentas. Para que tal fosse possível foi utilizada a ferramenta DMAIC, esta subdivide o processo de resolução de problemas em cinco etapas, tais como: Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar. Esta ferramenta é simples de aplicar e de fácil compreensão. Em suma, com a aplicação desta ferramenta foi possível uma redução do número de deslocações e da distância percorrida, deste modo o tempo necessário para a sua realização também diminuiu. As spare parts estão mais organizadas, cada bancada de trabalho possui as peças de substituição de maior consumo. Para comprovar todas as melhorias apresentadas anteriormente verificou-se que houve um aumento da pontuação obtida nas auditorias mensais 5’S.
- Aplicação da realidade mista na aprendizagem em unidades industriais - learning factoryPublication . Nogueira, Pedro Alexandre Loureiro; Silva, José Luís Henriques da; Vaz, Paulo Joaquim AntunesO aparecimento da Indústria 4.0 veio apresentar novos sistemas inteligentes, com capacidade de comunicar, que estão diretamente ligados ao crescimento dentro das empresas. Ao longo da história, a indústria já passou por diferentes revoluções, desde a 1ª Revolução até a atual 4ª Revolução. Com o avanço da tecnologia, tem sido implementada uma abordagem denominada Learning Factory (LF), que relaciona os conceitos de “aprendizagem” e “fábrica” e que surge para revolucionar os processos de aprendizagem nas várias áreas da indústria. O aumento da complexidade de processos dentro das empresas levou ao aparecimento de algumas limitações nas capacidades e competências dos colaboradores, reduzindo assim o seu potencial de trabalho. A transmissão de conhecimento deixou de ser um processo de aprendizagem tradicional para ser uma aprendizagem assistida por tecnologia como E-learning, videoconferência ou aulas virtuais. Ferramentas como Realidade Virtual, Realidade Aumentada ou Realidade Mista são tecnologias largamente desenvolvidas que podem funcionar como ferramentas de apoio nos novos processos de aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi o de testar a utilização da Realidade Mista como ferramenta de apoio num setor de uma linha de montagem. Foi desenvolvido, em bancada didática, o processo de montagem de um cilindro pneumático de modelo C95SDB32-25 com recurso aos óculos de realidade mista da Microsoft HoloLens 2. Posteriormente, com a recolha dos dados armazenados pelos smart glasses foi possível desenvolver um relatório com os tempos produtivos e analisar os dados de forma a implementar alterações ao processo de montagem para a obtenção de uma melhoria de resultados. Por último, foi desenvolvida uma aplicação de gestão de stock, para que o operador possa consultar o stock que tem disponível e dar entrada ou saída de peças produzidas.
- Aplicação de Ferramentas Lean numa linha de montagem de componentes de automóvelPublication . Silva, Beatriz Alexandra de Almeida; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesEste relatório descreve o trabalho desenvolvido durante o estágio realizado na Brose, uma empresa de componentes do ramo automóvel, situada em Tondela. E teve como objetivo principal, a aplicação de duas ferramentas Lean, sendo estas, o SMED e o FMEA. A aplicação destas ferramentas permite a otimização da produção, através da diminuição de tempos de setup, bem como, através de medidas preventivas, prever e reduzir as falhas existentes nas linhas de montagem. A implementação do SMED, possibilitou uma melhoria em várias linhas de produção na empresa, tendo em conta que a proposta escolhida, podia ser transversal a quase todos os processos da fábrica. Do trabalho feito, conseguiu-se uma melhoria do tempos de ciclo de produto acabado, com um ganho médio de 17%, o que é uma melhoria que resulta em média o ganho de 10 peças por turno. Outro objetivo importante era a manutenção e atualização dos FMEA’s. Para este trabalho, reuniu-se uma equipa multidisciplinar para a avaliação do risco e definição dos planos de ação. Após a obtenção da informação atualizada, era feita uma auditoria pela qualidade para verificação de alguma lacuna ou estivesse algum processo em falta e, por fim, era feita uma reunião onde era desenvolvido o plano de ações para mitigar ou reduzir as falhas. A metodologia Lean, está cada vez mais presente nos dias de hoje, e todas as empresas e das mais variadas áreas, têm o objetivo de melhorar continuamente, sendo esta a definição mais básica da filosofia Lean. - a melhoria contínua dos processos, em conjunto com um balanceamento de custos.
- A aplicação de ferramentas Lean numa unidade robotizada de produção de postes metálicosPublication . Costa, Tiago José Marques; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes; Lopes, Maria Odete MonteiroO grau de eficácia da implementação da Manutenção Total Produtiva (TPM) numa empresa, pode ser avaliado recorrendo ao cálculo do indicador da Eficiência Global dos Equipamentos (Overall Equipment Effectiveness ou OEE). A aplicação do TPM incide e melhora nas três grandezas (desempenho, disponibilidade e qualidade) relativas ao cálculo do OEE, que permitem ser usadas como referência para possíveis melhorias futuras. Este projeto de estágio surgiu no âmbito da dissertação do Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial. O projeto foi desenvolvido em ambiente industrial na empresa Carmo Wood, mais concretamente na secção de produção de postes metálicos. O principal objetivo do trabalho foi a melhoria da gestão da manutenção com a implementação de uma parte da metodologia do TPM e das suas ferramentas. Como objetivos específicos, o trabalho pretendia identificar a aplicar as ferramentas do TPM mais adequadas, para que no futuro seja possível assegurar uma melhoria contínua do processo e consequentemente aumento da produtividade. As principais áreas de foco foram a organização do espaço de trabalho, a organização da documentação, a elaboração dos planos autónomos de manutenção, formação dos colaboradores e a aplicação de melhorias no âmbito da manutenção e produção. O cálculo do OEE permitiu perceber qual a influência de cada um dos seus indicadores no desempenho do processo produtivo. Após a conclusão do projeto é possível afirmar que os objetivos e trabalhos propostos à empresa foram cumpridos com sucesso.
- Aplicação de ferramentas Lean para a melhoria do desempenho das linhas de embalagem numa indústria de cerâmicaPublication . Monteiro, Mickael Osório Lopes; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes; Lopes, Maria Odete MonteiroO presente projeto foi desenvolvido na Cerutil – Cerâmicas Utilitárias S.A., no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial teve como principal objetivo encontrar as melhores soluções de forma a reduzir ou eliminar as fontes de desperdício, criar valor e envolver a organização numa cultura de melhoria contínua focada na satisfação do cliente, e mais concretamente, surgiu da necessidade da empresa resolver um problema na secção de embalagem: - a baixa produtividade. Durante o projeto a metodologia Lean foi usada para identificar os principais aspetos do problema na secção de embalagem e o impacto que o causavam na baixa produtividade, e foram aplicadas as ferramentas da filosofia Lean, nomeadamente os 5´S para combater problemas que estavam relacionados com a falta de arrumação e organização do espaço de trabalho; o Diagrama de Spaghetti para melhorar a forma de abastecer as linhas de embalagem e reduzir movimentações no transporte de materiais; a aplicação do SMED para a redução dos tempos de setup nas mudanças de produto a embalar; e a elaboração de instruções de trabalho para permitir uma melhor orientação aos operadores. A implementação das medidas propostas contribuiu para uma redução de tempos de setup na ordem dos 60% e, tendo em conta que este processo ocorre diversas vezes num dia de trabalho, é uma poupança de tempo significativa e que contribuiu, juntamente com as outras medidas, para uma melhoria de produção em cerca de 15%. Os resultados alcançados neste projeto sugerem que se deva apostar na componente da formação e informação dos colaboradores no sentido de interiorizarem a filosofia Lean e compreenderem melhor os benefícios da melhoria contínua. A aplicação do Lean, a integração de diferentes ferramentas e a consciencialização das pessoas na melhoria contínua, pode certamente resultar numa evolução no desempenho global de uma empresa.
- Aplicação de metodologias Lean em ambiente industrialPublication . Nunes, Marco António Quintal; Silva, José Luís Henriques da; Vaz, Paulo Joaquim AntunesNo decorrer dos anos pós-Revolução Industrial, aos poucos foram surgindo cada vez mais empresas, e as existentes industrializaram-se cada vez mais. Com isto as populações começaram a abandonar os ambientes rurais para procurarem novas oportunidades nas cidades e em ambientes mais industrializados. As empresas tornaram-se cada vez maiores, fruto do desenvolvimento económico e tecnológico. Isto por consequência provocou o aumento da concorrência e uma maior competitividade entre as empresas nos diversos setores. Deste modo, as organizações nos dias que correm, devem procurar adotar formas de ter uma maior vantagem competitiva em relação às outras, para assim conseguir destacar-se da concorrência e obter lucro e crescimento ao longo do tempo. É com esse objetivo que se enquadra a metodologia Lean Manufacturing (ou Produção Lean). Esta metodologia procura reduzir o tempo não produtivo, aumentando assim a sua eficiência e produtividade, para isso baseia-se na identificação dos 7 tipos de desperdício, e utiliza ferramentas para eliminá-los. O Lean Manufacturing procura reduzir os tempos de setup nas linhas de produção, tornando os processos mais flexíveis, mais rápidos, com menor necessidade de stocks, entre outras vantagens. Neste projeto/estágio a metodologia acima referida será aplicada em três linhas de produção da empresa EDA- Estofagem de assentos inserida no grupo Faurecia, que produz para a indústria automóvel. A metodologia em questão vai de encontro aos princípios da multinacional Faurecia, voltada para a melhoria contínua e aumento da produtividade, por sua vez de encontro também com os princípios da EDA, sendo esta uma Unidade industrial Just in Time. A empresa EDA pretende com isto tornar as suas linhas mais eficientes e flexíveis, de forma a ser possível produzir maior variabilidade de produtos na mesma linha de produção de forma rápida e eficaz.
- Aplicação de um Workflow na Gestão da Manutenção numa Unidade IndustrialPublication . Martins, Sérgio Filipe Duarte; Silva, José Luís Henriques da; Vaz, Paulo Joaquim AntunesO ritmo constante de evolução da indústria e dos processos envolvidos, exige por parte das organizações uma aposta em mecanismos de melhoria de modo a aumentar a satisfação dos clientes e manter a competitividade do mercado. Com a realização desta dissertação pretende-se abordar o processo de digitalização de uma empresa. Para tal, foi necessário estudar alguns temas relevantes para o caso em estudo, sendo estes as metodologias da gestão da produção, a definição de workflow, e ainda as metodologias Lean e a gestão da manutenção. A empresa referente ao caso de estudo é uma oficina. Anteriormente às propostas de melhorias, foi feito um estudo detalhado de todos os processos e assim foi possível detetar alguns desperdícios e lacunas no processo que influenciam negativamente o desempenho geral da oficina. A partir destas lacunas identificadas, foi desenvolvido um projeto que propõe a melhoria de todos os processos. Com o auxílio do departamento de informática foi desenvolvido um software que permite a compilação de todos os processos. Este software é alimentado com a ajuda de todos os intervenientes a partir de tablets individuais, uma vez que só assim é possível o controlo da produção em tempo real. Outros aspetos tidos em conta, foram a eliminação de desperdício a partir das metodologias Lean, e algumas alterações de layout que permitiram obter um processo mais eficiente. Infelizmente não foi possível a implementação total deste projeto, mas nesta dissertação é apresentada a parte que foi possível implementar bem como o desenvolvimento da parte que foi apenas sugerida à administração da empresa. Com este projeto implementado, prevê-se obter toda a informação em tempo real, o que permite um controlo mais rigoroso dos planos de manutenção e também um aumento da qualidade das reparações. Com tudo isto, espera-se uma diminuição dos gastos referentes à manutenção de frota do grupo. Preveem-se também algumas dificuldades na implementação deste projeto, nomeadamente a adaptação dos mecânicos ao mundo tecnológico, visto estarem adaptados a uma diferente cultura.
- A aplicação do método SWK e ferramentas lean no abastecimento de peças numa linha de montagem de automóveisPublication . Coutinho, Leandro Manuel Henriques; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes; Lopes, Maria Odete MonteiroO presente relatório de trabalho de estágio, no âmbito do mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, foi realizado numa fábrica de montagem de automóveis do grupo Stellantis, e teve como base a área da Gestão Industrial. O objetivo do projeto de estágio consistiu em otimizar um posto de abastecimento na linha de montagem de um automóvel. Criando, assim, padrões de operações através de uma das ferramentas da metodologia Lean. Desta forma, torna-se possível identificar rapidamente os desperdícios e erros, e, posteriormente, resolvê-los. Para chegar ao objetivo pretendido, a empresa propôs a implementação da metodologia SWK – Standardised Work and Kaizen. O núcleo ou atividade chave desta ferramenta é a criação de modelos de trabalho padronizado. A definição de um posto de trabalho padronizado permite que todos os operadores do posto realizem a operação da mesma forma. Tornando-se mais fácil de identificar potenciais erros e conseguir rapidamente resolvê-los. O trabalho foi realizado no posto de abastecimento logístico ou “Picking MVA”. Partindo de uma observação do posto para posteriormente analisar as possíveis melhorias, de maneira a atingir o objetivo proposto. Através da implementação do SWK foi possível identificar ações de melhoria no posto de “Picking MVA”. Deste modo, ao serem implementadas, permitiram diminuir o tempo de ciclo, reduzir operações que não acrescentavam valor ao produto final e, sobretudo, criar um posto de trabalho ergonómico e eficiente. Em suma, permitiram que os operadores realizassem as operações sem falhas e sem stress.