ESTGV - DEMGI - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGV - DEMGI - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri) by advisor "Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Análise e Criação de Valor em Ambiente IndustrialPublication . Simões, Patrícia Geraldo; Paiva, Luís Manuel Gonçalves; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesNum mundo globalizado, o mercado procura soluções inovadoras que respondam às suas necessidades e, por sua vez, as organizações dedicam os seus esforços no sentido de garantir as melhores soluções que acrescentem valor e assegurem elevados níveis de rentabilidade. A presente tese de mestrado teve como objetivo um estudo e avaliação das potencialidades da norma de Gestão do Valor, que proporcionou a seleção e a aplicação, num caso real, de uma das suas abordagens, neste caso, a metodologia de Engenharia do Valor. A realização do trabalho permitiu avaliar a implementação da metodologia, seguindo as diretrizes da norma de Gestão do Valor e o desenvolvimento de um esquema e roteiros próprio das fases da Análise do Valor (AV) / Engenharia do Valor (EV) para futuras aplicações. Foi fundamental a dinamização de uma equipa de trabalho na organização em estudo, com vista ao desenvolvimento do processo criativo da conceção e desenvolvimento de um produto e da aplicação das metodologias da Análise e Criação de Valor, quando enquadrados no âmbito em ambiente industrial. O resultado da aplicação prática da metodologia de Engenharia do Valor, no desenvolvimento de um produto, permitiu a sua conceção, com base na relação entre o desempenho das funções e os custos e recursos necessários à sua realização, ou seja, o seu Valor.
- O estudo e aplicação lean e simulação do sistema de fluxo e controlo de pessoas: caso de estudo na área da saúdePublication . Andrade, Joaquim Júnio Cardoso; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesEste trabalho de projecto de tese, teve como objectivo o estudo do fluxo de pessoas na área dos acompanhantes/visitantes de doentes internados de uma unidade de saúde de Viseu (USV), de forma a optimizar os processos, identificar problemas e acções de melhoria. Para este trabalho, foi aplicado inicialmente uma metodologia de investigação e análise de sistemas: a Soft System Methodology (SSM), de forma a identificar e estruturar os problemas existentes e também a modelar conceptualmente os sistemas em estudo. De seguida, foram abordadas algumas ferramentas da metodologia lean que podem ser aplicadas ao processo de atendimento de visitantes. A última parte do trabalho consistiu num levantamento e análise de dados baseado no modelo conceptual desenvolvido na primeira fase. Neste trabalho, com a ajuda de dois softwares (excel e R), o tratamento estatístico de dados permitiu introduzir no modelo de simulação as variáveis aleatórias que permitiram que o modelo conceptual fosse validado relativamente ao modelo real e desta forma dar mais confiança aos resultados obtidos. O modelo de simulação, (elaborado no software anylogic), permitiu fazer um estudo comparativo de vários cenários da organização do sistema de fluxo de acompanhantes/visitantes de doentes internados, e desta forma, orientar ou aconselhar a administração da unidade de saúde de Viseu (USV) na melhor estratégia a seguir.
- Estudo e conceção de um equipamento de reciclagem de material resultante de impressão 3DPublication . Lopes, João Filipe; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes
- Estudo e projecto de um equipamento de impressão 3d e fresagem CNCPublication . Rodrigues, Rogério Gonçalo Tomás; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesA versatilidade dos equipamentos é uma característica cada vez mais procurada e desejada no meio industrial, visando a melhor eficiência dos recursos na possibilidade de atender uma ampla gama de aplicações. O presente projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma máquina de impressão 3D, do tipo FDM (moldação por deposição fundida), com a capacidade de imprimir a grande maioria dos materiais e que para além dessa função seja facilmente convertida em uma máquina de gravação laser e uma pequena fresadora CNC que seja capaz da produção de PCB’s. Tendo isso em conta, surgiu a oportunidade de desenvolver um equipamento que seja capaz de realizar três processos de fabrico, que cada vez mais estão a ser aplicados na indústria em conjunto, que são: fabricação aditiva, fresagem de PCB’s e gravação laser. A conjugação destes processos possibilita que se produza uma placa de circuito impresso. De seguida grava-se o logo da empresa na mesma placa e finaliza-se realizando uma caixa para acondicionar a placa, podendo também produzir peças isoladas de cada processo. Tendo em vista que estes processos, isoladamente, têm vindo a demonstrar as suas potencialidades e suas vastas aplicações em diferentes ramos como na medicina, na indústria automóvel, aeroespacial, entretenimento, na educação entre outros. Assim espera-se que com a combinação dos vários processos essas potencialidades sejam mais evidentes e que possa surgir novas frentes de aplicação. Por tudo isso, a presente dissertação propõe o desenvolvimento do equipamento, começando por realizar o estudo e o projeto de modo a obter a melhor solução possível tendo também em atenção o custo final do projeto.
- Implementação de Sistema de Gestão da Manutenção em Equipamentos e Instalações TécnicasPublication . Figueiredo, Nuno Filipe Carvalho; Paiva, Luís Manuel Gonçalves; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesA gestão da manutenção assume, cada vez mais, um papel de extrema importância no seio das empresas e serviços, sendo reconhecida pelo seu contributo para o bom desempenho produtivo, a qualidade do produto e serviço, a segurança, as boas relações interpessoais, a rentabilidade económica do processo produtivo e a preservação dos investimentos. No presente trabalho, serão abordados os principais conceitos e definições da gestão da manutenção e aplicados com vista à implementação de um Sistema de Gestão da Manutenção de equipamentos e instalações técnicas, numa Unidade de Cuidados Continuados Integrados, que integram os serviços da Santa Casa da Misericórdia de Vouzela. Em primeiro lugar, foi feito um levantamento e avaliado o modelo de informação da gestão da manutenção existente na Unidade em análise. De seguida, foi projetada a implementação de um Sistema de informação da Gestão da Manutenção, com a recolha e análise dos dados técnicos dos equipamentos e dos dados relativos aos custos de intervenção de cada equipamento. Finalmente, foram estabelecidos diversos indicadores de desempenho que assumirão um elevado nível de importância no apoio à gestão da unidade de saúde. Como conclusão, constatou-se que um sistema de informação na área da gestão da manutenção é uma mais-valia para o desempenho e qualidade da prestação do serviço de manutenção dos equipamentos e infraestruturas na área da saúde.
- Implementação e análise de resultados de sistemas Poka Yoke em linhas de produção de uma empresa do ramo automóvelPublication . Almeida, André de; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes; Lopes, Maria Odete MonteiroDevido à crescente pressão que se faz sentir na indústria automóvel, a diferenciação face à concorrência é fundamental para a competitividade das empresas do sector. É, por isso, indispensável procurar ferramentas que promovam a eficiência operacional e garantam a qualidade do produto final. O presente projeto, desenvolvido na empresa Forvia SASAL, fabricante de capas para a indústria automóvel, consistiu na implementação da ferramenta Poka Yoke nas linhas de produção. Esta ferramenta, incluída na metodologia LEAN, permite a identificação e correção de falhas de forma proativa, evitando a ocorrência de erros e defeitos durante o processo produtivo. O principal objetivo é garantir que o cliente receba um produto de alta qualidade que satisfaça, ou exceda, as suas expectativas. O trabalho desenvolveu-se em três fases distintas. Numa primeira fase, foram identificados os problemas e os postos de trabalho nas linhas de costura das capas para a aplicação da ferramenta Poka Yoke. Na segunda fase, foram desenvolvidas as soluções e a forma de implementar o sistema Poka Yoke nos dois postos de trabalho. Por fim, na terceira fase, foram cuidadosamente analisados os resultados obtidos, tanto em termos produtivos, como em termos de qualidade do produto entregue ao cliente. No final do estudo efetuado, são apresentadas as evidências do impacto positivo do sistema Poka Yoke na empresa Forvia SASAL, bem como as conclusões do trabalho desenvolvido. Este projeto permitiu fornecer uma visão geral da vantagem competitiva que aquela abordagem pode trazer para outras empresas do setor automóvel, estimulando assim a procura contínua pela excelência operacional e satisfação do cliente.
- Implementação e certificação de um sistema de gestão da qualidade numa microempresaPublication . Reguenga, Diana Alexandra Queirós; Lopes, Maria Odete Monteiro; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesCada vez é mais evidente o quadro competitivo no qual as empresas fazem valer as suas estratégias. A decisão de certificar um Sistema de Gestão da Qualidade é uma decisão estratégica, aplicável a qualquer organização incluindo microempresas que, se encarada como uma mais valia, pode conduzir a vários benefícios. O objetivo do trabalho de projeto foi o de planear e implementar o Sistema de Gestão da Qualidade, e acompanhar o processo de auditorias e certificação, de acordo com os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade: Requisitos - numa microempresa de prestação de serviços de manutenção. Como ponto de partida do projeto, foi necessário efetuar um diagnóstico inicial para avaliar a situação da empresa face ao referencial normativo. Feito o diagnóstico, foram identificadas, planeadas e implementadas as ações necessárias ao desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade, tendo esta parte do trabalho culminado com a realização da auditoria interna. O trabalho de projeto ainda incluiu o acompanhamento da auditoria de concessão para a obtenção da certificação, bem como a elaboração e execução do plano de ações corretivas e de melhoria que decorreram das auditorias. Por último, é apresentada uma proposta de metodologia para futuras implementações de Sistemas de Gestão da Qualidade pela norma de referência, baseada na experiência do presente projeto e em métodos e ferramentas de gestão de projetos aplicáveis à implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade em microempresas.
- Sistema de informação e Logística na Gestão da ManutençãoPublication . Alves, Edgar José Mendonça; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes; Lopes, Maria Odete MonteiroA gestão da manutenção é mais do que uma atividade, é uma ciência estratégica na atividade industrial do futuro. Ela combina ações de gestão técnico-económicas e de engenharia no sentido de aumentar a disponibilidade dos equipamentos e infraestruturas a baixos custos. O principal objetivo do trabalho de projeto é a análise da organização e o estudo do sistema de informação e logística da gestão da manutenção, com vista à preparação de um caderno de encargos para a implementação de um software de gestão da manutenção (CMMS) nas diversas fábricas da empresa Carmo Wood. A base da metodologia da TPM (Total Productive Maintenance), já existente dentro da empresa, ajudou à redução das falhas, defeitos e outras formas de perdas e desperdícios. No decorrer dos trabalhos, foram feitos novos planos de manutenção e alterado e atualizado o sistema de manutenção preventiva e autónoma dos equipamentos. O método SSM (Soft System Methodology) para apoio na modelação de sistemas foi um bom início e ajudou a definir claramente os requisitos do sistema de informação a adquirir para a gestão da manutenção. A aplicação do método SSM tornou mais objetivo a análise dos sistemas atuais e a criação dos modelos de fluxo de informação. O estudo do levantamento dos requisitos para uma definição clara e objetiva do software, e a definição do caderno de encargos para a aquisição do CMMS é muito importante e permite antecipar problemas e estabelecer cenários hipotéticos que se descobrem problemáticos.
- O TPM e o indicador OEE no sector de embalamento e rotulagem de uma Empresa FarmacêuticaPublication . Fortunato, José Roberto de Moraes; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesO setor farmacêutico é extremamente rigoroso e exige elevado nível de qualidade no processo de fabrico de medicamentos, aliado às características do atual mercado. Este exige novas metodologias de produção, com redução de desperdícios para permanecer líder ou manter sua posição no mercado industrial. Este documento é o relatório do trabalho de projeto no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da ESTGV, e que teve como objectivo o desenvolvimento e aplicação da TPM e do indicador OEE no setor de embalagem e rotulagem na empresa farmacêutica Hikma S.A. O trabalho de projecto, baseado num estudo de caso, fez a avaliação, análise e mapeamento do fluxo do processo de produção, seguida da aplicação da gestão visual e dos 5s no sector de embalamento. Posteriormente foi definida a metodologia para recolha e análise de dados necessários para o cálculo do indicador OEE, naquele mesmo setor. Os dados de máquinas e equipamentos do setor de embalagem começaram a ser recolhidos durante o segundo semestre de 2020. Através destes dados foi possível calcular o indicador OEE, e desta forma identificar onde estão as maiores perdas e ineficiências dos equipamentos e processos do sector. O parâmetro do indicador OEE que possui maior impacto no resultado do OEE é o do desempenho, e o principal motivo para este valor são as ocorrências de microparagens durante o processo de embalagem dos lotes, provocando uma instabilidade no indicador global OEE. O indicador OEE necessita de um acompanhamento permanente com o envolvimento dos trabalhadores diretamente ligados aos processos, de forma a garantir ou acelerar a implementação do indicador. Para implementação de uma nova metodologia na organização, como a TPM, é imprescindível a mudança de “mindset” e a comunicação entre operadores e gestores para a consolidação de processos de melhoria.