Browsing by resource type "master thesis"
Now showing 1 - 10 of 2298
Results Per Page
Sort Options
- A Censura e a Liberdade de Expressão sobre as perceções dos alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridadePublication . Cravo, Alice Manuela Correia; Nunes, JoãoO presente relatório final de estágio apresenta um estudo elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e do 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal (HGP), mais concretamente numa turma do 6.º ano de escolaridade na disciplina de HGP. Neste sentido, este divide-se em duas seções, a primeira parte, apresenta-se o percurso desenvolvido durante as Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II no 1.º CEB e na PES II no 2.º CEB, em que se descreve os contextos das práticas pedagógicas e se faz uma análise crítica das competências pedagógicas adquiridas ao longo dessas experiências de ensino. A segunda parte do relatório é dedicado ao estudo empírico, onde este se inicia pela definição do objeto de estudo e a sua pertinência, avançando depois para uma revisão de literatura. Posteriormente, indica-se a metodologia utilizada, através da amostra, das técnicas e instrumentos de recolha de dados, dos procedimentos adotados e da análise e tratamento de dados. Seguidamente, a apresentação e discussão dos dados recolhidos, que consistiu na análise e interpretação dos dados obtidos nos dois inquéritos por questionário à turma. Por fim, apresentam-se as conclusões do estudo, bem como uma apreciação global de todo o processo.
- A circularidade e a indústria automóvelPublication . Teixo, Fábio Rodrigues; Carreto, Rui Filipe Cardoso; Vaz, Paulo Joaquim AntunesEsta dissertação, intitulada "A Circularidade e a Indústria Automóvel", baseia-se na análise de como é que a evolução da economia e design circular estão a influenciar a indústria automóvel. A necessidade de evolução no campo da sustentabilidade faz com que sejam adotadas novas estratégias que são abordadas nesta dissertação. A crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental e as obrigatoriedades cada vez mais rigorosas, têm impulsionado a necessidade de repensar os processos produtivos da indústria, fazendo com que haja redução do desperdício, reciclagem de materiais e reutilização de componentes. Durante a dissertação serão abordados temas como design sustentável, design circular, economia circular, evolução do mundo automóvel no mundo, Europa e Portugal, a influência da legislação na evolução sustentável e, por fim, um estudo de caso com foco nas marcas BMW e Tesla. O estudo de caso procura fazer uma comparação entre duas empresas com abordagens distintas à sustentabilidade. A BMW segue o conceito "Secondary First", que ressalva o uso de materiais reciclados, fábricas inteligentes e parcerias estratégicas para a reciclagem de baterias. Já a Tesla adota uma estratégia verticalizada, incorporando a produção, reciclagem e reutilização de baterias nas suas Gigafactories, promovendo uma maior eficiência produtiva e energética. A análise comparativa revela que, enquanto a BMW aposta na economia circular através da inovação nos materiais e na digitalização da produção, a Tesla diferencia-se pelo controlo total da cadeia de valor e pela integração de processos sustentáveis no fabrico dos seus veículos elétricos. Apesar das discrepâncias nas estratégias, ambas as marcas demonstram que a sustentabilidade e a regularidade são elementos cruciais para o futuro da indústria automóvel. A dissertação analisa os principais desafios e oportunidades de implementação da economia circular no setor, destacando as limitações tecnológicas, os custos elevados e a necessidade de infraestruturas adequadas para a reciclagem de baterias. A economia circular não é somente uma necessidade ambiental, mas também uma estratégia competitiva indispensável para o crescimento sustentável da indústria automóvel.
- A comunicação digital das marcas de cosméticos sobre a causa animalPublication . Lopes, Cláudia Isabel Fonseca; Santos, Sara; Ferreira, SóniaOs consumidores têm adotado práticas mais sustentáveis e ecológicas, mpulsionando a conscientização das marcas de cosméticos em relação aos direitos dos animais e ao uso de produtos "cruelty free". Esta pressão social tem levado as marcas a reverem os seus conteúdos promovendo uma evolução no mercado de cosméticos. Este estudo tem como objetivo analisar como é que a comunicação digital das marcas de cosméticos, especificamente, a marca Garnier influencia a perceção de compra dos consumidores em relação a produtos "cruelty free/sem crueldade animal". A crescente conscientização das marcas sobre a causa animal fez com que estas abordassem métodos e estratégias diferentes para destacar valores como, a responsabilidade social e a sustentabilidade. Nesse sentido, a metodologia deste projeto final apresenta um estudo de caso com uma abordagem quantitativa, foi realizado um inquérito por questionário, onde se aplicou a uma amostra de 101 inquiridos. O resultado obtido demostrou o papel positivo da comunicação digital das marcas de cosméticos, nomeadamente, a marca Garnier sobre a causa animal, na perceção e intenção de compra dos consumidores.
- A cultura do Figo (Ficus carica L.): uma proposta de itinerários técnicosPublication . Gonçalves, Adriana Miranda; Costa, Cristina Amaro da; Wessel, Dulcineia FerreiraA figueira (Ficus carica L.) é cultivada em Portugal desde a Antiguidade e apresenta especificidades botânicas marcantes: o figo é uma infrutescência, designada por sicónio, que contém o verdadeiro fruto - aquénios - que se encontram fechados no seu interior, e que só podem ser polinizados por um inseto específico, o ‘Blastophaga psenes’. Este estudo caracterizou os itinerários técnicos da cultura do figo, a partir de inquéritos semiestruturados, realizados a cinco produtores, que abrangeram operações culturais, custos de instalação/manutenção, formas de financiamento e canais de escoamento. Os resultados revelam potencial de rentabilidade, dependente da gestão hídrica, da escolha varietal (tipos Comum vs. Smyrna) e do acesso a mercados de alto valor (figo fresco premium ou figo seco). O cultivo em estufa, que tem o potencial de aumentar o rendimento e estender o período de colheita, em comparação com o cultivo ao ar livre, necessita de mais estudos para identificar os fatores que podem elevar sua produtividade. As práticas agrícolas observadas são maioritariamente sustentáveis, com predomínio do controlo biológico de pragas e uso reduzido de produtos químicos. Embora os custos de instalação e manutenção sejam elevados, a valorização do produto e a diversificação de mercados indicam potencial de rentabilidade, em função das variedades. O estudo foi desenvolvido em parceira com a Inovfarmer.MED.
- A desinformação nos meios de comunicação social portugueses, o papel do jornalismo e do factchecking: o caso da guerra na UcrâniaPublication . Santos, Tifany Isabel Valente dos; Midões, Miguel; Martins , JoanaA dissertação de mestrado apresentada tem como objetivo analisar, compreender e estudar a desinformação mediática em Portugal, com foco no caso da guerra da Ucrânia, procurando responder à questão: existe desinformação nos media portugueses relativamente ao caso da guerra na Ucrânia? Desta forma, foi realizado um enquadramento teórico de modo a entender melhor esta temática, quais os procedimentos que estão a ser tomados para combater os problemas que surgem através da desinformação e verificar de que forma as informações falsas se tornaram uma propaganda para qualquer tópico apresentado ao público, uma vez que, com o surgimento da internet e das redes sociais, este problema foi amplamente difundido. A dissertação tem como objetivo abordar o conflito bélico entre Ucrânia e Rússia, procurando explorar a relação entre ambos os países ainda antes da guerra, bem como perceber o seu passado e os motivos que possam ter levado ao conflito. Relativamente ao estudo de caso, foi realizada uma análise noticiosa, que envolve o jornal Público e o telejornal do canal de televisão TVI, de modo a perceber se existe desinformação nos media em Portugal. E, ainda por forma a perceber como lidam os jornalistas com esta realidade, também foram realizadas entrevistas a jornalistas de diferentes meios de comunicação social (imprensa, rádio e televisão), de modo a entender o lado dos profissionais nesta temática. Em relação às conclusões retiradas do estudo de caso, tanto a análise noticiosa como as entrevistas revelam que a desinformação nos media portugueses, relativamente à guerra na Ucrânia, é que de facto existe, porém poucas vezes os media portugueses difundem informação falsa sobre o assunto, e quando o fazem, tendem a corrigir essa informação. A análise noticiosa mostrou que, embora existam esforços para combater a desinformação, há certos casos de informação falsa que chega ao público. Já os jornalistas de meios de comunicação portugueses evidenciaram as dificuldades que os profissionais enfrentam em relação ao fact-checking, especialmente devido à velocidade com que a desinformação chega ao público geral.
- A Importância do Património Local no Processo de Ensino-Aprendizagem da História no 2.° Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Beatriz Batista; Marques, Jorge AfolfoO presente trabalho inserido no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, visa explorar em profundidade a importância do património local no ensino da História no 2.º ciclo do Ensino Básico, concluindo que este elemento curricular não só enriquece significativamente o conhecimento histórico dos alunos, como também fortalece de forma considerável a identidade cultural e social. O estudo teve como principal objetivo compreender quais as conceções e práticas quer dos alunos quer dos professores acerca da importância do património local no processo de ensino-aprendizagem da História no 2.º CEB. A metodologia da investigação realizada teve por base a análise de material bibliográfico sobre a problemática em estudo, mas também, de modo a ir ao encontro dos objetivos gerais recorreu-se a inquéritos por questionário, os quais foram posteriormente analisados. Este estudo propõe, portanto, uma reflexão crítica e abrangente sobre as práticas pedagógicas atuais no ensino da História, destacando a necessidade premente de incorporar de forma mais efetiva e sistemática o património local como um recurso didático fundamental. Deste modo, ao relacionar os conteúdos programáticos com os recursos patrimoniais da região, os professores podem promover um processo de ensino-aprendizagem mais estimulantes, enriquecedor e relevante para o quotidiano dos alunos.
- A mescla paradoxal da Sociedade da Comunicação: um esboço descritivo da ação do capitalismo da vigilãncia, do dataísmo e da infocracia. O caso da Cambridge Analytica e a reação da União Europeia.Publication . Santos, Kevin da Costa; Simões, Pedro CoutinhoO desenvolvimento tecnológico avança a um ritmo avassalador e cria novos fenómenos, como o dataísmo, a infocracia e o capitalismo da vigilância. Com o presente estudo, pretendemos fornecer o nosso contributo para a compreensão destes fenómenos e analisar o seu impacto na criação de uma nova sociedade assente numa mescla paradoxal resultante do choque entre uma visão dataista emergente e os pressupostos humanistas que servem de base às democracias liberais. Para tal, realizou--se uma viagem pela história, procurando perceber o papel da comunicação no desenvolvimento das sociedades humanas e na relação entre os individuos e as estruturas sociais; analisaram-se os paradoxos que caraterizam uma sociedade marcada pela velocidade e pelo poder crescente da informação; e, através de uma análise de caráter exploratório que consiste no estudo dos escândalos associados à Cambridge Analytica, atendendo igualmente à reação das autoridades da União Europeia, conseguiu-se perceber que é efetiva a ameaça produzida por uma visão dataista totalizadora e é, realmente, urgente e necessário estabelecer limites legais e morais para a exploração dos dados pessoais dos cidadãos.
- A Multiculturalidade na ação educativa dos professores do 1.ºCEBPublication . Teles, Carolina Carvalho; Cardoso, Ana Paula; Marques, Jorge AfolfoO presente Relatório Final de Estágio (RFE) foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viseu. Este relatório está estruturado em duas partes principais: a primeira consiste numa reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida em contextos de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e Educação Pré-Escolar (EPE); na segunda parte é apresentado um trabalho de investigação sobre o tema a multiculturalidade na ação dos professores do 1.º CEB. Durante a Prática de Ensino Supervisionada, deparei-me, com frequência, com a presença de diferenças culturais entre as crianças, oriundas de variados contextos culturais, nas escolas. Esse contato proporcionou-me experiências diversas, tanto positivas quanto desafiadoras, e despertou em mim o interesse em investigar como é que a diversidade cultural tem sido perspetivada pelos professores nas escolas do ensino básico em Portugal. A multiculturalidade é, sem dúvida, um tema de crescente relevância no cenário educativo atual, dado o aumento expressivo de crianças provenientes de diferentes contextos culturais no ambiente escolar. A diversidade cultural em sala de aula exige que as escolas e professores se adaptem para promover uma educação verdadeiramente inclusiva. Isso levoume a refletir e investigar como ocorre essa integração nas escolas e nas salas de aula. Com o intuito de aprofundar a minha compreensão sobre como a multiculturalidade se manifesta na prática docente, realizei um estudo de natureza qualitativa, sustentado em entrevistas semiestruturadas a sete professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), de modo a tentar perceber como é perspetivada a diversidade cultural na ação dos professores. Em termos gerais os professores revelaram estar recetivos à inclusão dos alunos oriundos de diferentes culturas e afirmaram desenvolver diversas estratégias pedagógicas. No entanto, evidenciaram algumas dificuldades, como a falta de formação específica e a barreira linguística que afeta a comunicação com os alunos e/ou com os encarregados de educação, impedindo, por vezes, uma ação pedagógica mais profícua em prol da inclusão.
- A perceção da realidade e o sentido criativo numa experiência de daltonismoPublication . Pimentel, Joana Isabel Ribeiro; Melo, Ana Luísa Souto eO presente Relatório Final de Estágio, investiga a influência do daltonismo na perceção visual e no desenvolvimento criativo de crianças em ambiente escolar. Este trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica, é estruturado em duas partes: a primeira parte reflete sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante as Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), enquanto a segunda parte apresenta uma investigação focada na experiência de um aluno daltónico. Através de metodologias qualitativas, como entrevistas semiestruturadas e grupo focal, o estudo procura compreender como as crianças daltónicas percecionam o espaço visual e como isso pode impactar a sua expressão artística. Os resultados evidenciam a necessidade de um ambiente educativo inclusivo que valorize a diversidade visual, permitindo que alunos com daltonismo explorem a sua criatividade sem limitações. O relatório destaca a importância de sensibilizar os docentes para as especificidades do daltonismo e de implementar práticas pedagógicas adaptadas que promovam a autoexpressão e a autonomia dos alunos. Este trabalho sublinha, ainda, que a promoção de um ambiente inclusivo e a valorização das capacidades únicas de cada aluno são fundamentais para o seu sucesso académico e emocional, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação equitativa e de qualidade.
- A relação entre o sucesso escolar, a autoestima e o autoconceitoPublication . Marques, Marta Andreia Tavares; Ramalho, HenriqueO presente relatório final de estágio está organizado em dois eixos: uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de estágio e o trabalho de investigação. A parte da reflexão crítica assenta nas práticas desenvolvidas em contexto, nomeadamente no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, mencionadas por ordem temporal dos estágios. A parte da investigação, do ponto de vista concetual, explora a autoestima e o autoconceito enquanto aspetos relevantes para o percurso dos alunos, por se apresentarem como propriedades singulares que influenciam a motivação, o empenho e o sucesso escolar. O objetivo geral foi explorar a relação entre a autoestima, o autoconceito e o sucesso escolar em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e verificar o impacto de um programa de intervenção psicopedagógica centrado no desenvolvimento socioemocional. Adotando uma natureza exploratória, o estudo assume um carácter quantitativo, adotando procedimentos específicos de análise estatística descritiva, combinados com procedimentos de análise correlacional. No estudo, participaram 20 alunos do 3.º ano de escolaridade, tendo sido utilizadas, para recolha de dados, a Escala de Autoestima de Rosenberg, a Escala de Autoconceito de Piers-Harris e um questionário sociodemográfico que incluía a recolha das classificações escolares. A intervenção psicopedagógica consistiu em cinco sessões com atividades orientadas para a promoção da autoestima e do autoconceito, tendo sido aplicadas as escalas antes (T1) e depois do programa (T2). Os resultados evidenciaram um aumento estatisticamente significativo na autoestima (teste de Wilcoxon, p = 0.022) e no autoconceito (teste t de Student, p < 0.01) após a intervenção. Verificaram-se, ainda, correlações positivas e significativas entre os níveis de autoestima e sucesso escolar (r = 0.460), bem como entre o autoconceito e o sucesso escolar (r = 0.456). Conclui-se que a autoestima e o autoconceito são variáveis preditoras do sucesso escolar e que a sua promoção, através de programas psicopedagógicos, contribuiu para o sucesso escolar. Estes resultados reforçam a importância de integrar estes programas no contexto educativo.
