Percorrer por tipo de recurso "master thesis"
A mostrar 1 - 10 de 2347
Resultados por página
Opções de ordenação
- A Censura e a Liberdade de Expressão sobre as perceções dos alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridadePublication . Cravo, Alice Manuela Correia; Nunes, JoãoO presente relatório final de estágio apresenta um estudo elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e do 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal (HGP), mais concretamente numa turma do 6.º ano de escolaridade na disciplina de HGP. Neste sentido, este divide-se em duas seções, a primeira parte, apresenta-se o percurso desenvolvido durante as Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II no 1.º CEB e na PES II no 2.º CEB, em que se descreve os contextos das práticas pedagógicas e se faz uma análise crítica das competências pedagógicas adquiridas ao longo dessas experiências de ensino. A segunda parte do relatório é dedicado ao estudo empírico, onde este se inicia pela definição do objeto de estudo e a sua pertinência, avançando depois para uma revisão de literatura. Posteriormente, indica-se a metodologia utilizada, através da amostra, das técnicas e instrumentos de recolha de dados, dos procedimentos adotados e da análise e tratamento de dados. Seguidamente, a apresentação e discussão dos dados recolhidos, que consistiu na análise e interpretação dos dados obtidos nos dois inquéritos por questionário à turma. Por fim, apresentam-se as conclusões do estudo, bem como uma apreciação global de todo o processo.
- A circularidade e a indústria automóvelPublication . Teixo, Fábio Rodrigues; Carreto, Rui Filipe Cardoso; Vaz, Paulo Joaquim AntunesEsta dissertação, intitulada "A Circularidade e a Indústria Automóvel", baseia-se na análise de como é que a evolução da economia e design circular estão a influenciar a indústria automóvel. A necessidade de evolução no campo da sustentabilidade faz com que sejam adotadas novas estratégias que são abordadas nesta dissertação. A crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental e as obrigatoriedades cada vez mais rigorosas, têm impulsionado a necessidade de repensar os processos produtivos da indústria, fazendo com que haja redução do desperdício, reciclagem de materiais e reutilização de componentes. Durante a dissertação serão abordados temas como design sustentável, design circular, economia circular, evolução do mundo automóvel no mundo, Europa e Portugal, a influência da legislação na evolução sustentável e, por fim, um estudo de caso com foco nas marcas BMW e Tesla. O estudo de caso procura fazer uma comparação entre duas empresas com abordagens distintas à sustentabilidade. A BMW segue o conceito "Secondary First", que ressalva o uso de materiais reciclados, fábricas inteligentes e parcerias estratégicas para a reciclagem de baterias. Já a Tesla adota uma estratégia verticalizada, incorporando a produção, reciclagem e reutilização de baterias nas suas Gigafactories, promovendo uma maior eficiência produtiva e energética. A análise comparativa revela que, enquanto a BMW aposta na economia circular através da inovação nos materiais e na digitalização da produção, a Tesla diferencia-se pelo controlo total da cadeia de valor e pela integração de processos sustentáveis no fabrico dos seus veículos elétricos. Apesar das discrepâncias nas estratégias, ambas as marcas demonstram que a sustentabilidade e a regularidade são elementos cruciais para o futuro da indústria automóvel. A dissertação analisa os principais desafios e oportunidades de implementação da economia circular no setor, destacando as limitações tecnológicas, os custos elevados e a necessidade de infraestruturas adequadas para a reciclagem de baterias. A economia circular não é somente uma necessidade ambiental, mas também uma estratégia competitiva indispensável para o crescimento sustentável da indústria automóvel.
- A comunicação digital das marcas de cosméticos sobre a causa animalPublication . Lopes, Cláudia Isabel Fonseca; Santos, Sara; Ferreira, SóniaOs consumidores têm adotado práticas mais sustentáveis e ecológicas, mpulsionando a conscientização das marcas de cosméticos em relação aos direitos dos animais e ao uso de produtos "cruelty free". Esta pressão social tem levado as marcas a reverem os seus conteúdos promovendo uma evolução no mercado de cosméticos. Este estudo tem como objetivo analisar como é que a comunicação digital das marcas de cosméticos, especificamente, a marca Garnier influencia a perceção de compra dos consumidores em relação a produtos "cruelty free/sem crueldade animal". A crescente conscientização das marcas sobre a causa animal fez com que estas abordassem métodos e estratégias diferentes para destacar valores como, a responsabilidade social e a sustentabilidade. Nesse sentido, a metodologia deste projeto final apresenta um estudo de caso com uma abordagem quantitativa, foi realizado um inquérito por questionário, onde se aplicou a uma amostra de 101 inquiridos. O resultado obtido demostrou o papel positivo da comunicação digital das marcas de cosméticos, nomeadamente, a marca Garnier sobre a causa animal, na perceção e intenção de compra dos consumidores.
- A Comunicação nas Redes Sociais como Ferramenta de Envolvimento: Estudo de Caso "Casa360" da MediaCenterPublication . Silva, Daniela Nogueira da; Rego, Belmiro; Santos, SaraO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Projeto-Estágio do Mestrado em Comunicação Aplicada e descreve a experiência vivida durante o estágio curricular realizado na empresa MediaCenter, entre novembro de 2024 e março de 2025. O estágio teve como principal objetivo a criação da presença online da marca Casa360, considerando como estudo de caso a própria marca. A componente de investigação deste relatório foca-se na análise da interação nas redes sociais da marca Casa360, identificando os fatores que impactam o alcance e as interações nas suas publicações, bem como a sugestão de estratégias que possam aumentar o envolvimento nas redes sociais. A metodologia utilizada para esta investigação foi a abordagem quantitativa, através de um inquérito por questionário online com perguntas abertas e fechadas. Este inquérito permitiu a recolha de dados de 153 inquiridos, com o objetivo de compreender os hábitos, preferências e motivações do potencial público da Casa360, relativamente ao consumo de conteúdos nas redes sociais. Os dados quantitativos foram analisados no Microsoft Excel, por meio de estatística descritiva, enquanto as respostas “abertas” foram organizadas e interpretadas por categorias. Durante o estágio na MediaCenter, participei de forma ativa na criação da presença digital da Casa360, tendo realizado diversas tarefas relacionadas com a definição da identidade da marca nas redes sociais. Estive responsável pelo planeamento de conteúdos, criação de publicações e monitorização do desempenho das mesmas. Esta responsabilidade permitiu-me adquirir novos conhecimentos na área do marketing digital e compreender os desafios que é posicionar uma marca no ambiente online.
- A comunicação Organizacional como Instrumento da Gestão das Organizações de Economia Social do Concelho de LamegoPublication . Barbosa, Sabrina Pereira; Antunes, Sandra Maria GouveiaA presente dissertação expõe a importância da comunicação organizacional na gestão das organizações de economia social, mais precisamente do concelho de Lamego. Este estudo centra-se na influência do processo de comunicação organizacional na gestão das organizações através da análise dos métodos de comunicação adotados pelas entidades em estudo. A recolha de dados foi realizada através da aplicação de um questionário a todas as organizações sociais do concelho de Lamego. Este estudo parte da premissa de que uma comunicação eficaz é fundamental para o bom funcionamento e sucesso das organizações de economia social, com um impacto direto na tomada de decisões e na motivação dos colaboradores. Recorremos a uma metodologia de natureza quantitativa, concretizada através da aplicação de um inquérito por questionário às organizações sociais de Lamego, permitindo a recolha de dados sobre as práticas comunicacionais adotadas. Este estudo conclui que a adoção de boas práticas de comunicação organizacional é essencial para o sucesso das organizações de economia social.
- A comunicação publicitária entre limites e desafios éticos: liberdade ou abuso de expressão?Publication . Santos, Andreia Regina Lopes; Barroso, PauloO conceito de liberdade de expressão e o direito ao seu exercício têm sido amplamente debatidos nas sociedades da informação, especialmente devido aos desafios trazidos pelos novos meios tecnológicos e os seus efeitos sociais, como ocorre no campo da comunicação publicitária. Essas discussões abordam as imposições e limites necessários para garantir que a liberdade individual ou de uma marca num anúncio publicitário não interfira nos direitos alheios, preservando valores éticos e a harmonia social. A publicidade, enquanto forma estratégica de comunicação, promove produtos, serviços ou ideias, persuadindo o público a adotar comportamentos desejados. A sua linguagem persuasiva combina criatividade e inovação para se destacar num mercado competitivo, embora, por vezes, se torne abusiva ou impactante. Atuando em plataformas multicanal, como televisão, rádio, redes sociais e websites, a publicidade deve respeitar códigos éticos e legais, evitando mensagens abusivas, enganosas ou discriminatórias. Apesar de seu papel social e cultural no incentivo e persuasão ao consumo, por vezes excessivo e desnecessário, o seu impacto pode ser controverso, especialmente quando desafia princípios éticos ou abusa da liberdade de expressão. A presente investigação analisa se a publicidade opera em conformidade com os princípios éticos e jurídicos associados à liberdade de expressão. Explora como esses elementos se influenciam mutuamente e avalia até que ponto os limites éticos e legais moldam e condicionam as práticas publicitárias. Para a prossecução dos objetivos desta investigação, optou-se por uma metodologia de carácter misto, contanto com entrevistas a duas agências de publicidade, a yunik e a Desigm. Complementarmente foi realizado um inquérito por questionário, cuja amostra foi de 122 inquiridos para compreender perceções sobre conformidade ética e legal da atividade publicitária. Os resultados indicam que, em geral, a publicidade respeita os princípios éticos e jurídicos, mas reforçam a necessidade de limites para evitar conflitos com valores éticos, morais e legais. Conclui-se que a liberdade de expressão na publicidade exige um equilíbrio entre criatividade e responsabilidade, assegurando eficácia comunicativa sem comprometer direitos e padrões éticos.
- A cultura do Figo (Ficus carica L.): uma proposta de itinerários técnicosPublication . Gonçalves, Adriana Miranda; Costa, Cristina Amaro da; Wessel, Dulcineia FerreiraA figueira (Ficus carica L.) é cultivada em Portugal desde a Antiguidade e apresenta especificidades botânicas marcantes: o figo é uma infrutescência, designada por sicónio, que contém o verdadeiro fruto - aquénios - que se encontram fechados no seu interior, e que só podem ser polinizados por um inseto específico, o ‘Blastophaga psenes’. Este estudo caracterizou os itinerários técnicos da cultura do figo, a partir de inquéritos semiestruturados, realizados a cinco produtores, que abrangeram operações culturais, custos de instalação/manutenção, formas de financiamento e canais de escoamento. Os resultados revelam potencial de rentabilidade, dependente da gestão hídrica, da escolha varietal (tipos Comum vs. Smyrna) e do acesso a mercados de alto valor (figo fresco premium ou figo seco). O cultivo em estufa, que tem o potencial de aumentar o rendimento e estender o período de colheita, em comparação com o cultivo ao ar livre, necessita de mais estudos para identificar os fatores que podem elevar sua produtividade. As práticas agrícolas observadas são maioritariamente sustentáveis, com predomínio do controlo biológico de pragas e uso reduzido de produtos químicos. Embora os custos de instalação e manutenção sejam elevados, a valorização do produto e a diversificação de mercados indicam potencial de rentabilidade, em função das variedades. O estudo foi desenvolvido em parceira com a Inovfarmer.MED.
- A desinformação nos meios de comunicação social portugueses, o papel do jornalismo e do factchecking: o caso da guerra na UcrâniaPublication . Santos, Tifany Isabel Valente dos; Midões, Miguel; Martins , JoanaA dissertação de mestrado apresentada tem como objetivo analisar, compreender e estudar a desinformação mediática em Portugal, com foco no caso da guerra da Ucrânia, procurando responder à questão: existe desinformação nos media portugueses relativamente ao caso da guerra na Ucrânia? Desta forma, foi realizado um enquadramento teórico de modo a entender melhor esta temática, quais os procedimentos que estão a ser tomados para combater os problemas que surgem através da desinformação e verificar de que forma as informações falsas se tornaram uma propaganda para qualquer tópico apresentado ao público, uma vez que, com o surgimento da internet e das redes sociais, este problema foi amplamente difundido. A dissertação tem como objetivo abordar o conflito bélico entre Ucrânia e Rússia, procurando explorar a relação entre ambos os países ainda antes da guerra, bem como perceber o seu passado e os motivos que possam ter levado ao conflito. Relativamente ao estudo de caso, foi realizada uma análise noticiosa, que envolve o jornal Público e o telejornal do canal de televisão TVI, de modo a perceber se existe desinformação nos media em Portugal. E, ainda por forma a perceber como lidam os jornalistas com esta realidade, também foram realizadas entrevistas a jornalistas de diferentes meios de comunicação social (imprensa, rádio e televisão), de modo a entender o lado dos profissionais nesta temática. Em relação às conclusões retiradas do estudo de caso, tanto a análise noticiosa como as entrevistas revelam que a desinformação nos media portugueses, relativamente à guerra na Ucrânia, é que de facto existe, porém poucas vezes os media portugueses difundem informação falsa sobre o assunto, e quando o fazem, tendem a corrigir essa informação. A análise noticiosa mostrou que, embora existam esforços para combater a desinformação, há certos casos de informação falsa que chega ao público. Já os jornalistas de meios de comunicação portugueses evidenciaram as dificuldades que os profissionais enfrentam em relação ao fact-checking, especialmente devido à velocidade com que a desinformação chega ao público geral.
- A importância da formação como ferramenta de Gestão Estratégica para os gestores e colaboradores das organizações na atuação com pessoas com necessidades especiais: um estudo de caso da organização “Irmãs Hospitaleiras Guarda – Casa de Saúde Bento Menni”Publication . Teixeira, Soraia Alexandre Marques; Guia, Ana; Duarte, FilipeNuma sociedade cada vez mais competitiva é necessário que as organizações se adaptem ao ambiente em que estão inseridas. Dado ao facto das organizações do terceiro setor não serem públicas, mas sim organizações fundadas para exercer serviço público, podemos dar relevância à necessidade de cada uma em investir no seu capital mais importante – o capital humano. Uma vez que as mesmas satisfazem necessidades sociais e dão expressão organizada ao dever moral de solidariedade é fulcral que as mesmas apostem na formação como ferramenta de gestão estratégica. O presente estudo debruça-se sobre essa mesma importância da formação como ferramenta de gestão estratégica para a organização estudada “Irmãs Hospitaleiras Guarda – Casa de Saúde Bento Menni”. Neste estudo de caso serão abordados diversos tópicos como organizações sociais, gestão estratégica, ferramentas de gestão estratégica, formação como ferramenta de gestão estratégica entre outros. Por fim, podemos referir que foram analisados os dados recolhidos para percecionar de que forma as formações influenciam o comportamento das pessoas enquanto colaboradoras de uma empresa e de que forma influencia o sucesso organizacional.
- A Importância do Património Local no Processo de Ensino-Aprendizagem da História no 2.° Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Beatriz Batista; Marques, Jorge AfolfoO presente trabalho inserido no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, visa explorar em profundidade a importância do património local no ensino da História no 2.º ciclo do Ensino Básico, concluindo que este elemento curricular não só enriquece significativamente o conhecimento histórico dos alunos, como também fortalece de forma considerável a identidade cultural e social. O estudo teve como principal objetivo compreender quais as conceções e práticas quer dos alunos quer dos professores acerca da importância do património local no processo de ensino-aprendizagem da História no 2.º CEB. A metodologia da investigação realizada teve por base a análise de material bibliográfico sobre a problemática em estudo, mas também, de modo a ir ao encontro dos objetivos gerais recorreu-se a inquéritos por questionário, os quais foram posteriormente analisados. Este estudo propõe, portanto, uma reflexão crítica e abrangente sobre as práticas pedagógicas atuais no ensino da História, destacando a necessidade premente de incorporar de forma mais efetiva e sistemática o património local como um recurso didático fundamental. Deste modo, ao relacionar os conteúdos programáticos com os recursos patrimoniais da região, os professores podem promover um processo de ensino-aprendizagem mais estimulantes, enriquecedor e relevante para o quotidiano dos alunos.
